expresso 4040 - edição baixada santista 04

12
Licença-maternidade será de seis meses Ao alcance dos olhos O Senado já aprovou proposta de emenda à Constituição que amplia de quatro para seis meses, 180 dias, o período de licença-maternidade. A proposta volta agora à Câmara dos Deputados que deve manter a posição. Para o deputado federal Márcio França (PSB-SP), a mudança é uma conquista de toda a sociedade. Página 4 Casarões coloniais, tombados pelo patrimônio histórico, enriquecem a paisagem urbana de Iguape. Confira na página 8 Sábado, 14 de agosto de 2010 Edição 8, Ano I Jornal de campanha do deputado federal Márcio França (PSB-SP) Conheça a trajetória do deputado federal Márcio França, um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso PáGINAS CENTRAIS O Fusca a gente nunca esquece Desde o primeiro modelo, fabricado na Alemanha, lá se vão mais de sete décadas. Quem tem mais de 40 anos, certamente já viveu alguma história a bordo de um Fusca. Página 11 Teste da orelhinha: obrigatório e de graça Um Brasil que trabalha Bem-estar • Página 11 NacioNal • Página 3 Capaz de identificar deficiências auditivas difíceis de se perceber no dia-a-dia, desde o início do mês uma lei, sancionada pelo presidente Lula, torna obrigatória a realização do exame gratuitamente em todos os hospitais e maternidades. Nos últimos quatro anos foi criada no País a expressiva marca de 13,9 milhões de empregos formais, apontam os dados do Ministério do Trabalho e Emprego. Em 2009, quando o mundo estava em crise, o Brasil foi o único entre as 20 maiores economias do planeta a registrar aumento nos postos de trabalho. Baixada Santista

Upload: marcio-franca

Post on 30-Mar-2016

244 views

Category:

Documents


16 download

DESCRIPTION

Acompanhe as notícias do deputado federal Márcio França

TRANSCRIPT

Page 1: Expresso 4040 - Edição Baixada Santista 04

Licença-maternidade será de seis meses

Ao alcance dos olhos

O Senado já aprovou proposta de emenda à Constituição que amplia de quatro para seis meses, 180 dias, o período de licença-maternidade. A proposta volta agora à Câmara dos Deputados que deve manter a posição.

Para o deputado federal Márcio França (PSB-SP), a mudança é uma conquista de toda a sociedade. Página 4

Casarões coloniais, tombados pelo

patrimônio histórico, enriquecem a paisagem

urbana de Iguape. Confira na página 8

Sábado,14 de agosto de 2010

Edição 8, Ano I

Jornal de campanha do deputado federal Márcio França (PSB-SP)

Conheça a trajetória do deputado federal Márcio França, um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Pá

gin

As

Cen

trA

is

O Fusca a gente nunca esquece

Desde o primeiro modelo, fabricado na Alemanha, lá se vão mais de sete décadas. Quem tem mais de 40 anos, certamente já viveu alguma história a bordo de um Fusca. Página 11

teste da orelhinha: obrigatório e de graça

Um Brasil que trabalha

Bem-estar • Página 11NacioNal • Página 3

Capaz de identificar deficiências auditivas difíceis de se perceber no dia-a-dia, desde o início do mês uma lei, sancionada pelo presidente Lula, torna obrigatória a realização do exame gratuitamente em todos os hospitais e maternidades.

Nos últimos quatro anos foi criada no País a expressiva marca de 13,9 milhões de empregos formais, apontam os dados do Ministério do Trabalho e Emprego. Em 2009, quando o mundo estava em crise, o Brasil foi o único entre as 20 maiores economias do planeta a registrar aumento nos postos de trabalho.

Baixada

santista

Page 2: Expresso 4040 - Edição Baixada Santista 04

Resmungos de parcela do empresariado à parte, a apro-vação pelo Senado da amplia-ção do período de licença- maternidade, de quatro para seis meses, inegavelmente representa uma grande con-quista para a mulher, para as mães, crianças, enfim, para a sociedade.

Não cabe discussão sobre a importância da presença da mãe junto ao bebê nos seis primeiros meses de vida e o consequente aleitamento materno. Não precisa nem de pesquisa para comprovar isso.

Mesmo assim, estudos científicos já apontaram que crianças amamentadas por mais tempo têm melhor saúde e, quando adultos, tornam-se pessoas mais inteligentes, criativas e bem-resolvidas.

Estes estudos dão conta de que é nos primeiros seis meses de vida que o cérebro da criança mais cresce: ga-nha 2 gramas por dia. Só a

partir do sétimo mês que a velocidade é reduzida para 300 miligramas por dia. Para o desenvolvimento cere-bral, a criança necessita de nutrientes adequados - que existem em abundância no leite materno - e de estímulos sensoriais – auditivos, visuais e olfativos – por meio do contato corporal com a mãe, principalmente, e o pai.

A própria Organização Mundial da Saúde, a OMS, indica o aleitamento mater-no exclusivo para o bebê até os seis meses de idade. Sem qualquer outra preocupação maior, a boa saúde física e mental da mãe e da criança estão garantidas e, conse-qüentemente, um leite ainda melhor.

A ampliação do período, é preciso reconhecer, é um estímulo valioso à prática do aleitamento materno e a discussão não pode então ficar submetida aos aspectos econômico-financeiros.

Aliás, para aqueles que só vêem perdas nos ganhos sociais e conquistas dos tra-balhadores a dica é que mui-tas empresas privadas, antes mesmo de toda essa discus-são, adotaram a licença por seis meses, justamente por perceberem a importância da mãe acompanhar bem o filho durante esse período. No retorno, mais felizes e produtivas, e com os filhos saudáveis, elas até passaram a render mais.

Bom dia!Sábado, 14 de agosto de 2010

Cuide bem do seu coração: hoje é Dia do Cardiologista. Ah, é também o Dia de Combate à Poluição.

Faça a sua parte!

Entre os muitos registros que carrega em seu “livro” de memórias, o deputado

federal Márcio França destaca:

o Brasil nos Jogos olímpicos

a HiSTÓRia REGiSTRa

Em 14 de agosto de 1920 tem início a sétima edição dos Jogos Olímpicos, em Antuérpia, na Bélgica. Esta

edição contou pela primeira vez com atletas do Brasil, que conquistaram três medalhas na competição.

o deputado federal márcio França (PSB-SP)

afirma que a Câmara dos deputados deve confirmar a posição

do Senado e aprovar a ampliação da

licença maternidade. “Particularmente vejo

essa como uma conquista de toda a sociedade e

não apenas das mulheres e das trabalhadoras”,

argumenta.

Uma conquista de todos nós

Por muitos anos, o Vale do Ribeira foi considerado uma das regiões mais pobres do Brasil. Hoje, somos reconhecidos por nossa riqueza cultural e ambien-tal. E prevemos um grande cresci-mento com a instalação de portos em cidades mais próximas e da duplicação de vias de escoamento de produção.

Temos um novo desafio: o desenvolvimen-to sustentável. Ações como a ne-gociação de cré-ditos de carbono por porcentagem de mata nativa em bolsas de valores, por exemplo, pos-sibilitariam suces-so na preservação de nosso maior patrimônio: as matas nativas. E o Vale seria re-conhecido como uma das regiões que mais preservam o ambiente no País.

Precisamos também preo-cupar-nos em melhorar a infra-estrutura da região, com quali-ficação profissional voltada as nossas vocações econômicas: o ecoturismo, o turismo de serviços e a indústria manufatureira não-poluente. Precisamos oferecer ca-pacitação e condições para que os novos profissionais permaneçam

aqui. Alguns municípios já veem isso como prioridade, procurando parcerias que visem à melhoria das oportunidades oferecidas a turistas e empresários.

O fato de termos o pré-sal como uma alavanca de crescimen-to deve ser decisivo na definição das políticas públicas. Temos que ampliar a capacidade dos mu-nicípios de absorver os recursos

que serão gerados pela exploração da nova riqueza. E para isso, é im-portante a parce-ria com candida-tos de visão de-senvolvimentista.

S o m e n t e a aliança com par-lamentares e ou-

tros agentes comprometidos com o nosso projeto de região resultará em melhorias reais para a popula-ção. Assim, seremos reconhecidos como uma região que está cres-cendo e não vai parar.

Sérgio Yasushi Miyashiro é prefeito de Pedro de Toledo e

filiado ao PSB

Expresso 4040 14 • Agosto • 2010

2

o X da QUESTÃo

aRTiGo

CHaRGE

www.youtube.com/user/assessoriasv

www.marciofranca.com.br

Vale do Ribeira e o desenvolvimento

regional sustentável

O repasse de recursos federais ao Vale do Ribeira

cresceu significativos66% entre 2007 e 2009,

período em que o deputado federal Márcio Françacumpre seu mandato

Page 3: Expresso 4040 - Edição Baixada Santista 04

Expresso 4040 14 • Agosto • 2010

3

Brasil criou mais de 1,7 milhão de empregos formais em 2009 O rendimento médio do trabalhador brasileiro registrou ganho real, alcançando 2,51% acima da inflação

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) acaba de divulgar os dados da Rais, Relação Anual de Informações Sociais/2009, que revelam que o Brasil criou, no ano passa-do, 1,76 milhão de empregos formais. Aliás, foi o único país do grupo das 20 maiores economias do mundo, o G-20, a registrar au-mento nos pos-tos de trabalho.

Os setores que mais con-tribuíram para a criação de em-pregos formais for a m os de serviço, admi-nistração pública, comércio e construção civil. Além disso, o rendimento médio do tra-balhador assalariado registrou

um aumento real (descontada a inflação) de 2,51%.

Em 2006, quando candidato, o presidente Lula prometeu a criação de 10 milhões de em-pregos formais no País durante o seu mandato. Passados três anos e meio, os números do MTE apontam para 13,9 milhões novos postos de trabalho. Até

dezembro, quan-do Lula deixa a presidência, deve ser alcançada a marca de 15 mi-lhões.

“É inegável que esse bom resultado revela o acerto das po-

líticas de geração de emprego e renda do Governo Federal. Não distante disso, o número de em-pregos criados acaba sendo um

Aposentados e pensionistas receberam duas boas notícias na última quinta-feira, dia 12. A primeira: os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem contar com a garantia de ante-cipação da primeira parcela do 13º salário. A segunda: poderão retirar em caixas ele-trônicos do Banco do Brasil, do Banco Mer-cantil e do Bradesco o contracheque de seus benefícios.

Decreto assinado pelo presidente Lula determina que 50% do 13º seja pago entre os últimos cinco dias úteis de agosto e os primeiros cinco dias

úteis de setembro. Os outros 50% serão pagos em dezembro. A decisão é resultado de um acordo firmado entre o governo e as entidades representativas de aposentados

e pensionistas.Já o novo serviço

de contracheque irá facilitar o acesso a in-formações do INSS. O hollerith acessado via bancos trará dados, entre outros, sobre o histórico de créditos e débitos, valor da renda mensal, Impos-to de Renda retido,

empréstimo consignado e valor líquido para saque.

Pelo contrato firmado entre o INSS e

os bancos, que pagam aposentadorias e pensões, há ainda outras vantagens, como a possibilidade de o beneficiário transferir o valor de sua pensão para uma outra conta bancária da qual seja titular.

Como alguns dos segurados não pos-suem conta em banco e utilizam o cartão magnético fornecido pela instituição bancária apenas para sacar o benefício, o acordo com os bancos também vai permitir que essas pessoas possam abrir uma conta corrente com tarifa zero.

O deputado federal Márcio França (PSB-SP) apoia as medidas adotadas pelo Governo. “Tudo aquilo que puder ser feito em benefício do público aposentado, não só em termos de remuneração mas, tam-bém, no sentido de facilitar o seu dia-a-dia, é sempre muito bem-vindo”

A segunda etapa da Cam-panha Nacional de Vacina-ção contra a Poliomielite

começa neste sábado, dia 14, em todo o Brasil. Serão mais de 115 mil postos de saúde em todo o país aptos a imunizar crianças menores de 5 anos.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 14,6 milhões de crianças - 95% dos meno-

res de 5 anos. Para isso, fo-ram distribuídas 24 milhões de doses. Na primeira etapa, realizada no último dia 12 de junho, 14 milhões de crian-ças foram imunizadas.

A pol iomiel ite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes,

a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente, nos membros inferiores. A doença é transmitida por um vírus e a contaminação se dá principalmente por via oral.

TRABALHO

Governo Lula deve fechar o mandato

com 15 milhões de novos postos de trabalho criados

Entre as maiores economias do mundo, só o Brasil registrou crescimento de postos de trabalho em 2009

Deputado destaca a importância do PAC

INSS vai adiantar o pagamento da primeira parcela do 13º salário para aposentados

reflexo das obras dos programas de Aceleração do Crescimento, o PAC, e do Minha Casa Minha

Vida, que inclusive beneficiaram inúmeros municípios em todo o litoral de São Paulo, desde Ilha-

Bela até o Vale do Ribeira”, des-taca o deputado federal Márcio França (PSB-SP).

Comitê Márcio França: Av. Capitão-Mor Aguiar, 657 - São Vicente - SP -

CEP 11310-201e-mail: contato@

marciofranca.com.br

Meu votoNossa voz

“O PSB é um partido sério, de cara limpa, de pessoas competentes. E Márcio França representa bem essas qualidades. O conheci-mento que ele tem de São Paulo engrandece a política. Ele é um estímulo para seguir em frente e fazer muito mais pelo nosso Estado”, Paulo Skaf , Presidente licenciado da FIESP / SESI / SENAI e candidato ao governo de São Paulo pelo PSB

Vacinação contra a poliomelite neste sábado, 14

Aposentados terão 13º antecipado

Page 4: Expresso 4040 - Edição Baixada Santista 04

Expresso 4040 14 • Agosto • 2010

4

Conquista

Licença-maternidade de seis meses é aprovada no senado

O Senado aprovou, em segundo turno, Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que amplia de quatro para seis meses o prazo da licença-maternidade. A PEC 64/07 foi aprovada por 62 votos a favor e nenhum contrário.

O projeto modifica a Cons-tituição Federal para tornar obrigatória a licença de 180 dias para empresas públicas e privadas. Na prática, será am-pliado o alcance da Lei 11.770, de 2008, que faculta à iniciativa privada a concessão da licença de seis meses. Em contraparti-da, a norma garante a dedução das despesas extras do Imposto de Renda.

Especialistas afirmam que experiências recentes mos-

tram que a mãe que passa mais tempo com o filho retorna mais produtiva ao trabalho. E acrescentam que o ciclo de seis meses de amamentação garante mais saúde ao recém-nascido e, com isso, reduz as faltas da mãe ao trabalho.

O deputado federal Márcio França (PSB-SP) acha a me-dida um avanço. “A licença-maternidade de seis meses já é realidade em diversos países. Agora, as mães brasileiras terão mais dois meses para se dedi-car à amamentação dos seus filhos”, comenta.

O texto terá ainda de ser apreciado na Câmara dos De-putados, o que deve ocorrer no próximo ano, em razão do período eleitoral.

Projeto de Emenda Constitucional em tramitação amplia o período de afastamento de 120 para 180 dias

Definidos na Lei Comple-mentar nº 123/2006, os valores que estabelecem a definição de microempresa e empresa de pequeno porte estão congela-dos há cinco anos. Esse fato acarreta prejuízos a essas ins-tituições uma vez que podem perder a chance de ingressar no Simples Nacional, que dá tratamento diferenciado e fa-vorecido às micro e pequenas empresas.

Para reparar essa falha, o deputado federal Márcio França (PSB-SP) apresentou na Câmara um Projeto de Lei (PL) que propõe reajuste nos valores da receita bruta que classificam as empresas. “Há muito tempo

não se corrige o valor do Sim-ples. E, com o passar do tempo, as empresas vão aumentando seu faturamento e perdendo o direito de estar num regime mais simplificado, com menos tributos”, explica.

Essa proposta prevê o ajuste anual. “A cada ano o limite do Simples será ampliado junto com a inflação e a correção monetária, de maneira que hoje daria um valor em torno de cerca de 20% do valor ori-ginal. Isso porque quando o governo fez a edição da lei, não colocou um valor de correção”, acrescenta.

Os valores de receita bruta que estabelecem uma entida-

de como micro ou pequena empresa serão reajustados ao final de cada ano fiscal pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). “Temos um proces-so lento de achatamento do teto para a micro e pequena empresas causando um fluxo de abandono de empresas que superam os limites estipula-dos em 2006. O tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado às microem-presas e empresas de peque-no porte se perde. Por isso a necessidade da criação de indexador para correção dessa distorção”, conclui Márcio França.

O custo da cesta básica recuou em 16, das 17 cidades pesquisadas pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) no mês de julho. Este é o terceiro mês em que a apuração mostra queda nos preços na maior parte das cidades.

O custo da cesta básica em São Paulo caiu 3,89%. Ainda assim, a cidade não perdeu a primeira posição na lista dos maiores preços. Os alimentos essenciais custam R$ 239,38. O número é cerca de 30% maior que o registrado em Aracaju, onde a cesta básica custou em julho R$ 181,04, o menor observado no País.

Alterar essa realidade é uma das propostas incluídas no Programa de Governo do PSB para o Estado de São Paulo. O candidato a Governador, Paulo Skaf, pretende articular junto ao Governo Federal pela desoneração integral de impostos sobre produtos da cesta básica, iniciando o processo pelos impostos estaduais. “A proposta do PSB para o governo foi muito debatida com a população. O preço da cesta básica foi um dos pontos que mereceu destaque. Se tirarmos o imposto dos produtos essenciais, o preço pode cair bastante. E já vamos começar tirando os impostos estaduais. Um ganho para as famílias”, comenta o deputado federal Márcio França.

O ciclo de

6 meses de amamentação

garante mais saúde ao

recém-nascido

Mais tempo com os filhos faz as mães retornarem mais produtivas ao trabalho

Valor da receita para o simples terá reajuste pela inflação

Cesta básica fica mais barata nas capitais

Em São Paulo, o custo dos produtos básicos caiu 3,89%

Page 5: Expresso 4040 - Edição Baixada Santista 04

Expresso 4040 14 • Agosto • 2010

5cidadania

cortiços do centro de Santos serão revitalizados em breve Projeto “Alegra Centro Habitação” tem o objetivo de melhorar a vida de quem mora nesse tipo de habitação

A Prefeitura de Santos está ampliando o programa “Alegra Centro” para “Alegra Centro Habitação”, com o intuito de melhorar as condições de vida da população que mora nos cortiços, atrair novas constru-ções ao local e transformar, uma área degradada pelo tem-po, em ponto turístico.

O Decreto-Lei obriga os proprietários dos casarões a apresentarem um projeto de reforma interna e externa em até dois anos, respeitan-

Segundo o deputado federal Márcio França, o Brasil possui 13,2 milhões de pessoas vivendo em cortiços. “É necessário criar políticas públicas específicas para os os moradores de cortiços. Santos faz essa aposta e

esse parece ser um bom caminho”, afirma

A princípio, 221 imóveis foramnotificados, mas esse número deve crescer nospróximos anos

do os tipos de moradia, que variam de 20m² até 60m², justamente visando uma me-lhoria na qualidade de vida dos moradores.

Em contrapartida, recebe-rão incentivos fiscais para rea-lizarem as reformas, mas caso seja descumprida a ordem, será cobrada uma multa que varia de R$ 2 a R$ 8 mil.

O projeto conta ainda com o apoio da Universidade Santa Cecília, que terá um escritório modelo de arquitetura no Mer-

cado Municipal para atender os proprietários dos imóveis.

Lideranças da Associação Cortiços do Centro acreditam que o projeto colabora para que a população dos cortiços se sin-ta inserida em todo o contexto da cidade, de forma digna.

Já a Prefeitura diz que em quatro ou cinco anos os bairros do Centro, Paquetá, Vila Nova e Vila Mathias se tornarão espaços turísticos da Cidade, transformando o que hoje é precário em boas instalações.

cubatão Sinfonia “toca” vidas através da arte musical

O projeto Cubatão Sinfo-nia foi criado para oferecer atividades culturais através da arte musical, possibilitando a inclusão social de crianças e adolescentes de 7 a 18 anos de idade residentes em áreas de vulnerabilidade social, carentes de opções de lazer e cultura, na cidade de Cubatão.

Aproximadamente 140 alunos participam dos cursos com aulas individuais e cole-tivas, sendo orquestra jovem, camerata de violões e coral. Esses jovens poderão ter no

futuro a música como opção de trabalho e renda.

O objetivo é tirar crianças e adolescentes da ociosidade, ocupando o tempo com ativi-dades de aprendizado musical. Um dos pré-requisitos é que exista regularidade de pre-sença no sistema educacional de ensino.

O Cubatão Sinfonia fun-ciona em parceria com a Administração Municipal, Associação dos Músicos da Banda Sinfônica e a iniciati-va privada.

O projeto atende cerca 140 alunos na Capela São Pedro e na escola Maria Helena Duarte Caetano, na Cota 200, em Cubatão

O deputado federal Márcio França lembra que projetos como esses são mantidos, em parte, por doações posteriormente abatidas do Imposto de Renda. “A destinação aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente é uma possibilidade legal que empresários e pessoas físicas podem adotar mas que, lamentavelmente, ainda é desconhecida pela maioria da população”.

Meu voto Nossa voz“Eu tenho plenas condições de di-zer que o Márcio França é uma pes-soa diferente, um amigo diferente, um homem público diferente. É alguém que tem um olhar sempre fraterno e atento sobre tudo que envolve a vida em sociedade e o bem coletivo. Por isso Márcio é e sempre será o meu voto e a minha voz”. Léo Santos, presidente do PSB de São Vicente

Page 6: Expresso 4040 - Edição Baixada Santista 04

Expresso 4040 14 • Agosto • 2010

6

CUBATÃO • GUARUJÁ • PRAIA_GRANDE • SANTOS

É uma publicação da campanha eleitoral do deputado federal Márcio França (PSB-SP). Equipe de redação: Mauricio Juvenal (Mtb. 23260) e Bruno Piesco. Arte e diagramação: Renato Cássio. Impressão: Gráfica Diário do Litoral - CNPJ: 04.720.567/0001-93. Eleição 2010 - Márcio Luiz França Gomes - Deputado Federal - CNPJ: 12.169.390/0001-07 Edição 8 - Baixada Santista, Litoral Sul, Litoral Norte e Vale do Ribeira - Tiragem 50 mil exemplares

MÁRCIO FRANÇA 4040

Um Político para chamar deseu

Márcio Luiz França Gomes, ou, simplesmente,Márcio França. Alguém como a gente e que dá o maior orgulho de ser da gente. A trajetória de vida e política falam por ele: um ser inquieto e transformador, que trata cada momento como uma oportunidade de crescimento

Ele nasceu em 23 de junho de 1963, sob o signo de Câncer. Filho do médico Luiz Gonzaga de Oliveira Gomes e de dona Myrthes, tem três irmãos: Cláudio, Heloísa e Flávio. Boa parte da infância alegre foi vivida no quintal da casa onde morava, que dá fundos para o Jardim Aralinda, um espaço charmoso e protegido na Rua João Ramalho, já perto da praia, em São Vicente. Subiu ao altar com a professora Lúcia, uma entusiasta de sua carreira. Da união nasceram dois filhos: Caio, hoje vereador em São Vicente, e Helena, que vai lhe dar o primeiro neto, Enzo, por esse dias. Dedicado à família, sempre que pode reúne a todos para pra-ticar, ao lado de dona Myrthes, a culinária, uma de suas diversões preferidas. Márcio é bom mesmo na cozinha e já fez almoços beneficentes para centenas de pessoas. Gosta também de manter aquários de água salgada e, de vez em quando, curte uma pescaria com os amigos.

AlgUém como A gente

twitter.com/marciofranca40

Família - Lúcia e filhos

Chef Márcio França

Vereador - 1º mandato

Deputado federal - em ação

Page 7: Expresso 4040 - Edição Baixada Santista 04

Expresso 4040 14 • Agosto • 2010

7

CUBATÃO • GUARUJÁ • PRAIA_GRANDE • SANTOS

MÁRCIO FRANÇA 4040

MÁRCIO FRANÇA

MÁRCIO FRANÇA 4040Márcio França, desde menino, reve-lava sua preocupação com o semelhante, quando costumava subir em um caixo-te e discursar contra as injustiças em relação aos mais pobres. No colégio e, depois, na Faculdade de Direito, partici-pou das atividades estudantis, chegando a ser presidente do Diretório Acadê-mico Alexandre de Gusmão. Fez pós-graduação em Direito Administrativo e Constitucional e também trabalhou como professor. No Fórum de São Vi-cente, onde atuou como Oficial de Jus-tiça, ouvia sempre as reivindicações dos colegas e se comprometeu em defendê-las quando entrasse para a política.

Márcio filiou-se ao PSB em 1988 e se mantém fiel ao mesmo partido até hoje. Foi vereador de 1988 a 1996, período em que teve grande aprendizado e contato popular. Foi em seguida eleito prefeito e ganhou prestígio nacional pela revolução administrativa e social que fez em São Vicente. O sucesso foi tanto que sua reeleição, em 2000, com 93,1% dos votos, alcançou o maior percentual do Brasil em cidades acima de 100 mil habitantes. Foi o primeiro presidente do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista, o Condesb, e também convidado para coordenar cam-panha do PSB à Presidência da República. Ao fim dos dois mandatos, foi eleito deputado federal com a segunda maior votação do PSB no Brasil.

Como homem público e deputado federal, Márcio França revelou-se uma liderança nacional. Além de apresentar projetos de grande alcance social para o País, ele atua com especial destaque em prol de todo o Litoral Paulista, obtendo conquistas e marcas que dão o maior orgulho. Veja só:

AlgUém PreocUPAdo com A gente

AlgUém qUe dá gosto de ser dA gente

AlgUém qUe rePresentA A gente

Deputado federal - em açãoPrefeito de São Vicente - 1º mandato

Prefeito de São Vicente - 2º mandato Encontro histórico - com Miguel Arraes

No Executivo - obra linha amarela

Na presidência do PSB - SP

Reeleição - Prefeito de São Vicente

Formatura em Direito

É AUTOR DA EMENDA QUE DESTINA DINHEIRO DO PRÉ-SAL PARA OS APOSENTADOS

APROVADO 4 VEZES ENTRE OS 100 DEPUTADOS MAIS INFLUENTES DO CONGRESSO

FOI O 8º MAIS BEM VOTADO NO ESTADO DE SÃO PAULO PARA A CÂMARA FEDERAL E O 20º EM TODO O PAÍS

EMENDAS DE SUA AUTORIA GARANTIRAM MILHÕES EM RECURSOS PARA IMPLANTAÇÃO DA INTERNET PÚBLICA GRÁTIS

A REELEIÇÃO PARA PREFEITO, EM 2000, ALCANÇOU 93,1% DOS VOTOS, A MAIOR DO PAÍS EM CIDADES COM MAIS DE 100 MIL HABITANTES

É PRESIDENTE ESTADUAL DO PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO E TESOUREIRO DO PSB EM NÍVEL NACIONAL

Sem o Márcio França na

Câmara Federal

Font

e: S

iafi/

STN

Em

milh

ões

de R

$

Com o Márcio Françana Câmara Federal

2006 2007 2008 20092010até maio

251,1MILHÕES

312,9

483,3

366,2MILHÕES

MILHÕES

MILHÕES

MILHÕES

507,1

com o márcio, Baixadatem recursos federais

Page 8: Expresso 4040 - Edição Baixada Santista 04

Expresso 4040 14 • Agosto • 2010

8

EncontrE o Márcio

twitter.com/marciofranca40 www.youtube.com/user/assessoriasv

orkut.com.brCOMUNIDADE

Iguape é Patrimônio Histórico, Cultural e Paisagístico do BrasilO título foi concedido recentemente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

RECONHECIMENTO

Um dos mais preservados centros históricos de São Paulo teve enfim seu reconhecimen-to. Localizado no município de Iguape, no Vale do Ribeira, os casarões coloniais da área urba-na da Cidade foram tombados como patrimô-nio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Ar-tístico Nacional (Iphan).

Dentro da política do Iphan de ampliação dos bens protegidos, a proposta enquadra-se num projeto maior, que busca um plano de va-lorização e desenvolvimento estratégico do Vale do Ribeira. Estudos vêm sendo feitos desde 2008 para que Iguape receba a

chancela de paisagem cultural, além dos processos de tomba-mento de 14 bens localizados em áreas rurais, relacionados com a imigração japonesa.

Para o deputado federal Márcio França (PSB-SP) a

i m p o r t â n c i a histórica e cul-tural de Iguape é indiscutível. "Iguape faz par-te do processo histórico de for-mação e ocupa-ção do território brasileiro, do

desenvolvimento do país. A Cidade foi local chave no início da colonização e foi erguida por ordem da Coroa Portugue-sa para abrigar a administração pública, ocupar e proteger a Região", analisa. Os casarões coloniais do centro de Iguape foram construídos na época da fundação da cidade, em 1538

O tombamento de Iguape faz parte de um plano de

valorização da Região do Vale do Ribeira

Bertioga é marco do Programa “Praia Acessível”oferecer plena acessibilidade à pessoa com deficiência.

Considerada como marco do programa, Bertioga conse-guiu reunir o poder público, a sociedade civil mais a iniciativa privada e os clubes de servir para realizar o projeto. “Isso nos mostra que com a junção de es-forços é possível fazer a mudança de comportamento se tornar realidade”, afirmou a secretária de Estado dos Direitos da Pes-soa com Deficiência, Linamara Rizzo Batistella.

Tudo começou em abril deste ano, quando a Cidade recebeu 15 cadeiras anfíbias para desen-volver o piloto do ‘Praia Acessí-

vel’. Hoje, o projeto está sendo realizado em diversos pontos do Município, com o apoio de entidades parceiras, a exemplo do Sesc, Lions e Rotary Clube.

Praia Acessível - Lançado em fevereiro na Praia Grande, Baixada Santista, o programa é iniciativa da Secretaria de Esta-do dos Direitos da Pessoa com Deficiência e vai disponibilizar cerca de 100 cadeiras de rodas anfíbias para as cidades do litoral. As cadeiras ficarão dis-poníveis em espaços públicos localizados na praia. O usuário receberá instrução sobre como utilizá-la e terá um limite de tempo de uso.

Em defesa da promoção de ações integradas para proporcionar às pessoas

com deficiência uma maior acessibilidade, o deputado federal

Márcio França (PSB-SP) apresentou na Câmara um projeto de lei que prevê concessão de

desconto no imposto de renda para a aquisição

de cão-guia aos deficientes visuais

Pessoas com todo tipo de de-ficiência de todas as idades vão poder desfrutar de um banho de sol e de mar sem as rotineiras

barreiras que inviabilizam o lazer. Bertioga, no litoral nor-te, aderiu no final de julho ao Programa Praia Acessível, para

O programa vai distribuir 100 cadeiras de rodas adaptadas para várias cidades

MEu voto nossa voz“Conheço o deputado no litoral e acompanho as ações na Câmara Federal, atendendo as minhas rei-vindicações, como líder do partido na cidade, sobretudo no Estado. É importante representante de São Paulo”. Antônio Calado de Araújo, Vice-Prefeito de Fran-cisco Morato

Page 9: Expresso 4040 - Edição Baixada Santista 04

Expresso 4040 14 • Agosto • 2010

9

Com o objetivo de con-tribuir para a formação de atletas de alto rendimento, entre outros para represen-tarem o País já na Olimpí-ada de 2016, o candidato ao Governo de São Paulo pelo PSB, Paulo Skaf, propõe que em complemento ao trabalho de base nas escolas e nas co-munidades sejam construídos

centros esportivos regionais de excelência, voltados a atender os atletas que mais se destacarem.

Ainda de acordo com a proposta, será desenvolvido em paralelo um programa de estímulo à concessão de bolsas estudos para esportistas, em cada faculdade, de modo que os estudantes possam com-

patibilizar a prática da mo-dalidade e os estudos. “Além disso, queremos modificar o Bolsa Atleta, Programa do Ministério do Esporte, dan-do oportunidade para que os atletas recebam o incentivo e ainda possam obter patroci-nadores”, afirma o deputado federal Márcio França (PSB-SP).

Santos Corinthians São Paulo Palmeiras

Copa e Olimpíada podem assegurar investimento social

Sai Dunga e entra Mano. Mas não era para ser o Felipão ou o Muricy? O quarteto “santátisco” (agora dueto, é verdade, com as saídas de André e Robinho) irá finalmente vestir a amarelinha.

Passional, o torcedor brasi-leiro é, mais por crença do que por essência, um técnico nato, de ponta, capaz de escalar e armar times para garantir o caneco ou a medalha de ouro. O que mais importa é a sexta estrela ou sol-tar o grito de é campeão!

Agora, multiplique todo esse sentimento por dez. É o que vai acontecer no Brasil em 2014, ano em que o País finalmente voltar a sediar uma Copa do Mundo, e em 2016, quando o Rio de Ja-neiro abrigará a Olimpíada. Mas será que só do esporte vive esse tipo de evento?

“Se a intenção for marcar um gol de placa, o Brasil não pode deixar passar em branco a oportunidade de potencializar investimentos sociais. O esporte, e por consequência o futebol, são importantes aliados no combate à criminalidade e às disparidades socioeconômicas”, argumenta o deputado federal Márcio França (PSB-SP).

Para ele, é importante que os diversos segmentos da socie-dade civil organizada ajam com energia, independentemente da agenda formulada pelo poder público. “Eventos como a Copa do Mundo e a Olimpíada tra-zem ganhos do ponto de vista da infraestrutura e da própria qualidade de vida. Maximizar isso no campo social é algo que compete à própria sociedade”,

destaca.Márcio França afirma que

são muitos os exemplos da Copa da África que podem ser segui-dos. “Entidades que desenvol-vem projetos sociais diversos no continente africano aproveita-ram a Copa 2010 para mostrar ao mundo esse trabalho e os resultados foram positivos. Cabe então a quem está à frente desses trabalhos mostrar os aspectos que os movem”.

Já dentro das quatro linhas, o deputado acredita que também os clubes tendem a se organizar melhor para apresentar ao mun-do toda a força que possuem. “Eles podem ganhar muito com a Copa”.

Por falar em clubes, confira o que rola com seu time do coração:

Paulo Skaf propõe a criação de centros esportivos regionaisAlém do estímulo à inclusão social, objetivo é formar atletas de alto rendimento que possam representar o País

eSPorte 40

Copa e olimpíada como vitrine para o desenvolvimento social

Depois do t ítulo da Copa do Brasil, o segundo do Santos nesta temporada, Dorival Júnior poupou críticas na estreia da Copa Sul-Ame-ricana. Para o treinador, o Santos chegou ao seu limite emocional.

“O Avaí fez uma grande partida, mereceu o resultado. O Santos sen-tiu por novamente ter jogado uma partida importante”, disse.

Segundo Dor iva l , a volta do bom f utebol acontecerá com o tempo. “Voltaremos a atuar na nor-malidade e fazer o que sabemos”, finalizou.

A luta contra a balança de Ronaldo e a má fase do atacante Souza tem feito o técnico Adilson Batista buscar, nos bastidores, um novo camisa 9.

O diretor de futebol, Mário Gobbi Filho, fez alguns contatos, a pedido do treinador. O perfil do jogador é um centroavante que fique mais preso entre os zagueiros adversários, já que os jogadores Iarley, Dentinho e Jorge Henrique não se encaixam nesse perfil.

Entre as opções, estão Guilherme, ex-Cruzeiro, e Deivid, do Fenerbahce-TUR, mas os altos valores descartam os jogadores.

Treze pontos atrás do líder Flumi-nense, o Tricolor precisa reagir rápido para se manter com chances de atingir o topo do Brasileirão. Ricardo Olivei-ra acredita que ainda há tempo de se recuperar. O atacante sabe que o time precisa reagir e acredita em crescimen-to imediato em campo. “O time vai dar uma arrancada. Infelizmente perdemos a Libertadores, mas o Brasileiro ainda está aí”, afirmou.

Arrancadas têm sido comuns no clube. No ano passado, o time rondava a zona de rebaixamento e chegou na última rodada disputando o título.

Ufa! A torcida palmeirense pode respirar aliviada.O Valdívia já se apresentou no Verdão.

O jogador chileno chegou ao salão nobre do clube dizendo que ama o Palmeiras e que quer se tor-nar ídolo. “Como eu já disse uma vez, o Palmeiras é a minha casa. O filho retornou. Espero que seja uma volta de ainda mais sucesso. Tenho um contrato por cinco anos e quero ser como o Marcos e o Ademir da Guia, os dois maiores ídolos do clube”, disse o meia mui-to emocionado.

Meu voto Nossa voz“Em muitos momentos da vida, precisamos nos posicionar claramente para reafirmar nossas convicções. Eu acredito na Educação e no Esporte como ferramentas de transformação da socieda-de. Por isso, reafirmo o meu apoio ao deputado federal Márcio França que vem honrando o seu compromisso com o Vale do Ribeira, demonstran-do, principalmente, o seu respeito com a nossa gente”, Ednilson Corona, professor de Educação Física e Árbitro Assistente da FIFA

Page 10: Expresso 4040 - Edição Baixada Santista 04

Caça-palavras

Também conhecida como biolavagem automotiva, a ecolavagem é um processo de limpeza de veículos que prati-camente elimina o uso da água, além de não liberar produtos nocivos capazes de contaminar os mananciais. Para se ter uma ideia, enquanto o processo tra-dicional utiliza pelo menos 80 litros de água por automóvel, a lavagem ecologicamente cor-reta gasta o equivalente a um copo de água, ou seja, 200ml.

O novo sistema faz uso de substâncias à base de cera de carnaúba, silicone e tensoativos, que quebram as moléculas de sujeira , possibilitando uma limpeza mais fácil, sem arranhões na lataria, e conferindo uma película protetora imper-meabilizante, que protege a pintura do veículo.

São cincos os produtos utilizados:

- Multiuso: limpa as partes internas do veículo, como es-tofados, painel e motor;

- “Aqualess”: a fórmula com teflon emulsionado limpa a lataria, oferecendo brilho e proteção;

- Limpa-rodas: o desengra-xante líquido remove graxas e gorduras carbonizadas

- Limpa-vidros: limpa e seca os vidros instantanea-mente;

- Limpa-pneus: conhecido como “pneu pretinho”, renova a cor e a textura dos pneus sem manchar rodas esportivas e calotas.

Expresso 4040 14 • Agosto • 2010

10

meio ambiente

Comprometimento - Legislação - Márcio França Projeto de Lei - PSB - Skaf - Voto

ÁriesPessoas amigas, do signo de Sagitário, estão propensas a colaborar com seus projetos e aprimorar suas idéias. Rece-berá informações úteis e promissoras. Dia feliz para a vida amorosa.

TouroExcelente intuição e êxito nos assun-tos religiosos. Êxito no exterior e ao trato com pessoas de alto nível social e de inteligência. Boa saúde, pode amar.

GêmeosSeu forte magnetismo pessoal hoje deve-rá atrair a simpatia alheia, o que lhe trará muitos benefícios. Novas e duradouras amizades, também estão previstas. Êxito no amor.

CânCerDia em que terá forte magnetismo pesso-al, o que contribuirá para o seu sucesso, junto as mais altas personalidades de nossa sociedade. O êxito financeiro será óbvio.

Leão Favorabilidade em questões de dinheiro, inventário ou herança. Bons lucros atra-vés de parentes ou propriedades agríco-las. Confie mais na pessoa amada e terá vantagens com isso.

VirGemEste é um ótimo dia, pois tudo indica que obterá êxito no trabalho. Sucesso social, profissional e amoroso, principalmente. Seja muito feliz com o contato com fa-miliares.

LibraPeríodo dos mais favoráveis para reali-zar, com muito sucesso, grandes negó-cios, empreendimentos e tudo aquilo que possa elevá-lo materialmente. Bom dia para a vida social e ao amor.

esCorpiãoDia que favorece muito a realização de alguns de seus mais legítimos desejos e empreendimentos. Procure dar crédito aqueles que se aproximarem de você com o intuito de ajudá-lo.

saGiTÁrioAs ações corretivas, discussões demora-das, demandas e toda e qualquer ques-tão que se ligue aos seus direitos, devem ser tratadas com cautela e coragem. Bom para o amor.

CapriCórnioDia importante e benéfico. Excelente para progredir materialmente. Procure condições de melhorar sua situação econômica. Romance favorecido e vida familiar beneficiada.

aquÁrioCuide de sua saúde e de sua repu-tação, evite precipitações e pesso-as de caráter duvidoso. Bom para frequentar uma igreja e se ligar mais a Deus.

peixesNão se torne insistente demais em suas pretensões, junto aos seus superiores. O dia de hoje será favorável para as rela-ções familiares e com a pessoa amada. Cuidado com acidentes.

Admirador do talento e da criatividade dos autores brasileiros de novelas, o deputado federal Márcio

França (PSB-SP) destaca que as tramas muitas vezes cumprem importante tarefa social, inclusive

combatendo preconceitos e discriminações, através da exposição de temas considerados tabus pela sociedade.

É o caso da relação entre os personagens Osmar (falecido) e Julinho, na novela Ti-Ti-Ti

O equivalente a um copo de 200ml. É que se gasta de água para lavar um veículo com a ecolavagem

NOVELAS

O deputado Márcio França apoia a iniciativa da Câmara dos Deputados de adotar a ecolavagem nos veículos que compõem a frota oficial, processo aliás testado por um mês na garagem do Legislativo Federal e aprovado. “Comemorei, inclusive, o fato de a Casa ter realizado uma campanha institucional junto aos servidores sobre as vantagens ecológicas e sociais do uso desse novo processo. Em termos de órgãos públicos, a Câmara age de forma pioneira”

Você já ouviu falar em ecolavagem de carros?

Aniversariante da semana

Dalmo Viana, Secretário Nacional da Juventude

Socialista Brasileira, completou dia 12 de agosto,

mais um ano de vida. Márcio França e o Expresso 4040

registram a data!

Bernardo recebe uma carta da Nação que Queremos, elogiando os resultados da campanha que ele fez com Cristiana. Antônio percebe o desdém de Cristiana ao falar da viagem com Flávio. Nanda insulta Antônio e Sil-via repreende a filha. Bimba agradece o apoio de Lise. Tati critica Bia por fingir que está grávida para conseguir ficar com Bernardo. Bernardo tenta convencer Bia a adiar o casamento. Letícia diz a Livramento que dona Tânia também terminou o seu na-moro e o diretor fica feliz.

Tadeu fica dividido com a insistência da mãe para que ele minta para o pai. Ricardo pensa em Viviane. Gilmar vai à casa de Velho. Viviane vai até a casa de Gilda e declara seu amor por Ricardo. Vanes-sa avisa a Jardel que vai sair e ele tentar ligar para Gilmar. Sofia e Beatriz comentam a sintonia entre Vicente e Virgínia durante o jantar. Da-niel vê Ricardo parabenizar Vitória/Viviane e fica muito incomodado. Sofia e Beatriz enchem um vidro de perfume francês com uma colônia de farmácia para dar de presente a Vitória/Viviane. Afonso diz a Jane que Gisela, mãe de sua filha Olívia, quer deixar a menina com ele para morar fora do país com o namorado.

Edgar demonstra carinho por Camila e Marcela se emociona. Desirée decide procurar a Lugar Models para iniciar sua carreira de modelo. Breno fica chocado com a aparência de Thaísa. Bruna diz a Gustavo que, em seu sonho, Osmar pedia que ela cuidasse de Julinho. Bruna se alegra ao saber que Marcela está esperando um menino. Madu estranha ao saber que os croquis de Luti eram horrí-veis e Valquíria resolve investigar. Desirée conta para a mãe que se recusou a posar de biquíni e Nicole repreende a filha. Ariclenes vai ao apartamento de Suzana para agradecer sua ajuda. Nicole, Marta, Amanda e Ângelo admiram o en-saio de Desirée na revista enquanto Stéfany procura disfarçar a inveja.

Clô orienta os carregadores sobre a sua mudança. Totó mostra para Fred o dossiê que recebeu de Bete e o vilão se desespera. Bete conta para Melina sobre a conversa que teve com Totó. Clara tenta seduzir o marido, que não lhe dá atenção.Mauro confessa para Melina que esteve com Diana e fica atônito ao saber que vai ser pai. Stela fica arrasada com a carta de Lorena e diz que não vai deixar Agnello ficar com sua filha.. Saulo descobre que Totó está no Brasil. Bete passa mal por causa da discussão entre Melina e Diana. estilista. tudo o que ela lhe deve. Jéssica fica cada vez mais irritada por não conseguir abrir a porta do apartamento de Berilo.

Page 11: Expresso 4040 - Edição Baixada Santista 04

Expresso 4040 14 • Agosto • 2010

11

ChefMárcio FrançaCarne seca desfiada com cebola

Lave e corte a carne em quatro pedaços e coloque de molho de véspera. Troque a água algumas vezes, para que não fique salgada. Cozinhe, coberta com água nova até amolecer bem (cerca de 30 minutos). Retire da água e desfie com a mão. Descasque a cebola e corte-a ao meio, no sentido do comprimento. Deite as duas meta-des sobre a tábua e corte em fatias finas. Sairão tiras e não rodelas. Numa frigideira, aqueça o azeite misturado com um pouco de óleo. Coloque a carne seca desfiada para que comece a ficar levemente tostada. Retire da frigideira e reserve. Acrescente mais azeite e óleo, se necessário, e refogue a cebola até começar a dourar. Junte o alho picado. Refogue mais um pouco. Junte a carne seca, misture bem, corrija o sal e, na hora de servir, polvilhe com salsa e cebolinha.

500g de carne seca de boa qualidade2 cebolas grandes1 dente de alho amassado e bem picado1 colher (sopa) de cebolinha cortada em rodelinhas1 colher (sopa) de salsinha picadaÓleo, azeite e sal à vontade

Ingredientes

Modo de preparo

Segundo a Sociedade Bra-sileira de Fonoaudilogia ape-nas de 5% a 10% da população brasileira de recém-nascidos fazem triagem auditiva du-rante o primeiro ano de vida e isso em razão do custo do exame, cerca R$ 70,00 na rede particular.

Mas era assim. No último dia 3 de agosto, o presidente Lula sancionou uma lei que torna obrigatória a realização do teste da orelhinha gratui-tamente em todos os hospitais e maternidades. Em todos!

Esse exame é superimpor-

tante, já que ele é capaz de detectar deficiências auditivas sutis, que não são percebidas no dia-a-dia. Aliás, os espe-cialistas recomendam que o teste seja feito nos primeiros seis meses de vida, preferen-cialmente nas primeiras 48 horas de vida.

Para o deputado federal Márcio França (PSB-SP), que sempre se posicionou favora-velmente à proposta, “é im-portante que os tantos avanços registrados pela medicina mo-derna estejam cada vez mais ao alcance de toda a população”.

O Fusca nosso de cada um

#

Todas os recém-nascidos passam, agora, a ter acesso gratuito ao teste da orelhinha nos hospitais do País

O deputado federal Márcio França (PSB) tem por hobby a

culinária e utiliza esse talentoem eventos beneficentes,

quando cozinha voluntariamente

Ele já desfilou imponente pe-las ruas das cidades e pelas telas do cinema, em cores e versões pra lá de diferentes, por vezes, exóticas. Até como veículo militar, já foi utilizado. E con-venhamos: quase todo mundo tem uma história envolvendo um fusca.

A verdade é que quem gosta de carro pra valer já se pegou muitas vezes com a atenção roubada pelo velho e valente Fusca, um “possante” que tem história.

Seu projeto teve origem no início da década de 30, portanto há mais de 70 anos, e foi desen-volvido por Ferdinand Porsche, em Stuttgart, na Alemanha.

De suspensão resistente,

garantida por barras de torção, consolidava a proposta de um carro econômico, forte, barato e popular. Aliás, seu nome já suge-re isso: volkswagen em alemão significa “carro do povo”.

O Fusca ficou pronto para testes em 1935, o que rolou até 1937, quando algumas poucas unidades foram produzidas. Somente em 1938 foi aprovada a construção de uma fábrica para produção em série do carrinho, o que não chegou a acontecer. Com o início da Segunda Guerra Mundial, em 1939, a nova fábri-ca estreou produzindo veículos militares.

Em 1945 a produção é reto-mada e, em 1946, já havia mais de 10 mil Fuscas em circulação.

Três anos mais tarde, o modelo ganha o mercado dos Estados Unidos e em 1959 começa a ser fabricado no Brasil.

Sucesso absoluto de vendas, em 1986 sua carreira chega ao fim em terras brasileiras e ele deixa de ser produzido. Não é bem assim: quando ninguém mais esperava, o Fusca ressus-cita, e volta a ser fabricado em 1993, graças a um pedido do então presidente da República, Itamar Franco. Êxito de novo, com cerca de 40 mil unidades comercializadas.

Em 1996, agora pra valer, o modelo dá adeus ao mercado brasileiro, mas não às ruas, já que volta e meia é possível se deparar com um “fuca-bala” por aí.

O deputado federal Márcio França, ao centro, e o Fusca da família. “É inegável a contribuição da indústria automobilística ao desenvolvimento do País e o Fusca tem muito a ver com essa história”.

www.youtube.com/user/assessoriasv

Agora é lei: teste da orelhinha de graça e para todos nos hospitaisPresidente Lula sancionou a lei que obriga hospitais a disponibilizar o exame gratuitamente aos recém-nascidos

beM-estAr

twitter.com/marciofranca40

Comitê Márcio França: Av. Capitão-Mor Aguiar, 657 - São Vicente - SP -

CEP 11310-201e-mail: contato@

marciofranca.com.br

Page 12: Expresso 4040 - Edição Baixada Santista 04

A cafeína, composto químico presente no café, é apresentada por vários especialistas como prejudicial à saúde. A ingestão excessiva pode provocar, em algumas pessoas, efeitos negativos como irritabilidade, ansiedade, agitação, dor de cabeça e insônia.

Existe no mercado o café descafeinado. Muito consumido no exterior, a versão sem cafeína não tem muitos adeptos por aqui. Isso porque o processo químico utilizado para tirar a substância faz o café perder o sabor.

Mas para os sensíveis à cafeína, uma novidade. Pesquisadores brasileiros descobriram um grão que é naturalmente sem cafeína. O estudo desenvolvido pela Unicamp mostra uma vantagem: a bebida produzida mantém o sabor original do café e não traz os incon-venientes da cafeína. E em breve poderá ser produzido em larga escala. Uma ótima notícia também para os cafeicultores, já que o café descafeinado representa 10% do café comercializado no mundo.

“Isso mostra a qualidade e a força da pesquisa científica no País e, por isso mesmo, tenho sempre feito gestões junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia no sentido de privilegiar, nos investimentos, as atividades de pesquisa”, diz Márcio França.

Expresso 4040 14 • Agosto • 2010

12

Vai um cafezinho aí? Presença constante na mesa

do brasileiro, o café também é recorde em exportações no País

O aroma é inconfundível e o sa-bor não se compara ao de nenhuma outra bebida. Sem dúvida, o café é a bebida preferida do brasileiro. Afinal, qual brasileiro dispensa um cafezinho? Segundo dados da As-sociação Brasileira da Indústria do Café (Abic), entidade que repre-senta as indústrias do setor, o Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo. Perde apenas para os Estados Unidos. Só em São Paulo, são mais de 24 milhões de xícaras por dia.

Além do crescente consumo interno, as expectativas de expor-tações também são animadoras. Segundo dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), as vendas externas do café verde do Brasil deverão cres-cer este ano em comparação ao

anterior. Em 2009, as exportações de café atingiram 27,33 milhões de sacas de 60 kg. A previsão para 2010 é que as exportações cheguem a 30 milhões de sacas.

“Parte desse crescimento se deve à ampliação e à moderni-zação das instalações portuárias, alavancadas com a criação da Secretaria Especial dos Portos (SEP), um dos momentos mais ricos de toda a história portuá-ria do País”, analisa o deputado federal Márcio França, um dos articuladores da iniciativa.

Novo modelo de gestão por-tuária, a SEP surge como reflexo da prioridade atribuída pelo Governo Federal ao setor, que movimenta anualmente 700 milhões de toneladas das mais diversificadas mercadorias e

responde por aproximadamente 90% do comércio exterior brasileiro. “A criação do órgão tem, entre os seus objetivos, colocar os ter-minais portuários brasi-leiros no mesmo patamar de competitividade dos mais eficientes do mundo”, fala.

“Uma estrutura física e logística bem-sucedida am-plia a expectativa de novos mercados internacionais e a possibilidade de no-vos negócios, fazendo com que a produção do café brasileiro tenha cada vez mais demanda no exter ior” , resume o par-lamentar.

Naturalmente sem cafeína