uma senhora 97 2003

16
Uma Senhora Uma Senhora Machado de Machado de Assis Assis

Upload: maria-da-paz

Post on 06-Jun-2015

452 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Uma senhora 97 2003

Uma SenhoraUma Senhora

Machado de Machado de AssisAssis

Page 2: Uma senhora 97 2003

Uma SenhoraUma Senhora A história conta as

dificuldades de uma jovem mulher - Dona Camila, de aceitar a velhice, mostrando as artimanhas que faz, de maneira inconsciente, para evitar que a filha case, vendo só defeitos nos pretendentes. Até que por fim sem outro remédio, verga-se às imposições da vida, assumindo-se como avó enlevada.

Page 3: Uma senhora 97 2003

Neste conto, Machado de Assis manifesta os tormentos de envelhecer para a alma de uma mulher vaidosa.

Ela é casada e tem uma filha: Ernestina, que apesar de já crescida tem a infância prolongada devido a vaidade de sua mãe que tinha verdadeiro pavor de envelhecer. Como não se pode deter o tempo, o que sucede é o curso natural da vida, onde Ernestina começa a arrumar pretendentes e a mãe põe defeito em muitos com a desculpa de querer um casamento como o dela. Certo dia D.Camila descobre o 1º fio de cabelo branco e muito frustrada o arranca; assim outros fios brancos surgem sendo que o 3º coincide com mais um pretendente da filha.

Page 4: Uma senhora 97 2003

Depois de muito relutar acaba aceitando o genro, embora a contra gosto. Ernestina então casa-se e com isso vem o 1º neto pouco tempo depois; mãe antes preocupada com a filha, agora ocupa-se do bebê.

Já na condição de avó começa a fazer passeios, acompanhada de uma preta, onde leva o pequeno e demonstra excessivos cuidados deixando transparecer que seria a mãe e não a avó do mesmo.

Page 5: Uma senhora 97 2003

O conto Uma senhora de Machado de Assis foi publicado no livro “Histórias sem Data” em 1884, ele é narrado em 3ª pessoa, com um narrador onisciente, e tem o tempo cronológico representado através da existência humana considerada no curso dos anos. Já em relação ao espaço este aparece de forma sutil, e embora  o contista não lhe de muita importância pôde se perceber que a personagem vive em contexto social onde participava de festas e também as dava. 

O ambiente doméstico, embora tradicional  é

regado por paixão, inveja e temores. 

Page 6: Uma senhora 97 2003

Machado com toda sua sutileza e ironia critica alguns aspectos referentes ao universo feminino que vive da opinião de outrem; além do amor materno em via contrária dos interesses pessoais da mulher.

O desejo não admitido, de não envelhecer, que por meios astuciosos, levam a personagem a efetuar comportamentos no sentido de sua satisfação caracteriza o tempo psicológico. A vaidade torna-se uma paixão escondida ou ainda inconsciente. 

Page 7: Uma senhora 97 2003

A vaidade A vaidade transcende o tempotranscende o tempo

... A vaidade se esconde de tal sorte, que a si mesma se oculta, e ignora; ainda as ações mais pias nascem muitas vezes de uma vaidade mistica, que quem a tem, não conhece nem distingue...

Page 8: Uma senhora 97 2003

Grande parte das

mulheres tentam retardar as mudanças físicas provocadas pela idade ou escondê-las ao máximo. A dificuldade em assumir e aceitar sua real idade atravessa séculos.

Tanto nos séculos passados quanto no séc. XXI podemos observar se acompanharmos décadas que apesar da emancipação feminina alguns problemas não foram superados.

O que nos leva a crer que a sede pela juventude fez parte desse universo, portanto, sendo sua natureza.

Page 9: Uma senhora 97 2003

A prova de que a vaidade faz parte da literatura desde muito antes de Machado discuti - lá pode ser constatada neste poema de Gregório de Matos.

Nasce o Sol, e não dura mais que um dia, Depois da Luz se segue a noite escura,Em tristes sombras morre a formosura, Em contínuas tristezas a alegria. Porém se acaba o Sol, por que nascia? Se formosa a Luz é, por que não dura? Como a beleza assim se transfigura? Como o gosto da pena assim se fia? Mas no Sol, e na Luz, falte a firmeza, Na formosura não se dê constância,E na alegria sinta-se tristeza. Começa o mundo enfim pela ignorância, E tem qualquer dos bens por natureza A firmeza somente na inconstância. (Gregório de Matos)

Page 10: Uma senhora 97 2003

RetratoRetrato"Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro, nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.Eu não tinha estas mãos sem força, tão paradas e frias e mortas; eu não tinha este coração que nem se mostra. Eu não dei por eEu não dei por esta mudança, tão simples, tão tão simples, tão certa, tão fácil: Em que Em que espelho ficou perdida a minha face?"

Cecília Meireles

Page 11: Uma senhora 97 2003

A vaidade feminina

não tem idade, as mulheres querem estar sempre bem, por isso que a preocupação com o corpo e a mente esta sempre em evidencia. Nem mesmo as mulheres de 60 anos perderam a sua vaidade, pelo contrario parece que é nessa idade que a sua auto estima está mais aflorada, algumas arriscam até um namoro com direito a casamento e tudo mais. A preocupação sobre como cuidamos da nossa saúde e com a beleza física esta lado á lado, pois uma faz parte da outra e funcionada da seguinte maneira, se o corpo esta em forma a mente funciona como um relógio sempre em dia, mas se o corpo está gordo e fora de forma a mente não consegue andar nem se desenvolver.

Page 12: Uma senhora 97 2003

Estudos recentes

mostram que as mulheres já nascem com sua vaidade e que com o passar dos anos ela vai aumentando conforme a personalidade de cada mulher. A procura por salões de beleza e academias, faz a estética feminina estar em forma, e dessa maneira a auto estima das mulheres se eleva o que as deixa de uma forma ou de outra se manterem vivas e atraentes não só para os homens, mas também para as mulheres. A final as mulheres não se arrumam para os homens e sim para as outras mulheres, que são extremamente criticas, umas para com as outras, as mulheres são cheias de mistérios e belezas que são descobertas todos os dias, pois a sabedoria vem com a idade.

Page 13: Uma senhora 97 2003

Vaidade FemininaVaidade Feminina"Uma mulher foi levada para o CTI de um Hospital. Lá chegando, teve a chamada "quase morte", que é uma situação pré-coma. E, neste estado, encontrou-se com

Deus: -Que é isso? Eu morri?

-Não, pelos meus cálculos, você morrerá daqui a 43 anos, 8 meses, 9 dias e 16 horas - respondeu DEUS.

Ao voltar a realidade, refletindo o quanto tempo ainda tinha de vida, resolveu ficar ali mesmo naquele hospital e fazer uma lipoaspiração, uma plástica de restauração dos seios,

plástica no rosto, correção no nariz, na barriga, tirou todos os excessos, as ruguinhas e tudo mais que podia

mexer para ficar linda.Após alguns dias, ao atravessar a rua, veio um carro em

alta velocidade e a atropelou, matando-a.Ao encontrar-se de novo com Deus, ela perguntou irritada:-Puxa, Senhor, você me disse que eu tinha mais 43 anos de

vida. Porque morri logo depois de toda aquela despesa com cirurgias plásticas!!???

Deus, aproximou-se dela e olhando-a diretamente nos olhos, disse:

-MENINA, JURO QUE NÃO TE RECONHECI!!! "

Page 14: Uma senhora 97 2003

A beleza é a única coisa preciosa na vida. É difícil encontrá-la - mas quem consegue descobre tudo.

Quem tem bastante no seu interior, pouco precisa de fora.

O amor construído sobre a beleza morre com a beleza.

Page 15: Uma senhora 97 2003

QUEM TENTAR POSSUIR UMA QUEM TENTAR POSSUIR UMA FLOR, VERÁ SUA BELEZA FLOR, VERÁ SUA BELEZA MURCHANDO.MURCHANDO.

MAS QUEM APENAS OLHAR MAS QUEM APENAS OLHAR UMA FLOR NUM CAMPO, UMA FLOR NUM CAMPO, PERMANECERÁ PARA SEMPRE COM PERMANECERÁ PARA SEMPRE COM ELA. ELA.

VOCÊ NUNCA SERÁ MINHA E VOCÊ NUNCA SERÁ MINHA E POR ISSO TEREI VOCÊ PARA POR ISSO TEREI VOCÊ PARA SEMPRE.SEMPRE.

Page 16: Uma senhora 97 2003

EquipeEquipeArthur Arthur EdsonEdsonEduardoEduardoJherbysonJherbysonJulianaJulianaMariaMaria