correio noticias edição 1.136

8
1 Quinta-Feira - 08 de Janeiro de 2015 Edição 1136 08 Quinta-Feira Janeiro / 2015 Edição 1136 Prefeito de Tomazina Guilherme fez pronunciamento na posse de Mounir Chaowiche na Sanepar O prefeito afirmou ainda que com certeza o mesmo atendimento vai estar à dis- posição de todos também na Sanepar. Tomou posse nesta ter- ça-feira (6) o novo diretor -presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Mounir Chaowi - che, em cerimônia realizada na sede da empresa, com a presença da vice-gover- nadora Cida Borghetti, e de Fernando Ghignone. Também estavam presen- tes diversas autoridades federais, estaduais e muni - cipais e muitos funcioná- rios da Companhia, que também puderam acompa- nhar a cerimônia, ao vivo, pela internet e nas salas de videoconferência espalha- das pelo Estado. O prefeito de Tomazina Guilherme Saliba, foi convidado para representar os prefeitos do Paraná. Página 5. Equipes policiais trabalham para identificar suposto ladrão de carro no Norte Pioneiro As polícias Militar e Civil procuram pelo motorista de um Fiat/Palio weekend cor prata placas AZL-1121/PR que é acu- sado de cometer crimes em pelo menos três cidades da região. Esse carro foi roubado em Santo Antônio da Platina. Neste domingo, por volta das 14h, dois homens e uma criança de cinco anos foram até a companhia da Polícia Militar de Santo Antônio da Platina e contaram que quando estavam voltando de um sítio localizado no Bairro Água Branca, por volta das 12h, havia um carro prata parado, há dois quilômetros da rodovia com placas de Ponta Grossa. O carro estava com o capô aberto e três homens esta- vam ao lado de fora do veículo e uma mulher estava no interior do mesmo. Um dos homens deu sinal com a mão e então o solicitante desacelerou o carro e então os homens informaram sobre o assalto. Ainda de acordo com infor - mações das vítimas, os três homens estavam armados com duas pistolas e um revolver. “Eles apontavam as armas o tempo todo. Depois nos levaram para o meio do pasto, atrás de um morro e nos amordaçaram e amarraram os nossos pés, e nos prenderam em uma árvore. Até o meu filho que estava com a gente foi amordaçado e amarrado próximo a mim”. Página 7. Lemes Tattoo oferece o que há de melhor em tatuagem e colocação de piercing em SAP O estúdio que atualmente atende em novo endereço é referência na região em se tratando da qualidade oferecida para os seus clientes. Um estúdio moderno que atende as necessidades dos clientes com serie- dade e respeito. Página 6.

Upload: jornal-correio-noticias

Post on 07-Apr-2016

233 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Correio noticias edição 1.136

1Quinta-Feira - 08 de Janeiro de 2015Edição 1136

08Quinta-Feira

Janeiro / 2015Edição 1136

Prefeito de Tomazina Guilherme fez pronunciamento na posse de Mounir Chaowiche na Sanepar

O prefeito afirmou ainda que com certeza o mesmo atendimento vai estar à dis-posição de todos também na Sanepar.

Tomou posse nesta ter-ça-feira (6) o novo diretor-presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Mounir Chaowi-che, em cerimônia realizada na sede da empresa, com a presença da vice-gover-nadora Cida Borghetti, e de Fernando Ghignone. Também estavam presen-tes diversas autoridades federais, estaduais e muni-cipais e muitos funcioná-rios da Companhia, que também puderam acompa-nhar a cerimônia, ao vivo, pela internet e nas salas de videoconferência espalha-das pelo Estado. O prefeito de Tomazina Guilherme Saliba, foi convidado para representar os prefeitos do Paraná.

Página 5.

Equipes policiais trabalham para identificar suposto ladrão de carro no Norte Pioneiro

As polícias Militar e Civil procuram pelo motorista de um Fiat/Palio weekend cor prata placas AZL-1121/PR que é acu-sado de cometer crimes em pelo menos três cidades da região. Esse carro foi roubado em Santo Antônio da Platina.

Neste domingo, por volta das 14h, dois homens e uma criança de cinco anos foram até

a companhia da Polícia Militar de Santo Antônio da Platina e contaram que quando estavam voltando de um sítio localizado no Bairro Água Branca, por volta das 12h, havia um carro prata parado, há dois quilômetros da rodovia com placas de Ponta Grossa. O carro estava com o capô aberto e três homens esta-vam ao lado de fora do veículo

e uma mulher estava no interior do mesmo.

Um dos homens deu sinal com a mão e então o solicitante desacelerou o carro e então os homens informaram sobre o assalto.

Ainda de acordo com infor-mações das vítimas, os três homens estavam armados com duas pistolas e um revolver.

“Eles apontavam as armas o tempo todo. Depois nos levaram para o meio do pasto, atrás de um morro e nos amordaçaram e amarraram os nossos pés, e nos prenderam em uma árvore. Até o meu filho que estava com a gente foi amordaçado e amarrado próximo a mim”. Página 7.

Lemes Tattoo oferece o que há de melhor em

tatuagem e colocação de piercing em SAP

O estúdio que atualmente atende em novo endereço é referência na região em se tratando da qualidade oferecida para os seus clientes. Um estúdio moderno que atende as necessidades dos clientes com serie-dade e respeito.

Página 6.

Page 2: Correio noticias edição 1.136

Quinta-Feira - 08 de Janeiro de 2015Edição 11362 OPINIÃO

CHARGE DO DIA

A pesquisa com animais ainda é necessária?

Marta FischerApesar de o ser humano

existir a 200 mil anos, foi a partir de 12 mil anos atrás que a explo-ração dos animais se ampliou. Na Era Clássica, os filósofos, não satisfeitos em dissecar ani-mais que morriam naturalmente, passaram a estudar o funciona-mento de órgãos e sistemas por meio de cirurgias sem anestesia, inexistente nessa época.

Para justificar e estimular o uso de animais, a linha filosófica mecanicista pregava que não era preciso se preocupar com o sofrimento destes, uma vez que eram incapazes de sentir dor. Essa ideia, implementada no século 16, foi fortalecida ao longo do tempo, tendo como justificativa o desenvolvimento científico, a busca por medica-mentos, cosméticos, produtos de limpeza, materiais resisten-tes e armas bélicas potentes.

Não há dúvida de que, se o homem conseguiu explorar do universo à nanotecnologia, é devido ao conhecimento endos-sado nessas vidas, uma vez que minorias políticas foram exploradas em nome da ciên-cia e muitas atrocidades foram cometidas. A mobilização da sociedade fez com que o meio científico e político refletisse

sobre a necessidade de nor-matização da pesquisa. Desde então, foram instituídas comis-sões de bioética que avaliam a ética dos procedimentos tanto em pesquisa com humanos quanto em animais.

Na Europa e nos Estados Unidos, as comissões de ética e as leis relacionadas aos animais começaram a ser implementadas nas décadas de 1980 e 1990. Embora no Brasil inúmeras uni-versidades já se mobilizassem para ter suas comissões, a determinação legal só se deu em 2008, com a promulgação da Lei Arouca, que, além de exigir que toda instituição de pesquisa com animais tenha uma comissão instituída, normatiza procedi-mentos que visem à aplicação do princípio de redução no número de animais, no refinamento das pesquisas e na substituição por outros procedimentos.

Desta forma, além de imoral, é ilegal a realização de pro-cedimento com animais caso existam métodos alternativos validados; assim como realizar experimentos que causem dor e sofrimento, e estudos que não tenham uma justificativa para as vidas que serão utilizadas.

Mesmo assim, a sociedade ainda se mobiliza contra os pro-

cedimentos realizados na aca-demia, fechando os olhos para os maus-tratos cometidos contra animais explorados nos meios de entretenimento, nos que prestam serviços como cães de guarda, puxam carroças de reci-clados e até mesmo os amados pets, muitas vezes adquiridos por impulso ou status e depois abandonados e maltratados.

Muitos procedimentos – principalmente na indústria dos cosméticos e didáticos – já pos-suem alternativas dispensando o animal. No caso dos medica-mentos, é necessário compreen-der sua ação em um organismo complexo, o qual ainda não é possível reproduzir em laborató-rio. Assim, alguns animais ainda devem “doar” sua vida em prol desse conhecimento. Ressalva-se que o aprimoramento de técnicas tem proporcionado pes-quisas mais precisas e reduzido à utilização de animais.

Deve-se refletir também sobre os motivos que levam a sociedade a demandar cada vez mais novos produtos e medica-mentos e avaliar se tudo o que o mercado oferece é realmente necessário, e como a mudança na sociedade pode resultar em uma vida mais saudável para homens, animais e natureza.

O Brasil no exteriorCiro Dias Reis “O Brasil não é para princi-

piantes”, dizia Tom Jobim. Os cor-respondentes internacionais que cobriram a Copa do Mundo de fute-bol e a eleição presidencial tiveram essa experiência em primeira mão durante o segundo semestre. O resultado foi uma nova compreen-são em torno do país, afastando estereótipos e contribuindo para reforçar a imagem de que, apesar dos seus muitos problemas, o Brasil é um player global e amplia a cada dia seu soft power. Oitava maior economia do mundo, entra-mos para o rol dos países de fato relevantes.

A última edição do estudo “I See Brazil”, produzido trimestral-mente pela Imagem Corporativa e que acompanha a evolução da imagem do Brasil no exterior, mostra uma avaliação predominan-temente positiva entre os meses de julho e setembro. Essa visão transpareceu tanto nas reporta-gens do período em importantes veículos da imprensa internacional (como The New York Times, Finan-cial Times, Le Monde e El País, entre outros) quanto na opinião de acadêmicos que estudam a Amé-rica Latina e o Brasil em outros países. O índice do “I See Brazil” atingiu a nota 5 (em uma escala de zero a dez) – no trimestre anterior,

era de apenas 3,63. Por que houve mudança?

A primeira razão foi a cons-tatação de que, afinal de contas, nenhum problema sério surgiu durante a Copa do Mundo, con-trariando sombrias previsões. Nos meses anteriores ao campeonato, havia o temor de que o Brasil não conseguisse concluir as obras nos estádios, e que gargalos de infraestrutura prejudicassem a movimentação dos torcedores estrangeiros, além de explorar o tema da violência urbana. Esse cenário não se concretizou – e a hospitalidade do brasileiro contri-buiu para fortalecer a imagem do Brasil no resto do mundo.

Também colaborou para essa visão positiva a realização, em julho, da reunião de cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em Fortaleza. Chamou a atenção o fato de a reunião ter apresentado propos-tas para alterar a estrutura de financiamento internacional. Ainda que alguns analistas fossem céti-cos com relação às iniciativas, o encontro contribuiu positivamente para a imagem do país.

Essa visão também permeou a cobertura em torno da eleição para a Presidência da Repú-blica – em uma campanha que se mostrou atípica desde o início.

Da morte de Eduardo Campos (PSB) em agosto até o confronto final entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), os altos e baixos do processo eleitoral foram acompanhados de perto pelos correspondentes internacionais. E chamou a atenção a maturi-dade democrática do Brasil – que, apesar de uma campanha repleta de acusações entre os candida-tos, escolheu pacificamente seus representantes no Executivo e no Legislativo.

Naturalmente, nem tudo foi positivo. A atenção maior dada ao Brasil no exterior também colo-cou em evidência os problemas do país – como a deterioração da economia, o aumento do desmata-mento da Amazônia e a violência nas grandes cidades. E estamos em um momento bastante dis-tinto daquele de seis anos atrás, quando a revista The Economist publicou sua emblemática capa com o Cristo Redentor decolando. Na época, o Brasil parecia a “bola da vez”. Hoje, fragilidades econô-micas não permitem mais tanto otimismo. Mas não somos mais vistos exclusivamente como o país do futebol e do carnaval. E isso é bom. Assim como é bom sabermos que o Brasil hoje faz mais dife-rença no ambiente global do que jamais fez no passado.

Page 3: Correio noticias edição 1.136

3Quinta-Feira - 08 de Janeiro de 2015Edição 1136POlítIca

Deus é Fiel e Justo!

ÚltiMa seMana De FolgaA prefeitura de Siqueira Campos reabre só na segunda-feira dia 12, a

expectativa fica por conta das possíveis mudanças no secretariado muni-cipal, segundo fontes a administração pretende exonerar alguns nome-ados e ideia é fazer economia para executar as obras necessárias no município.

as MuDançasSegundo o prefeito Fabiano Lopes Bueno (PSB), as mudan-

ças são necessárias e umas das suas principais metas para o ano de 2015 é a economizar para aplicar em obras. A sua meta é interessante é lógico que deve esbarrar na insatisfação de algu-mas coisas, ou seja, naquelas que forem cortadas da ADM.

Relação CoM a CâMaRa A relação do prefeito Fabiano Lopes Bueno com a maioria dos

vereadores deve ser tranquila este ano a exemplo dos anos ante-riores, mas ainda terá a forte oposição do vereador Aloísio Torre Guerra do PT, que prometeu fazer uma oposição ostensiva neste ano.

investiMento Com o objetivo de promover a inclusão social e a emancipação das

famílias paranaenses, o governo do Paraná já destinou R$ 603 milhões para programas, serviços e benefícios sociais. Apenas de janeiro a novembro de 2014 foram beneficiadas 1,1 milhão de pessoas, com ações voltadas às famílias em vulnerabilidade, às crianças e adolescentes.

não RetoRnaRaMA Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária

divulgou que 1.809 dos 1.916 presos do regime semiaberto que ganha-ram liberdade temporária para as festas de Natal e de fim de ano retor-naram aos estabelecimentos penais do Estado. Até o fim da tarde desta quarta-feira (07), prazo estabelecido pela Justiça para o retorno dos presos, 107 deles não retornaram e passam a ser considerados foragi-dos. A liberação ocorreu em 13 unidades prisionais do Estado, por meio das Portarias de Saída Temporária, e cada preso tem liberdade diferen-ciada, que varia de 6 a 12 dias, de acordo com a pena. As autorizações foram assinadas pelos juízes das Varas de Execução Penal (VEPs).

saÚDeA Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou ontem (7)

no Diário Oficial da União a Resolução Normativa nº 368, que estabe-lece normas para o estímulo ao parto normal e a consequente diminuição das cesarianas desnecessárias na saúde suplementar. As operadoras terão 180 dias para se adaptar às mudanças. De acordo com o texto, as usuárias de planos de saúde poderão solicitar aos planos os percentu-ais de cirurgias cesarianas e de partos normais por estabelecimento de saúde e por médico obstetra. As informações deverão estar disponíveis no prazo máximo de 15 dias, contados a partir da data de solicitação.

outRa MuDança Prevê a obrigatoriedade de as operadoras fornecerem o cartão da ges-

tante, no qual deve constar o registro de todo o pré-natal. Dessa forma, de posse do documento, qualquer profissional de saúde terá conhecimento de como se deu a gestação, facilitando o atendimento à mulher quando ela entrar em trabalho de parto. Ainda de acordo com a resolução, caberá às operadoras orientar os obstetras para que usem o partograma, documento gráfico em que são feitos registros de tudo o que ocorre durante o trabalho de parto. De acordo com as novas regras, o partograma passa a ser con-siderada parte integrante do processo para pagamento do procedimento.

análises aMbientais Laboratórios que fazem análises ambientais para empresas consi-

deradas poluidoras – e apresentam seus monitoramentos ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) – têm até junho de 2015 para se cadastra-rem junto ao órgão. O objetivo do cadastramento é adotar metodolo-gias adequadas de medição ambiental que garantam a confiabilidade e a precisão dos laudos apresentados ao IAP. Estes laboratórios são, geralmente, contratados de forma terceirizada por empresas poten-cialmente poluidoras que precisam apresentar ao IAP relatórios de suas emissões atmosféricas ou de fluidos poluidores com periodici-dade, dependendo da atividade de cada empreendimento. Os laudos exigidos pelo Instituto estão listados nas condicionantes dos licen-ciamentos ambientais emitidos para cada um dos empreendimentos.

guaRDa MiRiMJá estão abertas as inscrições para o processo seletivo 2015 da

Guarda Mirim do Paraná. Serão oferecidas 280 vagas para adolescen-tes de ambos os sexos em situação de risco e vulnerabilidade social. Para acessar o formulário, disponível somente pela internet, basta entrar no site da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, no endereço eletrônico www.familia.pr.gov.br e clicar no banner lateral “Inscrição Guarda Mirim 2015” (endereço para link - https://www.guarda-mirim.seds.pr.gov.br/guardamirim/inscricao.do?action=iniciarProcesso).

150 CoM CaDa suPlente A Câmara vai desembolsar neste mês cerca de R$ 150 mil com cada

um dos suplentes de deputados que estão tomando posse com o afas-tamento do titular do mandato. Na maior parte desses casos, o titular foi eleito para cargos executivos, como governador ou vice-governador, ou tomou posse como secretário ou ministro de Estado. Do dia 30 de dezembro até a última terça-feira (6), tomaram posse para um mandato de 30 dias exatamente 30 suplentes de deputados. Como o Congresso Nacional está em recesso, os novos deputados não terão atividades no Parlamento.

Abertas as inscrições para o 28º Prêmio de Ciência e Tecnologia

Estão abertas as inscrições para o 28º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia

Do Paranáaen notíciasO prêmio tem por objetivo

divulgar e valorizar a trajetória e as produções de pesquisadores paranaenses, inventores inde-pendentes e de jornalistas que produzem matérias de divulga-ção científica.

Este ano será premiado as áreas de Engenharias e Ciências Biológicas. As inscrições podem ser feitas até 15 de abril no site da Secretaria da Ciência, Tecno-logia e Ensino Superior (www.seti.pr.gov.br). A documentação deve ser encaminhada via cor-reio eletrônico para [email protected].

A 28ª premiação irá contem-plar as categorias Profissionais, Estudante de Curso de Gradu-ação, Inventor Independente e Jornalismo Científico. Na cate-goria Profissional serão premia-dos um professor-pesquisador e um pesquisador-extensionista. A categoria Estudante de Curso de Graduação destina-se a aluno regularmente matriculado em curso de instituição de ensino superior do Estado do Paraná, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

As demais categorias são Inventor Independente, pessoa física, paranaense, independen-temente de sua formação que

com seu invento tenha promo-vido a inclusão social, a geração de trabalho e renda e não ocupe cargo público; e Jornalista, resi-dente no Paraná, autor de repor-tagem cujo conteúdo trate de tema científico relevante para a sociedade, com atuação com-provada em veículo de comuni-cação.

PRÊMIO - Os professores premiados receberão certificado e prêmio em dinheiro equivalente a uma vez e meia o valor do ven-cimento de professor titular em regime de dedicação exclusiva da carreira desenvolvida nas uni-versidades estaduais, incluindo a gratificação de incentivo à titula-

ridade de doutor. Para o estudante, o valor é

equivalente à metade do valor do vencimento do professor. Os ven-cedores nas categorias Inventor Independente e Jornalista rece-berão certificado e prêmio em dinheiro equivalente a 60% do valor do vencimento, o que signi-fica cerca de R$ 7,5 mil.

Os trabalhos serão julgados por uma comissão composta por profissionais de cada uma das áreas definidas. Criado em 1986, o Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia cresceu e se con-solidou como uma das ações da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

ILUSTRATIVA

Biblioteca Pública do Paraná promove Gincana de Leitura durante as fériasDurante o período de férias escolares de 6 de janeiro a 6 de fevereiro), a

Biblioteca Pública do Paraná promove a partir desta terça-feira, 6, a “Gincana da Leitura”, dirigida a crianças de 5 a 12 anos

De Curitibaaen notícias

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Seção Infantil da Biblioteca. O evento segue até 6 de fevereiro.

Durante a Gincana, as crian-ças participam de 22 atividades envolvendo a palavra, o livro e a leitura, como jogos de “caça-pa-

lavras” e a confecção de livros artesanais. Separadas por faixa etária, as crianças realizam tare-fas individualmente e também em grupo.

A cada semana, um tema diferente será trabalhado: “Lei-tura”, “Quadrinhos”, “Poesia” e “Música”, “Livro” e “Teatro”. As atividades valem pontos (60, 80 e 100), que são registrados em uma

ficha com o controle da produção de cada criança.

Todos os materiais são for-necidos pela Seção Infantil. A premiação acontece em 13 de fevereiro. As crianças que fizerem no mínimo 20 atividades recebem certificado de participação e brin-des.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///

www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Serviço: Gincana da Leitura Data: de 06/01 a 06/02 Local: Biblioteca Pública do

Paraná (BBP) - Seção Infantil – Rua Cândido Lopes, 133 – Centro - Curitiba

Entrada franca Informações: (41) 3221-4980.

Durante o período de férias escolares (de 6 de janeiro a 6 de fevereiro), a Biblioteca Pública do Paraná promove a "Gincana da Leitura"

GuiLhErmE PuPo

Page 4: Correio noticias edição 1.136

Quinta-Feira - 08 de Janeiro de 2015Edição 11364 EdItaIs

CâmARA munICIPAL DE SIquEIRA CAmPOSESTADO DO PARAnÁ

PoRtaRia nº 001/2015

O VEREADOR RODRIGO FERREIRA DA SILVA GARANHANI, Presidente da Câmara Municipal de Siqueira Campos, PR, nos

usos das atribuições conferidas pelo artigo 40, XXIV, do Regimento Interno, resolve:

Nomear para o cargo, de provimento em comissão, de Assessor Jurídico da Mesa Diretora, JOSÉ RENATO CASTANHEIRA JU-

NIOR, brasileiro, divorciado, advogado, portador da cédula de identidade RG n.º 1.241.370-0, SSP/PR, inscrito no CPF/MF sob o

nº 392.957.889-15, residente e domiciliado na Rua Paraná, nº 1.821, Siqueira Campos, Paraná

Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação, retroagindo os seus efeitos a 02/01/2015.

siQueiRa CaMPos – PR, 05 De JaneiRo De 2015.

RoDRigo FeRReiRa Da silva gaRanHaniPResiDente

CâmARA munICIPAL DE SIquEIRA CAmPOSESTADO DO PARAnÁ

PoRtaRia nº 002/2015

O VEREADOR RODRIGO FERREIRA DA SILVA GARANHANI, Presidente da Câmara Municipal de Siqueira Campos, PR, nos

usos das atribuições conferidas pelo artigo 40, XXIV, do Regimento Interno, resolve:

Nomear para o cargo, de provimento em comissão, de Diretor Administrativo, Símbolo DA, PAULO DONIZETTI DE OLIVEI-

RA, brasileiro, casado, autônomo, portador da cédula de identidade RG n.º 5.233.099-8, SSP/PR, inscrito no CPF/MF sob o nº

580.473.449-00, residente e domiciliado na Rua José Domingues Carvalho, nº 646, Bairro Portal das Nações, Siqueira Campos,

Paraná.

Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação, retroagindo os seus efeitos a 02/01/2015.

siQueiRa CaMPos – PR, 05 De JaneiRo De 2015.RoDRigo FeRReiRa Da silva gaRanHani

PResiDente

CâmARA munICIPAL DE JAPIRAESTADO DO PARAnÁ

PoRtaRia nº 001/2015 De 02 De JaneiRo De 2015.

O Presidente da Câmara Municipal de Japira - PR, usando das suas atribuições legais, resolve:

NOMEAR DELLU SOTTOMAIOR PEREIRA ; portador do R.G. nº 9.600.777-9 / SSP-PR ; C.P.F. nº 061.116.529.58 ao cargo em

Comissão de Diretora Geral de Administração.

COMUNIQUE-SE.

CUMPRA-SE.

Esta Portaria entra em vigor na data da sua publicação.

Edifício da Câmara Municipal de Japira-Pr, ao segundo dia do mês de Janeiro de dois mil quinze ( 02.01.2015).

lauRo aPaReCiDo De CaRvalHo

PResiDente Da CâMaRa MuniCiPal De JaPiRa

PREFEITuRA munICIPAL DE JOAquIm TAVORA ESTADO DO PARAnÁ

eDital De liCitaçao- PRoCesso aDMinistRativo nº 003/2015PRegão PResenCial 003/2015- tiPo MenoR PReço

Objeto da licitação: Contratação de empresa para fornecimento de óleo diesel S10 , para execução do plano de trabalho do

Projeto de Recuperação da Trafegabilidade de Estradas Rurais, conforme termo de convenio SEAB e contrapartida do município.

Data e Horário de entrega dos envelopes: 23/01/2015 das 14h00hrs às 14h29min, Data da abertura e julgamento: 23/01/2015- às

14:30min.

Local da abertura: Prefeitura Municipal de Joaquim Távora, Rua Miguel Dias, 226, Estado do Paraná. Obs: a documentação

completa do Edital deverá ser retirada no endereço acima mencionado, no horário comercial das 08:00hrs às11:30hrs e das

13:00hrs as 17:00hrs.

Joaquim Távora, 07 de janeiro de 2015.

Daniele Cristina de Oliveira Nabarro

Pregoeira

gelson Mansur nassarPrefeito Municipal

PREFEITuRA munICIPAL DE JOAquIm TAVORA ESTADO DO PARAnÁ

eDital De liCitaçao- PRoCesso aDMinistRativo nº 002/2015PRegão PResenCial 002/2015- tiPo MenoR PReço

Objeto da licitação: Contratação de empresa para aquisição de Placas de Identificação de Ruas e de Sinalização, destinado ao

Departamento de Obras do Municipio.

Data e Horário de entrega dos envelopes: 23/01/2015 das 08h00hrs às 08h29min, Data da abertura e julgamento: 23/01/2015- às

08:30min.

Local da abertura: Prefeitura Municipal de Joaquim Távora, Rua Miguel Dias, 226, Estado do Paraná. Obs: a documentação

completa do Edital deverá ser retirada no endereço acima mencionado, no horário comercial das 08:00hrs às11:30hrs e das

13:00hrs as 17:00hrs.

Joaquim Távora, 07 de janeiro de 2015.

Daniele Cristina de Oliveira Nabarro

Pregoeira

gelson Mansur nassarPrefeito Municipal

PREFEITuRA munICIPAL DE JOAquIm TAVORA ESTADO DO PARAnÁ

eDital De liCitaçao- PRoCesso aDMinistRativo nº 001/2015PRegão PResenCial 001/2015- tiPo MenoR PReço

Objeto da licitação: Contratação de empresa para prestação de serviços de Recauchutagem de Pneus, para os veículos, tratores e

máquinas dos diversos Departamentos do Município, pelo período de 12 meses, conforme especificações e quantitativos constantes

no Termo de Referência - Anexo I deste Edital.

Data e Horário de entrega dos envelopes: 22/01/2015 das 08h00hrs às 08h29min, Data da abertura e julgamento: 22/01/2015- às

08:30min.

Local da abertura: Prefeitura Municipal de Joaquim Távora, Rua Miguel Dias, 226, Estado do Paraná. Obs: a documentação com-

pleta do Edital deverá ser retirada no endereço acima mencionado, no horário comercial das 08:00hrs às11:30hrs e das 13:00hrs

as 17:00hrs.

Joaquim Távora, 07 de janeiro de 2015.

Daniele Cristina de Oliveira Nabarro

Pregoeira

gelson Mansur nassarPrefeito Municipal

Page 5: Correio noticias edição 1.136

5Quinta-Feira - 08 de Janeiro de 2015Edição 1136REgIONal

Curitiba ganha casa de apoio a índiosmedida é emergencial; 33 famílias vivem em situação

de rua em Curitiba.De CuritibaRedação bem ParanáEm reunião mediada pelo

Ministério Público do Paraná (MP-PR) na última segunda-feira,5, órgãos governamentais acordaram a abertura emergencial de uma casa de passagem para indígenas que se encontram em situação de Rua em Curitiba. O imóvel será cedido pela Prefeitura de Curitiba e o serviço, coordenado pela Funda-ção Nacional do Índio (FUNAI). O governo do Estado se responsabili-zará pelo fornecimento de mobília, utensílios domésticos e manuten-ção predial.

A unidade terá capacidade para abrigamento de até 70 pessoas e funcionará nesses moldes durante dois meses, quando novas medi-das deverão ser tomadas pelos órgãos envolvidos. A Prefeitura de Curitiba, por meio da Fundação de Ação Social (FAS), também fará a supervisão técnica do serviço e permanecerá fornecendo no perí-odo passagens de ônibus para os indígenas que desejarem retornar a seus municípios de origem.

“Temos a necessidade urgente de proteger principalmente crian-ças e adolescentes que estão em situação de rua ou trabalhando, o que não é permitido por lei”, afir-mou a promotora Laís Letchaco-vski, da Promotoria de Justiça da Vara de Infância e Juventude de Curitiba, representando o Minis-

tério Público. “A prioridade desta casa será dar proteção à criança e ao adolescente indígena. Por isso ela será destinada apenas a indí-genas que estão na cidade para comercialização de artesanato”, disse a presidente da FAS, Márcia Oleskovicz Fruet. A Fundação já vinha atendendo os indígenas ofe-recendo acolhimento na Central de Resgate Social.

Durante a reunião, também foi acordada a criação de uma campa-nha de incentivo à fiscalização do trabalho infantil por qualquer cida-dão e à compra responsável dos artesanatos indígenas. “Pedimos à população que não dê esmola a criança nenhuma e que compre artesanato somente de adultos. Não podemos expor as crianças ao risco, à mendicância e ao trabalho infantil”, completou Márcia.

A reunião teve a presença de lideranças indígenas, que se incumbiram de fazer o trabalho de conscientização dos grupos de indígenas que estão instalados em diferentes pontos da cidade para que passem a utilizar as instala-ções da nova casa, que será aberta no espaço da unidade da FAS Amigo Curitibano na Praça Plínio Tourinho, no Jardim Botânico. Estima-se que cerca de 33 famí-lias de indígenas, originárias de 20 municípios do interior do Paraná e de outros estados, estejam em situação de Rua em Curitiba.

VaLquir aurELiano

Índios debaixo do viaduto do Capanema: eles vendem artesanato para sobreviver

Prefeito de Tomazina Guilherme fez pronunciamento na posse de Mounir Chaowiche na Sanepar

o prefeito de Tomazina Guilherme Saliba esteve presente na posse de mounir Chaowiche na Sanepar e durante seu discurso representado os prefeitos do Paraná, destacou a forma cordial com que todos os

prefeitos foram atendidos durante 4 anos na CohaParagência CriativaDavid batistaO prefeito afirmou ainda que

com certeza o mesmo atendimento vai estar à disposição de todos também na Sanepar.

Tomou posse nesta terça-feira (6) o novo diretor-presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Mounir Chaowi-che, em cerimônia realizada na sede da empresa, com a presença da vice-governadora Cida Bor-ghetti, e de Fernando Ghignone. Também estavam presentes diver-sas autoridades federais, estaduais e municipais e muitos funcionários da Companhia, que também pude-ram acompanhar a cerimônia, ao vivo, pela internet e nas salas de videoconferência espalhadas pelo Estado. O prefeito de Tomazina Guilherme Saliba, foi convidado para representar os prefeitos do Paraná.

“Chego à Sanepar para, juntos, construirmos a missão de levar saúde e qualidade de vida para os paranaenses, através da água e do saneamento”, disse Chaowi-che, dirigindo-se aos funcionários. Falando em nome do governador

Beto Richa, Cida Borghetti também ressaltou o trabalho dos saneparia-nos: “todos merecem respeito, pois cuidam incansavelmente do bem maior, que é a água”, afirmou.

Fernando Ghignone deixa a Sanepar, depois de quatro anos, para assumir a presidência da Companhia Paranaense de Gás, a Compagás. “Investimos mais de R$ 2,4 bilhões nesses quatro anos de trabalho e conseguimos um avanço significativo, tanto no que se refere a melhorias na infraestrutura da empresa em todo o Estado, bem como melhoramos os salários e o ambiente de trabalho dos funcioná-rios”, disse Ghignone.

Chaowiche deixou a presidên-cia da Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR), onde estava desde 2011 para assumir a Sane-par. Antes disso, foi presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (COHAB-Ct), de 2006 a 2010. Foi presidente por quatro mandatos da Associação Brasileira de COHABS e Agentes Públicos de Habitação. E é atualmente presi-dente da Associação Brasileira de COHABS e Agentes Públicos de Habitação.

Page 6: Correio noticias edição 1.136

Quinta-Feira - 08 de Janeiro de 2015Edição 11366 REgIONal

Lemes Tattoo oferece o que há de melhor em tatuagem e colocação de piercing em SAP

o estúdio que atualmente atende em novo endereço é referência na região em se tratando da qualidade oferecida para os seus clientes. um estúdio moderno

que atende as necessidades dos clientes com seriedade e respeito

De saPRegiane RomãoHá alguns anos a tatuagem

deixou de ser consideradas “coisas de marginal” e passou a ser con-siderada uma forma de se diferen-ciar das outras pessoas.

Principalmente os jovens se tornaram adeptos desta “moda” e atualmente a maior parte das pes-soas possui desenhos espalhados pelo corpo.

Em Santo Antônio da Platina, o estúdio Lemes Tattoo atende diariamente e oferece o que há de mais moderno e seguro para os clientes.

O Lemes Tattoo estabelece alguns cuidados que devem ser seguidos para garantir a biossegu-rança na realização de tatuagem e também na colocação de piercing.

Todos os procedimentos são baseados em instruções que forma dada pela ANVISA e na RESOLU-ÇÃO DO SESA que dispõe sobre

as condições para a instalação e funcionamento dos estabelecimen-tos de tatuagem.

As instruções são: antes de começar o procedimento de tatu-agem ou colocação de piercing o profissional deve lavar as mãos com sabonete bactericida e colo-car as luvas; higienizar a bancada, maca e cadeira com álcool 70%, forrar os locais com filme de PVC, isso deve ser feito para que não haja contato; montar a bancada dispondo de tinta, vaselina, papel toalha, palitos picolé, fita adesiva hospitalar, borrifador com água e sabão bactericida e outro com álcool 70%; proteger com PVC os utensílios que estão dispostos sobre a bancada, como os borrifa-dores, máquina de tatuar, fonte de energia, clipcord e as embalagens das tintas utilizadas no procedi-mento.

Para iniciar o procedimento, após higienizar as mãos com

álcool, colocar o par de luvas, deve-se higienizar também a pele, antes de dar início ao procedi-mento; em casos onde é neces-sário raspagem dos pelos, utilizar um raspador descartável; durante o procedimento evitar manusear objetos que não estejam protegi-dos pelo plástico PVC e sempre trocar as luvas ao retornar o pro-cedimento.

Outros cuidados citados pelo tatuador Lemes são de manusear apenas os tubos de tintas protegi-dos por plásticos PVC, não encos-tar o bico-dosador dos tubos de tinta em nada do campo operató-rio, porque isso pode contaminar a tinta; ao terminar o procedimento deve ser retirado as proteções de PVC utilizados nos utensílios já citados; os resíduos do processo devem ser descartados em saco branco leitoso e encaminhados ao coletor de resíduos de saúde; as agulhas e giletes devem ser des-

cartadas no coletor de materiais perfuro cortantes; após desmon-tar a bancada, máquina, maca, utensílios e periféricos, limpar tudo inclusive as mãos com álcool 70%; higienizar o piso as sala de procedimento com hipoclorito de sódio, em solução aquosa; não usar anestésico e ventiladores; a tatuagem só poderá ser reali-zada em menores de idade com autorização formal e presencial dos pais ou responsáveis; sempre exigir o Termo de Consentimento.

Após o procedimento ter sido realizado, Lemes esclarece que são necessários alguns cuidados com a tatuagem.

DURANTE A CICATRIZAÇÃO Lavar a tatuagem com água e

sabonete neutro ou antisséptico; com as mãos e a tatuagem devi-damente limpas, aplicar pomada cicatrizante, indicada pelo tatu-ador; evitar sol na área tatuada; não tomar banho de mar ou de

piscina, e nem deixar a tatuagem imersa, pois isso faz com que as cascas se soltem antes do pro-cesso de cicatrização ter termi-nado, e isso pode causar falhas na tatuagem; não frequentar sauna; não coçar ou arrancar as cascas; não esfregar a toalha ao se banhar; usar roupas leves para evitar atritos; qualquer eventual retoque só pode ser feito depois de ter encerrado o processo de cicatrização; evite o consumo de ovo, chocolate, limão, pimenta, carne de porco, maracujá, peixe e tomate.

APÓS A CICATRIZAÇÃOUsar bloqueador solar sempre

que expor a tatuagem ao sol; usar creme hidratante no local da tatuagem; tomar cuidado com arranhões e cortes no local da tatuagem.

O estúdio Lemes Tattoo inicia o ano de 2015 cheio de novida-des. Serão ministrados cursos de

tattoo e piercing, e, além disso, a partir de fevereiro o estúdio ofe-recerá maquiagem definitiva e também reconstrução capilar.

O profissional Lemes atua como tatuador há mais de 12 anos e o seu estúdio é liberado pela vigilância sanitária, possui todos os materiais descartáveis, além de ter todos os materiais esterili-zados em autoclave. Ele também faz coberturas e reformas de tatu-agens.

Ele dispõe também de mais de 20 mil desenhos

Quem quiser conhecer o novo estúdio deve se dirigir à Rua Marechal Deodoro da Fonseca nº 898, no calçadão em Santo Antô-nio da Platina. O espaço é amplo, para oferecer maior conforto aos clientes.

Agendamentos também podem ser feitos pelo telefone (43) 9615-9895 ou (43) 3141-1963.

Certificados de cursos do profissional Lemes

arquiVo PESSoaL / rEGianE romão

Page 7: Correio noticias edição 1.136

7Quinta-Feira - 08 de Janeiro de 2015Edição 1136POlIcIal

Dois jovens foram presos por tráfico de drogas em Jacarezinho

após diligências os policiais abordaram quatro pessoas que estavam em atitudes suspeitas. Com eles a Pm encontrou uma porção de maconhaDe JacarezinhoRegiane RomãoOs jovens M.J.F de 24 anos e

P.R.N, de 25 anos foram presos pelos policiais Militares da Agên-cia de Inteligência do 2º Batalhão da Polícia Militar de Jacarezinho.

Os jovens são acusados de tráfico de drogas e também de associação ao tráfico. A prisão aconteceu nesta terça-feira, 6.

Em diligências pela Rua Morumbi, no Bairro Nossa Senhora das Graças, por volta das 14h 50min, os policiais abor-daram quatro pessoas que esta-

vam em um local suspeito de servir como ponto de venda de drogas.

Um deles estava em posse de uma porção de maconha. A droga estava escondida dentro do bolso da calça. Já na casa de M. local suspeito de servir de ponto de venda das drogas, a equipe poli-cial apreendeu uma pedra grande de “crack” que fracionada rende-ria aproximadamente 140 pedras para venda a usuários e várias buchas de maconhas prontas para venda.

Também foi apreendido na

residência um prato, uma lâmina (gillete), uma faca e saquinhos plásticos que estavam sendo uti-lizados naquele momento para fracionar e embalar o entorpe-cente.

Diante dos fatos, as quatro pessoas foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Jacare-zinho e mediante todos os indí-cios e provas colhidas, foram lavrados os autos de prisão em flagrante para M. J. F. pelo crime de tráfico de drogas e para P. R. N. pelo crime de associação para o tráfico de drogas. Objetos foram apreendidos e levados para a delegacia

PoLíCia miLiTar

Equipes policiais trabalham para identificar suposto ladrão de carro no norte Pioneiro

um suposto criminoso teria roubado um carro em Santo antônio da Platina e cometido crimes em Tomazina e ibaitiDo norte PioneiroRegiane RomãoAs polícias Militar e Civil pro-

curam pelo motorista de um Fiat/Palio weekend cor prata placas AZL-1121/PR que é acusado de cometer crimes em pelo menos três cidades da região. Esse carro foi roubado em Santo Antô-nio da Platina.

Neste domingo, por volta das 14h, dois homens e uma criança de cinco anos foram até a com-panhia da Polícia Militar de Santo Antônio da Platina e contaram que quando estavam voltando de um sítio localizado no Bairro Água Branca, por volta das 12h, havia um carro prata parado, há dois quilômetros da rodovia com placas de Ponta Grossa. O carro estava com o capô aberto e três homens estavam ao lado de fora do veículo e uma mulher estava no interior do mesmo.

Um dos homens deu sinal com a mão e então o solicitante desacelerou o carro e então os homens informaram sobre o assalto.

Ainda de acordo com infor-mações das vítimas, os três homens estavam armados com duas pistolas e um revolver. “Eles apontavam as armas o tempo todo. Depois nos levaram para o meio do pasto, atrás de um morro e nos amordaçaram e amarraram os nossos pés, e nos prenderam em uma árvore. Até o meu filho que estava com a gente foi amordaçado e amarrado pró-ximo a mim”.

Eles relataram ainda que todo o tempo os assaltantes gritavam e os mandava ficar com a cabeça baixa e não olhar para eles. “Eles falaram que após duas horas alguém viria nos soltar e que o carro seria abandonado na divisa de São Paulo – Paraná”.

Além do carro, os assaltantes levaram também alguns docu-

mentos, sendo eles: habilitação, documento do veiculo e uma pasta contendo documentos da sua empresa e documentos de um imóvel rural e dois celulares pertencentes às vítimas.

A vítima declarou a equipe que um dos homens era obeso e estava com um dos braços enfai-xado e com tampão em um dos olhos.

As vitimas relataram que após uma hora preso a arvore conseguiram se soltar e foram até um sitio vizinho e pediram ajuda e depois se deslocaram até a Companhia da Polícia Mili-tar para noticiar os fatos.

A polícia realizou patrulha-mento nas proximidades, porém não encontraram nem os acusa-dos e nem o carro roubado.

Em Tomazina, por volta das 21h, a equipe da Polícia Militar realizava uma patrulha de rotina pela região central da cidade quando se deparou com uma caminhonete Hilux preta estacio-nada em frente ao hospital. No entanto havia certo tumulto ao redor do veículo.

Ao se aproximar das pessoas os policiais foram informados que o motorista da Hilux havia sido baleado e havia entrado no hospital a fim de ser socorrido.

Os policiais entraram em con-tato com a vítima e foram infor-mados que ao retornar da sua fazenda que fica localizada pró-ximo ao Distrito do Sapé cruzou com um Fiat/Palio Wekkend de cor prata, que era dirigido por um homem de pele clara e que estava acompanhado de uma mulher que ocupava o banco tra-seiro do veículo.

Nesse momento, a vítima ouviu dois disparos e percebeu que havia sido atingido no braço esquerdo, um tiro acertou o coto-velo e outro a mão.

A vítima não soube informar

mais detalhes sobre o veículo, pois após os disparos efetuados o veículo tomou rumo ignorado, informando apenas que seguiu na estrada que liga a região ao município de Guapirama.

A equipe realizou contato com a equipe Rotam que reali-zavam patrulhamento na cidade de Tomazina e saiu em diligên-cias pela estrada rural que liga a cidade de Tomazina até o bairro do Sapé, porém nenhum carro com as características repassadas pela vítima, e nem carro algum foi encontrado no percurso, a equipe repassou todas as informações a 3ª Com-panhia da Polícia Militar e para

o Serviço de Inteligência para que tomassem conhecimento da situação.

Porém a ação do suposto ladrão do carro não havia ter-minado, em Ibaiti, por volta das 1h 49min, um homem compare-ceu à Polícia Militar e denun-ciou que estava trabalhando com terraplanagem em um sítio localizado no Pico Agudo, em Ibaiti. Ele saiu de seu veículo uma Mmc/ l200 triton hpe para sinalizar com o operador que o ajudava e quando voltou per-cebeu que havia uma pessoa armada em seu veículo e então ele foi rendido com uma arma colocada em seu pescoço e

recebendo as orientações dadas pelo assaltante.

Ele foi orientado a seguir o Palio Weekend de cor prata no sentido da Vila Guay. Quando chegaram à metade do cami-nho, a vítima foi amarrada e amordaçada e também teve os olhos vendados. Nesse momento ele foi colocado dentro do carro e pode perce-ber que estava sendo levado para o posto de combustível localizado no Bairro Campi-nho.

Ele foi amarrado em um eucalipto próximo à Ponte do Bairro da Ponte Preta, em Jaboti. A vítima conseguiu se

soltar e chegar até à Polícia Militar.

Ele informou ainda que enquanto estava em poder do sequestrador recebia ameaças de morte.

A vítima não soube infor-mar o que foi levado de seu carro, porem ele disse que tinha documentos pessoais, cheques e aproximadamente R$ 700.

Diante do fato a equipe da Polícia Militar o orientou quan-tos aos procedimentos e para que verificasse quais seriam os documentos que foram rou-bados para serem adicionado ao Boletim de Ocorrências.

IMAGEM ILUSTRATIVA

Page 8: Correio noticias edição 1.136

Quinta-Feira - 08 de Janeiro de 2015Edição 11368 dIvulgaçÃO