revista acic notícias

32
Economia Saúde Evento Seminário Regional de Administração foi realizado de 09 a 11 de setembro. NOTÍCIAS Ano VII . Edição 40 . Agosto/Setembro 2015 página 06 página 12 página 10 LIDERANÇAS ANALISAM A ATUAL SITUAÇÃO DO PAÍS E IMPACTOS NA ECONOMIA LOCAL ACIC PRESENTE NO SEAD 2015 BAZAR EM PROL DO MAICÉ FOI UM GRANDE SUCESSO

Upload: angela-cardoso

Post on 23-Jul-2016

225 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Mais uma edição da Revista ACIC Notícias disponível para leitura online. Versão impressa estará disponível dia 05 de outubro.

TRANSCRIPT

Economia SaúdeEvento

Seminário Regional de Administração foi realizado de 09 a 11 de setembro.

NOTÍCIASAno VII . Edição 40 . Agosto/Setembro 2015

página 06

página 12página 10

LIDERANÇAS ANALISAM A ATUAL SITUAÇÃO DO PAÍS E IMPACTOS NA ECONOMIA LOCAL

ACIC PRESENTE NO SEAD 2015

BAZAR EM PROL DO MAICÉ FOI UM GRANDE SUCESSO

PALAVRA DO PRESIDENTE

A educação que transforma

NOTÍCIAS

Auto Posto CalmonEvofran Medical Ltda

Juliana Abdalla Basi Ribeiro MEKarize Romanatto Piana MENordio Supermercado Ltda

Transportes Todeschini LtdaZago Comercio de Alimentos Ltda ME

NOVOS ASSOCIADOS DA ACIC

A ACIC, entidade envolvida em ações que visam o desenvolvimento de Caçador desde sua fundação, está agora engajada na qualificação do trabalhador caçadorense junto com a FIESC.

A ACIC faz parte da recém implantada Câmara Regional do Movimen-to A Indústria pela Educação, junto com entidades como IEL, SENAI, SESI, Sindicato dos trabalhadores, Sindicato Industrial, diretores da rede pública de ensino, GERED, UNDIME-SC, Jovens Embaixadores da Educação, Secretaria Municipal de Educação e Conselho Munici-pal de Educação.

O trabalhador deve ter assegurado o direito de completar a escolari-dade básica e ter ainda educação profissional e tecnológica compatí-vel com a sua função. Todos estão unidos em prol desta causa. Mas um dos desafios é fazer com que o trabalhador queira estudar. Muitas vezes, as empresas garantem toda a estrutura para este fim, mas falta então a vontade do trabalhar de retomar os estudos, ou de ingressar em um novo curso.

Medidas estão sendo discutidas para vencer este e outros desafios. Entendemos que é preciso demonstrar ao trabalhador jovem e adulto que tanto a educação como o trabalho é um direito, assim como ele-mentos primordiais para a construção da cidadania.

A ACIC está envolvida neste processo e segue atuante, promovendo cursos, seminários, palestras e eventos que tem como objetivo promo-ver discussões e difundir conhecimentos.

Henrique Luis Basso

Missão da ACIC“Representar e desenvolver empreendedores e empresas de Caçador e região, oferecendo soluções inovadoras e manifestando a força do associativismo, da inovação e do conhecimento em todas as nossas ações”.

Visão da ACIC“Consolidar-se como entidade com gestão moderna e eficiente, fortalecendo a representação institucional e a oferta de soluções e serviços capazes de atrair e fidelizar associados”.

DIAGRAMAÇÃODose Edição Gráfica LTDA

14.150.229/0001-17

TIRAGEM500 exemplares

REDAÇÃOAngela Cardoso

Jornalista ResponsávelSC2863JP

DIRETORIAPresidente

Henrique Luís Basso

Vice presidente IndustrialLeonir Antonio Tesser

Vice Presidente ComercialCarlos Alberto Luhrs

1º SecretárioIlton Paschoal Rotta

2º Secretário Leandro Seleme

1º Diretor FinanceiroJosé Carlos Tombini

2º DiretorMoacir José Salamoni

Diretora de Relações PúblicasCarla Maria Busato Adami

CONSELHO FISCALJosé Adami NetoEduardo Seleme

João Carlos Machiavelli

SUPLENTESMarcelo Mafessoni Tedesco

Jovelci Domingos GomesAuri Marcel Baú

FALE CONOSCO(49) 3563-1116

Av. Barão do Rio Branco, 3271º Andar - Centro

[email protected]

06

1619 ACIC INCENTIVANDO CASES DE SUCESSOConheça a história da empresa Clinquer, premiada como empresa inovadora pelo Prime em 2009.

24 ACIC PRESTIGIA EVENTOS DA FIESC EM CAÇADOR

NOTÍCIAS Ano VII . Edição 40 . Agosto/Setembro 2015

LIDERANÇAS ANALISAM A ATUAL SITUAÇÃO DO PAÍS E IMPACTOS NA ECONOMIA LOCALRevista ACIC Notícias conversou com lideranças empresariais, e pessoas ligadas a entidades representativas para analisar o cenário atual do país e os reflexos na economia local.

LEGISLATIVO APROVA REPASSE DE R$ 300 MIL PARA HOSPITAL MAICÉA Câmara de Vereadores de Caçador aprovou dia 22 de setembro projeto de lei que autoriza o repasse para o Hospital.

10 ACIC PRESENTE NO SEAD 2015Seminário Regional de Administração foi realizado de 09 a 11 de setembro.

12 BAZAR EM PROL DO MAICÉ FOI UM GRANDE SUCESSOMais de mil pessoas passaram pelo salão paroquial da Igreja Cristo Redentor dia 19 de setembro.

5ACIC NOTÍCIAS − AGOSTO/SETEMBRO 2015

Artigo

POR QUE AS EMPRESAS FECHAM?

Por Raif José Vivan

Por um lado, percebem que o dinheiro ficou mais escasso e muitas vezes tem dificuldade para manter seus compromissos em dia. Todavia, muitas empresas não possuem ferramentas gerenciais como o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo de Resultado para avaliar o que está ocorrendo com seus indicadores.

O SEBRAE SP fez uma pesquisa para tentar responder a esta pergunta. Perguntou a empresários que haviam fechado seus negócios qual o motivo, e chegou aos seguintes resultados:

ESTA É COM CERTEZA UMA DAS PERGUNTAS QUE MAIS INTRIGAM OS EMPRESÁRIOS, POIS SENTEM

QUE MUITAS VEZES SEU NEGÓCIO ESTÁ EM RISCO, MAS NÃO SABEM EXATAMENTE O QUE ESTÁ

ACONTECENDO COM SUA EMPRESA.

As respostas não eram excludentes, ou seja, podia haver mais de um motivo para o fechamento do negócio.

Mas aqui gostaria de fazer uma observação. Falta de Capital de Giro para financiar seus negócios e falta de clientes para gerar margem suficiente para cobrir seus custos fixos foram apontados como principais causas. Se observarmos os itens problemas financeiros, inadimplência e falta de crédito parecem mais consequências dos primeiros motivos do que propriamente causa. Questões como alta carga tributária, localização, fornecedores tiveram um índice muito baixo na pesquisa.

Desta forma, como está o gerenciamento do capital de giro em sua empresa? Questões como prazo médio de pagamento e recebimento, bem como o giro de estoques estão diretamente ligados à necessidade de capital de giro.

E o seu maior ativo? Seus clientes estão recebendo toda a atenção que merecem?

Bons negócios

1º Falta de Capital de Giro 41%

2º Falta de clientes 25%

3º Problemas financeiros 21%

4º Inadimplência 16%

5 Falta de crédito 14%

Economia ESPECIAL

ACIC NOTÍCIAS − AGOSTO/SETEMBRO 20156

O Brasil vive o pior momento do mercado de trabalho em quase duas décadas e caminha para um recorde histórico de destruição de vagas, segundo economistas de mercado e do próprio governo. A taxa de desemprego subiu para 7,6% da população economicamente ativa (PEA) de seis grandes regiões metropolitanas do país em agosto, de acordo com dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgados dia 24 de setembro pelo Instituto

Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a maior taxa para o mês desde 2009, quando foi de 8,1%.. A perspectiva de recessão acentuada neste ano indica que a destruição de postos de trabalho deve prosseguir acelerada e superar 1 milhão até o final do ano.

A Revista ACIC Notícias conversou com lideranças empresariais, e pessoas ligadas a entidades representativas para analisar o cenário atual do país e os reflexos na economia local.

LIDERANÇAS ANALISAM A ATUAL

SITUAÇÃO DO PAÍS E IMPACTOS NA

ECONOMIA LOCALA economia brasileira está em uma situação bastante complicada diante de uma recessão esperada para 2015 e 2016, do déficit das contas públicas, do novo Orçamento com expectativa de saldo primário negativo e a consequente elevação da dívida pública. Tantas incertezas econômicas e políticas aumentam cada vez mais a instabilidade do país.

7ACIC NOTÍCIAS − AGOSTO/SETEMBRO 2015

Henrique Basso, presidente da ACIC“O momento econômico exige muito mais do empreendedor e do trabalhador brasileiro. Possuímos um Estado maior do que precisamos, cheio de burocracias e de regalias que massacram o cidadão. Precisamos que aconteça um choque na gestão pública, com refor-mas que alterem de fato o rumo do custo da máquina pública. Os discursos de reforma, previdenciária, tributária e política devem realmente se efetivar. Apesar de todos estes problemas, continuamos a ser um país de imensas oportunidades, porém devemos me-lhorar muito, principalmente em áreas como a saúde, educação, infraestrutura e seguran-ça. Finalizo com uma frase do jornalista Alexandre Garcia: A confiança é a alma do negó-cio, e o governo terá que recuperar a credibilidade perdida em mudanças e imposições”.

José Adami Neto, diretor presidente da empresa Adami e presidente do Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose de Santa Catarina (Sinpesc)“As crises sempre existiram, não é a primeira e não será a última. Agora existe o agrava-mento do componente político e esta situação atrapalha a economia. Mas estamos em Santa Catarina, um Estado que tem demonstrado equilíbrio na questão do desemprego. Em Caçador não está sendo diferente. Dada a nossa estrutura de empresas de pequeno, médio e grande porte e a diversificação de produtos, o impacto da crise está sendo menor aqui. Existem problemas? sim existem. A questão do câmbio no mercado interno, se per-cebe redução da renda e do consumo. A inflação ressurgindo e impactando de forma mais severa toda a sociedade brasileira. Mas de modo geral, Santa Catarina e o município de Caçador estão sofrendo menos, devido às condições conjunturais e de distribuição demo-gráfica e econômica que não são observadas em outros Estados”.

Gilberto Seleme, vice-presidente Regional da FIESC“O SESI e o SENAI tem uma história de sucesso a favor de trabalhadores e indústrias. Mas o próximo capítulo dessa história pode ser o pior de todos. Entre as medidas anunciadas pelo governo federal em 14 de setembro, estão a apropriação de recursos das contribui-ções do setor privado ao sistema S. É um corte significativo no orçamento do SESI e do SENAI. O resultado é devastador: menos oportunidade de ensino para jovens, menos qua-lificação para o trabalhador, menos benefícios para diversas comunidades. Um ato ilegal e inconstitucional que vai impactar negativamente o futuro de muita gente, privando brasi-leiros de seus direitos. E atacando justamente quem pode ajudar o país a voltar a crescer: a indústria e o trabalhador”.

Auri Baú, vice-presidente Regional da FACISC“Apesar de tudo, os empresários já passaram por outras crises e usando as palavras do Sardenberg, o Brasil reage rapidamente. Estamos passando por um problema econômico, e um problema ainda maior político. A recomendação agora é para os empresários acredi-tarem nos seus negócios. Ou seja, devem seguir empreendendo, melhorando a qualidade dos produtos e mantendo a qualificação dos funcionários. Garantindo estrutura e apoio para melhorar toda a cadeira produtiva. Com crise ou sem crise, o empresário deve ser resiliente e continuar”.

Economia ESPECIAL

ACIC NOTÍCIAS − AGOSTO/SETEMBRO 20158

DESGOVERNONa opinião de Gilberto Seleme,

vice-presidente Regional da FIESC o Brasil está enfrentando um desgo-verno. “Resolvem se reunir domingo à noite para segunda largar um pa-cote de medidas. O que o Governo precisa de arrecadação não será su-ficiente para os ajustes. O resulta-do é que vai baixar a arrecadação e aumentar o risco de aumento do desemprego. O empresário está com medo de investir, porque não sabe o dia de amanhã. O governo precisa dar um rumo na política econômica e partidária, senão em 2016 nossa economia será um caos”, salienta.

Seleme destaca que o Governo precisa fazer a lição de casa como qualquer empresário na hora que surge o problema da falta de arreca-dação. “O empresário diminui des-pesas, diminui os custos fixos e pro-cura agregar receita no seu produto. Já o Governo por decreto aumenta impostos, aumenta a carga tributá-ria e aumenta a receita dele, e não diminui a sua despesa”.

A questão da volta da Contribui-ção Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) também foi cri-ticada pelo empresário que vê na medida a penalização da população, do mais humilde trabalhador até a maior indústria. “Em 2000, havia sete trabalhadores na ativa para cada três aposentados. Em 2050, as projeções indicam que haverá um trabalhador ativo para cada nove aposentados, o que demonstra que o sistema atual não é sustentável no longo prazo. Agora se discute a volta da CPMF, justamente para salvar a Previdência Social”.

“SC É A ÚLTIMA A ENTRAR NA CRISE E SERÁ A PRIMEIRA A SAIR”

Gilberto Seleme ressalta que ape-sar da difícil situação econômica e política do país, o empresário cata-rinense segue firme no propósito de produzir e se destacar no mercado. “Santa Catarina tem características únicas, pela diversidade de produ-tos, sua matriz econômica fortale-cida, pelo tipo de empresas e seg-mentos industriais. Os empresários estão todos com o sinal de alerta li-gado, mas se comparado com outras regiões, nós ainda estamos bem. A crise demora um pouco para chegar aqui e quero parabenizar os empre-sários, os grandes lutadores, os pri-meiros empregados, que trabalham 24 horas, que buscam o bem-estar dos seus colaboradores. Pessoas que com ou sem crise, estão sempre de cabeça erguida. Esta crise não é só econômica. É política também, o que a torna mais delicada”, salienta.

IMPACTOSO empresário Auri Marcel Baú,

vice-presidente Regional da FA-CISC afirma que além do Brasil, outros países estão enfrentando situações complicadas como a cri-se migratória, conflitos internos e guerras que estão mudando a história.

E este cenário está gerando pressão nos preços dos produtos e impactando diretamente aqui na nossa região. “As empresas ex-portadoras estão sentindo os re-flexos da crise, pois está havendo redução nos volumes de pedidos. As empresas estão tentando equi-librar a situação, com previsões de férias coletivas, diminuição de turnos entre outras iniciativas. Em Santa Catarina, em Caçador os efeitos começam a aparecer agora e é preciso tomar medidas urgentes para se resguardar. Não quero e não posso ser pessimista,

Evolução do emprego formal em Caçador-SC

Fonte: Informativo Mensal de Emprego, publicação mensal do Setor de Informação e Análise do Mercado de Trabalho –SST/SINE que tem por finalidade analisar a evolução do emprego formal em Santa Catarina a partir da base de dados do CAGED/MTE.

Julho 2015

Total de admissões 710

Total de desligamentos 892

Saldo -182

Variação Emprego -0,80%

Últimos 12 meses

Total de admissões 12.394

Total de desligamentos 12.434

Saldo -40

Variação Emprego -0,18%

9ACIC NOTÍCIAS − AGOSTO/SETEMBRO 2015

Santa Catarina registrou, pela segunda vez consecutiva neste ano, a menor taxa de desemprego no trimestre entre os estados do Brasil, com 3,9%. O nú-mero é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE, divulgada dia 25 de agosto.

A média nacional de desocupados foi de 8,3%, o que equivale a 8,35 mi-lhões de pessoas sem emprego. A pesquisa contempla 3.464 municípios e considera todas as formas de inserção no mercado – inclusive empregos in-formais e no serviço público.

O Estado já havia registrado a menor taxa de desemprego no primeiro tri-mestre, também com 3,9% contra 7,9% da média nacional. Em 2014, Santa Catarina teve o maior saldo de vagas de emprego do país, com 53.887 novos empregos gerados, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego.

mas daqui até o final do ano, não haverá melhoras significativas na quantidade de empregos. O de-semprego pode chegar a casa dos 8%, índice semelhante ao registra-do em 2008. O mercado de expor-tação deve melhorar a partir de 2016, juntamente com o mercado interno”, destaca.

O empresário José Adami Neto reforça que o quadro futuro desta crise depende muito do ambien-te político/institucional e da ve-locidade com que o ajuste fiscal será implantado. Mas enquanto se aguardam as decisões, os em-presários seguem trabalhando e buscando alternativas. “No caso da nossa empresa estamos traba-lhando e tirando alguns gargalos de produção bem pontuais e pro-curando realizar investimentos com retorno mais rápido. Tam-bém estamos reavaliando investi-

mentos de longo prazo, aguardan-do um ambiente econômico mais seguro. Afirmo que esta não é a primeira e nem será a última crise que o Brasil enfrentará. O Brasil tem um mercado interno bastante robusto. Mas o país está impactado por questões sistêmicas históricas, as quais precisam ser equaciona-das para criar condições favoráveis ao investimento, produtividade e crescimento. São problemas con-junturais que a sociedade precisa enfrentar, com sacrifícios inevitá-veis, mas que produzirão resulta-dos mais duradouros para oferecer melhores condições de ambiente e estabilidade de negócios para o futuro. Se bem equacionados, cer-tamente deixarão um legado posi-tivo para as futuras gerações, me-lhorando a vida de cidadãos, das empresas e da sociedade como um todo, analisa.

CENÁRIO DE ACORDO COM ANÁLISE DA FIESC

Salário mínimoDeve ser de R$ 865,50 em 2016, um reajuste de quase 10% em relação ao atual.

InflaçãoGoverno estima que atingirá 5,4% no ano que vem e só chegará ao centro da meta (4,5%) em 2017. Mercado trabalha com a previsão de 5,51%.

Previdência socialDéficit deve passar dos R$ 56,7 bilhões registrados no fim de 2014 para R$ 88,9 bilhões no final deste ano e R$ 124,9 bilhões em dezembro de 2016.

PIBPrevisão de crescimento da economia foi reduzida de 0,5% para apenas 0,2% no próximo ano.

ArrecadaçãoAposta do governo é obter R$ 10 bilhões a mais com concessões e R$ 11,3 bilhões com revisão de PIS/Cofins sobre informática e de IOF sobre bebidas e operações do BNDES.

Santa Catarina registra menor taxa de desemprego do país no segundo trimestre

Evento SEMINÁRIO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO

ACIC NOTÍCIAS − AGOSTO/SETEMBRO 201510

ACIC PRESENTE NO SEAD 2015

O Seminário Regional de Ad-ministração (SEAD 2015) foi rea-lizado de 09 a 11 de setembro no Teatro da UNIARP em Caçador. Cerca de 700 pessoas participaram do evento por noite. A Associação Empresarial de Caçador é uma das parceiras do evento desde seu iní-cio, em 2008.

O SEAD iniciou dia 09 de setem-bro, com palestra de Bel Pesce, a “menina do vale”, empreendedora e fundadora da FazINOVA. Dia 10 de setembro, a palestra foi minis-trada pelo empresário Paulo Belli-

ni, presidente emérito da Marco-polo S.A. O SEAD 2015 encerrou dia 11 de setembro com palestra do jornalista Carlos Alberto Sar-denberg, especializado em eco-nomia, que analisou a conjuntura econômica e política atual do país.

O evento foi promovido pela Uni-versidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), através dos cursos de Administração e Ciências Contá-beis, com apoio da UNIARP Júnior e de diversas empresas e entidades de Caçador e região.

Sandoval Caramori, integrantes do Núcleo Jovem da ACIC e Henrique Basso com a palestrante Bel Pesce.

11ACIC NOTÍCIAS − AGOSTO/SETEMBRO 2015

Auri Baú, Sandoval Caramori, Carlos Alberto Sardenber,

Augusto Frâncio e Neoberto Balestrin.

Henrique Basso, Renato Marins, Auri Baú, Gilberto Seleme, Paulo Bellini, Sandoval Caramori,

Rui Caramori, Paulo Corso e Selvino Caramori Filho.

Saúde HOSPITAL MAICÉ

ACIC NOTÍCIAS − AGOSTO/SETEMBRO 201512

BAZAR EM PROL DO HOSPITAL MAICÉ FOI UM GRANDE SUCESSO

Foi um grande sucesso o Ba-zar Solidário em prol do Hos-pital Maicé realizado dia 19 de setembro no Salão Paroquial da Igreja Cristo Redentor no bairro Berger. Todos os produtos foram vendidos. Antes das 8h havia fila na entrada do salão paroquial. O Bazar foi aberto às 8h e prosse-guiu até o final da tarde. Mais de mil pessoas passaram pelo local e compraram a preços especiais roupas, cobertores, brinquedos, calçados, eletroeletrônicos, aces-sórios para carros e bicicletas e vários outros itens.

Os produtos foram doados pela

Receita Federal, frutos de apre-ensões pelos crimes de contra-bando e descaminho.

O presidente do Conselho Con-sultivo do Maicé Leonir Tesser e o presidente da ACIC, Henrique Basso agradeceram todos que prestigiaram o bazar e ajudaram o Hospital. O valor arrecadado será mais uma importante aju-da na continuidade das obras de ampliação e melhoria do Hospi-tal Maicé. O bazar contou com a colaboração do Lions Clube Ca-çador Centro, Leo Clube Caçador e Loja Maçônica, além de vários outros voluntários.

Antes das 8h havia fila na entrada do salão paroquial.

Produtos foram doados pela Receita Federal.

13ACIC NOTÍCIAS − AGOSTO/SETEMBRO 2015

A abertura da reunião foi reali-zada pelo presidente do Conselho Consultivo Leonir Tesser e pelo pre-sidente da ACIC, Henrique Basso que repassaram informações sobre as ações do Conselho e a situação real do Hospital. Leonir e Henri-que enfatizaram a necessidade de ajudar o Hospital, não apenas na questão financeira, mas também com ações práticas relacionadas à humanização do atendimento.

Algumas ações já estão em an-damento, organizadas por voluntá-rias, como os Doutores Palhaços da Alegria, que atuam uma vez por se-mana no Hospital interagindo com funcionários, pacientes e comuni-dade. Outra ação envolve a implan-tação do 5S no Maicé, facilitando o aprendizado e prática de conceitos e ferramentas para a qualidade. Isso inclui cuidar dos ambientes, equipamentos, materiais, métodos,

MULHERES VOLUNTÁRIAS ORGANIZAM AÇÕES PARA AJUDAR O HOSPITAL MAICÉ

medidas, e, especialmente, pessoas. O trabalho está sendo realizado com apoio da FIESC através do SENAI e outras instituições e empresas.

Na reunião foi apresentado um plano de trabalho para o Hospital Maicé com a divisão em grupos, onde as voluntárias poderão atuar de acordo com aptidão, conheci-mento e afinidade.

Os grupos criados foram: Eventos, Costura, Benfeitores, Humaniza-ção, Gestão de Imagem, Comunica-ção e Publicidade, Vender serviços, Ações gestantes, Ala Infantil, Ações de incentivo a amamentação, Dou-tores Palhaços da Alegria, Motiva-ção, 5S, Gestão de Pessoas e Trei-namentos, Fé, Alimentação. Além das mulheres que já fazem parte dos grupos, outras que tiverem in-teresse também podem participar. Mais informações no Hospital Mai-cé (49) 3561-2811.

DIA 18 DE SETEMBRO FOI REALIZADA NA ACIC UMA REUNIÃO COM MULHERES VOLUNTÁRIAS QUE ESTÃO SE ORGANIZANDO PARA REALIZAR AÇÕES NO HOSPITAL MAICÉ.

CAFÉ COLONIALApós a reunião as Amigas do Hospital se reuniram para apreciar o Café Colonial do Hotel Kindermann, mais uma ação que teve arrecadação revertida para o Hospital Maicé.

Na reunião foi apresentado um plano de trabalho para o Hospital com a divisão em grupos.

Recursos do café colonial foram entregues dia 22 de setembro pela família Kindermann para a Diretora do Maicé

Saúde HOSPITAL MAICÉ

MAICÉ RECEBE DOUTORES PALHAÇOS

DA ALEGRIA

ACIC NOTÍCIAS − AGOSTO/SETEMBRO 201514

O Hospital Maicé de Caçador realizou de 17 a 21 de agosto a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). A programação contou com palestras sobre relação interpessoal e estresse com o psicólogo Clayton Zanella, Palestras sobre a segurança no trabalho com o técnico de Segurança Tiago Luiz da Silva e palestras motivacionais com os Doutores Palhaços da Alegria.

Várias ações estão sendo plane-jadas para trabalhar a questão da humanização no Hospital Maicé de Caçador e uma delas envolve os Doutores Palhaços da Alegria, interpretados pelos atores Kleber Ribeiro e Cristiane Zimmer.

Algumas mulheres de Caçador, as “madrinhas”, abraçaram o pro-jeto e até o final do ano, todas as quintas-feiras, o trabalho será rea-lizado no Hospital, com visitas aos pacientes e interação com as equi-pes de trabalho: médicos, enfer-magem e todos os outros Setores.

O objetivo neste primeiro mo-mento, é preparar e cada vez mais tornar os processos de atendimen-

to mais humanos, mais próximos. “Sabemos que além das obras, das melhorias físicas e de equipamen-tos, o hospital precisa trabalhar a melhoria no atendimento, que passa pela humanização como, ao saber informar, orientar, acompa-nhar, acolher, cuidar,” comenta Leonir Tesser, Presidente do Con-selho Consultivo do Maicé. “Só temos a agradecer o início deste trabalho com os Doutores Palha-ços da Alegria. O Conselho lançou o desafio e as mulheres também abraçaram a causa do Hospital Maicé e todos têm a ganhar com isso, especialmente os pacientes”, completa.

PALESTRAS E DOUTORES PALHAÇOSDA ALEGRIA NA SIPAT DO MAICÉ

15ACIC NOTÍCIAS − AGOSTO/SETEMBRO 2015

Saúde HOSPITAL MAICÉ

ACIC NOTÍCIAS − AGOSTO/SETEMBRO 201516

A Câmara Municipal de Caçador aprovou projeto de lei que auto-riza repasse de R$ 300 mil para o Hospital Maicé. A matéria foi vo-tada em duas sessões, uma delas extraordinária, na noite de terça-feira, 22 de setembro. O recurso será destinado para a viabilização da nova unidade coronariana do hospital.

Para o presidente do Conselho Consultivo do Maicé, Leonir Tes-ser, o valor é fundamental para a continuidade das obras. “Estamos adequando o espaço físico do hos-

LEGISLATIVO APROVA REPASSE DE R$ 300 MIL PARA HOSPITAL MAICÉ

pital para receber o serviço de he-modinâmica e ter a nossa unidade coronariana. Esse projeto é impor-tante porque os dados mostram que Caçador é a segunda cidade do estado com maior número de casos de infartos”, explica.

De acordo com Tesser, a expecta-tiva é que as obras estejam conclu-ídas em dezembro desse ano. “Já temos contrato firmado com uma equipe de 14 cardiologistas que vão prestar esse serviço no Maicé, com duas máquinas de hemodinâ-mica. Nós estávamos apreensivos

porque o dinheiro já havia acabado e graças a Deus pudemos contar com a colaboração dos vereadores”, disse.

“Hoje a referência em tratamento cardíaco para nós é Xanxerê, mas esperamos em breve disponibili-zar esse serviço e realizar cirurgias cardíacas com profissionais qua-lificados em Caçador no hospital Maicé. As obras estão adiantadas e estamos em contato frequente com a Secretaria Estadual de Saúde que também tem interesse em oferecer esse serviço”, acrescentou Tesser.

Integrantes do Conselho Consulti-vo do Hospital Maicé de Caçador es-tiveram dia 22 de agosto na cidade de Barretos-SP, visitando o Hospital de Câncer de Barretos, a convite do diretor geral Henrique Prata, que esteve palestrando em Caçador em maio deste ano.

O Hospital de Câncer de Barretos (HCB) atende pessoas com cân-cer de todo o Brasil, com média de 2.800 atendimentos por dia, sendo 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Dia 26 de agosto, na reunião do Conselho Consultivo foi apresenta-do um balanço da viagem, com fo-tos e impressões de quem visitou a estrutura do Hospital de Barretos. “Impressionante a estrutura e prin-

CONSELHEIROS DO MAICÉ CONHECEM

ESTRUTURA DO HOSPITAL DE CÂNCER

DE BARRETOS

cipalmente a organização, profissio-nalismo e dedicação da equipe do Hospital. A questão da humanização do atendimento é realizada de forma muito especial. Foi uma experiência gratificante e nos trouxe muita in-formação”, comentou Leonir Tesser, presidente do Conselho Consultivo.

No HCB nenhum doente é recusa-do, nem mesmo aqueles que chegam com o câncer em estágio avançado e precisam de tratamentos paliativos, ou seja, cuidados para amenizar a dor e os sintomas. Eles são levados para o Hospital São Judas, no cen-tro da cidade, onde o médico Paulo Prata – fundador do HCB – começou o trabalho que hoje tem várias certi-ficações internacionais e índices de cura que passam de 60%.

17ACIC NOTÍCIAS − AGOSTO/SETEMBRO 2015

BAZAR DA DANIELA TOMBINI ARRECADA R$ 15 MIL PARA HOSPITAL MAICÉ

Os empresários Daniela e José Car-los Tombini realizaram a entrega de R$ 15 mil arrecadados no bazar be-neficente feito na empresa Daniela Tombini em prol do Hospital Mai-cé. O valor foi entregue para a irmã Elizabeth Lima, diretora do Maicé. Segundo os organizadores do bazar, o valor arrecadado superou a esti-mativa inicial e será usado na com-pra de cobertores para o Hospital e também para ajudar nas obras de ampliação.

O ato da entrega foi acompanhado pelo presidente da ACIC, Henrique Basso e esposa, presidente do Conse-lho Consultivo Leonir Tesser e espo-sa e pelo diretor executivo do Maicé, Jovani Fusieger.

O bazar beneficente da Danie-la Tombini foi realizado de 08 a 13 de agosto e foi bastante prestigiado pela população caçadorense.

ACIC NOTÍCIAS − AGOSTO/SETEMBRO 201518

Saúde HOSPITAL MAICÉ

O empresário Sandoval Caramo-ri, da Cabanha Caçador realizou a entrega de recursos para o Hospi-tal Maicé arrecadados no 4º Leilão Show de Genética realizado dia 25 de julho. Na ocasião um touro foi leiloado em prol do Hospital Maicé. O touro Mulato do Cara-guatá, um reprodutor Charolês garantiu para o Hospital o valor de 16.050,00, sendo R$ 11.000,00 da venda e R$ 5.050,00 de doações es-pontâneas dos amigos.

O valor foi entregue para a irmã Aparecida na presença do presi-dente do Conselho Consultivo Le-onir Tesser, presidente da ACIC, Henrique Basso e do empresário Edelar Turatti.

O presidente da DAF, uma das marcas líderes no mercado europeu de cami-nhões e subsidiária da PACCAR Inc, Mi-chael Kuester esteve em Caçador dia 17 de setembro. Ele e sua diretoria foram recebidos pelo presidente da ACIC Hen-rique Basso. A comitiva esteve visitando o hospital Maicé e conhecendo mais so-bre a história do Hospital e do trabalho que está sendo realizado pelo Conselho Consultivo, com apoio da ACIC.

PRESIDENTE DA ACIC RECEBE PRESIDENTE DA DAF CAMINHÕES

MAICÉ RECEBE VALOR ARRECADADO EM LEILÃO DE GADO

Nota

19ACIC NOTÍCIAS − AGOSTO/SETEMBRO 2015

IncentivoACIC

A Associação Empresarial de Caçador (ACIC) leva muito a sério sua missão de despertar e estimular o empreendedorismo e a inovação. Uma das empresas que tem sua história atrelada à ACIC é a Clinquer de Caçador, especializada na fabricação de artefatos de cimento, especificamente blocos de concreto e o pavimento inter-travado, conhecido também como paver.

No início, o proprietário da Clinquer, Wilson Daniel Castilho tinha a ideia e o ímpeto de empreender, mas precisava de orientação e auxílio. E a ajuda veio em 2009 com o Programa Primeira Empresa (PRIME – do Ministério de Ciência e Tecnologia), que foi desenvolvido no município pela ACIC através do Núcleo de Integração e Desenvolvimento (NID).

O Objetivo do PRIME era apoiar empresas nascentes na consolidação de sua estratégia gerencial para o desenvolvimento e a inserção no mercado de produtos inovadores. “Eu tive muito apoio da ACIC. Quando iniciei os trabalhos na empresa eu não tinha espaço físico e acabei usando uma sala da

ACIC INCENTIVANDO

CASES DE SUCESSO

própria ACIC por quase um ano. Depois, fui para a FETEC onde fiquei por mais um ano até que precisei buscar um espaço próprio, quando efetivamente montamos a linha de produção da empresa. Encontrei o espaço e um investidor, um empresário que construiu o barracão e nos locou o espaço”, relata.

A empresa Clinquer passou por várias fases umas mais difíceis que outras, mas hoje está consolidada no mercado de Caçador e região, fornecendo soluções para pequenas, médias e grandes construções.

O empresário Wilson Castilho explica que uma das dificuldades enfrentadas no início foi colocar o produto no mercado e informar o consumidor sobre a importância das normas técnicas. Mas superada esta fase, a empresa agora fornece o produto e também a execução, atendendo a necessidade dos consumidores. E o foco da empresa continua sendo a inovação. “Hoje estamos fornecendo três tipos de produtos para pavimentação, bloco de concreto para alvenaria e meio fio para grandes obras de pavimentação. Temos como princípio norteador de nossas

atividades, o respeito às pessoas, ao meio ambiente e a ética em nossas ações”, comenta.

Premiada como empresa inovadora pelo Programa PRIME da FINEP (2009), a empresa Clinquer atua de três formas na cadeia produtiva da construção: desenvolvendo pesquisas e tecnologias e aplicando em seus produtos e serviços; sendo gestora de resíduos e possibilitando aos universitários da região estudos sobre novo materiais.

CONHEÇA A HISTÓRIA DA EMPRESA CLINQUER, PREMIADA COMO EMPRESA INOVADORA PELO PROGRAMA PRIME DA FINEP (2009)

ACIC NOTÍCIAS − AGOSTO/SETEMBRO 201520

Reunião Rotary Clube Caçador

Dia 11 de agosto foi realizada reunião do Rotary Clu-be Caçador na sede da empresa Sul Brasil do empre-sário Jovelci Gomes. Na ocasião o presidente da ACIC, Henrique Basso e o presidente do Conselho Consultivo do Hospital Maicé, Leonir Tesser realizaram uma apre-sentação da situação atual do Hospital.

Programa Empreender

Dia 05 de agosto a consultora Regional Meio Oeste da FACISC Eliane Lopes esteve na ACIC passando orienta-ções sobre o Programa Empreender para a Consultora Adriane e do Programa de Excelência para a Secretária Executiva Cristiane.

Giro pelo Estado da Fecomércio

O exemplo do comerciante Ernesto Faoro, 102 anos, inspirou a reunião realizada na noite do dia 12 de agos-to no Sesc de Caçador, dentro do evento Giro pelo Es-tado do Sistema Fecomércio, realizado no mês de agos-to em comemoração aos 67 anos da entidade. Amigo pessoal do presidente do Sindicato do Comércio Vare-jista de Caçador, Waldir Binotto, Faoro fez questão de participar do encontro promovido pela Fecomércio SC com empresários locais e encantou a todos falando so-bre sua experiência de mais de 70 anos no comércio do município do Meio Oeste catarinense.

EM AÇÃO

21ACIC NOTÍCIAS − AGOSTO/SETEMBRO 2015

Reunião técnica de Executivos

Dia 14 de agosto a secretária executiva Cristiane Brusco participou em Chapecó da reunião técnica de Executivos, liderados pelo diretor executivo da Facisc, Gilson Zimmermann. Estiveram presentes executivos das Associações regionais Meio Oeste, Oeste, Noroeste e Extremo Oeste. O comercial da ACIC Luiz Fernando acompanhou a agente de negócios da ACIC de Chapecó Angela Ferronatto em visitas a associados.

Acic prestigia lançamento do Planejamento Estratégico da UNIARP

Dia 13 de agosto foi realizada a apresentação oficial do Planejamento Estratégico da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). A elaboração do planejamento estratégico consiste em um momento de reflexão, discussão e intercâmbio de conhecimentos, de avaliação interna e externa da universidade e definição de objetivos e metas, para determinar uma direção para a UNIARP. O presidente da ACIC esteve presente no evento.

Apoio ao PROERD

Dia 20 de agosto mais de 600 alunos de 29 turmas de 5º ano das escolas municipais, estaduais e particulares disse-ram não às drogas, durante formatura do Programa Edu-cacional de Resistência às Drogas - PROERD. A solenidade foi realizada no complexo esportivo do SESI com a presen-ça de pais e autoridades. A ACIC colaborou com a doação de uma bicicleta para sorteio aos alunos.

ACIC NOTÍCIAS − AGOSTO/SETEMBRO 201522

APRECIE O SABOR CASEIRO DA SERRA GAÚCHA

Detella Restaurantes Empresariais, há 25 anos preparando refeições saborosas e saudáveis em todo o

estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina

A Detella tem como missão preparar refeições empresariais, com alimentos naturais, saudá-

veis e com sabor caseiro, proporcionando quali-

dade de vida aos tra-balhadores de sua empresa.

Um novo Padrão de AlimentaçãoPara atender aos diversos segmentos de mercado, conta com uma ampla linha de cardápios e flexibilidade de horários. Assim, os serviços são cons-tantemente adaptados às necessida-des de cada cliente.

Hoje, são servidas em torno de 5 mil refeições por dia, nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A matriz da empresa está estabelecida na cidade de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, e a filial catarinense está situ-ada na cidade de Lages, de onde aten-de todo o Estado de Santa Catarina.

A empresa oferece suco natural, produzido com 100% da fruta in natura da época, além de azeite de oliva extra virgem em todos os res-taurantes. Também elabora refeições utilizando ingredientes e temperos naturais, prevenindo danos à saúde,

ocasionados pelos componentes quí-micos presentes nos temperos indus-trializados.

“ Enquanto tudo no mercado reme-te a praticidade, para alimentos pron-tos e econômicos, vamos na contra-mão. Optamos por usar ingredientes naturais e nos preocupamos em pro-porcionar uma alimentação saudável, o que, por incrível que pareça, hoje, significa ser inovador! ”, fala Ademir Pierosan, presidente da Detella Res-taurantes Empresariais.

Propondo um novo estilo de vida para as pessoas, a Detella acredita que está praticando medicina preventiva e contribuindo para melhorar no ren-dimento das pessoas. A partir do mo-mento em que nos alimentamos bem, por meio de refeições mais saudáveis, ganhamos em qualidade de vida.

GeralACIC

Qualidade de vida...

...com sabor caseiro!

detella.com.br fone (54) 3211.1166/RS (49) 9193.5418/ SC

A Associação dos Apicultores de Caçador e Região (ACAP) realizou dia 12 de setembro, no Auditório da ACIC, palestra gratuita com o tema: “Benefícios dos produtos apícolas- mel, própolis, pólen, geleia real e cera”. O evento contou com apoio da Associação Empresarial de Caçador (ACIC).

O evento foi realizado junto com as pastorais da Saúde do Berger e do Santelmo e teve como

ACIC E ACAP REALIZAM PALESTRA GRATUITA SOBRE OS BENEFÍCIOS DO MEL E SEUS DERIVADOS

objetivo repassar informações sobre as propriedades do mel e seus derivados. Na ocasião foram realizadas demonstrações e indicações de uso de produtos.

A ACAP surgiu em 2003 através da ACIC que criou um núcleo setorial com o objetivo de organizar e profissionalizar os apicultores. Com o passar dos anos, devido à alta produção regional de mel, houve a necessidade de comercializar o

produto no mercado local, dentro das normas exigidas. Atualmente são cerca de 20 associados. Cerca de 60 toneladas de mel foram comercializadas no último ano. “A ACIC desde o início foi uma grande parceira da ACAP, com incentivo ao associativismo, estrutura e suporte em reuniões, consultorias, no repasse de informações”, comenta o vice-presidente da ACAP, Casemiro Ribeiro Pontes.

ACIC NOTÍCIAS − AGOSTO/SETEMBRO 201524

Geral ACIC

A Associação Empresarial de Caçador (ACIC) através do Nú-cleo Jovem- Alcatéia Empreende-dora anunciou durante o Feirão do Imposto, realizado dia 12 de setembro, a instalação de um im-postômetro em Caçador, o tercei-ro do Estado.

O Impostômetro, em meio fí-sico, será instalado em outubro no prédio da ACIC e ficará bem visível para a população. “Nosso objetivo é colaborar para a cons-cientização geral da população sobre o montante total arrecada-do, em tempo real, pelas três es-feras de governo (União Federal, Estados e municípios) na forma de tributos. Assim, quanto maior for a divulgação dessa informa-ção, maior será o número de con-tribuintes que poderá exigir seus direitos, ou seja, uma melhor con-

IMPOSTÔMETRO SERÁ INSTALADO EM CAÇADORDURANTE O FEIRÃO DO IMPOSTO 2015, O NÚCLEO JOVEM DA ACIC- ALCATÉIA EMPREENDEDORA ANUNCIOU A INSTALAÇÃO DE UM IMPOSTÔMETRO, O TERCEIRO DO ESTADO; INSTALAÇÃO SERÁ EM OUTUBRO

traprestação, por parte do Gover-no, na forma de serviços e bens essenciais à população”, explica Douglas Vitto Gomes, coordena-dor da Alcateia Empreendedora – Acic Jovem Caçador.

Quarenta e seis cidades cata-rinenses estiveram engajadas na conscientização a cerca do sis-tema tributário nacional com a realização do 13º Feirão do Im-posto, dia 12 de setembro. Além de levar informação à população e solicitar a correta aplicação dos tributos arrecadados, a cam-panha estadual teve inúmeros produtos comercializados com a carga tributária subsidiada pe-los empresários participantes. O tema principal desta edição foi a carga tributária incidente sobre produtos e serviços relacionados à saúde.

ACIC PARTICIPA DE EVENTOS DA FIESC EM CAÇADORO presidente da ACIC, Henrique Basso participou de

eventos realizados pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) em Caçador dia 04

de setembro. A FIESC e o Serviço Social da Indústria de Santa Catarina (SESI/SC) realizaram no SESI de Caçador a implantação da Câmara Regional do Movi-mento A Indústria pela Educação. Na mesma soleni-dade foi realizada a entrega da Sala SESI Matemática e entrega da Quadra de Areia Poliesportiva do SESI. Na sequência, foi realizada a inauguração do Escri-tório da FIESC para a região Centro-Norte no Centro Administrativo e Reitoria da UNIARP.

A ACIC também integra a Câmara Regional do Mo-vimento A Indústria pela Educação.

25ACIC NOTÍCIAS − AGOSTO/SETEMBRO 2015

A ACIC realizou dia 27 de agosto, pa-lestra com Larissa da Fré, consultora Credenciada ao Sebrae/SC nas áreas de Inovação e Diagnóstico. Ela falou sobre o tema: “A inovação na prática”. O even-to foi realizado no Auditório da ACIC e faz parte do Programa Conhecimento Sempre Vale a Pena, com a parceria do SEBRAE.

A palestrante Larissa da Fré possui graduação em Engenharia de alimentos pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010) e pós-graduação, espe-cialização em Engenharia de Produção pela Unoesc (2013). Tem experiência na área de Consultoria e Instrutoria,

atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, gestão empresarial, Boas Práticas de Fabricação de Alimen-tos e Conservas (Frutas e Hortaliças). Atuou como Agente Local de Inovação do SEBRAE, atendendo 68 empresas da região meio-oeste Catarinense.

PALESTRA DE GUSTAVO CERBASI LOTA TEATRO DA UNIARP

A INOVAÇÃO NA PRÁTICA FOI TEMA DE PALESTRA NA ACIC

A Associação Empresarial de Caçador (ACIC), através do Núcleo Jovem- Alcatéia Empreendedora, com apoio da UNIARP realizou dia 18 de agosto palestra com Gustavo Cerbasi, autor de vários livros, entre eles: “Casais inteligen-tes enriquecem juntos”, que foi adaptado para o cinema na comédia “Até que a sorte nos separe”, líder de bilheteria no cinema nacional em 2012. O evento foi realizado no Teatro da UNIARP.

Gustavo falou para cerca de 700 pessoas sobre como con-quistar e manter a tão sonhada independência financeira e como fazer suas escolhas renderem mais.

A palestra contou com a presença do presidente da ACIC, Henrique Basso, presidente do Núcleo Jovem, Douglas Vitto Gomes, além de representantes de Núcleos Jovens de cida-des da região, professores, estudantes, empresários e comu-nidade em geral.

O evento contou com o patrocínio das seguintes empresas: Advocacia Bello & Lollato Advogados Associados, Ney Tin-tas, Curtume Viposa, Auto Posto Triangulo e Auto Posto Bei-ra Rio, Transpower Transportes Rodoviários, Fortt Empreen-dimentos Imobiliários, Fit Café Restaurante, Supermercado Cereal, Disk Areia, Maxxima Engenharia, Ortodontia dr. João Marcelo Staskowian e CJ Automotiva.

Núcleos ACIC

ACIC NOTÍCIAS − AGOSTO/SETEMBRO 201526

Dias 06 e 07 de agosto o Coordenador do Núcleo Jo-vem da ACIC – Alcateia Empreendedora Douglas Vit-to Gomes e os integrantes do núcleo Eduardo Tombini e André Dotta participaram do Encontro Regional das ACIs Jovens em Lages – AGO - Assembleia Geral Ordiná-ria. Esses encontros mensais oportunizam o networking, realizando visitas técnicas em grandes empresas, confra-ternização e ainda deliberam assuntos do associativismo.

Dia 10 de agosto foi realizada reunião do Nú-cleo de Bares, Restaurantes e Hotéis. Na ocasião foi aprovada a criação do portal online de ba-res, restaurantes e hotéis da cidade de Caçador e conclusão do planejamento/2015. Esta é uma das ações que consta no planejamento do Nú-cleo. Além disso, na reunião os nucleados deram as boas-vindas a dois novos integrantes: Nelson Spessatto do Restaurante Difratelli e Rodrigo Gattermann do Café Angelina.

ENCONTRO REGIONAL DAS ACIS JOVENS

NÚCLEO DE BARES, RESTAURANTES E HOTÉIS

27ACIC NOTÍCIAS − AGOSTO/SETEMBRO 2015

Dia 10 de agosto foi reali-zada reunião do Núcleo de Transportadores para fee-dback referente as palestras realizadas no mês de julho, entrega de camisetas confec-cionadas para os integrantes do núcleo usarem em futuros eventos e definição da pauta para a próxima reunião que será sobre o diário de bordo.

Dia 11 de agosto foi realizada a reunião do núcleo de Recursos Humanos com a presença de Douglas No-gueira, presidente Associação dos Professores de Edu-cação Física, para convite e apresentação da palestra com o prof. Steven Dubner que será realizada no mês de outubro. Em seguida o núcleo deu as boas-vindas aos novos integrantes: Silmar Lara da empresa Trans-portes Scomapi e o Jean Melek da empresa Lamipack.

De 17 a 20 de agosto, o coor-

denador do núcleo de RH Er-

nani Fezer participou da CO-

NARH ABRH 2015, realizado

no Transamérica Expo Center,

em São Paulo. Trata-se do

maior congresso de Gestão

de Pessoas da América Latina

e segundo maior do mundo. O

CONARH ABRH promove a in-

teração de mais de 28 mil par-

ticipantes entre congressistas

e visitantes da EXPO ABRH.

últimas novidades para as

áreas de Recursos Humanos

e Gestão de Pessoas.

NÚCLEO DE RECURSOS

HUMANOS

NÚCLEO DOS TRANSPORTADORES

Participação evento

Núcleos ACIC

ACIC NOTÍCIAS − AGOSTO/SETEMBRO 201528

A ACAP participou do 32º Encontro Catarinense de Apicul-tores que aconteceu dias 14 e 15 de agosto em Curitibanos. De acordo com Casemiro Ribeiro Pontes, vice-presidente da ACAP, foi um evento importante, que gerou muito conhecimento em máquinas, ferramentas e técnicas de manejo das abelhas. O en-contro serviu para prestigiar o associativismo apícola e conhe-cer as mais novas tecnologias da apicultura, meliponicultura e equipamentos apícolas.

O evento foi realizado pela Confederação Brasileira de Api-cultura (CBA), Federação de Apicultores de Santa Catarina (Fa-asc), Epagri, Associação dos Apicultores de Curitibanos, ACIC, UFSC, Prefeitura de Curitibanos e Fundação Banco do Brasil.

NÚCLEO DE APICULTORES

NÚCLEO IMOBILIÁRIO NOVO

NÚCLEO DA ACICEstá surgindo um novo núcleo setorial da ACIC: NÚCLEO DOS CONTADORES. As primeiras reuniões já estão acontecendo.

A consultora da ACIF Patrícia Zimmermann e inte-grantes do Núcleo Imobiliário de Fraiburgo estiveram realizando visita na Imobiliária Bello em Caçador. Eles foram recebidos e acompanhados pelo Núcleo Imobili-ário de Caçador, pela Consultora e Secretária Executiva da ACIC. O objetivo da reunião foi promover troca de informações, além de conhecer o Núcleo e a Imobiliária.

ACIC NOTÍCIAS − AGOSTO/SETEMBRO 201530

CRIATIVIDADE E POTENCIAL

CUIDE-SE! MOTIVANDO PARA A SEGURANÇA NO TRABALHO

Neste DVD você vai conhecer o processo

criativo que ocorre no cérebro humano, e a

partir disso, aprender como aprimorar os seus

métodos de trabalho ou da sua vida pessoal

com criatividade, quebrando padrões antigos e

criando novos, saindo da mesmice e vendo as

coisas sob outro prisma.

Criatividade é o grande diferencial de um

profissional, ainda mais se ele souber canalizar

essa criatividade e trabalhá-la em sua

corporação, em seu trabalho.

Para um profissional criativo existem várias

maneiras de fazer uma tarefa, pois ele nunca

fica satisfeito enquanto não encontra uma

maneira nova

Neste DVD o consultor Marins deixa claro que

o importante, mais do que saber sobre as nor-

mas de seguraça (“saber todos já sabem!”), é

necessário querer fazer, querer se cuidar! Ma-

rins motiva os funcionários a refletirem sobre

suas condutas, a preocuparem-se com suas

vidas e suas famílias, pensando na importância

do uso correto e constante dos equipamen-

tos de segurança no trabalho. Ele aponta as

principais causas de acidentes como descuido,

desconhecimento das normas e pressa. O

consultor desperta nesta palestra a vontade e a

consciência de cuidar-se melhor!

DVD TECA PARA A SUA EMPRESA

O certificado digital atesta a identidade de uma pessoa ou instituição na internet por meio de um arquivo eletrônico assinado digitalmente, atribuindo autenticidade, garantia jurídica e a confidencialidade dos documentos e dados das transações. É utilizado, por exemplo, na assinatura digital de documentos diversos, nota fiscal eletrônica, pregão eletrônico, escrituração fiscal digital, assinatura de contratos com fornecedores, entre outros.

Para mais informações, entre em contato conosco: (49) [email protected] de registro - Cláudia

Certificado Digital

A ACIC oferece diversas soluções para seus associados. Em todas as edições uma nova opção é apresentada.