o contestado · o contestado - gráfi ca e editora avenida jones dos santos neves 203 - ap 101...

12
Alencar Marim comemora nota do TCE-ES para a transparência da Prefeitura de São Francisco S ocial W eb DOADORES www.ocontestado.com O Contestado Sempre perto.Sempre juntos. PÁGINA 12 Ex-prefeito de Barra de São Francisco, Waldelis Cavalcanti celebra aniversário PÁGINA 6 Barra de S. Francisco (ES) - 24.05.19 - Ano II - 021 (noroeste capixaba e leste mineiro) Página 3 Espírito Santo tem mais de 1.150 pessoas à espera de doação de orgãos como rins, fígado, córneas e coração O comerciante Tunico Relojoeiro foi intimado a prestar esclarecimentos no Fórum de Barra de São Francisco, recen- temente, devido a uma denúncia contra ele, feita por um empresário que se acha prejudicado pelo cuidado que Tunico oferece aos cães de rua na porta de sua relojoaria. PÁGINA 5 Uma nova fase de intervenções no trânsito de Barra de São Francisco teve início esta sema- na. com colocação de tachões e novas faixas de pedestres, além da revitalização de faixas que estão apagadas. PÁGINA 2 Evento aconteceu na manhã desta sexta-feira, 24, na Fazenda Kubit, em Água Branca e contou com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, de- putados federais, estaduais, se- nadores, prefeitos e centenas de produtores rurais e estudantes. Páginas 4 e 5 Casagrande abre a colheita do café conilon Ministra surpreende e diz que sua gestão será voltada para a agricultura familiar Diante de um público forma- do em sua maioria por peque- nos agricultores, ministra pro- meteu defender a agricultura familiar durante sua gestão no Ministério da Agricultura. Avenidas recebem novas intervenções para melhorar o trânsito de veiculos Relojoeiro e amigos querem fundar associação e proteção a animais

Upload: others

Post on 29-Sep-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O Contestado · O Contestado - Gráfi ca e Editora Avenida Jones dos Santos Neves 203 - Ap 101 Centro - Barra de São Francisco - Cep 29.800-000 Diretor Geral Pablo Silva Fernandes

Alencar Marim comemora nota do TCE-ES para a transparênciada Prefeitura de São Francisco

SocialWebWebDOADORES

www.ocontestado.com

O ContestadoSempre perto.Sempre juntos.

PÁGINA 12

Ex-prefeito de Barra de São Francisco, Waldelis Cavalcanti celebra aniversário

PÁGINA 6

Barra de S . Francisco (ES) - 24 .05 .19 - Ano I I - 021 (noroeste capixaba e les te mineiro)

Página 3

Espírito Santo tem mais de

1.150 pessoas à espera de

doação de orgãos como rins,

fígado, córneas e coração

O comerciante Tunico Relojoeiro foi intimado a prestar esclarecimentos no Fórum de Barra de São Francisco, recen-temente, devido a uma denúncia contra ele, feita por um empresário que se acha prejudicado pelo cuidado que Tunico oferece aos cães de rua na porta de sua relojoaria. PÁGINA 5

Uma nova fase de intervenções no trânsito de Barra de São Francisco teve início esta sema-na. com colocação de tachões e novas faixas de pedestres, além da revitalização de faixas que estão apagadas. PÁGINA 2

Evento aconteceu na manhã desta sexta-feira, 24, na Fazenda Kubit, em Água Branca e contou com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, de-putados federais, estaduais, se-nadores, prefeitos e centenas de produtores rurais e estudantes.

Páginas 4 e 5

Casagrande abre a colheita do café conilon

Ministra surpreende e dizque sua gestão será voltada para a agricultura familiar

Diante de um público forma-do em sua maioria por peque-nos agricultores, ministra pro-meteu defender a agricultura familiar durante sua gestão no Ministério da Agricultura.

Avenidas recebem novas intervençõespara melhorar o trânsito de veiculos

Relojoeiro e amigos querem fundar associação e proteção a animais

Page 2: O Contestado · O Contestado - Gráfi ca e Editora Avenida Jones dos Santos Neves 203 - Ap 101 Centro - Barra de São Francisco - Cep 29.800-000 Diretor Geral Pablo Silva Fernandes

Colocação de tachões na avenida Castelo Branco aconteceu esta semana

2

Veículo de comunicação de O Contestado - Gráfi ca e Editora

Avenida Jones dos Santos Neves 203 - Ap 101 Centro - Barra de São Francisco - Cep 29.800-000

Diretor GeralPablo Silva Fernandes

(27) 9.9745-3764

Editor de ConteúdoWeber Andrade

(27) 9.9309-9265

Contatos: [email protected]

Circulação: noroeste capixaba e leste mineiro

www.ocontestado.com

Sexta-feira, 24 de abril de 2019

Avenidas recebem novas intervençõespara melhorar o trânsito de veiculos

Uma nova fase de intervenções no trân-sito de Barra de São Francisco teve início esta semana. De acordo com o Departa-mento Municipal de Trânsito (DMT), as in-tervenções consistem em colocação de ta-chões e novas faixas de pedestres, além da revitalização de faixas que estão apagadas.

É o caso da faixa no cruzamento da avenida Castelo Branco com a rua Gon-çalo Delafuente, que dá acesso ao antigo armazém da Cibrazem, atual Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) e a Es-cola José Francisco da Fonseca. Ali, além de refazer a faixa de pedestre, a empresa contratada pelo Detran/ES está instalan-do tachões da cabeça da ponte até as proximidades do posto Alvorada, para evitar ultrapassagens e proteger os pe-destres, já que o local é muito utilizado por crianças.

Outra faixa de pedestre será instalada na avenida Castelo Branco, na altura do Supermercado Nogueira.

As intervenções também vão chegar ao bairro irmãos Fernandes. Será pinta-da uma faixa de pedestre em frente ao escritório local do Detran/ES, próximo à subida para a Escola Estadual Governa-dor Lindenberg e outra um pouco mais à frente, perto da nova unidade do Marken Supermercados.

“Vamos colocar tachões também da

praça Joaquim Alves de Souza (pracinha do Bambé), na avenida Vereador Tito Valdemar Vieira até a esquina com a rua Santa Cata-rina, também com o objetivo de proteger

pedestres, principalmente estudantes da Es-cola Adventista que utilizam diariamente o local”, informa o gerente do DMT, Adilson Melos. (Weber Andrade)

FOTO LEGENDA - O canteiro na subida da Alameda Santa Terezinha está recebendo cuidados da Secretaria Municipal de Obras esta semana.

Page 3: O Contestado · O Contestado - Gráfi ca e Editora Avenida Jones dos Santos Neves 203 - Ap 101 Centro - Barra de São Francisco - Cep 29.800-000 Diretor Geral Pablo Silva Fernandes

Alencar Marim comemora nota do TCE-ES para a transparência da Prefeitura

3 Sexta-feira, 24 de abril de 2019

As prefeitu-ras e câmaras de Águia Bran-ca, Barra de São Francisco e Rio Novo do Sul fo-ram destaque no site do Tri-bunal de Con-tas do Espírito Santo (TCE-ES) no mês passado pela melhoria de quase 90% no índice de Transparênc ia Passiva (ITP-e) das prefeituras e câmaras muni-ciais capixabas.

A compara-ção do site foi feita com base nos dois pri-meiros anos da atual adminis-tração, em com-paração com 2016, último ano da gestão anterior. Nos úl-timos dois anos, a pontuação média do Poder Executivo saltou de 39% de cum-primento para 62%; já em re-lação ao Poder Legislativo, ob-servou-se uma melhora ainda mais significati-va, uma vez que a nota média saltou de 20% em 2016 para 70% em 2018.

No âmbito es-tadual, os cinco órgãos incluídos na fiscalização atingiram uma pontuação média de 64% no ITP-e.

A Prefeitura de Barra de São Francisco, em

Alencar Marim, entre o ex-presidente da Câmara, Jonciclé e o ex-prefeito Waldeles Cavalcanti comemora resultado

Município avançou 50 posições no ranking este ano em relação ao último ano da gestão anterior

2016, estava na 52ª posição no raking, com nota 8% e, em 2018 alcançou a nota 97%, ficando na 2ª posição, junto com Águia Branca e vários outros municípios, inclusive Vitória.

Para Alencar Ma-rim, essa é a maior recompensa da aus-teridade administra-tiva implantada em sua gestão. “Não foi fácil mudar as dire-trizes administrati-vas em Barra de São Francisco. Saímos de uma gestão sem ne-nhuma transparên-cia, com gastos inex-plicados em vários setores, dívidas pon-tuais que ultrapassa-ram R$ 15 milhões e, hoje, estamos co-lhendo os frutos.

Agora é manter a austeridade e bus-car recursos externos para as obras”, anali-sa o prefeito.

O trabalho de Alencar também foi elogiado pelo de-putado estadual Enivaldo dos Anjos que observou, em entrevista recente à imprensa, que nos últimos 20 anos, até 2016, a gestão fiscal e financeira do mu-nicípio foi desorde-nada, com exceção do período em Wal-deles Cavalcante foi prefeito e conseguiu sanear parte das dí-vidas deixadas pelo antecessor.

“Ficam criticando o prefeito atual, di-zendo que ele está muito concentrado

em equilíbrio fiscal, mas se o povo achar que deve mudar, se eles votarem por um projeto diferente, te-mos que respeitar, é a democracia, mas o prefeito está fazendo um trabalho muito correto”, elogia.

Metodologia - A fiscalização do TCE--ES segue a mesma metodologia da rea-lizada em 2016, para possibilitar a compa-ração, e tem como objetivo verificar, sob os aspectos da legalidade, da efici-ência e da eficácia, se as câmaras e prefei-turas municipais ca-pixabas, bem como órgãos estaduais, estão garantindo ao cidadão o direito de obter, a pedido, in-

formações públi-cas, de interesse geral ou particular, conforme garan-te a Lei 12.527/11

– Lei de Acesso à Informação. (We-ber Andrade com informações do TCE-ES)

Page 4: O Contestado · O Contestado - Gráfi ca e Editora Avenida Jones dos Santos Neves 203 - Ap 101 Centro - Barra de São Francisco - Cep 29.800-000 Diretor Geral Pablo Silva Fernandes

4 Sexta-feira, 24 de abril de 2019

Ministra da Agricultura surpreende e dizque gestão vai priorizar pequeno agricultor

A ministra da Agri-cultura, Tereza Cris-tina, que esteve na Fazenda Kubit, em Águia Branca na ma-nhã desta sexta-feira, 24, a convite do se-cretário estadual de Agricultura, Paulo Fo-letto e do governador Renato Casagrande, para o lançamento do 12º Marco da Colhei-ta do Café Conilon, fez um discurso “na medida” para agradar a centenas de agricul-tores familiares pre-sentes ao evento.

Além de acenar com a possibilidade de refinanciamento da dívida dos agricul-tores e com a revisão do preço mínimo do café conilon, a minis-tra afirmou, em seu discurso que, apesar do Minstério da Agri-cultura (MA) ter ab-sorvido o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a prio-ridade de sua gestão será a agricultura fa-miliar, que ficava sob a gestão do MDA.

“Nossa gestão será voltada para os agri-cultores familiares e

para a melhoria das condições de vida no campo. A população rural está envelhecen-do e precisamos ofe-recer condições para que os filhos dos agri-cultores permaneçam no campo”, disse ela.

A ministra dis-se ainda que em sua gestão não vai faltar recursos para a agri-cultura familiar. Os grandes produtores têm outros meios de obter recursos”, disse ela, que é fazendeira na região centro-oes-te do país, onde pre-domina os grandes latifúndios.

Tereza Cristina dis-se ainda ter ficado muito satisfeita com o que viu no Espírito Santo e prometeu ne-gociar todos os pon-tos colocados pelos agricultores capixa-bas, lamentando que o estado tenha passa-do por uma situação tão crítica nos últimos quatro anos em rela-ção à água.

Protestos - Apesar de não ter sido vaia-da em nenhum mo-mento, a ministra viu

Autoridades fazem abertura simbólica da colheita do café conilon em Águia Branca

muitos agricultores familiares protes-tando contra sua gestão e contra a reforma da Previ-dência. As faixas lamentavam a ma-neira como a refor-ma está sendo feita e também a libera-ção de mais de cen-tena de patentes de agrotóxicos neste início de ano.

Para o prefei-to de Barra de São Francisco, Alencar Marim, o discurso da ministra em re-lação à agricultura familiar não con-venceu. Alencar sa-lienta que, se o fato de o governo atual ter acabado com o

MDA e a liberação de tantas patentes de agrotóxicos in-dicam uma posição antagônica ao dis-curso da ministra em Águia Branca.

Um agricultor familiar de Águia Branca, que pediu para não ter seu nome divulgado disse que ficou es-perançoso com o discurso da minis-tra mas também mostrou dúvidas em relação à since-ridade dela. “O dis-curso me pareceu muito adequado ao momento, mas não é o que temos visto na prática”, disse. (Weber Andrade)

Erik Musso e Enivaldo dos Anjos roubam a cena com chegada de helicóptero

O deputado estadual Enivaldo dos An-jos, líder do Governo na Assembleia Legis-lativa (Ales), sempre afirma que não gosta muito de viajar de helicóptero ou avião, mas parece estar perdendo o medo.

Nesta sexta-feira, 24, ele esteve em Águia Branca para assistir o evento de abertura da colheita do café conilon, acompanhado do presidente da Ales, Erik Musso. O helicóptero que o trouxe, no en-tanto, foi o último a chegar a Águia Bran-ca, mas o primeiro a chegar ao local do evento.

Os outros dois helicópteros, que trou-xeram o governador Renato Casagrande, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, entre outras autoridades, pousou no está-dio municipal, no centro da cidade.

Já o helicóptero que trouxe Enivaldo e Erik Musso pousou em um pequeno campo de futebol soçaite dentro da Fa-zenda Kubit, atiaçando a curiosidade de todos, que pensaram ser o governador ou a ministra.

Entre muitos sorrisos e brincadeiras, Enivaldo e Musso, percorrem toda a área cumprimentando a todos e, ao conversar com o deputado federal licenciado e se-cretário especial do Ministério da Cidada-nia, Enivaldo questionou o fato dele não ter vindo a Águia Branca. “Ficar fazendo o que em Brasília, o Musso está pescando seus eleitores com rede de arrasto”, brin-cou. (Weber Andrade)

Ministra da Agricultura, Tereza Cristina

Page 5: O Contestado · O Contestado - Gráfi ca e Editora Avenida Jones dos Santos Neves 203 - Ap 101 Centro - Barra de São Francisco - Cep 29.800-000 Diretor Geral Pablo Silva Fernandes

Carga de cigarros apreendida em Marechal Floriano este ano

Renato Casagrande abre oficialmentea colheita do café conilon no estado

5 Sexta-feira, 24 de abril de 2019

O governador Renato Casa-grande, junto com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abaste-cimento, Tereza Cristina, partici-param, nesta sexta-feira, 24, do 12º Marco do Início da Colheita do Café, no município de Águia Branca. A solenidade reuniu au-toridades, lideranças políticas, produtores rurais e pessoas as-sociadas ao agronegócio do se-tor. O Espírito Santo é o segundo maior produtor de café do País e o primeiro de café Conilon.

Em seu pronunciamento, Ca-sagrande agradeceu a vinda da ministra e destacou a importân-cia da cafeicultura na economia capixaba. “É uma alegria receber a ministra Tereza Cristina, que foi nossa colega em Brasília. Es-tar aqui com as nossas bancadas federal e estadual, com nossa equipe de governo recebendo a ministra é uma grande oportuni-dade de mostrar o que a gente faz de melhor. Temos uma agri-cultura formada por pequenas propriedades, que têm uma alta produtividade e sustenta na épo-ca da colheita cerca de 400 mil pessoas. Essa é uma oportuni-dade de a ministra conhecer um pouco mais das potencialidades e também dos desafios de nossa cafeicultura, estreitando cada vez mais nossa relação”, afirmou.

Casagrande falou ainda sobre

o trabalho de resgaste do sistema público agrícola que será realiza-do neste Governo após a falta de investimento nos últimos anos. Ele lembrou ainda das dificulda-des enfrentadas pelos agriculto-res em decorrência dos últimos períodos de estiagem. “Nossa expectativa é que a gente, tanto o Governo Federal quanto o es-tadual, possa encontrar um cami-nho que alivie as dívidas dos pro-dutores rurais”, destacou.

Sobre este ponto, a ministra Tereza Cristina afirmou que essa situação já é de conhecimento do Governo e que soluções estão sendo avaliadas. “Estamos vendo alguns programas que possam diminuir essa perda que esses produtores tiveram para que eles possam continuar produzindo. O pior dos mundos é que eles saiam da atividade e percam suas propriedades. É isso que a gente está tentando fazer para dar um tempo para eles se reprograma-rem, produzirem novamente e ir pagando da maneira que eles conseguirem”, adiantou.

Foletto - O secretário de Agri-cultura, Abastecimento, Aquicul-tura e Pesca, Paulo Foletto, falou sobre o desenvolvimento da ca-feicultura no Espírito Santo, que é um grande diferencial no País. “Temos um processo de pesqui-sa intenso, que produz publica-

economia

ções internacionais, possuímos um trabalho de extensão rural de sucesso por meio do Incaper, que realiza pesquisas e leva novas tecnologias ao produtor, fazendo com que a cafeicultura se torne um ponto de equilíbrio da gran-de maioria dos nossos municí-pios, além de fonte de empregos e renda”, pontou.

Para Foletto, a vinda da minis-tra é muito oportuna para sensi-bilizá-la em relação ao trabalho que é desenvolvido no Espírito Santo.

“Há grandes empresas que trabalham com café no mundo e que hoje também investem no Espírito Santo, pois sabem o que se produz aqui. A presença da ministra servirá para que pos-samos abrir um canal de diálo-go, para que, quando tivermos qualquer demanda, não apenas do café, mas do agro capixaba em geral, ela possa nos atender. O Governo Federal é indutor do desenvolvimento no País e pre-cisa conhecer o que está sendo feito aqui na agricultura. A im-portância do café para o Estado e para a agricultura familiar”, re-forçou.

Incaper - Também presente ao evento, o diretor do Incaper, Antonio Carlos Machado, falou sobre o lançamento da colheita da safra do café Conilon. “É um

marco para a agricultura capixaba e o Estado é referência brasileira e mundial no desenvolvimento da cafeicultura do Conilon. A pro-dutividade evoluiu muito nos úl-timos anos, graças às tecnologias desenvolvidas pelo Incaper em parceria com o Governo do Es-tado e com diversas instituições”, disse.

Kubit - Anfitrião do maior evento da cafeicultura do conilon no Espírito Santo, o produtor rural Gilberto Aloqui Kubit celebrou a oportunidade de receber o even-to com a presença do governador Casagrande e da ministra Tereza Cristina. “Fico feliz em ter a minha propriedade como referência em qualidade de café Conilon. Nós produtores rurais temos que in-vestir cada vez mais nas tecnolo-gias e aplicá-las no campo para que a cafeicultura capixaba seja sempre exemplo para outros es-tados”, asseverou.

Além do marco do início da colheita, a propriedade também recebeu a 11ª edição do Noroes-te Café Conilon, que contou com palestras sobre melhorias opor-tunidades na cadeira produtiva e firmas sustentáveis na produ-ção do café. A vice governadora Jaqueline Moraes também par-ticipou da solenidade. (Weber Andrade com informações da Secom/ES)

Page 6: O Contestado · O Contestado - Gráfi ca e Editora Avenida Jones dos Santos Neves 203 - Ap 101 Centro - Barra de São Francisco - Cep 29.800-000 Diretor Geral Pablo Silva Fernandes

O Espírito Santo tem 1.151 pessoas na fi la, aguardando por um transplante de órgãos. A imensa maioria é de pessoas que nessecitam de um rim (941). Outras 174 esperam por um transplante de cór-nea, 35, necessitam de um fígado e três pessoas querem outro coração. Os nú-meros foram divulgados na última terça--feira, 21, pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa)

De janeiro a abril deste ano, a CET realizou 117 transplantes no Espírito Santo. No mesmo período em 2018 foram 123 procedimentos realizados.

Na tarde desta terça-feira, 21, a CET recebeu a doação de dois rins e um fí-gado. O doador, de 39 anos, teve morte encefálica confi rmada na segunda, 20, no Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus.

Os órgãos foram transportados pelo helicóptero do Núcleo de Operações e Transportes Aéreo (Notaer), da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), junto à equipe de captação. Os transplantes aconteceram no fi nal deste dia. Os ór-gãos foram encaminhados para a reali-zação de transplante em dois hospitais da Grande Vitória.

“Três pessoas serão benefi ciadas com a solidariedade de uma família doadora,

6 Sexta-feira, 24 de abril de 2019

Estado tem 1.151 pessoas na fi la deespera para receber doação de órgãos

A secretária municipal de Educação Delma Ker e o subsecretário Rodrigo Du-que entregaram, na manhã de última ter-ça-feira, 21, alguns materiais nas escolas João Bastos, José Francisco da Fonseca, Luciene de Matos Ferreira, Neuza Fernan-des, Sebastião Albano e Otto Saar.Entre os materiais entregues, que são oriundos de recursos do Fundeb e royalties de petróleo, estão: bebedouros, quadros, portas, mesas e cadeiras para refeitórios, além de gela-deiras e ventiladores.Segundo a secretá-ria Delma, as entregas estão seguindo um cronograma e ainda essa semana outras instituições vão receber alguns materiais demandados.”Ações como as entregas fei-tas hoje reforçam a busca pela qualidade da educação pública, oferecendo ambien-tes mais agradáveis e melhores condições dos profi ssionais de educação e dos alu-nos”, observa a secretária. (Weber Andra-de informações da Semec)

da região norte. A Central agradece a equi-pe do Hospital Roberto Silvares pelo com-promisso, e ao Notaer, que nos auxiliou no translado dos órgãos”, agradeceu a coorde-nadora da Central Estadual de Transplante, Maria Machado.

O processo de doação - A captação dos órgãos acontece somente após constata-ção de morte encefálica, ou seja, quando há completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro.

Esse diagnóstico é realizado por uma equipe profi ssional por meio de exames de imagem, exames clínicos e exames labora-toriais. Após a confi rmação da morte ence-fálica, a família é comunicada sobre a situa-ção irreversível e decide sobre a doação dos

órgãos de seu ente.Esse momento de abordagem, segundo

Maria Machado, é muito delicado devido ao sofrimento dos familiares no momento da perda. Ela destacou que quando a pessoa informa a família sobre o desejo de doar seus órgãos, a decisão é menos dolorida para os familiares.

“Por isso é importante que as pesso-as conversem em casa sobre seu desejo e, mesmo em um momento de dor, a família opta pela doação. Uma vida pode salvar até sete outras vidas”, destacou.

Todas as pessoas podem ser doadoras de órgãos. Para isso, basta ter condições adequadas de saúde. (Weber Andrade com Secom/ES)

Semec faz entrega de materiais a várias escolas

Page 7: O Contestado · O Contestado - Gráfi ca e Editora Avenida Jones dos Santos Neves 203 - Ap 101 Centro - Barra de São Francisco - Cep 29.800-000 Diretor Geral Pablo Silva Fernandes

Sábado, 22 de dezembro de 20187 Sexta-feira, 24 de abril de 2019

O 1º tenente Victor Prates, do 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM) avançou esta semana que a corporação está buscando apoio para o projeto “Noite Feliz”, elaborado pelo 11º BPM e que tem como objetivo a retirada de crianças e adolescentes em situação de risco social das ruas das cidades atendidas pela Unidade. Pela proposta inicial, após as 22h, crianças e adolescentes encontrados nas ruas da cidade seriam imediatamente encaminhados aos pais ou responsáveis. A ideia foi revelada durante a mobilização “Faça Bonito - Proteja a Criança e o Adolescente”, evento criado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.O tenente Prates salienta que o projeto já existe em Pinheiros e está sendo implementado em Ecoporanga.BARES - A reportagem dos sites vozdabarra.com.br e ocontestado.com apurou também que o 11º BPM tem um projeto para promover o fechamento de todos os bares de Barra de São Francisco depois da meia noite, de domingo a quinta-feira e as 2h nas sextas-feiras e sábados, como forma de reduzir a criminalidade e a violência na cidade e região.De acordo com o tenente Prates a sugestão foi apresentada aos poderes Executivo e Legislativo de Barra de São Francisco.Ainda de acordo com o tenente Prates a ideia já funciona em alguns municípios da área do 11° BPM, como Águia Branca e Água Doce do Norte. (Weber Andrade)

Projeto Noite Feliz quer tirar crianças e adolescentes das ruas da cidade após as 22h

Denunciado por causa do seu cuidado comcães rua, relojoeiro que fundar associação

O comerciante Tunico Relojoeiro foi intimado a prestar esclarecimentos no Fórum de Barra de São Francisco, recen-temente, devido a uma denúncia contra ele, feita por um em-presário que se acha prejudicado pelo cuidado que Tunico oferece aos cães de rua na porta de sua relojoaria.

Felizmente, o Po-der Judiciário enten-deu que ele é o lado certo da história, porque vem cuidan-do de cães de rua há mais de dez anos. “Eu fi quei triste, mas me sinto ainda mais for-talecido agora para continuar esse traba-lho, que era feito pela minha mãe”, afi rma o relojoeiro.

Tunico, junto com outra protetora dos animais, Maria Gore-th Oliveira, além do músico Jorge Kabana e outros amigos dos animais, estão, inclu-sive, planejando fun-dar uma associação de proteção aos ani-mais em situação de rua, em Barra de São Francisco.

Goreth conta que esteve em Uberlândia (MG) recentemente e fi cou encantada com o carinho que a po-pulação dedica aos animais de rua. “Fi-quei pasma quando vi que eles estavam com o pelo bonito, bem cuidados, sem pulgas nem carrapa-tos e fui informada de que, ali, todos os comerciantes cuidam dos animais de rua com o mesmo cari-nho”, relata ela.

Mas ainda tem muita gente em Barra de São Francisco que, além de não contribuir para a qualidade de vida desses animais, ainda praticam maus tratos e tentam ex-pulsa-los de perto de seus estabelecimentos comerciais.

No inicio deste ano, o governador Renato Casagrande assinou um decreto lei, aumen-tando a pena pecuniá-ria para indivíduos que forem fl agrados co-metendo maus tratos contra animais.

Na semana passa-da, planejando contri-buir para o controle populacional de cães e gatos de rua, passou a tramitar na Assem-bleia Legislativa (Ales) o Projeto de Lei (PL) 258/2019, do depu-tado Fabrício Gandini (PPS), que estabelece que 50% dos animais comercializados em pet shops sejam pro-venientes de abrigos, ONGs e centros de zo-onose.

Para viabilizar o processo, os pet shops devem fi rmar acordos com institui-ções e protetores in-dependentes. Em caso de descumprimento, as lojas estarão sujei-

tas a seis penali-dades aplicadas de forma isolada ou cumulativa-mente. Elas po-dem ser em forma de notifi cação, advertência, sus-pensão temporá-ria de atividade, cassação de licen-ça do estabeleci-mento, interdição total ou parcial do local e multa de 500 Valores de Referência do Tesouro Estadual (VRTEs) – corres-pondente hoje a R$ 1.710,85.

Para o autor da matéria, esses animais são cons-tantemente aban-

donados, seja por uma família que adquiriu o ani-mal, mas desistiu de cuidar dele, ou seja pelo próprio Poder Público.

“Animais em situação de risco ou emergência vagam dia e noite pelos centros ur-banos à procura de água, comida ou, simplesmen-te, de alguém que lhes dê um pouco de atenção, cená-rio este que, além de doloroso para os animais, re-presenta um gra-ve problema de saúde pública”, afirmou.

Page 8: O Contestado · O Contestado - Gráfi ca e Editora Avenida Jones dos Santos Neves 203 - Ap 101 Centro - Barra de São Francisco - Cep 29.800-000 Diretor Geral Pablo Silva Fernandes

Parceria com empresas proporcionanovas lixeiras no centro da cidade

Câmara de Ecoporanga avança 42 posições no Índice Transparência Passiva do TCE-ES

8 Sexta-feira, 24 de abril de 2019

A falta de recursos para a revitalização das placas de identifi -cação dos logradouros de Barra de São Fran-cisco e colocação de lixeiras na cidade levou a Prefeitura a conceder a uma empresa parti-cular, os dois serviços, que estão sendo fei-tos através de parceria com o empresariado local.

Os donos da em-presa, Cícero e Gilcero Júnior, informam que o trabalho é autoriza-do pela prefeitura e qualquer comerciante

Arrascaeta tem se destacado no Flamengo nos últimos jogos

Flaris e e médico Antônio Calvão recebem torcedores de AimorésFlaris e e médico Antônio Calvão recebem torcedores de Aimorés

IMAGEM DA SEMANAA paineira rosa (chorisia speciosa), mais conhecida como barriguda, pelo seu tronco “gordo”, localizada na cabeceira da ponte do sobre o rio Itaúnas, na Vila Landinha está em plena fl oração, encantando quem passa pelo local, um espetáculo anual que só acontece em maio.

que queira patrocinar uma placa ou insta-lar uma lixeira, poderá procura-los para fazer o contrato. “Estamos trabalhando em toda a região, promovendo a renovação das placas de identifi cação e co-locação de lixeiras na cidade”, destaca Gílce-ro.

Os irmãos informa-ram que foram auto-rizados pelo prefeito Alencar Marim, para realizarem também a instalação de lixeiras nas ruas principais da cidade. “Já estamos

fazendo esse ser-viço em Mantena, com autorização da prefeitura e aqui em Barra de São Francisco já temos algumas instaladas no centro e estamos produzindo várias

outras”, disse o em-presário.

Quem tiver inte-resse em patrocinar as placas ou lixeiras deve entrar em con-tato com o telefone (27) 9.9616-9274 (Weber Andrade)

Ecoporanga está comemorando a subida de 42 posições do Legislativo daquele município no Índice de Tranpa-rência Passiva (ITP-e) do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) em 2018, com relação a 2016. O índice foi divulgado no mês passado pelo TCE-ES.

A Câmara de Ecoporanga, que rece-beu nota 0% em transparência em 2016, agora alcançou nota 97% e subiu da posição 44 para a posição 2, resultados também alcançados por Águia Branca, que saiu da posição 14 para a posição 2. (Veja tabela mais abaixo)

Para Robério, o resultado coroa o esforço feito por ele e sua equipe nos dois primeiros anos do atual mandato, quando ele foi o presidente da Casa. “Ficamos felizes com esse resultado, que mostrou que nosso trabalho esta-va no caminho certo. Esperamos que a atual Mesa Diretora também mantenha esses índices de transparência, já que está tudo estruturado”, deseja.

A comparação do site foi feita com base nos dois primeiros anos da atual gestão dos legistivos e executivos mu-nicipais, em comparação com 2016, úl-timo ano da gestão anterior. (Weber Andrade)

Robério foi presidente do Legislativo em 2017 e 2018

Page 9: O Contestado · O Contestado - Gráfi ca e Editora Avenida Jones dos Santos Neves 203 - Ap 101 Centro - Barra de São Francisco - Cep 29.800-000 Diretor Geral Pablo Silva Fernandes

Suspeita de diploma falso provocapedido de afastamento de servidora

Barra de São Francisco deve receberR$ 3,094 mi em royalties este ano

Se O município de Barra de São Franciscos deverá receber até R$ 3,094 mihões em royalties do petróleo em 2019. Mas valor vai cair nos próximos anos e só deve-ra subir em 2023. A ferramenta de estimativa dos royalties foi dispo-nibilizada hoje, 20, pela Agência nacional do Petróleo (ANP), em seu site. (Veja as estimativas para outras cidades da região no fi nal da matéria).

Os royalties são uma compen-sação fi nanceira devida pelas em-presas que produzem petróleo e gás natural no território brasilei-ro: uma remuneração à socieda-de pela exploração desses recur-sos não renováveis.

São fi nitos porque só são pa-gos enquanto houver produção de petróleo e/ou gás natural em determinado campo. E variáveis porque têm como base de cál-culo o volume de produção dos campos de petróleo e gás (que tende a declinar com o passar dos anos), a cotação do dólar e os preços internacionais do petróleo

e do gás natural.As empresas produtoras reco-

lhem os royalties mensalmente à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que repassa os recursos aos benefi ciários com base nos cálculos efetuados pela ANP, de acordo com a legislação em vi-gor.

As estimativas que a ANP está disponibilizando são realizadas a partir das seguintes variáveis: volumes de produção dos poços e campos declarados pelas em-presas, preços de referência do petróleo e do gás natural, taxas de câmbio, alíquotas de royalties previstas nos contratos de explo-ração e produção de petróleo e gás, e decisões judiciais.

Em função das incertezas ine-rentes a estas variáveis, não há qualquer garantia de efetivação das estimativas ao longo do perí-odo simulado, já que os cálcunos são feitos com base na cotação ofi cial do dólar e no preço do barril do petróleo (Brent). (Weber Andrade com ANP)

O promotor de Justiça da Comarca de Ecoporanga, Ge-raldo Marques Vasconcelos de Abreu, enviou uma “nota recomendatória” à prefeitura do município, com cópia para a Câmara Municipal, pedin-do o afastamendo de mais de 30 pessoas que passaram no concurso público 001/18 do Executivo, por não terem apre-sentado comprovação de esco-laridade, “havendo indícios, in-cluive, de ocorrência de fraude e do cometimento do crime de uso de documento falso”.

Entre os suspeitos de usar documento falso, o promotor cita específi camente o caso da servidora Zilma Ribeiro da Cruz Machado, que ocupava o car-go de assessora de Gestão de Desenvolvimento e Recursos Humanos e pede o afastamen-to imediato da mesma, até que seja concluído o Processo Ad-ministrativo Disciplinar (PAD) contra ela e conclua, no máxi-mo, em 45 dias o PAD. “Com-provada a não sustentabili-dadedos diplomas (gradução, pós-gradução e cursos de ex-tensão dos servidores, promo-va a exoneração de todos eles”, recomenda o promotor.

A reportagem dos sites vo-zdabarra.com.br e ocontestado.com ouviu, no dia 20 de maio, o prefeito Elias Dal’Col, que disse já ter atendido às recomenda-ções do Ministério Público até

que sejam apuradas as denún-cias contra os aprovados.

Ao todo, 31 prefeituras do Espírito Santo podem ter con-tratado professores e outros servidores que compraram di-plomas. É o que apontam as investigações do Ministério Pú-blico Estadual (MPES), através das Operações Mestre Oculto, Estória e Viúva Negra.

Entre elas estão Barra de São Francisco, Água Doce do Nor-te, Ecoporanga, Águia Bran-ca e Vila Pavão, entre outros (veja lista mais abaixo). Desde que as apurações começaram, já foram identifi cados mais de quatro mil suspeitos de partici-pação na fraude. Indícios apon-tam ainda que o esquema fun-cione também em outros sete estados.

Estado - Os casos come-çaram a ser identifi cados em 2018, no município de Rio Ba-nanal, Norte do Espírito San-to, e foram encaminhados ao MPES, que deu início às investi-gações. Treze pessoas já foram presas no Espírito Santo, seis institutos de ensino foram fe-chados e funcionários de duas faculdades do Norte do Esta-do foram denunciados, mas a investigação encontrou ainda diplomas de faculdades do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Roraima e Amapá. (Weber An-drade com G1 Espírito Santo)

9 Sexta-feira, 24 de abril de 2019

{ECOPORANGA}

Concurso público da Prefeitura teem váriossuspeitos de fraudar diplomas

Barra de São Francisco2019...R$ 3,094 milhões2020... R$ 3,068 milhões2021...R$ 2,460 milhões2022...R$ 2,748 milhões2023...R$ 3.096,3 milhões

Água Doce do Norte2019...R$ 2,096 milhões2020...R$ 2,078 milhões2021...R$ 1,666 milhões2022...R$ 1,862 milhões2023...R$ 2,097 milhões

Águia Branca2019...R$1,996 milhões2020...R$ 1,979 milhões2021...R$ 1,587 milhões2022...R$ 1,773 milhões2023...R$1..997,6 milhões

Ecoporanga2019...R$ 2,595 milhões2020...2,573 milhões2021...R$ 2,063 milhões2022...R$ 2,305 milhões2023...R$ 2,597 milhões

* Cálculo da ANP com base no dólar e barril do Brent do dia 20.05.2019

PREVISÃO DE ROYALTIES PARA A REGIÃO

Page 10: O Contestado · O Contestado - Gráfi ca e Editora Avenida Jones dos Santos Neves 203 - Ap 101 Centro - Barra de São Francisco - Cep 29.800-000 Diretor Geral Pablo Silva Fernandes

10 Sexta-feira, 24 de abril de 2019

Governo federal aprova registro de mais 31 agrotóxicos, somando 169 neste ano

Na contramão das boas práticas agrí-colas, o governo federal, através do Mi-nistério da Agricultura vem formalizando o registro de centenas de agrotóxicos no país desde 2017. Nesta terça-feira, 21, foi autorizado o registro de mais 31 agrotó-xicos. No ano todo, já são 169 produtos autorizados.

O número de defensivos registrados vem crescendo significativamente nos últimos três anos, fato que preocupa ambientalistas e profissionais da saúde. Em 2015, foram 139. Em 2018, 450.

O registro de um agrotóxico é feito pelo Ministério da Agricultura (Mapa), que analisa se ele funciona no comba-te a pragas e doenças no campo. Mas o registro só é concedido quando o pro-duto também é autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que avalia os riscos à saúde, e pelo Ins-tituto Brasileiro do Meio Ambiente (Iba-ma), que analisa os perigos ambientais. Sem o aval dos três órgãos, ele não é liberado.

Segundo o Ministério da Agricultura, o aumento da velocidade dos registros se deve a ganhos de eficiência possibilitados por “medidas desburocratizantes” imple-mentadas nos três órgãos nos últimos anos, em especial na Anvisa. A agência confirma esforços para diminuir a lista de produtos em análise.

A lista dos 169 produtos, entretanto, não é homogênea. Ela contém desde um

novo princípio ativo (produto técnico) e suas “cópias” quando caem as patentes (produ-to técnico equivalente) até o composto que chega ao agricultor (produto formulado) e os “genéricos” desse composto (produto formulado equivalente).

Em 2019, ainda não houve o registro de nenhum princípio ativo novo. O último pro-duto técnico registrado foi o sulfoxaflor, no fim do ano passado – ainda não foram li-berados produtos formulados à base dessa substância e, portanto, ela ainda não chegou ao mercado para o agricultor. Esse princípio ativo é associado à redução do número de abelhas em estudos feitos fora do país.

Dos 31 agrotóxicos registrados nesta ter-

ça-feira, 29 são produtos formulados equi-valentes, ou seja, reproduções de princípios ativos já autorizados, sendo três do polêmico glifosato, associado a um tipo de câncer em processos bilionários nos Estados Unidos.

Os outros dois são produtos finais: Com-pass e Troia, à base de ametrina e mancoze-be, respectivamente, substâncias que já usa-das na composição de outros venenos.

Somados todos os atos de registros de agrotóxicos publicados pelo Ministério da Agricultura em 2019, o número de produtos chega a 197. Isso acontece porque os regis-tros de 28 produtos concedidos no ano pas-sado foram formalizados em janeiro deste ano. (Weber Andrade com Agência Brasil)

Pouco mais de 30% da vacinação contraa febre aftosa foi comprovada no estado

Os criadores de bovinos e bubalinos de todo o Estado devem ficar atentos, pois a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa termina nas próximas semanas. De acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária e Flo-restal do Espírito Santo (Idaf), o prazo para imunizar os animais segue até o dia 31 de maio. Até o momento, o Instituto registrou um percentual de comprovação de vacinação em torno de 31%, o equi-valente a aproximadamente 210.000 (du-zentos e dez mil) animais.

Responsável no Idaf pelo Programa

Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa), o médico-veteri-nário José Dias Porto Júnior explica que esse número pode ser maior.

“Após a vacinação efetivamente, os produtores precisam comprovar o proce-dimento pela internet ou nos escritórios do órgão. Os números de que dispomos referem-se à vacinação dos animais cuja comprovação já foi feita. Esperamos que esse índice seja próximo de 100% como habitualmente, sobretudo por estarmos caminhando para a retirada da vacinação a partir de 2021”, disse. (Secom/ES)

Page 11: O Contestado · O Contestado - Gráfi ca e Editora Avenida Jones dos Santos Neves 203 - Ap 101 Centro - Barra de São Francisco - Cep 29.800-000 Diretor Geral Pablo Silva Fernandes

Sábado, 22 de dezembro de 201811 Sexta-feira, 24 de abril de 2019

Semus promove novo Dia D da vacinacontra a influenza neste sábado, 25

Apesar de já ter alcançado 75% de co-bertura do público alvo, a Secretaria Mu-nicipal de Saúde (Semus) vai realizar um novo Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe em Barra de São Francisco. De acordo com o coordenador do setor de Imunização da Semus, Sales Júnior, o objetivo é chegar a pelo menos 85% de cobertura no próximo sábado, 25.

“Para isso vamos usar uma estratégia mais agressiva, já que o público alvo não tem comparecido dentro do esperado, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Sede e dos distritos”, informa Sales Júnior.

O coordenador informa que, além dos loais habituais de vacinação (veja lista no quadro ao lado) equipes estarão fazendo rotas pelo interior do município (córregos e comunidades) e haverá, ainda dois pon-tos de apoio na Sede, um deles na praça Senador Atílio Vivácqua e outro na feira livre. “Na praça a equipe atenderá das 8h às 15h e na feira livre a vacinação come-cará às 6h e vai até as 13h”, explica ele.

O público alvo da campanha em Barra de São Francisco é de quase seis mil pes-soas. A campanha, iniciada no último dia 10, vai até o dia 31 de maio. O objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da infl uenza na população alvo para a vacinação.

No município, a vacinação foi descen-tralizada, a exemplo do ano passado, com vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Sede e dos distritos, evitando concentração de pessoas e fi lhas na UBS Centro/Vila Landinha. “Esperamos conseguir atingir o percentual de 95% an-tes do fi nal de maio”, disse Sales Júnior.

Estado - No Espírito Santo, 1.036.563 pessoas estão entre o público alvo da cam-panha, que tem como meta imunizar pelo menos 90% (932.907) do total, conforme estabelece o Ministério da Saúde.

Até esta quarta-feira, 22, o Espírito Santo atingiu a cobertura de 78,43% do público alvo na Campanha Nacional de Vacinação. Entre os estados que iniciaram a campanha de vacinação no dia 10 de abril, o Espírito Santo é o segundo em cobertura vacinal, fi -cando atrás apenas do Amapá (84,26%). O estado do Amazonas está com a cobertura vacinal de 91,63%, mas a campanha iniciou em 20 de março em função da ocorrência de casos e óbitos por infl uenza. (Weber Andrade com Secom/ES)

USB Bambé - 8H às 15h na UBS (Uma equipe da UBS fará rota no interior)USB Irmãos Fernandes - 8H às 15h na UBS (Uma equipe da UBS fará rota no interior)UBS Centro/Vila landinha - 8H às 15h na UBS Córrego Sapucaia - Uma equipe fará a rota a partir das 8hSanto Antônio - A UBS estará fechada. Ima equipe fará a rota a partir das 8hUBS Vargem Alegre - 8h às 15h (uma equipe da UBS frá rota no interior)Ponto de Apoio Praça Atílio Vivácqua - 8h às 15hPonto de Apoio Feira Livre - 6h às 13h

LOCAIS E HORÁRIOS DO DIA D

Page 12: O Contestado · O Contestado - Gráfi ca e Editora Avenida Jones dos Santos Neves 203 - Ap 101 Centro - Barra de São Francisco - Cep 29.800-000 Diretor Geral Pablo Silva Fernandes

SocialWeb12 Sexta-feira, 24 de abril de 2019

Rosângela e EduardaPrimeira dama de Ecoporanga, Rosângela Souza não

cansa de paparicar a fi lhota Eduarda Viana. “Minha vida só tem graça se você estiver feliz, Eduarda Viana. Te amo mais que ao sol!”, postou ela nas redes sociais esta semana.

Ex-prefeito de Barra de São Francisco e atual contador da Câmara Municipal, Waldeles Cavalcanti recebeu amigos para festejar mais um ano de vida esta semana. Parabéns!!!

Waldeles Cavalcanti

Lula Cozer

Outro ex-prefeito de Barra de São Francisco, hoje radicado em Pedro Canário, Machado brinda ao aniversário da esposa Marlene Machado, acontecido esta semana. Parabéns!!!

Jacqueline Possati

Coordenador de Esportes da Casa da Cultura, Osmar Possati declara seu amor pela esposa Jacqueline, que aniversariou recentemente. “Seu aniversário é motivo de muita alegria, então sorria e deixe esse dia ser especial, assim como você. Parabéns pelo seu aniversário, e que nosso casamento dure por muitos e muitos anos. Te amo, Felicidades.”

Marlene machado

Ex-vereador e atualmente servidor da área de Saúde do município, Lula Cozer também inaugurou nova idade esta semana. Na foto, com a esposa Silvana Kister Cozer, em Bodas de Cristal, no ano passado. Parabéns!!