revista acic notícias junho/julho 2015

36
HENRIQUE LUIS BASSO página 10 página 14 página 08 página 06 Negócios ADVB/SC Evento na ACIC discute novas técnicas e ferramentas para incrementar vendas Palestra gratuita de Eduardo Valim, um dos criadores do energético Waker Incentivo Entrevista JOVEM EMPREENDEDOR O HOSPITAL MAICÉ DE CAÇADOR ESTÁ EM OBRAS. O PRÉDIO INAUGURADO EM 1979 ESTÁ SENDO REESTRUTURADO, COM REFORMAS E MUDANÇAS EM DIVERSOS SETORES. NOTÍCIAS Ano VII . Edição 39 . Junho/Julho 2015

Upload: angela-cardoso

Post on 23-Jul-2016

229 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Acompanhe a versão online da revista ACIC Notícias da Associação Empresarial de Caçador-SC.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista ACIC Notícias junho/julho 2015

HENRIQUE LUIS BASSO

página 10

página 14

página 08

página 06

NegóciosADVB/SCEvento na ACIC discute novas técnicas e ferramentas para incrementar vendas

Palestra gratuita de Eduardo Valim, um dos criadores do energético Waker

Incentivo

Entrevista

JOVEM EMPREENDEDOR

O HOSPITAL MAICÉ DE CAÇADOR ESTÁ EM OBRAS. O PRÉDIO

INAUGURADO EM 1979 ESTÁ SENDO REESTRUTURADO, COM REFORMAS E MUDANÇAS EM DIVERSOS SETORES.

NOTÍCIASAno VII . Edição 39 . Junho/Julho 2015

Page 2: Revista ACIC Notícias junho/julho 2015
Page 3: Revista ACIC Notícias junho/julho 2015

PALAVRA DO PRESIDENTE

Fazendo a nossa parte.

NOTÍCIAS

Assoc. Brasileira de Odontologia RegionalBreitkoff Caminhões Ltda

Comercial PeronCalhas Caçador

Supermercado UniãoTransportes Scomapi LTDA

Roma Tour

NOVOS ASSOCIADOS DA ACIC

Enquanto assistimos desdobramentos do cenário político e econômico do Brasil, esperando por posicionamentos assertivos que conduzam o Brasil para caminhos de retomada do desenvolvimento, fortalecemos nosso com-promisso em não parar.A ACIC, FACISC e demais entidades empresariais sentem as repercussões do momento econômico do Brasil, sendo suporte e representação da classe empresarial, atentos sempre a necessidade de fortalecer a iniciativa privada, e unir forças para encontrar oportunidades em meio a momentos de ame-aças. Uma das formas de fazer isso é não parar. É prosseguir fazendo nossa parte, investindo em capacitação das pessoas, discussão e repercussão de temas pertinentes ao ambiente empresarial, de estar próximo de nossos só-cios, sensíveis às demandas da cidade e da região. Assim, a ACIC em parceria com o Conselho do Maicé também tem sido incansáveis na mobilização e envolvimento de pessoas e entidades no projeto de revitalização do Hospi-tal. Iniciado em 2013 com a sensibilização para novas práticas de gestão, já obtivemos avanços e vitórias, e as maiores delas sem dúvida dizem respeito à capacidade de angariar parceiros e recursos em prol desta causa, e especial-mente mover a comunidade no reconhecimento de sua participação neste belo projeto. Agradecemos a todos aqueles que têm aceito nosso convite de unir forças, onde esperamos por melhores condições do ambiente que nos cerca, mas dia a dia, temos criado oportunidades a partir da energia e par-ticipação de tantos. A mesma capacidade associativa demostrada ao longo da história da ACIC e que se mostra cada dia mais viva em todas as rotinas, soluções e proposições da entidade, serviu de agregadora das pessoas em torno do projeto do Hospital Maicé. Assim, a história continua sendo escrita enquanto tantos entraves políticos e econômicos ainda insistem em dificul-tar nosso desenvolvimento, pois a história é feita por pessoas, sentimentos e ações que transcendem a espera por soluções externas, e são materializadas cada vez que acreditamos e fazemos nossa parte por uma cidade, empresas e resultados melhores. Nosso compromisso segue o mesmo: representar o desenvolvimento e estar junto de grandes projetos.

Henrique Luis Basso

Missão da ACIC“Representar e desenvolver empreendedores e empresas de Caçador e região, oferecendo soluções inovadoras e manifestando a força do associativismo, da inovação e do conhecimento em todas as nossas ações”.

Visão da ACIC“Consolidar-se como entidade com gestão moderna e eficiente, fortalecendo a representação institucional e a oferta de soluções e serviços capazes de atrair e fidelizar associados”.

DIAGRAMAÇÃODose Edição Gráfica LTDA

14.150.229/0001-17

TIRAGEM500 exemplares

REDAÇÃOAngela Cardoso

Jornalista ResponsávelSC2863JP

DIRETORIAPresidente

Henrique Luís Basso

Vice presidente IndustrialLeonir Antonio Tesser

Vice Presidente ComercialCarlos Alberto Luhrs

1º SecretárioIlton Paschoal Rotta

2º Secretário Leandro Seleme

1º Diretor FinanceiroJosé Carlos Tombini

2º DiretorMoacir José Salamoni

Diretora de Relações PúblicasCarla Maria Busato Adami

CONSELHO FISCALJosé Adami NetoEduardo Seleme

João Carlos Machiavelli

SUPLENTESMarcelo Mafessoni Tedesco

Jovelci Domingos GomesAuri Marcel Baú

FALE CONOSCO(49) 3563-1116

Av. Barão do Rio Branco, 3271º Andar - Centro

[email protected]

Page 4: Revista ACIC Notícias junho/julho 2015

anúnciovisual com.

0610

14

18

23

30

08

12

SEMANA DO JOVEM EMPREENDEDOR EM CAÇADOR

ADVB/SC

OBRAS PARA SALVAR VIDAS

DIRETORIA DA ACIC VISITA EMPRESA GUARARAPES

SER EMPREENDEDOR E FAZER A DIFERENÇA

NÚCLEOS

ACIC EM AÇÃO

GERAL

Evento na ACIC discute novas técnicas e ferramentas para incrementar vendas.

Primeira etapa das obras no Hospital Maicé contempla a construção de mais um pavimento, 10 novos leitos de UTI e a implantação da unidade de hemodinâmica.

Palestra de Eduardo Valim, criador do energético Waker.

Entrevista com Henrique Luis Basso.

ACIC JovemBares Restaurantes e HotéisNúcleo Imobiliário lança selo.

ACIC recebe equipe do SEAD 2015.

Nova Lei dos Motoristas é tema de palestra.

NOTÍCIAS Ano VII . Edição 39 . Junho/Julho 2015

Comunicação

Page 5: Revista ACIC Notícias junho/julho 2015

BLOCO K E SPED FISCAL

ENTENDA A RELAÇÃO

Av. Senador Salgado Filho, 180 Caçador-SC Centro 89500-000Fone: (49) 3567-5421 www.atuall.com.br [email protected]

Artigo

A partir de janeiro de 2016, o envio

dos livros de Registro de Controle

da Produção e do Estoque das

indústrias e atacadistas deverão

fazer parte do Sped Fiscal, o tão

comentado Bloco K. Com isso, o

governo aumenta a fiscalização

e o controle sobre o processo

de produção das empresas,

reduzindo as adulterações em

notas ficais e estoque. É um passo

desafiador para o empresariado

e para a equipe contábil, já que

todos os produtos utilizados

na fabricação deverão ser

informados, bem como as perdas

no processo produtivo. Continue

lendo este artigo e entenda mais

sobre a relação entre o Bloco K

e Sped Fiscal.

O que muda A fiscalização será muito mais severa, já

que o Fisco terá acesso ao processo produ-tivo completo das empresas, podendo cru-zar os dados e facilmente achar inconsis-

tências que configurem sonegação fiscal. O ideal era que as empresas já tivessem o livro físico de controle de produção e es-toque, mas, como quase nunca era exigi-do, muitos deixaram de lado e agora serão obrigados a fazê-lo.

Quais dados deverão ser informados

Todas as empresas industriais e ataca-distas, com exceção daquelas enquadradas no Simples Nacional, deverão preencher o Bloco K. Quando já se tem um software de gestão financeira, contábil e produtiva, conseguir as informações necessárias é uma tarefa menos dolorosa.

Aqui estão os dados que serãorelacionados no Bloco K e Sped Fiscal: • Ficatécnicadosprodutos;

• Perdasdoprocessodeprodução;

• Ordemdeprodução;

• Insumosutilizados;

• Produtosfinalizados (inclusive os terceirizados).

Principais desafios Certamente, o levantamento dos dados e

a sua consistência são um desafio para ges-

tores financeiros, produtivos e contábeis. Além disso, o novo sistema não prevê as particularidades de cada cadeia produti-va, já que cada empresa é responsável por montar a estrutura que melhor atende a si mesma de acordo com seus recursos.

O Sped Fiscal parte do princípio da igualdade no envio das informações, mas também na forma como essas informações são geradas, ou seja, é como se o sistema de produção de uma empresa que fabrica lâmpadas fosse o mesmo de uma que fabri-ca biscoitos.

Como se preparar A principal questão é a conscientização

do empresariado para esse novo sistema, visando a adequação, reestruturação de processos e até mesmo da equipe. É um ótimo momento para reavaliar sistemas e métodos e, quem sabe, até conseguir se reinventar no mesmo cenário.

Os contadores devem estimular os in-dustriais e comerciários nessa mudança, começando já a fazer um levantamento da situação da sua cadeia produtiva e es-timulando a utilização da tecnologia para controle de estoque e produção. Os conta-bilistas devem ser uma importante fonte de apoio, conduzindo o processo e dando os inputs necessários à fluidez das infor-mações.

Não é o momento de se desesperar, mas, sim, de se preparar. É uma revolução que não tem volta e que envolve a digitalização e a unificação de grande parte das obri-gações das empresas brasileiras. Do Sped Fiscal, Bloco K, passando pelo eSocial, são todas as transformações que colocam o Brasil no caminho da modernidade, mas também deixam as empresas cada vez mais sujeitas a penalidades, exigindo um esforço de todos na conformidade de todos os trâmites legais.

Page 6: Revista ACIC Notícias junho/julho 2015

ACIC NOTÍCIAS − JUNHO/JULHO 20156

Empresários, líderes de equipes, profissionais da área de vendas e es-tudantes participaram dia 09 de ju-lho do Encontro de Ideias na ACIC, promovido pela Associação dos Di-rigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC). O even-to foi aberto oficialmente pelo pre-sidente da ACIC, Henrique Basso e pelo vice-presidente regional da ADVB/SC, Guilherme Grando. Percebernovoscenárioseanteci-

par soluções para estar sempre um passo à frente das turbulências do mercado. Esse foi o caminho apon-tado pelo presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marke-ting de Santa Catarina (ADVB/SC), o administrador Octávio Lebarben-chon Neto, para superar crises e instabilidades. “Devemos comparti-lhar alternativas positivas. Momen-to de crise deve ser um fator impul-sionador de novas ideias e novos projetos. Chamo isso de inteligên-

Negócios ADVB/SC

ADVB/SCEVENTO NA ACIC DISCUTE NOVAS TÉCNICAS E FERRAMENTAS PARA

INCREMENTAR VENDAS

cia de mercado”, explica Lebarben-chon, que junto de Adonai Zanoni, coach empresarial e diretor de Ca-pacitação da ADVB/SC, comandou Encontro de Ideias em Caçador.

Segundo Lebarbenchon, quem

‘corre à frente’, tem maior visibili-dade do mercado, podendo encon-trar saídas que outros ainda não perceberam.“Porisso,ocaminhoébuscar inovação, criar, pensar, refle-tir e agir nas alternativas inteligen-tes que possam dar consistência ao negócio”, completou Zanoni.

Ao final do evento, foram sortea-

dos dois livros comemorativos dos 30 anos da ADVB em Santa Cata-rina. São mais de 200 páginas com toda a história da ADVB/SC, in-cluindo galeria de imagens antigas, documentos, índice de ex-dirigen-tes e de personalidades premiadas pela instituição.

O vice-presidente da ADVB/SC em Caçador, Guilherme Grando e o presidente da ACIC, Henrique Bas-so coordenaram o painel de debates com os dois profissionais da área de gestão.

A ADVB/SC promove cursos, conferências e seminários, pres-tando assim, suporte técnico para o desenvolvimento dos dirigentes e das empresas, nas diversas áreas do mercado. Realiza também con-cursos e promoções para incentivar, dignificar e premiar os desempe-nhos mercadológicos das empresas catarinenses e dos dirigentes de Marketing e Vendas.

“DEVEMOS COMPARTILHAR ALTERNATIVAS POSITIVAS.

MOMENTO DE CRISE DEVE SER UM FATOR

IMPULSIONADOR DE NOVAS IDEIAS E NOVOS PROJETOS.

Octávio Lebarbenchon Neto

Page 7: Revista ACIC Notícias junho/julho 2015

7ACIC NOTÍCIAS − JUNHO/JULHO 2015

Octávio Lebarbenchon Neto, Henrique Basso, Adonai Zanoni, Selvino Caramori, Guilherme Grando e Douglas Gomes

Palestra de Adonai Zanoni, Diretor de capacitação da ADVB/SC

Palestra de Octávio Lebarbenchon Neto Presidente da ADVB/SC

Guilherme Grando na abertura do evento

Page 8: Revista ACIC Notícias junho/julho 2015

ACIC NOTÍCIAS − JUNHO/JULHO 20158

OBRAS PARA SALVAR VIDAS

PRIMEIRA ETAPA DAS OBRAS NO HOSPITAL MAICÉ CONTEMPLA A CONSTRUÇÃO DE MAIS UM PAVIMENTO, 10 NOVOS LEITOS DE UTI E A

IMPLANTAÇÃO DA UNIDADE DE HEMODINÂMICA

Saúde HOSPITAL MAICÉ

O Hospital Maicé de Caçador está em obras. O prédio inaugura-do em 1979 está sendo reestrutura-do, com reformas e mudanças em diversos setores. Nesta primeira etapa, está sendo construído mais um pavimento para a adequação de novos serviços, estrutura para 10 novos leitos de UTI e a implan-tação da Hemodinâmica (especiali-dade voltada para o tratamento de pessoas com problemas cardíacos, vasculares e neurológicos). A pre-visão é ter, após seis meses, a con-clusão da primeira etapa das obras.

O presidente do Conselho Con-sultivo, Leonir Tesser, salienta que o Hospital Maicé está envolvido nesta grande ação de reformas e melhorias, pela primeira vez em 36 anos de existência. “E todas es-tas obras estão acontecendo com o

hospital funcionando. As pessoas precisam conhecer este trabalho que está sendo realizado e enten-der que as obras são necessárias para salvar vidas”, afirma.

A engenheira civil Jane Correa Darela, especialista em obras hos-

pitalares, destaca que todas as ações dentro do Maicé estão sen-do conduzidas e monitoradas com um cuidado especial para evitar, ao máximo, transtornos aos pa-cientes, equipe de atendimento e

comunidade. “Estamos atentos a qualquer imprevisto, sempre bus-cando solucionar o mais breve pos-sível”, reforça Jane, que está em tempo integral acompanhando as obras no hospital.

De acordo com o mais recente relatório das obras, a UTI está com 95% dos serviços de demolição concluídos. O sistema de ar condi-cionado está com a rede de dutos 90% concluída. A rede de gases medicinais inicia os serviços na próxima semana. As instalações hi-dro sanitárias estão na fase de 80% da conclusão. A rede de esgoto está em fase de conclusão. A rede de água fria já está em fase de testes e a rede de água quente está em fase de execução. A cobertura está na fase de colocação das estruturas, para receber as telhas.

“ESTAMOS ATENTOS A QUALQUER IMPREVISTO,

SEMPRE BUSCANDO SOLUCIONAR O MAIS BREVE

POSSÍVEL”

Jane Correa Darela

Page 9: Revista ACIC Notícias junho/julho 2015

9ACIC NOTÍCIAS − JUNHO/JULHO 2015

As obras que estão acontecendo hoje no Hospital eram um sonho distante até bem pouco tempo atrás. A estrutura precária, falta de espaço, condições de atendi-mento limitadas, aliado à constan-te falta de recursos, assombrava o hospital em Caçador, assim como em diversos outros hospitais Bra-sil afora. Mas a comunidade uniu esforços e através do Conselho Consultivo está mudando esta re-alidade.

As obras no Maicé serão rea-lizadas em várias etapas. “É um

empreendimento de grandes pro-porções, que tem contado com o apoioecolaboraçãodoPoderPú-blico, iniciativa privada, entida-des e de muitas pessoas da comu-nidade. Estamos trabalhando com ações, campanhas e recebendo a ajuda de várias formas. São doa-ções em dinheiro, mas também em serviços, em equipamentos ou em gestos que emocionam. Tenho certeza que todo este esforço vai valer a pena”, reforça Henrique Basso, presidente da Associação Empresarial de Caçador (ACIC).

União de esforços

A previsão é ter, após seis meses, a conclusão da primeira etapa das obras

Todas as ações dentro do Maicé estão sendo conduzidas e monitoradas com um cuidado especial para evitar, ao máximo, transtornos

Page 10: Revista ACIC Notícias junho/julho 2015

ACIC NOTÍCIAS − JUNHO/JULHO 201510

SEMANA DO JOVEM

EMPREENDEDOR EM CAÇADOR

O evento, realizado no Teatro da UNIARP foi promovido pelo Con-selho Estadual do Jovem Empreen-dedor de Santa Catarina (CEJESC), por meio do Núcleo de Jovens Em-preendedores da Associação Em-presarial de Caçador (ACIC), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, da Secretaria de Edu-cação, da Secretaria de Comunica-ção e Sebrae/SC.Participaram da solenidade de

abertura o presidente da Asso-ciação Empresarial de Caçador, Henrique Luís Basso, vice Presi-dente Regional do CEJESC, Mar-cos Bellincanta e Coordenador do Núcleo de Jovens Empresários de Caçador, Douglas Vitto Gomes.

A semana estadual de incentivo ao jovem empreendedor foi aberta em Caçador dia 09 de junho com palestra gratuita de Eduardo Valim, um dos criadores do energético Waker, um produto natural à base do mate. O produto possui uma das maiores taxas de crescimento no ramo de bebidas energéticas nos últimos dois anos.

Incentivo JOVEM EMPREENDEDOR

Eduardo Valin falou sobre teorias e práticas utilizadas na estratégia da Waker

Page 11: Revista ACIC Notícias junho/julho 2015

11ACIC NOTÍCIAS − JUNHO/JULHO 2015

Também marcaram presen-ça no evento o vice-presidente regional da FACISC e vice-pre-sidentedaUNIARP,AuriBaú,jovens empreendedores de Ca-çador, Fraiburgo e outras cida-des da região, acadêmicos da UNIARP, professores e comu-nidade.

Na sua palestra, Eduardo Va-lim abordou as teorias e práti-cas utilizadas na estratégia da Waker: Criação da ideia ino-vadora; Planejamento estraté-gico; Tornando a ideia viável;Marketing; Precificação; Ges-tão das Vendas.

A Semana do Jovem Empre-endedor Catarinense foi uma realização do Conselho Esta-dual do Jovem Empreendedor

(CEJESC), com organização dos núcleos de jovens empre-endedores dos municípios ca-tarinenses.

Apoio: Governo do Estado de Santa Catarina; Secretariade Educação; Secretaria deDesenvolvimento Sustentável e Secretaria de Estado de Co-municação.

A semana é resultado da pro-mulgação da Lei n° 15.833, de 05.06.2012, de iniciativa do De-putado Estadual Carlos Chio-dini, que instituiu a Semana de Incentivo ao Jovem Empreen-dedor no Estado, comemorada anualmente na segunda sema-na do mês de junho.

Jovens empresários de Caçador e região com o palestrante Eduardo Valin e com o presidente regional da Facisc Auri Baú

Douglas Vitto Gomes, coordenador do

Núcleo de Jovens Empresários de Caçador

Page 12: Revista ACIC Notícias junho/julho 2015

Visita GUARARAPES

ACIC NOTÍCIAS − JUNHO/JULHO 201512

A empresa Guararapes de Ca-çador recebeu dia 12 de junho a visita da Diretoria da Associação Empresarial de Caçador (ACIC), composta pelo presidente da en-tidade Henrique Luís Basso, e membros da diretoria, os empresá-rios Leonir Tesser, Carlos Alberto Luhrs e Leandro Seleme. A comi-tiva foi recepcionada pelo diretor industrial da Guararapes PainéisDiorgenes Bertolin.

Após 20 anos de experiência no mercado internacional exportando seus painéis compensados, a Gua-rarapes passou a atender à cres-

cente demanda do mercado inter-no, diversificando seus produtos e inaugurando uma nova fábrica de MDF em Caçador.

A busca pela melhoria da quali-dade e da produtividade de seus produtos impulsiona a constante modernização do parque industrial com investimentos em tecnologia e qualificação de todos os colabo-radores. A partir do investimento realizado na linha de MDF, a capa-cidade de produção passa a ser de 550.000 m³ por ano. Atualmente, a Guararapes possui 1.800 colabora-dores e exporta seus produtos cer-

DIRETORIA DA ACIC

VISITA EMPRESA GUARARAPES

Visita foi realizada dia 12 de junho

Page 13: Revista ACIC Notícias junho/julho 2015

13ACIC NOTÍCIAS − JUNHO/JULHO 2015

tificados com o selo FSC® - Forest Stewardship Council®(Conselho de Manejo Florestal), para mais de 50 países, com garantia de qualidade para atender aos mais exigentes mercados.

Desde seu início, com 50 fun-cionários, até hoje, com 1.800 empregos diretos e mais de 4.500 empregos indiretos, a Guararapes mantém uma relação de respeito e credibilidade com seus colabora-dores, fornecedores e clientes. Comitiva foi recepcionada pelo diretor industrial da Guararapes Painéis Diorgenes Bertolin

A partir do investimento realizado na linha de MDF, a capacidade de produção passa a ser de 550.000 m³ por ano

Page 14: Revista ACIC Notícias junho/julho 2015

ACIC NOTÍCIAS − JUNHO/JULHO 201514

Entrevista HENRIQUE LUIS BASSO

SER EMPREENDEDOR E FAZER A DIFERENÇA

No segundo mandato como presidente da Associação Empresarial de Caçador (ACIC), trabalha para ampliar o quadro de associa-dos, sempre procurando oferecer vantagens e serviços que fazem a diferença. Também está engajado em causas para melhorar a qualidade de vida da população de Caçador e região.

Formado e pós-graduado em Administra-ção de Empresas, com MBA em Gestão Em-presarial pela Fundação Getúlio Vargas, Téc-nico em Celulose e Papel. Henrique possuiainda diversos cursos de especialização em TransporteeLogística,emCeluloseePapele Administração. Trabalhou 30 anos no Gru-po Tedesco, iniciando no setor administrati-vo, depois na produção até chegar à direção da empresa. Foi professor no Colégio Aurora e naUniversidadeAltoVale doRio do Pei-xe (UNIARP). Fundou a empresa TRANS-

POWER na área de transportes de cargasfechadas, sendo sócio- administrador. Foi Vice-Presidente do Kart Clube de Caçador,Presidente do Lions Clube Universidade. ÉVice-PresidentedoClubedeCampoRanchoFundo e membro do Conselho Consultivo do Hospital Maicé.

Henrique fez e tem feito muito pela ACIC e pela cidade de Caçador. Sempre contando com apoio da diretoria formada pelos empre-sários: Leonir Tesser, Carlos Alberto Luhrs, Ilton Paschoal Rotta, Leandro Seleme, JoséCarlos Tombini, Moacir José Salamoni, Carla Busato Adami, José Adami Neto, Eduardo Se-leme, João Carlos Machiavelli, Marcelo Ma-fessoni Tedesco, Jovelci Gomes e Auri Baú.

Nesta entrevista, Henrique fala sobre o tra-balho da ACIC, as causas abraçadas, os desa-fios vencidos, os que ainda devem ser supera-dos e muito mais.

O empreendedor possui características comuns como dedicação, competência e amor ao trabalho que somadas à determinação e perseverança completam um cenário para o sucesso. O empresário Henrique Luís Basso possui estas características e algo mais.

Page 15: Revista ACIC Notícias junho/julho 2015

15ACIC NOTÍCIAS − JUNHO/JULHO 2015

Desde que assumiu a ACIC, quais foram as principais bandei-ras defendidas em sua gestão? O que deu certo e o que ficou pen-dente?Henrique ›› Quando assumimos, procuramos dar continuidade ao trabalho que vinha sendo realiza-do pela ACIC, junto à sociedade e com seus associados. A Associação tem uma história fantástica e que-ro ajudar a entidade a permanecer neste ritmo de crescimento, como também implantar algumas meto-dologias e cumprir algumas aspi-rações. Em primeiro lugar, tentar agregar mais associados e isso tem sido feito, ao longo dos últimos dois anos e prossegue até agora. Com mais associados, a entidade tende a ficar mais forte na sua representa-tividade e oferece-los mais serviços. Tenho que destacar alguns destes serviços: como o Cartão Útil Card, Cartão Útil Alimentação, parceria junto ao SEBRAE e à JUCESC. Es-tamos sempre informando estes e outros benefícios além de oferecer palestras, cursos e eventos aos asso-ciados. É um trabalho intenso e que continua sendo feito, tudo para re-forçar o associativismo.

Além disso, dentro da ACIC, bus-camos melhorar bastante a questão da estrutura física. Foi executado o projeto do novo hall de entrada, carinhosamente chamada de “Ga-leria”. Melhoramos também o am-biente interno da Associação, para oferecer comodidade aos colabo-radores e visitantes. Estamos rea-lizando um trabalho diferenciado junto à FACISC com a participação da Eliane Lopes, Consultora Regio-nal Meio Oeste, onde a entidade está hoje muito mais presente e integrada e conta com o apoio do vice-presidente regional, Auri Baú. Procuramostambémmanteruma

relação de parceria na área de co-municação junto com nossos asso-ciados e a imprensa, através de um trabalho diferenciado na divulgação

Henrique Luiz Basso Presidente da ACIC Caçador

Page 16: Revista ACIC Notícias junho/julho 2015

ACIC NOTÍCIAS − JUNHO/JULHO 201516

Entrevista HENRIQUE LUIS BASSO

da ACIC. Temos a nossa Revista, que se renova a cada publicação, criamos um relatório semanal de nossas ati-vidades, divulgamos nas redes so-ciais e vamos melhorar nosso site, tudo para aumentar a transparência do trabalho da Associação. Hoje, te-mos uma assessoria de imprensa nos acompanhando, para registrar e di-vulgar as ações da ACIC.

Também reforçamos nossas parce-rias com todas as entidades de nossa sociedade, CDL, AMPE, OAB, Clu-besdeServiçoseoPoderPúblico.

Enfim, acredito que estamos tra-balhando para uma ACIC mais atu-ante e cada vez mais próxima dos associados.

A ACIC tem um imenso en-volvimento em praticamente to-das as questões do município, seja segurança, educação, estrutura e principalmente saúde. O que moti-va a entidade a se engajar nestas questões?Henrique ›› A ACIC é uma entida-de de grande força e representativi-dade junto à comunidade de Caça-dor e não poderia ser diferente. Em Caçador, abraçamos a necessidade de fazer com que o Aeroporto Carlos Alberto da Costa Neves volte a ope-rar com linhas aéreas comerciais. Em relação a essa questão, temos ajudado a Prefeitura e vários asso-ciados também têm colaborado, não apenas com ideias, mas também fi-nanceiramente. Quando começamos não havia mais nem o balizamento noturno, as licenças para operar o Aeroporto estavam todas vencidas, mas agora, isso foi retomado. O ba-lizamento está funcionando e outras melhorias estão acontecendo.

Outra atuação forte da Associação é junto ao Hospital Maicé de Caça-dor. Logo quando assumimos, na primeiravisitaaoPrefeito,eleexter-nou a situação do Hospital: se nada fosse feito, o Hospital iria fechar. Ca-çador e toda a região ficariam sem

atendimento. Então, a ACIC abraçou mais esta causa: junto com a Direção do Hospital formamos o Conselho Consultivo com outras 12 entidades e lutamos todos os dias para ajudar o Maicé. Quero também dar os para-béns ao belíssimo trabalho e dedica-çãodoPresidentedoConselhoCon-sultivo do Hospital, Leonir Tesser.

Só temos a agradecer. Já são dois anos de trabalho e muita coisa já aconteceu, a sociedade é testemunha disso.Primeirofoirealizadoumtra-balho para identificar os problemas. Hoje, as ações estão acontecendo, o hospital está em obras, com ajuda da comunidade. Eu, junto com o Leonir meu vice aqui na ACIC, dedicamos muito tempo de nosso dia-a-dia para que o projeto seja concluído. Esta-mos numa fase interessante: o início da primeira etapa das obras, com o quinto andar do hospital, construin-do mais 20 leitos de UTI, além de diversas novas alas como a Hemo-dinâmica e Cardiovascular, nova su-bestação, tratamento de efluentes, e nova Urgência e Emergência. Além dos credenciamentos em Alta Com-plexidade, Rede Cegonha.

Enfim, o hospital será totalmente reformulado para ser transformado em um dos melhores hospitais do Estado.

A ACIC e o Conselho Consultivo do Hospital, atuam fortemente na busca de recursos junto ao PoderPúblico,à sociedade,empresáriosepessoas de bem, que entendem que o hospital é uma necessidade para toda a comunidade. Estamos con-seguindo mobilizar todo o estado. Temos muito que agradecer aos que

acreditam e depositam um voto de confiança no trabalho do Conselho. A cada etapa vencida, ficamos mais fortes, pois tudo é possível! Muito já foi feito, mas o desafio ainda é gran-de;temosumimensotrabalhopelafrente, mas com a certeza que vamos chegar lá. Haverá o momento da co-memoração, mas agora é hora de trabalho com garra, determinação e perseverança. Tudo que foi con-quistado é resultado de um trabalho árduo, com ajuda de muitas pessoas.

Nos últimos anos o muni-cípio registrou um aumento de in-vestimentos de empresas em seu parque industrial. Na sua ótica, o que isso representa para a cidade e para a classe empresarial?Henrique ›› Eu vejo que Caçador é um caso especial. A história da cida-de sempre foi marcada por pessoas com um senso de empreendedoris-mo fantástico. Pelas adversidadesda nossa região, estamos longe do litoral, dos grandes centros, pelo cli-ma mais frio, tudo isso faz com que o nosso povo tenha uma energia di-ferente, uma garra para vencer de-safios e empreender. As indústrias têm esta história. Temos empresas que nasceram de caçadorenses, com sonhos da nossa terra e hoje despon-tam a nível mundial com seus pro-dutos, cada dia buscando melhorias e realizando investimentos em equi-pamentos da sua área industrial. No setor de papel, celulose e madeira, todas as indústrias investiram na melhoria dos seus produtos buscan-do sempre novas tecnologias.

Temos também empresas no segui-mento de plástico e metal mecânica com gestores e colaboradores que despontam no país e no mundo. Es-tes e outros segmentos são exemplos concretos de empreendedorismo. Também temos todas as empresas na área de comércio e serviços com investimentos que sempre procu-ram ampliar seus negócios, visando

“A CADA ETAPA VENCIDA, FICAMOS MAIS FORTES, POIS TUDO É POSSÍVEL! MUITO JÁ

FOI FEITO, MAS O DESAFIO AINDA É GRANDE”

Henrique Basso

Page 17: Revista ACIC Notícias junho/julho 2015

17ACIC NOTÍCIAS − JUNHO/JULHO 2015

um mercado globalizado e competi-tivo. Precisamos de umdiferencial,por mais que nosso povo seja aguer-rido, empreendedores natos; aindanecessitamos maior empenho do po-der público com investimentos em infraestrutura, educação e saúde. Temos muitas dificuldades com ro-dovias em péssimas condições, como no acesso aos portos e falta de linhas áreas. Tudo dificulta, mas lutamos todos os dias para melhorar.

Como a entidade visualiza o momento político que vive o país hoje? Henrique ›› Estamos vivendo o re-flexo de uma má gestão pública, que não ajuda em nada e só complica. O nosso legislativo deve “cair na real”, tanto na esfera estadual quanto na federal. Eles têm o poder de legislar e fazer com que as coisas possam mudar. É impossível um administra-

dor público gerir bem uma cidade com os poucos recursos que tem. Precisamosdeumareformatributá-ria urgente, porque do jeito que está apenas sufoca o empreendedorismo. Também é preciso que ocorra uma renovação de nossos gestores públi-cos, o fim da corrupção, pois não existe “dinheiro público”, mas sim o dinheiro de todos nos, trabalhadores e contribuintes.

Apenas com a utilização conscien-te pelo poder público do dinheiro de nossos impostos, podemos aumentar a confiabilidade e estimular o cresci-mento de nosso país, pois acabamos sendo desestimulados todos os dias a cada noticiário.

Deixe sua mensagem para os associados da ACICHenrique ›› Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a Deus pela oportunidade de contribuir com a

ACIC e à diretoria, bem como a to-das as pessoas que nos tem ajudado.

Aos associados, afirmo que a ACIC tem trabalhado bastante. Em primei-ra mão informo que em breve um novo serviço estará à disposição dos associados. A ACIC firmou parceria com o Banco do Brasil para oferecer seguros e financiamentos com dife-rencial de mercado. Em breve esta-remos oficializando esta parceria. Novamente, agradeço a toda direto-ria da ACIC pelo apoio e engajamen-to no trabalho, também em especial aos colaboradores da Associação que sempre procuram fazer o melhor. Quero ainda fazer um pedido para os empreendedores de Caçador: as-sociem-se, venham para a ACIC. A mensalidade é simbólica pelo retor-no que representa para o associado e sua empresa. O associativismo é um dos poucos caminhos para o cresci-mento de uma sociedade.

Adilson Ribeiro, Cristiane Brusco Schwartz, Henrique Basso, Claudia Ribas e Patricia Scolaro

Page 18: Revista ACIC Notícias junho/julho 2015

ACIC NOTÍCIAS − JUNHO/JULHO 201518

A Associação Empresarial de Ca-çador (ACIC) está trabalhando na estruturação e fortalecimento do Núcleo de Bares, Restaurantes e Hotéis de Caçador. No mês de ju-nho foi realizada mais uma reunião do Núcleo para dar continuidade ao planejamento das ações que devem acontecer nos próximos meses.

A reunião contou com a presen-ça da consultora do SEBRAE Caren Fendt.ElafalousobreoProjetoRe-vitalizaçãodos SetoresProdutivos

Núcleos ACIC

BARES RESTAURANTES E HOTÉISACIC ATUA NO FORTALECIMENTO DO NÚCLEO

DE BARES, RESTAURANTES E HOTÉIS

de Caçador. A ACIC informa que mais empresas do segmento po-dem fazer parte do Núcleo e aderir aoProjetodeRevitalização.

Na ocasião foram realizadas ain-da as inscrições das empresas que aderiram ao projeto: Bar e Restau-rante Zanzi Bar, Café Angelina, Cantina Scolaro, Édimos Restau-rante, Fit Café e Restaurante, Ho-tel Kindermann, Hotel Le Canard, Maemuki Restaurante, Restauran-te e PizzariaDona Benta, Restau-

rante Esplanada, Tônus PizzariaeRestaurante, PizzariaCalábria eRestaurante Di Fratelli.

Reunião do núcleo realizada em junho

Junithi Ueda, José Luiz Pereira, Darlan Thomaz de Souza, Caren Fendt, Paulo Henrique Barilka e Prudente Hampel Vieira

Page 19: Revista ACIC Notícias junho/julho 2015

19ACIC NOTÍCIAS − JUNHO/JULHO 2015

NÚCLEO IMOBILIÁRIO LANÇA SELO

Altamir Antunes Corretor de

Imóveis

Gralha Azul Imóveis

Imobiliária Araucária

Imobiliária Bello

Imobiliária Contestado

Imobiliária Villa

Imóveis Fávero

Imóveis Zardo

Jaime Jung Corretor de Imóveis

Rodrigo Prigol Corretor de Imóveis

Santa Fé Soluções em Imóveis

O Núcleo Imobiliário de Caçador lançou um selo identificador. O ob-jetivo é identificar, entre as imobi-liárias locais, quais estão alinhadas com os objetivos do Núcleo, respei-tando valores como profissionalis-mo, parceria, credibilidade, inova-ção, transparência e respeito.

O Núcleo Imobiliário nasceu den-tro do Programa Empreender comapoio da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FA-CISC), através da Associação Em-presarial de Caçador (ACIC).

O Núcleo busca integrar correto-res de imóveis, ampliando a relação destes profissionais com a comuni-dade e outras entidades. Procuraainda desenvolver ações e parcerias para fortalecer a classe dos profis-

sionais que atuam neste segmen-to.

De acordo com o coordenador do Núcleo Imobiliário, Amilton Fran-cisco Mello, as empresas nucleadas acreditam que o profissionalismo, a construção de parceria, a demons-tração contínua de credibilidade, a inovação, a transparência e o respei-to são valores insubstituíveis para quem atua num mercado que muito mais do que comprar e vender imó-veis, constrói e desenvolve relacio-namentos com pessoas. “Ao utilizar os serviços de uma das Imobiliárias associadas, o cliente poderá ter a certeza de estar sendo atendido por profissionais que respeitam os valo-res éticos que devem imperar nas relações negociais”, salienta.

Associadas do Núcleo Imobiliário

Ramon Delano Schumann, Victor A. Meira, Jayme Jung, Amilton Mello, Geovani Fávero, Adriane Xavier Rosa e Jorge Luiz Dalmédico

Page 20: Revista ACIC Notícias junho/julho 2015

ACIC NOTÍCIAS − JUNHO/JULHO 201520

Núcleos ACIC

ACIC JOVEMACIC JOVEM PARTICIPA DO 1° ENCONTRO

REGIONAL DO JOVEM EMPREENDEDOR

Dias 20 e 21 de junho foi realiza-do em Fraiburgo o 1ª Encontro Re-gional do Jovem Empreendedor do Meio Oeste (ERJE). O evento reu-niu cerca de 150 pessoas dos muni-cípios de Caçador, Campos Novos, Capinzal, Fraiburgo, Joaçaba, Salto Veloso, Videira e Treze Tílias, além de representantes de Lages. O En-contro teve como objetivo promover capacitação, integração e geração de negócios entre os participantes. A

presidente do Conselho de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (Cejesc), Liandra Nazario prestigiou o encontro.

De acordo com o coordenador do Núcleo Jovem da ACIC - Alcateia Empreendedora, Douglas Vitto Go-mes o evento favoreceu a produção de conhecimentos, networking e o fomento de mais negócios entre a região. “Eventos como esses são extremamente importantes para o

futuro de todos, visto que com eles conseguimos cada vez mais união da classe empresarial em um âmbito não só regional, mas também esta-dual e nacional. O núcleo de jovens da ACIC está de parabéns, represen-tou muito bem a cidade de Caçador levando um número muito bom de integrantes, os quais participaram ativamente de todas as atividades. O evento teve um resultado extre-mamente positivo, com mais de 100

Page 21: Revista ACIC Notícias junho/julho 2015

21ACIC NOTÍCIAS − JUNHO/JULHO 2015

Os jovens também assistiram pa-lestra ministrada por Alberto Strin-ghini, vice-presidente de Integra-ção da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC). Os cases com os empre-sários Nereu Borga – da Selaria Borga; Jovelci Gomes – do GrupoSul Brasil e Alexandre Ruscheinski – Presidente da Associação Em-presarial e idealizador do Núcleo Jovem de Iporã do Oeste, foram voltados ao empreendedorismo. Os três participantes contaram de ma-neira muito particular e única, suas experiências empreendedoras.Para realização do ERJE, hou-

ve apoio financeiro do Núcleo de Jovens Empreendedores de Frai-burgo, Alcateia Empreendedora de Caçador, Bruno Industrial de Campos Novos, Sicredi de Videira, Franchising Popular de Capinzal,Protect Engenharia de Salto Velo-so,DanielliConsultoriaePalestrasde Joaçaba. MR Som de Campos Novos e a Gráfica & Editora Ares também apoiaram o evento.

Durante o Encontro Regional do Jovem Empreendedor do Meio Oeste, os coordenadores dos sete municípios estiveram reunidos com a presidente do Cejesc, onde avaliaram o trabalho na região e alinharam ideias sobre as partici-pações dos jovens nas Assembleias Ordinárias, encontro que acontece mensalmente em diversas cidades do estado catarinense, entre outras pautas para o fortalecimento da re-gional e o crescimento do Cejesc.

Palestras e Cases

integrantes e a certeza que nossa região e estado irão evoluir muito mais nos próximos anos”, destaca.

Dentre as atividades foi realiza-da a Sessão de Negócios onde os jovens tiveram oportunidade de conhecer mais sobre cada empresa presente no evento e os produtos ou serviços oferecidos. Organiza-do pelo Sebrae, parceiro do ERJE, a Sessão de Negócios reuniu mais de 70 empresas.

CurtasRepresentantes da Alcateia Empreendedora realizaram a doação alusiva à palestra feita pelo Núcleo Jovem no dia 14 de abril. A entidade escolhida foi a Associação Caçadorense de Educação Infantil e Assistência Social (ACEIAS) e a escolha pelos aparelhos foi feita pelos representantes da Associação a partir de uma necessidade da entidade.

PossePosse da nova coordenação do Núcleo Jovem da ACIC.

Coordenador Douglas Vitto Gomes

Vice CoordenadorAndré Henrique Dotta

SecretárioAndré Luiz Graeffling Lusa

TesoureiroEduardo Tombini

O evento reuniu cerca de 150 pessoas dos municípios de Caçador, Campos Novos, Capinzal,

Fraiburgo, Joaçaba, Salto Veloso, Videira e Treze Tílias, além de representantes de Lages

Page 22: Revista ACIC Notícias junho/julho 2015

ACIC NOTÍCIAS − JUNHO/JULHO 201522

EM AÇÃO

A advogada Carla Maria Busato Adami assumiu interinamente a presidência da Associação Empre-sarial de Caçador (ACIC) no período de 22 a 30 de junho. O presidente Henrique Basso esteve em viagem. CarlaédiretoradeRelaçõesPúblicasda ACIC.

O vice-presidente regional da FIESC Gilberto Seleme realizou dia 15 de julho a entrega de recursos no valor de R$ 16 mil para o Hospital

Carla Adami assume presidência da ACIC

Regional da FIESCdoa recursos para o Maicé

Maicé de Caçador. A entrega foi re-alizada para o presidente da ACIC e membro do Conselho Consultivo do Maicé, Henrique Basso. “A FIESC, através da Vice-Presidência, juntocom SENAI, SESI e IEL está acom-panhando o trabalho realizado pelo Conselho Consultivo e todos os es-forços em prol do Hospital Maicé. E decidimos então realizar a doação deste valor para o Hospital, para ser usado no que for mais necessário. De grão em grão, vamos mudando a realidade do Hospital que tem uma forte atuação regional”, comenta Gilberto Seleme.

Jane Darela, Gilberto Seleme, Henrique Basso e Jovani Fusieger na entrega dos recursos

Page 23: Revista ACIC Notícias junho/julho 2015

23ACIC NOTÍCIAS − JUNHO/JULHO 2015

Maicé e associados ACIC são homenageados com Medalha do Mérito Destaque Caçadorense

Tradicionalmente a Câmara Mu-nicipal de Caçador realiza a sessão solene de entrega da Medalha do Mérito Destaque Caçadorense. A cerimônia foi realizada dia 19 de junho, no Plenário Osvaldo JoséGomez e contou com a presença de mais de 200 pessoas, entre homena-geados, familiares, autoridades, im-prensa, e comunidade em geral.

O hospital Maicé de Caçador e vários associados da ACIC foram homenageado pela Câmara de Vere-adores com a medalha. No total, fo-ram homenageados 13 destaques do Município que contribuíram direta ou indiretamente, para o engrande-cimento de Caçador, através de sua atuação dentro ou fora do Municí-pio.Participaram também da sessão

solene Imar Rocha, secretário de De-senvolvimentoRegionaldeCaçador;GilbertodePaulaCruz,coordenador

regional do IPREVdeCaçador; ocidadão honorário, José Adami Neto; a presidente interina daACIC de Caçador, Carla Maria Bu-satoAdami;opresidentedaCDLde Caçador, Valtair Cardoso e os vereadores Adilberto de Oliveira, Alencar Mendes, Carlos Evan-dro Luz, Cleony Figur, Fernando Scolaro,Glaci Pereira, Jorge Savi,Moacir D´Agostini, Neri Vezaro, Ricardo Pelegrinello, Valmor dePaulaeWilsonBinotto.

Hospital Maicé

Osiel Manoel Paulino

Ronaldo Riedi

Claudinei Bertotto

Valdir Antônio Dalastra Bonfanti

Rede Feminina de Caçador

Lisete Regina Batista Coelho De Souza

Assoc. Banda Musical Júbilo Celeste

Vanira Teresa Gomes Adami

Paulo Sérgio Ramos

Lucinei Xavier Paes

José Anito Padilha

Odelir Neves

Homenageados

ACIC recebe equipe do SEAD 2015

A presidente interina da ACIC, Carla Maria Busato Adami recebeu a visita dos professores Geneia Lu-cas dos Santos, Vilmar Zaccaron e Paulo Levecke, dos cursos de Ad-ministração e Ciências Contábeis da UNIARP e ainda o Vice-reitorde Administração e Planejamento,Paulo Cezar de Campos. O objeti-vo da visita foi discutir detalhes da programação do Seminário Regio-nal de Administração (SEAD) 2015 que acontece em setembro. A ACIC é uma das parceiras do evento des-de seu início, em 2008.

SEAD 2015 será realizado de 09 a 11 de setembro

Cerimônia foi realizada dia 19 de junho

Page 24: Revista ACIC Notícias junho/julho 2015

ACIC NOTÍCIAS − JUNHO/JULHO 201524

A presidente interina da ACIC, Carla Maria Busato Adami partici-pou dia 29 de junho da solenidade de inauguração da nova unidade básica de saúde que irá atender mo-radores dos loteamentos Morada do Sol e Caçanjurê, no bairro Martello. A nova unidade conta com equipe completa de ESF (Estratégia da Saú-de da Família) com médico, den-tista e enfermeiros. A solenidade de inauguração teve a presença de vereadores, secretários, represen-tantes de entidades e associações, além da comunidade.

A Associação Empresarial de Ca-çador (ACIC) sediou dia 06 de julho reunião com o presidente estadual da Casan, Valter José Gallina. Na ocasião a estatal apresentou o pla-no de ação para o município de Ca-çador. A proposta da Casan surgiu após o poder público decidir muni-cipalizar o serviço de água e esgoto em Caçador. Em contrapartida, a empresa anunciou investimentos e o plano de ação para os próximos 35 anos, caso o Município renove o contratado com a Casan. A decisão

Inauguração

Reunião Casan

de renovar ou não o contrato com a Casan cabe ao prefeito Beto Co-mazzetto, que o quanto antes deve dar um parecer sobre o assunto. A

Casan presta o serviço no município há mais de 40 anos, e estes são os maiores investimentos já anuncia-dos durante esse tempo.

Nova unidade básica de saúde que irá atender moradores dos loteamentos Morada do Sol e Caçanjurê, no bairro Martello

Na ocasião a estatal apresentou o plano de ação para o município de Caçador

EM AÇÃO

Page 25: Revista ACIC Notícias junho/julho 2015

25ACIC NOTÍCIAS − JUNHO/JULHO 2015

A Associação Empresarial de Caça-dor (ACIC) participou da solenidade de abertura do 1º Seminário Catarinense de Olericultura (Semco). O ato foi re-alizadodia24de junhonoParquedasAraucárias e contou com a presença da presidente interina da ACIC, Carla Maria Busato Adami. O evento foi or-ganizado pela Prefeitura de Caçadoratravés da Secretaria de Agricultura e Epagri. Junto com o Seminário aconte-ceu a Feira Tecnológica em Horticultu-ra que atraiu produtores, profissionais de áreas afins e estudantes ao Parquedas Araucárias.

ACIC prestigia abertura do 1º Seminário Catarinense de Olericultura

Evento foi organizado pela Prefeitura de Caçador através da Secretaria de Agricultura e Epagri

O Hospital Maicé de Caçador rece-beu dia 15 de julho seis acadêmicos do curso de Medicina da UNOESC de Joaçaba para dois meses de está-gio curricular. Os acadêmicos irão atuar na UTI, emergência e setores de obstetrícia e pediatria, sempre acompanhados e coordenados por professores médicos da UNOESC e também por médicos do Hospital.

O estágio curricular é uma ativi-dade obrigatória de determinadas disciplinas do currículo do curso de Medicina e visa o exercício de ativi-dades práticas profissionalizantes em situações reais. “Os estágios irão acontecer a cada semestre de acordo com o andamento do curso. Trata-se de uma parceria importante, já que os acadêmicos estarão se familiari-zando com a realidade do hospital,

Hospital Maicé recebe estagiários de Medicina

alguns alunos são de Caçador e até para atrair profissionais”, comenta Jovani Fusieger, Diretor Executivo do Maicé.

O presidente da Associação Em-presarial de Caçador (ACIC) e inte-grante do Conselho Consultivo do Maicé, Henrique Basso destaca que a vinda dos estagiários de Medicina estava entre as metas para o Hospi-

tal, somando-se aos outros esforços em busca da humanização do aten-dimento. “Esperamos também con-tar com o auxílio dos acadêmicos de Medicina para sugerir ideias, ações para melhorar o atendimento, en-fim, para que a população de toda a região seja recebida e atendida da melhor forma possível”, salienta.

Membros do Conselho Consultivo recepcionaram os acadêmicos

Page 26: Revista ACIC Notícias junho/julho 2015

GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS NO TRANSPORTE DE CARGAS FOI TEMA DE PALESTRA

ACIC NOTÍCIAS − JUNHO/JULHO 201526

A Associação Empresarial de Caçador (ACIC) realizou dia 21 de julho palestra com o tema: Gestão Estratégica de Custos no Transportes Ro-doviário de Cargas. O evento faz parte do Pro-gramaConhecimentoSempreValeaPena.Opa-lestrante foi o professor Carlos Augusto Silveira, especialista em Logística com ênfase em trans-porte, armazenagem e distribuição. Mais de 60 pessoas participaram do evento, representando empresas de Caçador e região.

A Associação Empresarial de Caçador (ACIC) participoudereuniãodia21dejulhonoPlená-rio Joaquim Scolaro da Câmara Municipal. Na oportunidade foi discutida a proposta à reati-vação do Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEG). A iniciativa da vereadoraGlaciPereiratemoapoioeparticipaçãodopre-sidente da Casa Legislativa, Flávio Henrique dos Santos e autoridades relacionadas à área. A secretária executiva da ACIC Cristiane Brusco participou da reunião representando Henrique Basso, presidente da ACIC.

Também participaram da reunião o aspiran-te Célio Alvarenga e representantes do Tiro de Guerra,DelegaciaRegionaldePolícia,Prefeitu-ra Municipal, DITTESC, Rotary Club Caçador, AMPEeimprensalocal,paradebaterquestõesacerca da segurança pública em Caçador.

ACIC PARTICIPA DE DISCUSSÃO SOBRE REATIVAÇÃO DO CONSEG

Geral ACIC

O palestrante foi o professor Carlos Augusto Silveira, especialista em Logística

Reunião foi realizada dia 21 de julho Presidente da ACIC, Henrique Basso, realizou a abertura do evento

Page 27: Revista ACIC Notícias junho/julho 2015

27ACIC NOTÍCIAS − JUNHO/JULHO 2015

O Rally Transcatarina terminou dia 18 de julho com um saldo positivo de lama, adrenalina, diversão e também solidariedade.

No ponto oficial de almoço da competição organi-zadopelaequipeVáVáPorcoZiodeCaçadorforamarrecadados recursos para o Hospital Maicé. Toda a renda obtida com venda de almoços foi revertida para o Hospital, junto com doações espontâneas dos competidores. O valor total arrecadado foi de R$ 7.378,00. A entrega do cheque foi realizada dia 24 de julho pela equipe para a irmã Elizabeth Lima, dire-tora do Hospital. Ela estava acompanhada do presi-

HOSPITAL MAICÉ RECEBE RECURSOS DE AÇÃO REALIZADA NO TRANSCATARINA

dente da ACIC, Henrique Basso e do presidente do Conselho Consultivo, Leonir Tesser.

A ação solidária realizada no Transcatarina contou com total apoio do diretor geral do evento, Edson João da Costa e dos competidores.

A sétima edição do Rally Transcatarina iniciou dia 16 de julho com largada oficial em Fraiburgo. O rotei-ro passou por Timbó Grande, Canoinhas, Major Viei-ra e Rio Negrinho, de onde partiram rumo a Corupá para a grande chegada em Jaraguá do Sul, SC. No to-tal foram percorridos 830 quilômetros, entre trechos cronometrados e deslocamentos.

Entrega oficial dos recursos foi realizada dia 24 de julho

Page 28: Revista ACIC Notícias junho/julho 2015

ACIC NOTÍCIAS − JUNHO/JULHO 201528

O presidente do Conselho Consultivo do Hos-pital Maicé, Leonir Tesser e o presidente da ACIC, Henrique Basso participaram dia 23 de ju-lho da gravação do programa 100% Caipira, que será exibido pela TV Aparecida. As gravações foramrealizadasna fazendadePauloLocatellie Família.OPrograma100%Caipiraédestinadoatodos

os que apreciam a boa música de raíz, trazida de uma forma diferente, poética e agradável, como um café da manhã na Fazenda onde se reúnem Família e amigos para prosa e cantoria.

A Associação Empresarial de Ca-çador (ACIC) é uma das entidades apoiadoras da Semana da Família, evento promovido pela Igreja Ca-tólica, Igreja de Confissão Lutera-na e a Igreja Luterana do Brasil. A 6ª edição da Semana da Família em Caçador, tem como tema: “Cuidar da Família e construir a paz”.

A Semana da Família é atividade permanente da Igreja Católica rea-lizada em todo o Brasil e em Caça-dor existe uma Lei Municipal que institui a segunda semana de agos-to como Semana da Família.

“Consideramos a tradicional re-alização ecumênica da Semana da Família um testemunho muito importante do diálogo e da possi-bilidade de promover uma refle-

PROGRAMA 100% CAIPIRA

ACIC É UMA DAS APOIADORAS DA SEMANA DA FAMÍLIA

xão sobre a importância da família para a construção de uma socie-dade mais justa e fraterna onde as pessoas possam ter sempre a sua vida e dignidade sempre defendi-da”, explica o padre Márcio Rosa, da Igreja Católica de Caçador.

Geral ACIC

As gravações foram realizadas na fazenda de Paulo Locatelli e Família

Reunião na ACIC com o Padre Lauro

APOIADORES: Câmara Munici-paldeCaçador,UNIARP,GrupodeTeatro Shekinah, CDL, ACIC, Rá-dio Caçanjurê, Secretaria Munici-pal de Educação, Ervateira Mazutti entre outros colaboradores.

Page 29: Revista ACIC Notícias junho/julho 2015

29ACIC NOTÍCIAS − JUNHO/JULHO 2015

Novo IntegranteReunião do Núcleo Jovem da ACIC – Alcateia Empreendedora para dar as boas-vindas ao novo integrante Dartagnan Boaventura. Em seguida o Núcleo deu continuidade para tratar das definições da palestra de finanças que será realizada dia 18 de agosto no teatro da UNIARP com o palestrante Gustavo Cerbasi, escritor, consultor financeiro, professor, palestrante e administrador.

Curtas

RHRealizada reunião do Núcleo de Recursos Humanos para tratar de assuntos do setor referente às faltas no trabalho, atestados e atrasos. Os membros do núcleo apresentaram as boas práticas realizadas em suas empresas.

Posse ACIAV O Presidente da ACIC Henrique Luís Basso e o Vice-Presidente Meio Oeste da FACISC e suplente do conselho fiscal da ACIC Auri Marcel Baú participaram em Videira da posse da nova diretoria da Associação Comercial Industrial e Agrícola (ACIAV). Gilberto Seleme Vice-Presidente Regional da FIESC, também esteve presente no evento.

Núcleo ApicultoresReunião do Núcleo dos Apicultores (ACAP), com a participação de Daniel Suski da Epagri para falar dos kits apícolas disponíveis na Epagri para os apicultores o qual se colocou à disposição do Núcleo. Em seguida o Núcleo deu continuidade na reunião para definições da palestra que o Núcleo irá realizar junto com a Pastoral da Saúde com o tema: Os benefícios dos produtos apícolas, dia 12 de setembro no auditório da ACIC. O Núcleo agradece o Banco Sicoob pelo patrocínio das camisetas da ACAP para participação do próximo evento da FAASC 32º ECA - Encontro Catarinense Apilcultores e Meliponicultores em Curitibanos nos dias 14 e 15 de agosto.

Page 30: Revista ACIC Notícias junho/julho 2015

ACIC NOTÍCIAS − JUNHO/JULHO 201530

Geral ACIC

A ACIC, através do Núcleo de Transportadores e o Núcleo de RH promoveram palestra profe-rida pelo Dr. Cassio Vieceli com o tema: “O motorista e a nova le-gislação: Tudo o que sua empresa e seus colaboradores precisam saber sobre a Lei 13.103/2015”. Evento serviu para alertar re-presentantes de escritórios de contabilidade, transportadores e recursos humanos sobre a mu-dança na Legislação.

A nova lei dos motoristas (Lei 13.103/2015) sucede a antiga Lei 12.619/2012, e é resultado da pressão derivada da greve geral dos caminhoneiros autônomos e dos interesses do agronegócio,

NOVA LEI DOS MOTORISTAS É TEMA DE PALESTRA

ocorrida em fevereiro de 2015;tem como destinatários os moto-ristas profissionais, devidamente habilitados junto à autoridade de trânsito, que transportam cargas e passageiros pelas vias urbanas e rurais e em rodovias estaduais e interestaduais, inclusive os tra-balhadores da categoria profis-sional diferenciada.

A nova lei trouxe profundas alterações na CLT, aplicável aos trabalhadores submetidos ao contrato de trabalho, e também no Código de Trânsito Brasileiro, endereçado aos profissionais au-tônomos, com mudanças e adap-tações no conteúdo normativo trazido pela Lei 13.103/2015.

A FIESC e ACIC realizaram em Caça-dor dia 16 de junho a palestra: Meio Ambiente Hoje. O evento faz parte do ProgramaConhecimento SempreValeaPena.Opalestrante foiGeraldoMá-ximo de Oliveira, consultor de Serviços Técnicos e tecnológicos do Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental. Além da palestra foi realizada uma breve ex-planação sobre a Câmara de Qualidade Ambiental da FIESC.A Palestra procurou contextualizaros principais problemas ambientais enfrentados atualmente que afetam pessoas, empresas e a sociedade civil. Quais as consequências dos impactos ambientais na economia, meio ambien-te e sociedade e quais as ações que po-dem ser feitas para garantir a sustenta-bilidade no dia a dia das empresas, da sociedade e dos cidadãos. O evento foi apoiado pela FIESC no âmbito do Plano: Sustentabilidadepara a Competitividade da Indústria Catarinense.OPlanoacreditanaado-ção de sistemas eficientes de gestão socioambiental que possibilitem o uso sustentável dos recursos naturais e a responsabilidade social que pode gerar o desenvolvimento sustentável e o au-mento da competitividade.

MEIO AMBIENTE HOJE FOI TEMA DE PALESTRA NA ACIC

Representantes de Caçador e região participaram do evento

Evento faz parte do Programa Conhecimento Sempre Vale a Pena

Page 31: Revista ACIC Notícias junho/julho 2015

Dia 30 de julho foi realizada em CuritibanosaPlenáriadaFACISC,com a reunião dos representantes das Associações Empresariais do Meio Oeste Catarinense. Na oca-sião o empresário Auri Marcel Baú foi reeleito no cargo de vice-presi-dente regional da FACISC.

O evento contou com a presença do secretário de Estado Adjunto de Infraestrutura e presidente do Deinfra, Wanderley Teodoro Agos-tini. Ele fez um breve relato sobre o andamento das obras nas rodovias, aeroportos e portos catarinenses.

AURI BAÚ É REELEITO NA FACISC

Plenária foi realizada em Curitibanos

Page 32: Revista ACIC Notícias junho/julho 2015

ACIC NOTÍCIAS − JUNHO/JULHO 201532

tos de ponta e espaço físico sem melhorar o atendimento no Hos-pital. Então fizemos este chamado para as mulheres para elas estu-darem formas de acontecer a hu-manização. Este é um grupo, mas toda a comunidade pode ajudar e precisa ajudar. Este é o momento de cada pessoa dar a sua contribui-ção”, explica.

O Conselho Consultivo do Hospi-tal Maicé realizou dia 03 de junho, uma reunião com mulheres em-presárias, gestoras e profissionais de diferentes áreas para apresen-tar a situação do Hospital e o tra-balho realizado até o momento. O objetivo do Conselho é envolver as mulheres no trabalho de humani-zação do atendimento no Hospital. A iniciativa apresentada foi muito bem aceita pelas mulheres partici-pantes e várias ideias de projetos e ações tiveram início.

O presidente da ACIC Henri-que Basso agradeceu a presença das participantes e reforçou que o desafio lançado visa melhorar o atendimento no Hospital. “Este é mais um passo dentro do que foi

MULHERES SE UNEM

PARA AJUDAR O HOSPITAL

MAICÉ

Geral ACIC

planejado procurando agora me-lhorar a questão do atendimento, ressaltando a humanização. En-tendemos que as mulheres, natu-ralmente tem o feeling e podem ajudar muito neste sentido. Acre-dito na capacidade deste grupo e nas pessoas que querem ajudar. É mais um elo da corrente em prol do Hospital do Bem”, comenta.

O presidente do Conselho Con-sultivo Leonir Tesser destaca que agora que está sendo encaminhada a questão da melhoria da estrutura física é preciso pensar também no atendimento. “As mudanças estão tomando forma e ficando maiores e evidentemente a gente precisa compartilhar as tarefas, as ações. Agora não adianta ter equipamen-

Objetivo do Conselho é envolver as mulheres no trabalho de humanização do atendimento no Hospital

Henrique Basso

“ACREDITO NA CAPACIDADE DESTE GRUPO E NAS

PESSOAS QUE QUEREM AJUDAR. É MAIS UM ELO

DA CORRENTE EM PROL DO HOSPITAL DO BEM”

Page 33: Revista ACIC Notícias junho/julho 2015

PARA A SUA EMPRESA

A FACISC e Unidonto se uniram para oferecer aos associados da ACIC planos odontológicos com custos reduzidos sob medida à sua demanda. A Uniodonto de SC é uma Cooperativa Odontológica sem fins lucrativos, organizada por Cirurgiões Dentistas que se associam segundo os princípios do cooperativismo, com a finalidade de prestar assistência odontológica a um custo acessível e ao alcance da população, dentro da realidade brasileira. No mercado brasileiro desde 1972 (em SC desde 1980), a empresa oferece o melhor plano de assistência odontológica do país. São mais de mais de 2.500 Cirurgiões Dentistas Catarinenses preocupados com a saúde bucal.

Os procedimentos odontológicos oferecidos nos planos comercializados pela Uniodonto são realizáveis em consultório e ou clínicas a nível ambulatorial e quando necessário, sob anestesia local.

A ACIC oferece diversas soluções para seus associados. Em todas as edições uma nova opção é apresentada.

O evento foi realizado dia 11 de junho

Dia 11 de junho foi realizado na Câmara de Vereadores o lança-mento do projeto de Revitaliza-ção dos Setores Produtivos deCaçador. O objetivo do projeto é dinamizar a economia do muni-cípio por meio do atendimento aos pequenos negócios visando contribuir com o desenvolvi-mento econômico e com a trans-formação da realidade local.Os beneficiados pelo projeto são pequenos negócios de Caçador, representados prioritariamente por microempreendedores in-

ACIC APOIA PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DOS SETORES PRODUTIVOS

dividuais - MEI, microempresa, empresa de pequeno porte, pro-dutores rurais, potenciais em-presários e potenciais empreen-dedores dos setores: Comércio, Turismo (Roteiros Turísticos, Gastronomia e Artesanato) e Fomento ao Empreendedorismo nos Bairros.O trabalho conta com a parce-ria do SEBRAE, Prefeitura deCaçador, AMPE, ACIC, CDL,União das Associações de Mora-dores de Bairros, FIESC, IFSC e UNIARP.

Page 34: Revista ACIC Notícias junho/julho 2015

ACIC NOTÍCIAS − JUNHO/JULHO 201534

DVD TECA

A CAPACIDADE DE PERDOAR E SEUS EFEITOS NO MUNDO DO TRABALHO

A FORMAÇÃO DE HERDEIROS E SUCESSORES PARA CONTINUIDADE DA EMPRESA FAMILIAR

O ambiente de sua empresa está carregado de

guerras, brigas internas e desejo de vingança?

Os departamentos de vendas, produção,

marketing, financeiro e outros brigam entre si?

As pessoas não perdoam críticas para melhoria

do trabalho e levam tudo para o lado pessoal?

Neste Videocurso, o prof. Marins responde estas

perguntas e alerta que os maiores prejuízos

desse tipo de ambiente refletem diretamente no

faturamento e na lucratividade da sua empresa

e o maior prejudicado é o seu cliente.

Um dos erros mais comuns que as familias

proprietárias de empresas cometem, é

preocupar-se, exclusivamente, em educar

seus filhos para a gestão dos negócios. Ao

atuarem desta forma esquecem dois pontos

importantes no processo de sucessão e

continuidade da empresa familiar. O primeiro,

é que os seus descendentes vão herdar,

efetivamente, uma sociedade de sócios que

não tiveram a liberdade de se escolherem.

Portanto, é fundamental prepará-los para o

papel de sócios - ou acionistas. O segundo

Para combater este mal que atinge grande

parte das empresas, é preciso compreender

que os conflitos no ambiente empresarial são

absolutamente normais e naturais e, não é

possível viver permanentemente em guerra e

brigas internas.

Com este Videocurso a sua equipe

irá melhorar a comunicação interna,

empatia e diálogo entre todos os níveis de

colaboradores.

aspecto é que cada herdeiro precisa buscar

sua realização - pessoal e profissional -

naquilo que faz parte dos seus sonhos. E

mais importante ainda: não podem olhar a

empresa da família como sua única opção de

vida. Este DVD trata deste tema e se propõe a

provocar reflexões para que sejam discutidas

nas famílias. Ele reúne as mais de três décadas

da experiência da Bernhoeft Consultoria

Societária no tratamento deste tema. Veja e

reveja-o quantas vezes julgar

últil ou oportuno.

Duração20 minutos

AutorProfessor Marins

Duração35 minutos

AutoresRenato Bernhoeft

Édio PassosWagner Teixeira

Renata Bernhoeft

Page 35: Revista ACIC Notícias junho/julho 2015

A FORMAÇÃO DE HERDEIROS E SUCESSORES PARA CONTINUIDADE DA EMPRESA FAMILIAR

Page 36: Revista ACIC Notícias junho/julho 2015