08/02/2014 - saúde&beleza - edição 3000

8
Bento Gonçalves :: Sábado :: 8 de fevereiro de 2014 Página 8 Sobre o amor Entenda sobre este sentimento e suas armadilhas Descubra em quais alimentos encontrar este nutriente e saiba qual o papel dele no seu no organismo Vitamina A Página 7 REPRODUÇÃO

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 13-Mar-2016

234 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

08/02/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3000 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 08/02/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3000

Bento Gonçalves :: Sábado :: 8 de fevereiro de 2014

Página 8

Sobre o amorEntenda sobre este sentimento e suas armadilhas

Descubra em quais alimentos encontrar este nutriente e saiba qual o papel dele no seu no organismo

Vitamina APágina 7

REPR

ODU

ÇÃO

Page 2: 08/02/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3000

2 Sábado | 8 de fevereiro de 2014

Remédios podem fazer você engordar?

A situação não é rara, infelizmente. Depois de um tempo tomando

medicações, muitas mulheres percebem que estão ganhando uns quilinhos.

A primeira reação é pensar que foi por causa dos doces, das comidas gordurosas ou da dieta que não deu certo. Mas, de acordo com a endocrinolo-gista Andressa Heimbecher, os culpados podem ser justamen-te os remédios. “Isso aconte-ce com anticoncepcio-nais, antidepressivos, corticoides e ansiolí-ticos, que provocam, em algumas pes-soas, retenção de líquido, al-terações no me-

Fonte: minhavida.com.br

tabolismo ou o aumento do apetite”, diz Andressa.

Quando os efeitos colate-rais atuam em conjunto, eles acabam com o equilíbrio do organismo. A vontade maior de comer aliada a uma ativi-dade metabólica lenta, por exemplo, faz você ingerir mais alimentos e gastar menos energia. O resultado é inevitá-vel: o ganho de peso.

O médico, seu aliado Se, quando você começar a

tomar uma medicação, notar qualquer alteração no seu cor-po, peça ajuda ao médico que o prescreveu e verifique se é possível substituir a substân-cia indicada para o tratamen-to. Mas, se isso não for viável, a boa notícia é que uma dieta equilibrada pode minimizar o problema. “A alimentação saudável, fracionada em pe-ríodos de três horas, e a in-gestão de água são dicas que funcionam sempre”, explica o nutrólogo André Veinert.

Os dois especialistas fize-ram uma lista dos tipos de medicamentos que engordam (e suas substâncias ativas), os principais efeitos no organis-mo e o que você pode fazer para manter a silhueta.

• Antidepressivos Efeitos: causam aumento

de apetite. Dica: coma alimentos ri-

cos em fibras, como frutas, verduras, legumes, cereais e pão integral. O ideal é você dar um equilíbrio ao prato. Por terem uma digestão mais lenta, eles diminuem a sen-sação de fome. E, para não abrir mão de uma sobreme-sa, acrescente gelatinas diet à sua lista.

• Anti-hipertensivos beta-

-bloqueadores Efeitos: aumentam a sen-

sação de fadiga, contribuindo para a inatividade física e a redução do gasto energético.

Dica: o ideal é evitar co-midas calóricas e ricas em gordura. Mantenha uma die-ta equilibrada e procure pra-ticar exercícios físicos leves, mesmo com a sensação de cansaço. Uma caminhada pode ajudar.

• Corticoides Efeitos: aumentam consi-

deravelmente a retenção de líquidos, são estimuladores do apetite e podem reduzir a taxa metabólica.

Dica: coma alimentos com função diurética, como o pepino, além de folhas de tom verde-escuro. Por outro lado, descarte comidas pron-tas, pois têm altos níveis de conservantes e sódio, o que agrava o problema. Estimule o metabolismo fazendo re-feições e lanches de três em três. Quanto ao apetite, não há outro jeito senão tentar controlá-lo ao longo do dia.

Quando os efeitos colaterais atuam em conjunto, eles acabam com o equilíbrio do organismo

FOTOS REPRODUÇÃO

Page 3: 08/02/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3000

Música faz bem para o coração Muito calor e os

alimentos contaminados

Nesta época de calor, como não poderia deixar de ser, precisamos redobrar os

cuidados com a nossa alimen-tação. Não custa relembrar o que tantas vezes já vimos. Não se deve esquecer que o aumen-to da temperatura ambiental também altera a conservação da maioria dos mantimentos. Uma intoxicação, causada por consu-mo de alimentos deteriorados, pode encerrar aquele passeio ou aquelas férias pelos quais nos preparamos durante todo o ano.

Vejamos alguns cuidados

Pode ser a batida pop de Sting, a cadência dos sam-bas de Cartola, as sinfonias de Mozart ou ainda os tan-gos com incorporações de jazz de Astor Piazzolla. Não importa. Basta ouvir aquela música preferida para que uma cascata de emoções po-sitivas venha à tona, fazendo a gente reviver dez, cem, mil vezes uma situação prazero-sa. Amplificações à parte, o que um estudo da Universi-dade de Maryland, nos Esta-dos Unidos, acaba de provar e apresentar para a Associa-ção Americana do Coração é que aquelas canções conside-radas especiais para um indi-víduo têm efeito direto sobre a saúde cardíaca.

Para chegar a essa con-clusão, os pesquisadores re-solveram medir, por meio de ultrassom, o diâmetro dos vasos sanguíneos no braço de dez voluntários saudáveis e não fumantes logo após uma sessão com suas músicas pre-diletas. Os participantes, no entanto, tiveram de se sub-meter a um jejum musical du-rante os 15 dias anteriores à medição, tudo para intensifi-car o impacto do estímulo so-noro na hora do experimento.

No dia D, foi pedido a eles

Refeições fartas e gordurosas podem piorar aquela sensação de moleza e sonolência, típica dos dias de calor

3Sábado | 8 de fevereiro de 2014

Texto: Ivan SeibelFonte: Folha do Mate

Fonte: saude.abril.com.br

FOTOS REPRODUÇÃO

que levassem os hits que mais lhes causavam contentamen-to — o estilo country, o ser-tanejo à americana, foi dis-parado o mais escolhido na experiência. Depois de 30 mi-nutos ao som das canções, os cientistas observaram um au-mento de 26% no calibre dos vasos, um resultado bastante expressivo — para ter uma ideia, um vídeo com o mesmo tempo de duração e tiradas bem-humoradas provocaram uma dilatação de 19%. Ain-da a título de comparação, audiotapes para induzir ao relaxamento causaram uma distensão de 11%. Já a baru-lheira do heavy metal deixou os vasos 6% mais estreitos e os voluntários, ansiosos.

Mas por que a música cala fundo no coração? “Acredi-tamos que esse tipo de es-tímulo provoque a liberação de substâncias protetoras, como o óxido nítrico, que dilata os vasos”, explica o cardiologista Michael Miller, um dos autores do estudo. “Além disso, o óxido nítrico reduz a formação de coágu-los e o endurecimento das artérias”, conclui o médico, um fã confesso de jazz.

bem práticos que podem ajudar na prevenção de contratempos.

Observar todo cuidado como a higiene no preparo das re-feições. Este cuidado deve ser redobrado nos dias quentes. Em qualquer época do ano os gêneros alimentícios devem ser manipulados com cuidado, po-rém, não custa relembrar que o calor e a umidade favorecem ainda mais o desenvolvimento de bactérias e fungos.

Diarreia e vômitos costu-mam ser os sintomas mais comuns da ingestão de ali-mentos deteriorados. Sua

complicação resulta em desidratação aguda, a qual pode até resultar em uma hospitalização.

Vejamos algumas dicas que podem ajudar na manutenção de uma alimentação saudável, especialmente durante esta época de tanto calor:

• Boas opções pra quem fre-quenta restaurante são os gre-lhados e os cozidos. É sabido que as bactérias se desenvolvem melhor em pratos preparados com molhos. Supõe-se que qua-se todos os restaurantes utilizam apenas produtos industrializa-dos como a maionese industrial, entretanto, pratos preparados com ovos crus, continuam sendo responsáveis por tantas histórias de intoxicações em festas.

• Até mesmo água merece cuidado. Durante viagens ou férias, o melhor seria consu-mir apenas água mineral ou outras bebidas consagradas. Nunca se sabe se o gelo da cai-pirinha do barzinho ou aquela que está sendo servida à bei-ra-mar, foi realmente prepa-rado com água potável.

Page 4: 08/02/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3000

4 Sábado | 8 de fevereiro de 2014

Psicóloga ClínicaCRP 07/20405

(54) 9105.6877

Karina Petroli

O que é necessário para a Motivação?

Artigo | Psicologia

Pare de perder tempo e energia se botando para baixo

A motivação gera um gran-de impulso para a ação que promove a realização

daquilo que nos é significativo, como algo que pretendemos al-cançar ou sonhos que queremos realizar. Quando estamos moti-vados existe uma força de von-tade enorme que facilita a ob-tenção do que desejamos. Nesse percurso nos deparamos com alguns obstáculos que podem promover alguns maus hábitos que aniquilam a motivação. São hábitos que nos colocam num estado emocional desfavoráveis, retira-nos do foco, objetividade e promovem o desenvolvimento de crenças disfuncionais. Segue abaixo alguns hábitos ruins que fazem diminuir a sua motivação e o que fazer para melhorar.1. Desejo de ser perfeito: Per-

seguir a perfeição é a maneira mais rápida de aniquilar a sua motivação. Se você evita come-çar algo ou não se propõe a al-gum desafio ou projeto porque julga não conseguir realizar a tarefa na perfeição, certamente gerou a crença disfuncional de que tem de ser perfeito em tudo o que faz. O seu perfeccionismo transformou-se num obstáculo à sua motivação. Você desenvol-veu um pensamento de tudo ou nada. Da próxima vez que você estiver trabalhando num pro-jeto, diga a si mesmo que está no processo de melhoramento, que o que está a realizar não é algo acabado, e que pode ser melhorado à medida que vai avançando. Isto permite que se proponha a iniciar aquilo no qual poderá ter ficado paralisado.2. Comparar-se aos outros:

Estar constantemente se com-parando aos outros pode ser uma maneira mais fáceis de perder a motivação. Quando nos comparamos aos outros e isso faz disparar autoavaliações negativas, conduzindo-nos a um diálogo autocrítico negati-vo, tendemos a diminuir nossos níveis de energia e a aumentar a descrença nas nossas capaci-dades, habilidades ou esforços. Foque-se naquilo que julga con-seguir realizar, oriente a sua

atenção para estratégias que possam aumentar a probabili-dade de ser bem sucedido.3. Não acredita em você

mesmo: Se você não acreditar, quem vai acreditar? Pare de perder tempo e energia se bo-tando para baixo. Da próxima vez que você se estiver sentin-do para baixo, force-se a pen-sar em alguma coisa que você faz bem. Foque a sua atenção nas suas forças, naquilo que são as suas habilidades. Não faça avaliações do seu valor basean-do-se apenas em filtros negati-vos. Ou seja, não olhe apenas para aquilo que não conseguiu realizar ou atingir. Recorde dos seus feitos. Foque a sua aten-ção naquilo que é positivo, e se mesmo assim não for suficien-temente positivo, trabalhe na-quilo que pode melhorar.4. Você espera demasiado

nas suas ações: A melhor ma-neira de promover o sucesso nas suas ações e comportamen-tos é executando passo a passo.Concentre-se nas tarefas que você deseja concluir. Você pode olhar para o grande objetivo, mas deve focar as suas energias nas pequenas coisas, para que as pequenas coisas se transfor-mem em grandes coisas.5. Não estabelece objetivos

claros: Se você não tem me-tas, você não irá promover a sua motivação porque não sabe para onde está indo. Você pre-cisa descobrir aonde você quer ir e, em seguida, empenhar to-dos os seus esforços, energia e dedicação nos seus objetivos.6. Não encoraja a si mesmo:

Se você não se incentiva a si mesmo, está a dar um tiro nos seus próprios pés. Formule um conjunto de palavras, imagens mentais, gestos, músicas, ou qualquer coisa que possa funcio-nar para disparar em você mes-mo uma vontade enorme para

a realização dos seus objetivos. Ao encontrar uma maneira de encorajar a si mesmo você vai sentir-se mais recompensado e motivado. Lembre-se, trate-se da mesma maneira que você es-pera que os outros o tratem.7. Não cuida de si mesmo:

É extremamente importante o descanso. Se você não descansa devidamente, se não recupera do seu esforço do dia a dia, cer-tamente irá ver a sua motivação afetada. A motivação faz uso da nossa energia disponível, e é negativamente afetada quando andamos exaustos. Dedique al-gum do seu tempo ao lazer e a atividades relaxantes que você gosta de realizar.8. Deixou de ser criativo: Você

precisa alimentar a sua motiva-ção com novas ideias. Mantenha a sua mente ativa. Mantenha--se informado dos assuntos que gosta, desenvolva-os, leia, tro-que opiniões, fale com outras pessoas. Se você desenvolver uma mentalidade de melhoria e de desenvolvimento pessoal, a sua mente se manterá ativa, aumentando a probabilidade de surgirem novas ideias e você sentir-se mais motivado.9. Você perde o foco das suas

prioridades: Se você perse-gue um determinado objetivo e existem distrações, vícios ou comportamentos que interfe-rem com o seu foco prioritário, é importante trabalhar na sua autodisciplina. Se esforce para realizar uma lista das principais distrações que você tem que o impedem de realizar o que mais importa. Ganhe consciência da-quilo que o afasta dos seus ob-jetivos. Não tem de deixar de fazer algumas das coisas que servem de escape da sua vida. O que tem de fazer é organizar--se e decidir os momentos que pretende dispensar a cada uma dessas atividades.

REPRODUÇÃO

Page 5: 08/02/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3000

5Sábado | 8 de fevereiro de 2014

Celulite, como ela surgeBruna De Bacco

FisioterapeutaCrefito: 149.787-F

3452-9676

O Manthus e a radiofrequência são alguns dos tratamentos indicados contra a celulite

A celulite é um desfio estético mais caracte-rístico do sexo femini-

no que pode estar associada tanto com o funcionamento hormonal, assim como, com a herança e a própria for-mação anatômica do corpo feminino, pois as mulheres tem o limite derme-hipoder-me mais irregular do que os homens, ou seja, qualquer formação irregular no tecido causa aquele efeito visual de “casca de laranja”. Além das características femininas específicas, outros fatores podem influenciar no apare-cimento da celulite, como o aumento de gordura no or-ganismo, alimentação, estilo de vida, funcionamento do sistema circulatório, biótipo físico, fumo e sedentarismo. Para que o fibro-edema ge-loide (nome científico da ce-lulite) seja formado é neces-sário que haja uma tríade: acumulo de gordura, reten-ção de líquido e um pequeno déficit circulatório local.Existem cuidados que podem

ser tomados a fim de ameni-zar o aparecimento da tríade responsável pela formação da celulite. Deve-se evitar dietas ricas em gorduras, carboidra-tos em excesso e maus hábi-tos alimentares. Esses fatores aumentam a síntese e o ar-mazenamento de gorduras no tecido adiposo, contribuindo

REPRODUÇÃO

para o surgimento da celulite. Além disso, a pouca ingestão de líquidos e o excesso de sal na alimentação favorecem a retenção hídrica e de resí-duos tóxicos no organismo, o que pode acarretar um grande inchaço e sensação de des-conforto. Além de todos esses fatores, a falta de atividade física também pode favorecer muito o surgimento da celuli-te, pois sem a atividade física, o metabolismo fica mais lento, favorecendo assim um maior acúmulo de gordura nas célu-las. Isso ocorre porque há um gasto calórico suficiente e ne-cessário e, assim, o organismo acumula mais gordura. Algu-mas mudanças podem ser bas-tante valiosas, inclusive para a manutenção da saúde, como o

aumento da ingestão de fru-tas, e fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino e faz com que o organismo tra-balhe melhor.Para tratar a celulite, exis-

tem várias técnicas e equipa-mentos, a escolha de casa um deles irá depender de uma avaliação prévia do paciente para identificar o tipo de celu-lite, se ela é compacta, fláci-da, mista ou edematosa. A ce-lulite compacta é encontrada em pessoa com uma boa mas-sa muscular, em atletas e pes-soas com um sobrepeso consi-derável, os nódulos parecem duros e com pouca mobilidade e pode ser dolorido. Já a flá-cida é encontrada em pacien-tes sedentários, com pouca massa muscular, aparece com

mais ou menos intensidade e acordo com a posição adota-da. A celulite mista é quando encontramos os dois tipos ci-tados acima numa mesma pes-soa. E a edematosa é sempre associada ao linfoedema.A carboxiterapia, o Man-

thus, a endermoterapia, a aplicação de enzimas, e a radiofrequência são exce-lentes tratamentos para o combate da celulite. Quando unidos os recursos, potencia-lizamos o tratamento, pois o organismo não se acostuma com o estimulo dado. Para um melhor resultado o ideal é que esses recursos sejam acompanhados de uma ali-mentação saudável e exer-cício físico, por isso acelera ainda mais o tratamento.

Page 6: 08/02/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3000

6 Sábado | 8 de fevereiro de 2014

Cochilar depois do almoço desestressa

Recostar-se depois de comer e se entregar a alguns minutos de sono bota o sistema cardiovascular para descansar

Sábios são os espanhóis, que, diariamente, fecham as portas de seus estabele-

cimentos comerciais por volta da 1 hora da tarde para reabri--las somente lá pelas 3, quando retornam revigorados do sagra-do período da siesta. O costu-me, que para nós brasileiros se traduz em tirar uma soneca depois de almoçar, se tornou alvo da ciência. Um time de psicólogos e neurocientistas do Allegheny College, nos Estados Unidos, avaliou os benefícios do sono diurno na recuperação cardiovascular após uma situa-ção tensa. Para isso, separaram 85 pessoas em dois grupos. Um deles deveria dormir por 45 mi-nutos durante o dia enquanto o outro permanecia acordado. Todos os participantes foram submetidos a testes de estres-se. Os cientistas também afe-riram a pressão arterial e cons-tataram que ela se apresentou mais baixa entre a turma que

Fonte: saude.abril.com.br

repousou. Em outras palavras, o impacto negativo do nervosis-mo sobre as artérias foi reverti-do mais rapidamente.

“Outros trabalhos já de-monstraram que descansar após o almoço diminui a pressão sistólica”, confirma o cardiologista Marco Antô-nio Gomes, do Departamento de Hipertensão da Socieda-de Brasileira de Cardiologia, sem se espantar. Ao falar em pressão sistólica, ele se refere ao número de maior valor que aparece registrado no aparelho de medição.

Os especialistas especulam que esse fenômeno seria co-mandado pelo cérebro, mais precisamente pelo sistema nervoso central, que é dividi-do em simpático e parassim-pático. O primeiro acelera e o segundo coloca um freio nas funções fisiológicas. “Quando dormimos, há redução da ati-vidade simpática, o que relaxa os vasos e diminui os batimen-

tos cardíacos”, explica o pneu-m o l o g i s t a especialista em sono Pe-dro Genta, do Hospital

do Coração, em São Paulo.

Entendeu então a lógica de uma soneca como sobremesa?

A curta duração de um cochilo não desmerece suas qualidades. “Em 45 minutos, é possível atingir a fase três do sono”, diz Pedro Genta. Ou seja, dá tempo suficiente de ele se aprofundar a ponto de proporcionar vantagens ao corpo.

Vale reforçar, porém, que é na escuridão da noite que o cérebro secreta um hormô-nio fundamental para que se adormeça bem pra valer: a melatonina. “Uma venda nos olhos ou um quarto escuro ajudam a simular o descanso noturno, potencializando a ação positiva da sesta”, en-sina Marco Antônio.

FOTOS REPRODUÇÃO

Page 7: 08/02/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3000

7Sábado | 8 de fevereiro de 2014

Estudos comprovam que somente o fato de ter um cão de estimação em casa já aumenta a qualidade de vida das pessoas. E associado ao hábito de levar o cão para passear, contribui para sair do sedentarismo.

Mas para que o passeio seja saudável para o dono e o cão, devemos seguir algu-mas regras:

• A Lei Estadual 12.353 de 1º de novembro de 2005 dis-pões sobre a criação e condu-ção de cães das raças Pitbull, Fila, Dogo Argentino, Rottwei-ler e demais raças. Segundo a lei, o passeio com estas raças deve ser feito utilizando guia curta, máximo de 1,5 m e de focinheira, que permita a res-piração normal do animal. É vedada a permanência destas raças em parques, jardins e nas proximidades de escolas.

• Em dias de muito calor, é melhor levar seu cão para pas-sear pela manhã bem cedo ou à noite. O calor do meio-dia pode ser muito perigoso para ambos. Se o dia for de calor extremo deixe-o em casa. Ao retornar do passeio não ofe-reça água de imediato, e nem

grandes quantidades.• Se os passeios se

tornarem exercí-

Vitamina A: conheça sua importância para o corpoVitaminas são nutrientes

necessários ao corpo, no entanto, não são fabri-

cadas por nós. Por isso, saber onde podem ser encontradas e a importância delas dentro do organismo, é necessário, já que seu consumo é imprescindível.

Considerada uma das mais importantes, a vitamina A é cha-mada também de Retinol e é fa-mosa por sua composição antio-xidante, que fortalece o sistema imunológico e protege a pele.

A vitamina A, que escolhe alimentos de cores vivas para se alojar, segundo a nutróloga Sylvana Braga, tem funções muito importantes no corpo das pessoas, dentre elas, a melhora na visão, auxílio no crescimento, contribuição na formação dos dentes, na formação de colágeno, além de ser necessá-ria para a renovação celular.

Por se tratar de uma subs-tância que conta com uma ação antio-xidante, “a vitamina A é benéfica para o combate à acne, além de inibir a carci-nogênese, ou seja, a formação do câncer, combater à anemia, evitar úlceras de pele, melho-rar a imunidade e evitar a pe-riodontite”, afirma a Nutrólo-ga, doutora Sylvana Braga.

Nem mais nem menos

A ausência da vitamina pode ocorrer pela falta de alimentos na dieta das pesso-

as. Essa carência de nutriente pode causar a famosa “ceguei-ra noturna”, a qual, se não for tratada, pode provocar lesões na córnea e deixar a pessoa cega. Além desta consequ-ência, o sistema imunológico na infância pode ser afetado e assim le-var à morte por infecções, já que o combate sem a vitamina A, mostra-se mais difícil.

Mas as vitaminas são impor-tantes na medida certa, tendo a quantidade calculada pela idade e necessidade de cada pessoa. O excesso de vitamina A pode causar, pele seca, do-

res no osso e articulação, tontura, queda de ca-belo, entre outros.

Veja os alimentos que con-tam com uma maior concen-tração de vitamina A:

Fígado de boi: traz bene-fícios ao sistema imunológico

Queijo: os com uma maior quantidade dessa vitamina são o queijo minas, o requeijão e o queijo prato

Ovo: é um dos mais nutri-tivos, a vitamina A é encon-trada na gema

Batata-doce: principalmen-te as roxas e amarelas contam com uma alta taxa da vitamina

Manga: quando está madura é rica nessa vitamina

Leite: o integral conta com uma boa quantidade de vita-minas A

Mamão papaia: ele oferece um terço da vitamina A, que as pessoas precisam por dia

Laranja: além da vitamina C, ela conta também com uma quantidade de vitamina A em sua composição

Abóbora: a vitamina A con-tida nela é recomendada para o cuidado com a pele

Damasco: por conta da vita-mina A em sua composição, tor-na-se um poderoso antioxidante

Cenoura: é uma grande fonte de vitamina A, por isso é uma aliada na redução do risco de câncer, além de re-tardar o envelhecimento

Brócolis: conta com uma ótima absorção da vitamina A, importante para o siste-ma imunológico

Espinafre: uma xícara de espinafre oferece a quantida-de que uma pessoa necessita por dia da vitamina

Pêssego: é a fruta mais rica em vitamina A, tem função antioxidante.

Curta a estação verão com seu cão

cios mais exaustivos, assim como o condutor faz uma avaliação médica, o cão deve passar por uma avaliação médica veterinária.

• Peiteiras são melho-res para passear com seu cachorro do que as colei-ras, muito usado para cães pequenos e médios. Cães de grande porte devem ser conduzidos com enforcador de metal (anelado, sem pon-tas), pois assim respondem melhor ao comando.

• Não passeie com seu cão solto, ele pode se assustar e correr para a rua e ser atrope-lado, assim como pode causar desconforto a certas pesso-as que não têm convívio com cães, ou que infelizmente não gostam de cães.

• Muito importante é le-var junto no passeio um sa-quinho de lixo para recolher a sujeira que seu cão pode fazer. Vamos manter nossas ruas limpas.

• Após as caminhadas, caso os coxins das patas fiquem ressecados, pode-se usar uma solução hidratante ou de sili-

cone para hidrata-ção.N o s s a

grande dica é: aproveite este início de ano para curtir a natureza com seu animal de es-

timação, o ar puro e o exercício farão bem para ambos.

Texto: Luciano FrozzaFonte: Folha do Mate Fonte: saude.abril.com.brFO

TOS

REPR

ODU

ÇÃO

Page 8: 08/02/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3000

8 Sábado | 8 de fevereiro de 2014

REPRODUÇÃO

Psicóloga e PsicanalistaCRP 07/1573554

Fone 9138.3912

Daniela Tremarin

Curiosidades sobre o amorArtigo | Psicologia

Entenda sobre o amor e suas armadilhas

Enquanto não superarmos a ânsia do amor sem li-mites,

Não podemos crescer emo-cionalmente.Enquanto não atravessarmos

a dor de nossa própria soli-dão,Continuaremos a nos buscar

em outras metades.Para viver a dois, antes, é

necessário ser um. (Fernando Pessoa)

Resolvi escrever sobre o comportamento de homens e mulheres frente à paixão, o desejo e outras armadilhas do amor.Todos já ouvimos falar que o

amor é algo que se constrói, as-sumindo as diferenças, aceitan-do-as, porém há um engano em achar que alguém, algum dia vai aparecer e nos completar. Na verdade, esta metade

perfeita não existe. Há no ser humano a necessidade de se sentir completo e o amor provoca uma situação en-ganosa, na qual isso parece possível. Mas não é. Desgra-çadamente, ou melhor, feliz-mente. Por que um ser com-pleto fica sem desejo e tudo o que fazemos na vida faze-mos movidos pelo desejo. E o desejo não surge da comple-tude e, sim, de sua falta.

De alguma maneira, o amor é uma grande ilusão. Mas isso não é mau. Uma ilusão é, an-tes demais nada, uma desor-dem na percepção, que indica que alguém tem uma idéia de-formada do que vê. E, clara-mente, o amor provoca isso. Faz com que a pessoa apaixo-nada veja coisas que ninguém mais vê. Este é um fenômeno esperado e não tem nada de mau que seja assim.Há quem ame incondicio-

nalmente. Outro engano. O amor jamais pode ser incon-dicional, nem o amor de mãe. Incondicional quer dizer sem colocar condições. Então, amar alguém de um modo incondicional é amá-lo sem colocar nenhuma condição. É amá-lo mesmo que nos fira, engane, que minta, etc. Pode ver que isso não tem nada de

maravilhoso. Ao contrário, nos coloca em um território de insanidade e sofrimento. Por isso, acho que todas as re-lações sadias, todas, de pais e filhos, de amigos, de tra-balho e entre os casais, pre-cisam que condições sejam estabelecidas. Precisamos saber que existem coisas que não podemos fazer a nossa(o) parceira(o), por que ela(e) não gosta, ou por que dói.Outro engano cometido

pelos apaixonados é iniciar um relacionamento exigindo desta pessoa que nos garanta que a relação vá durar a vida toda. Isso é algo que ninguém pode assegurar. Muitos fato-res podem nos fazer desistir de uma relação a dois, tais como, o amadurecimento, o sofrimento nesta relação, o desejo de viver coisas não

vividas anteriormente e tam-bém uma infidelidade. O tema da infidelidade,

dentro do amor, é uma ques-tão importante e, para en-tende-lo, é preciso perceber que o amor e o desejo são coisas diferentes. Às vezes, temos a tendência

a pensarmos em ambos como se fossem a mesma coisa ou, ao menos, duas emoções que andam de mãos dadas. E não é assim. É possível desejar al-guém sem amá-lo e, inclusi-ve, há quem possa amar uma pessoa que já não deseja. Afirmo que o amor não ga-rante a fidelidade, por que sequer pode impedir o dese-jo e evitar que nos sintamos atraídos por mais alguém. Dentro do amor e dos en-

ganos, é também bastante comum, o ciúmes aparecer como algo normal. Me pa-rece que é necessário des-construir a idéia que sus-tenta que é algo inevitável, inclusive com a frase “quem ama tem ciúme”. Se isso é certo, não é menos certo que o problema da pessoa ciumenta não é excesso de amor pelo outro e, sim, fal-ta de amor por si própria. Podemos dizer, em palavras simples, que é uma questão de baixa autoestima, que a única coisa que se pode ga-rantir é que o ciumento vai construir relações doentes.É necessário que a pessoa

apaixonada aceite viver em ris-co, por que ninguém pode ga-rantir que o amor do outro dure

para sempre. Mas é necessário não ficar obcecado por esse ris-co, ser feliz, apesar dele. Caso contrário, esta pessoa não está preparada para amar. Amar é algo muito difícil. Não acredito que todo mundo esteja capaci-tado para viver um amor saudá-vel. Viver é um risco e é preciso aceitá-lo, por que é, também, o único milagre da existência.É aceitando que está alma

gêmea não existe, que toda re-lação precisa conviver com as diferenças, que é preciso criar consensos, chegar a acordos e tolerar a frustração de que o outro não nos completa. Quem não lidar com esta an-

siedade não poderá construir uma relação saudável. Esta ansiedade prejudica e muito quem a vivencia. O limite, então, deve ser

a dor. É fato que a perfeição não existe e que tudo tem um custo, mas quando o pre-ço de uma relação é uma dor excessiva, talvez estejamos diante de um amor que não vale a pena ser vivido. Nem todo amor tem como desti-no se materializar.Sendo assim, sustento que

o amor é o motor pelo qual fazemos tudo. E não deve-mos ter medo de amar. Só devemos ter cuidado de não amar de um modo doentiu, apostar na difícil construção de um vínculo sadio, por que só em uma relação sadia al-guém pode encontrar o nível que necessita para construir para si um futuro que valha a pena ser vivido.