edição 01/2009

6
TERÇA - FEIRA Ano 02 Edição 01 Brasil, 09 de junho de 2009 Paddock Online voltou!!! A espera acabou. O primeiro jornal eletrônico sobre o Automobi- lismo Virtual brasileiro está de volta com muitas novidades O Paddock Online está de volta com muitas novidades para você. Muita coisa mudou, como o site, o tamanho e layout do jornal e muito mais. Mas uma coisa não mudou, o prazer de sempre tentar passar para o leitor as informações sobre esse esporte que cresce a cada dia. Folheie as novas páginas do PaddOn e veja todas as mudan- ças nessa primeira edição que já vem com muita informação. O Paddock Online volta agora às suas aividades em 2009 e só para no final do ano. É aproveitar e torcer para que, quem sabe, não estejamos com o site oficial no ar ainda antes de chegarmos ao meio do ano. Liga GPL estréia no PaddOn A liga GPL Brasil final- mente estréia nas páginas do Paddock Online e trás nessa primeira edição a bela primeira vitória do ve- terano Thiago Lemos que aconteceu pela quinta etapa do campeonato rea- lizada no circuito de Roose- velt. Nada definido na LFSBR A penúlima etapa do campeonato da categoria FXO realizada no circuito de Kyoto foi uma prova do equilíbrio que existe entre os dois pilotos que dispu- tam o ítulo: Hugo Luis e Paulo Demétrio. A úlima etapa promete esquentar a disputa. Final emocionante na categoria F-Light A liga F1BC traz para as pá- ginas do Paddock Online várias novidades. Como a estréia da categoria F-Light com o mod da GP2. A categoria está come- çando agora e mesclará em seu calendário circuitos mistos e ovais, aumentando assim o grau de aprendizado que a categoria real propõe. A primeira etapa foi reali- zada em Daytona e teve como vencedor o piloto Leandro Cra- veiro, que venceu de forma es- petacular e larga na frente em busca do ítulo. Ludvig vence a Brickyard 400 O evento que já virou tradi- ção na LBN teve a sua edição de 2009 vencida por Junae Ludvig. O evento consiste em uma cor- rida de Nascar simulando os 100% de tamanho da prova (160 voltas). Ludvig venceu de- pois que Cunha quebrou. Pelisoli vence na T-Light A liga F1BC deu a largada para a segunda temporada de 2009 com uma emocionante e movimentada corrida na cate- goria Turismo Light, disputada no circuito de Curiiba. A cate- goria de acesso para a liga con- tou com 33 carros no grid. A WTCC pega fogo O piloto Alessandro Mon- teiro venceu de forma incontes- tável a segunda etapa da categoria WTCC da liga IVR, rea- lizada no circuito de Valência. Largando na pole posiion e fa- zendo a melhor volta na cor- rida, Monteiro mostrou que realmente essa segunda etapa era dele. Gabriel Bechtold che- gou em segundo com Adilson Morari em terceiro.

Upload: paddock-online

Post on 08-Apr-2016

275 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

A primeira edição de 2009 do Paddock Online

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 01/2009

TERÇA - FEIRA Ano 02 Edição 01Brasil, 09 de junho de 2009

Paddock Online voltou!!!A espera acabou. O primeiro jornal eletrônico sobre o Automobi-lismo Virtual brasileiro está de volta com muitas novidades

O Paddock Online está devolta com muitas novidadespara você. Muita coisa mudou,como o site, o tamanho e layoutdo jornal e muito mais. Masuma coisa não mudou, o prazerde sempre tentar passar para oleitor as informações sobre esseesporte que cresce a cada dia.

Folheie as novas páginas doPaddOn e veja todas as mudan-ças nessa primeira edição que jávem com muita informação.

O Paddock Online voltaagora às suas aividades em2009 e só para no final do ano.É aproveitar e torcer para que,quem sabe, não estejamos como site oficial no ar ainda antesde chegarmos ao meio do ano.

Liga GPLestréia noPaddOn

A liga GPL Brasil final-mente estréia nas páginasdo Paddock Online e trásnessa primeira edição abela primeira vitória do ve-terano Thiago Lemos queaconteceu pela quintaetapa do campeonato rea-lizada no circuito de Roose-velt.

Nadadefinidona LFSBR

A penúlima etapa docampeonato da categoriaFXO realizada no circuitode Kyoto foi uma prova doequilíbrio que existe entreos dois pilotos que dispu-tam o ítulo: Hugo Luis ePaulo Demétrio. A úlimaetapa promete esquentar adisputa.

Final emocionantena categoria F-Light

A liga F1BC traz para as pá-ginas do Paddock Online váriasnovidades. Como a estréia dacategoria F-Light com o mod daGP2. A categoria está come-çando agora e mesclará em seucalendário circuitos mistos eovais, aumentando assim o grau

de aprendizado que a categoriareal propõe.

A primeira etapa foi reali-zada em Daytona e teve comovencedor o piloto Leandro Cra-veiro, que venceu de forma es-petacular e larga na frente embusca do ítulo.

Ludvigvence a

Brickyard 400O evento que já virou tradi-

ção na LBN teve a sua edição de2009 vencida por Junae Ludvig.O evento consiste em uma cor-rida de Nascar simulando os100% de tamanho da prova(160 voltas). Ludvig venceu de-pois que Cunha quebrou.

Pelisolivence naT-Light

A liga F1BC deu a largadapara a segunda temporada de2009 com uma emocionante emovimentada corrida na cate-goria Turismo Light, disputadano circuito de Curiiba. A cate-goria de acesso para a liga con-tou com 33 carros no grid.

A WTCC pega fogoO piloto Alessandro Mon-

teiro venceu de forma incontes-tável a segunda etapa dacategoria WTCC da liga IVR, rea-lizada no circuito de Valência.Largando na pole posiion e fa-

zendo a melhor volta na cor-rida, Monteiro mostrou querealmente essa segunda etapaera dele. Gabriel Bechtold che-gou em segundo com AdilsonMorari em terceiro.

Page 2: Edição 01/2009

OpiniãoTerça-feira, 09 de junho de 20092CHARGEEditorial

Olá caro leitor, já estavamos com saudades das nossas conversastodas as terças. Demorou, mas conseguimos. Mesmo com o sitebeta vamos dar início às nossas aividades para 2009. E começamoscom essa edição, digamos, experimental. Ainda estamos nos ajus-tando para podermos transmiir-lhe todas as informações das ligasparceiras do Paddock Online, mas mesmo assim resolvemos colocarno ar essa edição mais “enxuta” e com textos e fotos reirado dossites de algumas ligas para que você pudesse ter acesso a algumasnovidades.

Já de cara lá no novo site você pode acompanhar algumas novi-dades, como a seção “Produtos” do jornal, que ainda está inaiva,mas que em breve você poderá ter nossos produtos, como camisas,wallpapers, userbar (que já está disponível) e muito mais. Masvamos falar das novidades nas edições.

A começar pelo tamanho do papel das edições do jornal. No anopassado usavamos o formato A4 e com quatro colunas para o nossojornal. Este ano vamos usar o formato Berliner (que chega a ser umpouco menor do que o tamanho A3 conhecido por muitos) e agoracom cinco colunas. Essa mudança ocorreu por vários moivos como,por exemplo, a possibilidade de diminuirmos o número de páginasdas edições devido ao aumento de colunas e com isso conseguirmospor mais noícias em uma única página. Com mais espaço podere-mos aprofundar um pouco mais nas informações das etapas sema-nais, dentre outras coisas. Mas é claro que tudo isso sópermanecerá se você leitor assim desejar. Por isso estamos colo-cando em nosso site uma enquete perguntando justamente sobrea sua aprovação ou não desse novo tamanho do jornal. Gostariamosde pedir que, para o bem do Paddock Online, vote com consciênciae coerência nessa enquete, tente comparar os dois modelos, o atuale o anigo, e veja qual formato lhe agrada mais.

Outra novidade é a separação de tarefas nas editorias do jornal.Com a ajuda de amigos como Thiago Alves, que ficará com a editoria“Na real”, Ernesto Brock, que será responsável pela agenda semanaldas edições e Eduardo Bonilha, imcubido de trazer entretenimentopara você, a equipe do Paddock Online finalmente está crescendoe se organizando sempre com o objeivo de trazer informação dequalidade para você.

Informação esta que pode ser opinaiva. Estamos falando dosnossos colunistas trazendo sempre ela, Ana Luiza, com a coluna“Dormindo com o inimigo” e , nessa nova temporada, vamos trazerum novo colunista, Alex Alvin, conhecido debatedor do automobi-lismo real e narrador de corridas no automobilismo virtual. Entãofica combinado, Alex Alvin e Ana Luiza estarão com você nas próxi-mas edições. Imperdível.

E as novidades não param. Vamos faze rum sistema diferentede edições, com edições normais e especiais. A úlima edição decada mês será especial e trará mais cadernos que as edições nor-mais. As edições especiais, além de trazer todas as informações dasligas, também trará os cadernos de entretenimento, reportagens eentrevistas, fazendo assim uma edição mais completa.

E para finalizar não poderiamos deixar de falar da mais nova in-tegrante da equipe Paddock Online: a nossa mascote Paddockinha,que nos acompanhará daqui para frente. Não a conhece? Corra parao site e veja como ela surgiu.

É isso. Esperamos que goste e não se esqueça de votar na en-quete e dar a sua opinião, seja nos fóruns ou por e-mail. Fique àvontade.

A redação

“Finalmente o Paddock voltou!O mais legal da volta foi essa mascoinha”

Hélio Vamberto

“Ainda bem que voltou. Era/sou leitor assíduo do jornal.Mais uma ferramenta de divulgaçao do AV para o público em

geral. Bom retorno e boa sorte!!! Vida longa ao PaddOn!!!!!!!!” Gabriel Bechtold

“É isso ai, bem vindo de volta ao circo. (risos)Boa sorte e bom trabalho a vocês. Abraços.”

Vander Eduardo

Espaço do leitor

EXPEDIENTESUPERINTENDÊNCIA DEIMPRENSA E EDITORACriado em vinte e oito de

outubro de 2007

SITEwww.paddockonline.com.br

[email protected]

EDITOR/DIAGRAMADORJoão Carlos Nóbrega Teixeira

EDITORIASJ.Carlos Nóbrega Teixeira (Na Pista),

Thiago Alves (Na Real), Eduardo Bonilha(Entretenimento) e Ernesto Brock

(Agenda Semanal)COLUNISTA

Ana Luiza Quirino e Alex Alvin

Page 3: Edição 01/2009

Estréia da F-Light de Craveiro Grid cheio para a primeira

etapa do novíssimo campeo-nato F1BC F-Light disputado nospeedway de Daytona, reu-nindo pilotos iniciantes no au-tomobilismo virtual. E a turmade novatos logo mostraram aque veio, realizando uma cor-rida recheada de disputas ebelos pegas, o que só engrande-ceu a primeira vitória na ligaF1BC do "gringo" Leandro Cra-veiro.

Coube ao goiano Diogo Lealconquistar a primeira pole posi-ton do campeonato, seguido deKolaschinski e Craveiro divi-dindo a segunda fila. Mas o des-taque vai para o estreanteSiggelkow, que já começoumostrando sua força, ficando aapenas 7 milésimos do melhortempo do treino classificatório.

Com a largada em movi-mento, os pilotos acabaramdando a saída com uma boa dis-tância separando o pelotão dafrente dos demais. Com isso, abriga pela liderança da prova re-sumiu-se à cinco carros, comum pega intenso entre Leal, Ko-laschinski, Santos, Siggelkow eCraveiro. Até a nona volta, a li-derança da prova passou portodos eles, mas foi o piloto da

Campos que acabou ocasio-nando o primeiro dos aconteci-mentos que definiriam a prova.Ao perder o controle de seucarro na curva 3, Leal toca emSantos e os dois rodam, com opiloto da DPR ficando atraves-sado na reta oposta. Siggelkow,que vinha colado atrás, acabasaindo da pista também, e épraicamente o adeus dos trêsàs chances de vitória.

Craveiro e Kola passaram adisputar a liderança por voltasa fio, seguidos de perto poroutro pega envolvendo a ter-ceira posição entre Mauricio,Moreira, Maitelli e Rossi. Apóso primeiro pit stop, Kola assu-

miu a liderança, seguido Cra-veiro e Mauricio. Lá no fundão,muitas baidas envolvendo orestante do grid - desde os no-vatos aos mais experientes -mostrando assim a dificuldadede guiar um arisco GP2 no velo-císsimo speedway estadu-niense. Após a segunda janelade pit stops, Kola retorna à lide-rança, mas aí acontece o se-gundo fator determinante nacorrida: ao dividir a curva 3 coma retardatária Ferraz, Kolaperde o controle de sua Tri-dent, passando a liderança àMauricio e permiindo assim areaproximação de Craveiro.

Veio a terceira janela de pit

stops e aí a briga pela vitóriapegou fogo, com Mauricio eCraveiro andando lado a ladoaté a volta final. Craveiro, queestava em primeiro, seguiu umalinha defensiva, cruzando alinha de chegada na frente,conquistando de forma bri-lhante sua primeira vitória nocampeonato e também noF1BC . Mauricio cruzou apenas76 milésimos atrás do vence-dor, mas foi punido por desres-peitar a regra de entrada dosboxes e caiu para terceiro no re-sultado final.

Fonte: www.f1bc.com

Luis Henrique vence mais umae dispara na liderança da GT1

Numa prova com algumassurpresas o piloto Luis Henriquevence mais uma etapa e au-menta sua vantagem sobre osegundo colocado no campeo-nato.

Mantendo o domínio daprova com certa tranquilidade,o piloto Renato Coelho não po-deria esperar o acidente emque foi aingido por outra Cor-

vete e que quase o ira daprova. Em consequência desseacidente, Coelho perdeu maisde 1 minuto com reparos nosboxes e acabou a prova emsexto lugar.

Com isso, Henrique quevinha administrando seu se-gundo lugar, conseguiu maisuma vitória em sua carreira. Pa-rabéns a ele que quando viu

que não conseguiria ultrapassaro líder, resolveu poupar seuViper e terminar a prova comtranquilidade. Agora o vence-dor soma 36 pontos no cam-peonato, com uma vantagemde 12 pontos sobre o segundocolocado, o piloto Fabio Gua-rezi.

Fonte:www.gpvirtual.com.br

Na sua 7ª etapa, a GP He-roes foi até a Áustria em Oster-reichring para uma prova demuitas supresas. Novamente,Lucas Jehá não compareceu acorrida, por problemas com suaLigier. Mais uma óima chanceque Márcio Lunelli (Williams)não poderia desperdiçar parachegar mais próximo da lide-rança. Outras ausências foramos 2 carros da Ferrari.

Márcio Lunelli largou napole com João Paulo (McLaren)em segundo. Na segunda fila,Rafael David (Renault) e ViniciusGonçalves (Lótus) e na terceirafila, Felipe Pasquali (Arrows) eErick Ambrosio (Lótus).

Lunelli liderou a corrida deponta a ponta, sem ser incomo-dado por ninguém. Pela 2ª po-sição, João Paulo e Gonçalvestravaram um bom duelo até avolta 7, quando João Paulo caiupara nono. Nesse instante, Am-brosio iniciou uma grande ar-rancada, assumindo a terceiraposição, a mantendo até o final.O terceiro colocado no grid, Ra-fael David, teve problemas emseu motor e abandonou logo naprimeira volta da corrida.

Fonte: www.speedseries.com.br

Uma chegada incrível e vitória de Craveiro, mostrando que a categoria ainda vai dar o que falar

Daytona foi o palcoda abertura da cate-goria e LeandroCraveiro venceu.

F1BC

GPV

Na pistaTerça-feira, 09 de junho de 20093Lunelli é onovo líderna Heroes

SPEEDZONE

Com um pouco de sorte Luis Henrique fatura mais uma na GT1

Page 4: Edição 01/2009

Hugo eDemétriodisputamaté o finalDia de quinta-feira muito

agitada em Kyoto. 15 carros ali-nharam no grid e a corrida foipalco de muitas emoções. TiagoFurigo (FORZA) foi o favorito napré-classificação, mas Hugo Luis(FRT) e Paulo Demétrio (FORZA)dominaram. Hugo fez a pole,enquanto Demétrio alinhou emsegundo. Na segunda fila ali-nharam Furigo e Alexandre Reis(SVR) em 3º e 4º respeciva-mente.

Depois de uma primeira ba-teria muito disputada e compoucos acidentes Hugo Luis cru-zou a linha de chegada e venceua bateria. Demétrio chegoulogo atrás em segundo e Furigocompletou o pódio em terceiro.Reis terminou em quarto e Blosem quinto. Todos os quinze car-ros completaram a corrida.

Na segunda bateria, com ainversão do grid de chegada daprimeira, as posições dos doisprimeiros se inverteram tam-bém com Demétrio vencendo.

Com isso a categoria vaipara a sua úlima etapa sem umvencedor definido ainda, ape-nas com uma pequena vanta-gem de Hugo em cima deDemétrio.

LFSBR

Segunda etapa da categoria WTCC com vi-tória de Alessandro Monteiro em Valência

19 pilotos no grid de largadaderam início à segunda etapa daliga WTCC’07 IVR. Mesmo com alargada perfeita de Gabriel Bech-told que saltou da terceira paraa primeira posição, não lhe ga-raniu a ponta por muito tempo.Era visível em Valencia o melhorrendimento dos demais carrosque parilhavam do uso de tra-ção dianteira. Mas mesmoassim, não diferente da primeiraetapa, Valencia rendeu muitospegas.

Alessandro Monteiro (GhostRacers) fez a o famoso “barba-cabelo-e-bigode”. Foi pole, ven-cedor e ainda marcou a voltamais rápida durante a corrida.Agora na segunda posição geral

do campeonato, promete au-mentar ainda mais a disputapelos pódios.

Um show a parte ficou porconta de Gabriel Bechtold (eX-treme Sim Racers). Todos sa-biam da diícil tarefa que ospilotos de BMW teriam nessecircuito que muito favorece oscarros de tração dianteira, masGabriel que chegou a ficar em 5ºdurante a prova, conseguiu porconta de uma parada de box an-tecipada, voltar à pista compneus novos e irar o atraso. Estaestratégia lhe rendeu a 2ª posi-ção ao final da prova e garaniua liderança do campeonato até omomento.

Adilson Morari (TBR/J2Info)

que não pontuou na primeiraetapa, terminou a prova em ter-ceiro, garanindo-lhe seis pontosno campeonato.

O destaque entre os inician-tes ficou por conta de RafaelBasiani que conseguiu a 8ª po-sição, desbancando muitosnomes conhecidos, e mesmotendo largado em 15º. Além dapontuação, Basiani demonstrouum óimo exemplo de fairplay,permiindo ser ultrapassado emsituações de risco e tambémcom belas e limpas ultrapassa-gens.

Fonte: www.ligaivr.com.br

O F1BC.com apagou as luzesvermelhas para sua segundatemporada de 2009 com umaemocionante e movimentadacorrida na categoria TurismoLight, disputada no circuito deCuriiba nesta quinta-feira(4/6). Com 33 carros no grid,todas as apostas não foram su-ficientes para prever uma belacorrida com vitória de JonatanPelisoli.

A classificação teve Endrigode Castro fazendo sua primeirapole-posiion na carreira, divi-dindo primeira fila com o es-treante Guilherme Tozzo. Emseguida estavam Jonatan Peli-soli, Fabio Neris, o também es-treante Ismael Nogueira, eFelipe Faria completando osseis prmeiros.

A largada já teve os primei-ros dramas da temporada.Eyder Rodrigues deu um levetoque em Felipe Faria, querodou. Mais atrás Gean Celsofreou um tanto cedo demais erecebeu o toque de MatheusAraujo, enquanto Moisés Pe-reira dobrou o Esse muito antese fechou Pedro Carvalho, quevoltou para a pista e bloqueoumais alguns carros.

Os pilotos se recompuserame seguiram em frente, e a lide-

rança passou em diversasmãos. De Endrigo para Tozzo,depois revezando-se constante-mente com Neris e Morei, emgrande disputa entre três car-ros. A diversão foi até a 17ªvolta, quando Rodrigo tocouFabio, ambos rodaram e Gui-lherme ainda escapou pelagrama, todos deixando livre ocaminho para dois pilotos daAcceleRacers assumirem a

ponta, Jonatan Pelisoli e Mat-heus Araújo.

Muito consistentes, Jonatane Matheus não deram maischances aos adversários e con-firmaram a dobradinha, segui-dos pelo surpreendente DanielMaloni, que ganhou 19 posi-ções para subir ao pódio. IsmaelNogueira, Gean Celso e EyderRodrigues completaram os seisprimeiros, o grupo que ganhará

acréscimo de lastro para etapaseguinte.

E será no circuito virtual deTarumã o próximo encontrodeste numeroso grid da catego-ria Turismo Light do F1BC, nodia 11 de junho (quinta-feira) aparir das 21h. O VT da corridaem alta qualidade pode ser con-ferido no próprio siteF1BC.com.

Fonte: www.f1bc.com

Muita confusão e rodadas na primeira curva da segunda temporada de 2009

Grid cheio para a T-LightF1BC

33 carros no grid para a abertura da categoria T-Light com os SuperClios na pista

IVR

www.paddockonline.com.brTerça-feira, 09 de junho de 20094 Na pista

Não teve pra ninguém, Monteiro de ponta a ponta

Page 5: Edição 01/2009

Cunha quebra e Ludvigleva Brickyard 400 de 2009Apesar de muitos acidentes e bandeiras amarelas no início daprova, o evento 100% foi considerado um sucesso por todos

Dia 31 de maio de 2009aconteceu mais uma tradicionalLBN Brickyard 400; corrida noIndianápolis Motor Speedwaycom duração de 100%, ou seja,160 voltas.

Com grid lotado e todomundo querendo ganhar desta-que neste evento que tevetransmissão ao vivo pelo LBNLive!, era esperado um grandenúmero de Bandeiras Amarelas.No início da prova foi o que seviu, mas o melhor da corrida es-tava guardado para quemsoube poupar o equipamento eser cauteloso. Foram nada maisnada menos do que 80 voltasem green flag direto, sem ne-nhuma YF, o que elevou a adre-nalina dos pilotos e do público.

Na primeira metade daprova era mesmo esperado umgrande número de acidentes,

pois com grid cheio, mistura depilotos que não se conheciamlbn_brickard_2009_8.jpgnaspistas e diferentes níveis de ex-periência, formava a receita docaos. Foram 13 YFs na primeirametade da corrida; mas nem delonge isso pode ser consideradoabsurdo pois, se formos compa-rar com as corridas das demaiscategorias da liga onde a provapossui em média apenas 64 vol-tas e grids menores, podemosver que a quanide de YFs ficouabaixo da média.

Porém exatamente da me-tade da corrida até o final, os pi-lotos resolveram mostrarporque mereciam estar lá esimplesmente correram 80 vol-tas seguidas sem nenhuma ban-deira amarela. As estratégias depit começaram a prevalecer equem calculou melhor se deu

bem. Guilherme Cunha estavaem boa forma e ia liderando aprova com boas chances de vi-tória, mas foi traído pelo câm-bio que não aguentou apontência de seu motor V8.Com isso Junae Ludvig que tam-bém vinha inteiro na disputapode seguir em frente sem darchance aos adversários e con-quistou o primeiro lugar nopódio. O top5 foi completadorespecivamente com Nicko Pa-palexiou, Luciane Oliveira (aúnica mulher do grid), CassioMello e Vinicius Gonçalves. Art-hur Lamesa era uma esperançaque não se confirmou, pois o pi-loto estava ainda se adaptandoao seu novo equipamento

Fonte: www.nascarbrasil.com

Grid cheio para o evento que já virou tradição na Liga Brasileira de Nascar, a Brickyard 400

Lemos vence pela primeira vezGPL

Demorou, mas finalmenteaconteceu! Após quase doisanos frequentando sempre asprimeiras posições na tabela declassificação, o veterano ThiagoLemos finalmente seniu osabor de uma vitória em umcampeonato do Mod 1967. Eque vitória! Em uma perfor-mance agressiva, o experientepiloto se recuperou de uma ro-dada no início da prova e deu

um show no complicado tra-çado do circuito americano deRoosevelt.

A performance espetacularde Thiago comprova o bom his-tórico do piloto capixaba com aLotus. Equipe que o projetou naGPL Brasil, ao conquistar o í-tulo do Mod 1965 em 2008, oime de Colin Chapman deu aThiago seu segundo pódio natemporada, sendo o primeiro

conquistado também pelo carroda escuderia inglesa na etapado México, com um terceirolugar.

Com o campeonato aindamais embolado, os pilotos par-tem agora para o Canadá, nopróximo dia 21, no GP de Mos-port Park, válido pela 6ª etapade 14 previstas.

Fonte: gplbrasil.blogspot.com

Prado e Petryvencem na GP2RF BRASIL

O circuito de Silverstone re-cebeu a categoria escola para aF1 na primeira etapa da Tempo-rada 2 de 2009 (T2-09) para darinício a mais um campeonatoda Liga RFactor Brasil.

Dividida em duas bateriasde 35 minutos cada, a etapateve muita emoção. Com onovo critério de acesso à cate-goria, o que se viu foi um gridcom 19 pilotos. Um verdadeirosucesso!!!. Durante a semana,vários pilotos testaram seusacertos (setups) e foram aper-feiçoando seus carros e suas to-cadas.

A primeira bateria teveum qualify sensacional. Preva-leceu à experiência sobre a jo-vialidade e a primeira fila foiformada por Eduardo Prado eJoão Petry com incríveis 0,018sde diferença entre eles. RobsonCardoso foi o terceiro, AndreasBurr o quarto, Flavio Lumbreraso quinto e Ivan Carmona osexto.

Na largada, Petry foi me-lhor e pulou para a ponta àfrente de Prado. Carmona tam-bém largou bem e foi ao quartolugar.

Com o grid cheio, havia aexpectaiva de alguns toquesentre os pilotos nas primeirascurvas. O primeiro deles foi,exatamente, entre Robson Car-doso e Ivan Carmona que dispu-tavam a terceira posição. Piorpara Carmona e também paraAndreas Burr e Flavio Lumbre-ras que, na confusão, perderamtempo e foram ultrapassados.

A bateria transcorreudentro de uma já esperada nor-malidade. Entre os ponteiros,vários pegas e, no bloco inter-

mediário, um show à parte.No final, a primeira bate-

ria teve Eduardo Prado comovencedor, com Robson Cardosoem segundo, João Petry o ter-ceiro, Ivan Carmona em quarto,Luiz Eduardo em quinto, An-dreas Burr em sexto, SergioAzevedo em séimo e RodrigoMatzumuro em oitavo, fe-chando o grid a ser inveridopara a largada da segunda bate-ria. Sendo assim, Matzumurolargou na pole da segunda ba-teria.

A segunda bateria teveuma surpresa desagradávelpara Eduardo Prado, pois AécioTeles não conseguiu frear eatropelou o vencedor da pri-meira etapa. Com isso, Pradoteve a sua bateria comprome-ida e deixou o caminho livrepara João Petry que, mesmolargando em séimo, foi con-quistando posição atrás de po-sição e venceu com louvor abateria. Em segundo ficou Rob-son Cardoso, repeindo o resul-tado da primeira bateria. IvanCarmona foi o terceiro, AndreasBurr o quarto, Sergio Azevedo oquinto, Luiz Eduardo o sexto,Thiago Clark o séimo e RodrigoMatzumuro em oitavo. EduardoPrado lutou muito, mas termi-nou em décimo lugar.

Após as duas baterias com-pletadas da etapa de Silvers-tone, o campeonato ficou comRobson Cardoso em primeirocom 17 pontos, João Petry emsegundo com 16 pontos e fe-chando o strês primeiros apa-rece Eduardo Prado, com 12pontos.

Fonte: www.rfactor.com.br

LBN

www.paddockonline.com.brTerça-feira, 09 de junho de 20095 Na pista

Page 6: Edição 01/2009

vitória fica nas mãosde Stewart em PoconoLargando em último, Stewart passou um a um para vencer

O piloto e chefe de equipe Tony Stewartvenceu as 500 milhas de Pocono, válidas pelaSprint Cup, principal divisão da Nascar.

A vitória foi de ponta a ponta, mas em umaoutra conotação que a habitual: depois de mar-car a pole, o campeão de 1997 da Indy teve delargar em úlimo, após um acidente no treinolivre.

Com uma estratégia diferenciada e muitatécnica, foi superando os adversários um porum. No final, economizou combusível commaestria e chegou a sua primeira vitória nocampeonato e sua primeira vitória como donode carro.

Atrás de Stewart, terminaram Carl Edwards,

David Reuimann, Jeff Gordon, Ryan Newmane a grande surpresa do final de semana, MarcosAmbrose. Quem decepcionou foi novamenteDale Earnhart Jr, finalizando na vigésima séimaposição. Outro piloto que teve um péssimo do-mingo foi Kyle Busch, apenas no vigésima se-gundo posto.

Com essa vitória, Tony Stewart amplia suavantagem na liderança do campeonato, dei-xando o vice líder Jeff Gordon a 71 pontosatrás. Em seguida aparecem Jimmie Johnson,Ryan Newman e Kurt Busch.

A etapa seguinte da Nascar será realizadano próximo domingo, no circuito de Michigan.

Di Grassi volta avencer na TurquiaGP2

Lucas Di Grassi venceupela primeira vez na tempo-rada 2009 da GP2. O pilotobrasileiro herdou a pole posi-ion após a punição ao pilotoGiedo Van der Garde e deponta a ponta triunfou napista onde venceu pela pri-meira na categoria, no ano de

2007.Com a vitória, o brasileiro

assumiu a sexta posição nocampeonato, 17 pontos atrásdo novo líder, o russo VitalyPetrov. O outro brasileiro compontos no campeonato é Al-berto Valério, com 6 pontosno campeonato.

NASCAR

Na RealTerça-feira, 09 de junho de 20096

Temporada 2009inicia em Brasília F3 SUDAN

A temporada 2009 da F3Sul Americana teve seu iniciono ulimo final de semana,com a rodada dupla em Brasí-lia. Na primeira corrida, vitó-ria para o piloto FernandoGalera, que largou na quintaposição e aproveitando-se deproblemas mecânicos com opole posiio Leonardo Cor-deiro e com muita agressivi-dade chegou a liderança. Nasegunda corrida, LeonardoCordeiro foi novamente o

pole, mas não deu chancepara o azar e venceu de pontaa ponta.

Pela categoria Light, Luci-lio Baumer superou HenriqueMarins na úlima volta e fa-turou a primeira etapa. Na se-gunda, as posições seinverteram, com vitória deMarins e segunda colocaçãopara Baumer.

A próxima rodada duplada F3 acontecerá no próximofinal de semana, em Curiiba.

Helio Castronevestiunfa no TexasINDY

Em prova dominada pelaequipe Penske, Helio Castro-neves supera seu compa-nheiro Ryan Briscoe e vencepela segunda vez na tempo-rada.

Após superarem o poleDario Franchii, os carros daPenske abriram vantagem emrelação aos oponentes e tra-varam uma batalha internapela vitória. Somente um de-talhe decidiria a prova. E o de-talhe veio na ulima parada

nos boxes, onde o ime deCastro Neves foi mais rápidodo que o de Briscoe, colo-cando o brasileiro na ponta.

Depois, coube a Helinhosuportar os ataques de seucompanheiro para cruzar alinha de chegada em primeiroe correr para o alambrado.

Tony Kanaan terminou emoitavo. Mario Moraes foi o dé-cimo e Raphael Matos o dé-cimo segundo.

Caro leitor,Depois de saber tudo o que acontece no mundo do Automobi-lismo Virtual, agora é hora de cair na Real. Trarei para vocês, a cada semana, um pequeno resumo de ca-tegorias internacionais e nacionais, para servir de inspiraçãona sua próxima corrida virtual.

Thiago Alves (comentarista do canal Bandsports)