cio - cloud computing

Post on 29-Mar-2016

212 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Os fornecedores da nuvem, de acordo com o estudo, são mais eficientes em operações de TI porque usam menos horas-homem para realizar tarefas básicas. Além disso, eles conseguem melhor negociação na compra de hardware devido ao volume. Existem vários benefícios financeiros para adotar a computação em nuvem. Mas isso pode prejudicar o CIO? http://www.cio.com.br (http://cio.uol.com.br/gestao/2008/11/05/cloud-computing-para-o-cfo) Algumas coisas no estudo chamam a atenção. CIO (EUA)

TRANSCRIPT

http://www.cio.com.br

GESTÃO

Cloud computing para o CFO(http://cio.uol.com.br/gestao/2008/11/05/cloud-computing-para-o-cfo)

CIO (EUA)Publicada em 05 de novembro de 2008 às 19h37

Existem vários benefícios financeiros para adotar a computação em nuvem. Mas isso pode prejudicar o CIO?

A Forrester acaba de divulgar um estudo a respeito dos benefícios da cloud computing sob a ótica financeira. O relatório, intitulado�Conversando com o CFO sobre computação em nuvem�, tem como objetivo comunicar as vantagens financeiras de adotar a nova tecnologia.

Algumas coisas no estudo chamam a atenção.

Em primeiro lugar, a Forrester enfatiza o fato de que usar cloud computing melhora o fluxo de caixa quando comparada ao modelo tradicionalde softwares de pacote. Antigamente, a maior parte do investimento era feita no início do projeto, muito antes do �go live� do sistema e,claro, dos resultados de negócios serem percebidos. Este modelo é, ainda, arriscado devido aos fatores associados aos sistemas de TI: sãofamosos por não entregarem os beneficios que prometem e grande parte das inicativas acaba falhando pela falta de aceitação dos usuários.

Ao contrário, a computação em nuvem funciona no modelo �pague-conforme-usa�, no qual o custo inicial é mínimo e os gastos vãoaumentando na mesma medida que cresce o uso do aplicativo. Neste sentido, o modelo é muito vantajoso.

A infra-estrutura para cloud computing é construída, normalmente, com base em componentes de código aberto. Afinal, os provedores deserviços baseados nessa tecnologia também não querem fazer altos investimentos sem ter certeza do retorno. Pode-se dizer que acomputação em nuvem funciona como uma ponte entre usuários finais e o código aberto.

O segundo ponto de destaque no estudo está na argumentação de que a computação em nuvem consiste em uma forma de terceirizaraplicações que não sejam críticas, permitindo que a área de TI foque no que realmente interessa. Isto faz todo sentido e ainda é aplicável acompanhias das mais diferentes áreas.

Os fornecedores da �nuvem�, de acordo com o estudo, são mais eficientes em operações de TI porque usam menos horas-homem pararealizar tarefas básicas. Além disso, eles conseguem melhor negociação na compra de hardware devido ao volume.

Mas uma coisa que a Forrester não cita é exatamente o que, talvez, seja o argumento mais lógico para os CFOs: se a computação em nuvemé tão melhor e mais eficiente que as áreas de TI convencionais, porque não acabar com a equipe interna e contratar serviços de terceiros?

Essa abordagem, às vezes chamada de �TI na sombra�, deve ser um dos principais desafios trazidos pela cloud computing. Ao tirar a infra-estrutura das mãos do departamento de TI, de repente os profissionais da área já não têm mais o controle de recursos-chave para osnegócios, fazendo com que alguém com um foco excessivo em custos (como o CFO) possa querer tirar todo o poder da TI.

A computação em nuvem definitivamente tem potencial para se consolidar como uma tendência de longo prazo � e pode colocar a área de TIem uma posição complicada. Sempre que uma nova tecnologia é apresentada diretamente para o CFO, significa que as coisas ficarãointeressantes.

Bernard Golden é CEO da consultoria HyperStratus, especializada em virtualização, cloud computing e assuntos relacionadosCopyright 2009 Now!Digital Business Ltda. Todos os direitos reservados.

1 de 1 11/04/2009 09:50

This document was created with Win2PDF available at http://www.win2pdf.com.The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only.

top related