28/06/2014 - saúde&beleza - edição 3040

8
Bento Gonçalves :: Sábado :: 28 de junho de 2014 REPRODUÇÃO Suco de uva integral: elixir para a longevidade Além de ser antioxidante o suco de uva tem inúmeros benefícios Página 8 Confira as principais diferenças entre depilação feita com laser e com fotodepilação Entenda a depilação a laser e a luz pulsada Página 5

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 31-Mar-2016

245 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 28/06/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3040

Bento Gonçalves :: Sábado :: 28 de junho de 2014

REPRODUÇÃO

Suco de uva integral: elixir para a longevidade Além de ser antioxidante o suco de uva tem inúmeros benefícios

Página 8

Confira as principais diferenças entre depilação feita com laser e com fotodepilação

Entenda a depilação a laser e a luz pulsada

Página 5

Page 2: 28/06/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3040

2 Sábado | 28 de junho de 2014

As ervas e a promessa de apaziguar a mente

Para combater os males da mente, os médicos cos-tumam receitar remédios

como os ansiolíticos, que bar-ram a ansiedade e ajudam a tratar certos tipos de depres-são. A população está mais es-tressada.Quem nunca ouviu o conselho de tomar chá de ca-momila para se acalmar? A sa-bedoria popular indica há tem-pos algumas ervas como saída para o estresse.

No entanto, vale esclare-cer uma confusão corriquei-ra. Os fitoterápicos, como todo medicamento, passam por uma série de pesquisas para comprovar sua eficá-cia. Já as plantas medicinais podem ser usadas no prepa-ro de chás. E nem todos os remédios naturais já caíram nas graças dos cientistas. Na hora de comprar fitoterápi-

Será que os fitoterápicos são tão eficazes quanto os remédios tradicionais na hora de mandar o nervosismo pra longe?

REPRODUÇÃO

Fonte: mdemulher.abril.com.br

cos, procure ficar atento ao rótulo do produto. Nele, há o número de registro da Agên-cia Nacional de Vigilância Sa-nitária, a Anvisa.

Os tratamentos

O trio passiflora, valeriana e erva-de-são-joão são bas-tante utilizados pela indústria farmacêutica em fórmulas que tratam casos de depressão. As três plantas contêm substân-cias que atuam nos neurônios e diminuem a atividade do sistema nervoso, relaxando o indivíduo. A principal vanta-gem em relação ao ansiolítico é o fato de a concentração dos princípios ativos ser menor e misturada a outros compostos, o que baixa o risco de efeitos colaterais e dependência.

Os resultados do trata-mento à base de fitoterá-picos demoram mais para aparecer, mas seus efeitos adversos são muito menos agressivos. Se as crises não são graves, os chás podem ser uma aposta certeira. Os prin-cípios ativos estão presentes de maneira mais branda, o que reduz a probabilidade de complicações. E, mesmo sen-do de origem natural, devem

ser consumidos com cautela. As plantas possuem milhares de substâncias químicas ca-pazes de reagir de maneira indesejada no organismo.

5 plantas que tranquilizam e têm o aval da ciência!

1. Melissa: também conhe-cida como erva-cidreira, tem óleos essenciais que acalmam levemente. Formas de consu-mo: o chá é o mais popular.

2. Camomila: tem efeito calmante. Formas de consu-mo: Suas folhas e flores são empregadas em infusões

3. Erva-de-são-joão: é a mais eficiente para comba-ter a depressão. Formas de consumo: usada na produ-ção de medicamentos, ela só pode ser comprada com re-ceita médica.

4. Passiflora: ajuda a contro-lar crises de ansiedade. Formas de consumo: além de chás, seu princípio ativo entra na fórmula de alguns medicamentos.

5. Valeriana: Melhora o sono. Formas de consumo: é usada na produção de fitote-rápicos e em chás e infusões, apesar do gosto amargo.

Page 3: 28/06/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3040

3Sábado | 28 de junho de 2014

Alimentos que matam a vontade de doce sem engordar

FOTOS REPRO

DUÇÃO

Fonte: mdemulher.abril.com.br

A erosão dentária é a perda crônica e irreversível de tecido duro dos dentes

Nas últimas décadas vem se constatando uma di-minuição na prevalência

da cárie dentária. No entanto, mudanças de estilo de vida da população, muitas vezes pro-vocada pelo acúmulo de tare-fas e falta de tempo, faz com que as pessoas optem por be-bidas prontas para consumir, que na sua grande maioria, são ácidas e erosivas.

A erosão dentária é a perda crônica e irreversível de teci-do duro dos dentes, ocasiona-da por um processo químico de dissolução ácida que não envolve bactérias. Trata-se de uma doença multifatorial po-dendo ser causada por fatores extrínsecos ou intrínsecos.

Os fatores extrínsecos in-cluem desde dieta alimen-tar, ingestão excessiva de condimentos, bebidas gaso-sas ou carbonatadas, medi-camentos ácidos e fatores ambientais (indústrias quí-micas, água de piscina in-

Texto: Gladis GrazziotinFonte: Folha do Mate

corretamente tratada).Já o fator intrínseco cau-

sador da erosão dentária é o ácido gástrico que é levado à cavidade bucal e estabelece contato com os dentes quan-do ocorre o refluxo gastreso-fágico, regurgitação, vômito ou ruminação. Uma forma de diagnosticar é quando o paciente relata gosto azedo na boca, azia e eructações. Porém, diagnosticar o re-fluxo conhecido como ‘as-sintomático ‘ ou ‘silencio-so’, em que o paciente não apresenta nenhum dos sinais de desgaste da doença, mas pode já apresentar um qua-dro de desgaste por erosão dentária. Nestes casos, o ci-rurgião-dentista pode ser o primeiro profissional da área da saúde a suspeitar do qua-ro de refluxo gastresofágico e encaminhar o paciente ao tratamento médico.

A perda irreversível dos

tecidos dentários ocasiona-da pela erosão pode des-gastar toda a extensão do esmalte e chegar à dentina, podendo acarretar altera-ções estéticas, funcionais, dor e, até mesmo, a destrui-ção do dente. As principais consequências começam a ficar evidentes depois de certo tempo de ação dos ácidos, caracterizando-se, portanto, como um processo crônico, lento e insidioso, de difícil diagnóstico pre-coce. Ressalta-se que, nos estágios avançados, pode haver necessidade de um tratamento caro, complica-do e contínuo. No entanto, se a erosão dentária é per-cebida logo no início, a si-tuação é controlada com a eliminação ou controle dos agentes causadores.

Acidez de bebidas favorecem a erosão dentária

Chocolate amargo

Quanto maior a porcenta-gem de cacau no seu chocola-te, mais benefícios ele trará para você. O ideal é que seja superior a 50%. As sementes de cacau e seus derivados primários são ricos em polife-nóis, em particular os flavo-noides, que podem ter efeito anti-hipertensivo, atuar na prevenção de doenças coro-narianas, aumentar a concen-tração de colesterol bom e ter ação antioxidante.

Por isso, da próxima vez que bater aquela vontade comer doces, principalmente naque-les dias, invista em quadradi-nhos de chocolate amargo. Ele é ótimo em períodos menstru-ais, pois equilibra a serotonina, evitando tristezas e irritações.

Oleaginosas

As amêndoas são excelentes fontes de vitamina E e zinco. Estão envolvidas na ativação de enzimas hepáticas voltadas para a detoxificação, além de serem antioxidantes. Já a castanha de caju é rica em ferro e ajuda a levar o oxigênio às células do sangue, melhorando a concen-tração. Elas diminuem o índice glicêmico, reduzindo a forma-ção de gordura e a fome.

Chocolate com colágeno

Um novo queridinho apare-ceu no mercado: os chocolates que, além de serem amargos, têm colágeno. Eles são uma boa aposta, além de fazer bem à pele, eles se expandem e ocu-pam espaço no seu estômago, reduzindo o apetite.

Damasco

Entre as melhores frutas para driblar a fome está o damasco. É cheio de fibras, contém poucas calorias e é altamente nutritivo. Já o segundo é rico em potássio, cálcio, fósforo, cobre e ferro.

Chia e goji berry

Ela é uma excelente fonte de fibras, que ajuda na redução da vontade por doces. A goji berry também é rica em antio-xidantes e possui pouquíssimas calorias, cerca de 50 por uma colher de sopa.

Page 4: 28/06/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3040

4 Sábado | 28 de junho de 2014

REPRODUÇÃO

Superalimentos para você incluir na dieta

Fonte: liberoalimentos.com.br

Os chamados superali-mentos são potências nutricionais que aju-

dam a prevenir doenças crô-nicas, melhorar a visão, e até mesmo manter sua mente afiada. Mas você sabia que novas evidências sugerem que esses alimentos também podem ajudar a emagrecer?Conheça os principais supe-ralimentos que vão lhe aju-dar a perder peso.

Aveia

A aveia é rica em fibras, portanto, vai lhe ajudar a sentir-se satisfeito ao longo do dia. Apenas meia xícara contém 4,6 gramas de amido resistente, um carboidrato saudável que estimula o me-tabolismo e queima gordura.

Abacate

Não há nenhuma razão para ter medo de comer gorduras, contanto que elas sejam as “gorduras certas” O ácido oléico, uma gordura monoin-saturada saudável encontra-da em abacates, pode regular a fome. O abacate também possui fibra e proteína, dois parceiros da dieta.

Brócolis

Cozido ou cru, este vegetal crucífero é bem conhecido por suas propriedades que previnem o câncer, além disso, devido a sua grande quantidade de fibras e com menos de 30 calorias por por-ção, o brócolis é considerado um superalimento que ajuda a emagrecer.

Peras

Apenas uma pera fornece 15% da sua quantidade diária recomendada de fibras. Um estudo descobriu que as mu-lheres que comeram três pe-ras por dia consumiram me-nos calorias e perderam mais peso do que aquelas que não o fizeram.

Vinho

Resveratrol, o famoso an-tioxidante encontrado na casca da uva, interrompe o armazenamento de gordura. Estudos mostram que os be-

bedores moderados de vinho têm cinturas mais estreitas e menos gordura na barriga do que os bebedores de outros líquidos destilados.

Lentilhas

Lentilhas são uma grande fonte de proteínas e fibras. Meia xícara fornece 3,4 gra-mas de amido resistente, um carboidrato saudável que estimula o metabolismo e queima gordura.

Chá verde

Os antioxidantes presentes no chá verde irão lhe ajudar a queimar gordura e calorias. Um estudo recente descobriu que beber cinco xícaras de chá verde por dia, pode lhe ajudar a perder duas vezes mais peso, a maior parte em torno da cintura.

Bananas

As bananas são um supera-limento para quem dese-ja emagrecer. Uma banana verde de tamanho médio vai lhe deixar mais satisfeito ao longo do dia e aumentar seu metabolismo com seus 12,5 gramas de amido resistente.

Ovos

O ovo é carregado com prote-ína que irão frear o seu apeti-te. Um estudo descobriu que as mulheres obesas que co-miam ovo no café da manhã perderam duas vezes mais peso do que as mulheres que

começaram o dia com pão.E não se preocupe com o co-lesterol: estudos recentes mostram que consumir ovos com moderação não eleva o mau colesterol (LDL).

Chocolate escuro

Consumir moderadamente chocolate escuro pode retar-dar a digestão, dessa forma você vai sentir-se mais satis-feito e comer menos na próxi-ma refeição.Além do mais, o chocolate escuro está cheio de gordu-ras monoinsaturadas; sendo que estudos mostram uma dieta rica nessas gorduras saudáveis que podem ace-lerar seu metabolismo para queimar gordura e calorias.

Laranjas

Com apenas 59 calorias, você pode não esperar muito de uma laranja, mas graças a uma boa dose de fibras – uma das maiores se comparada com outras frutas – a laranja é considerada um dos melho-res alimentos para você in-cluir em sua dieta.

Batatas

As batatas são ricas em car-boidratos, sendo que saciam três vezes mais do que uma fatia de pão branco. Além disso, as batatas também são ricas em amido resis-tente, que ajuda o corpo a queimar gordura.

Page 5: 28/06/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3040

5Sábado | 28 de junho de 2014

Artigo | Saúde

Confira as principais diferenças entre depilação feita com laser e com fotodepilação

DIVULGAÇÃO

O s tratamentos de de-pilação a laser estão entre os mais procura-

dos e desejados por mulhe-res e homens atualmente. Muitas pessoas acham que laser, luz pulsada ou foto-depilação é a mesma coisa. Com o surgimento de novas tecnologias a cada dia, cabe uma explicação sobre esses diferentes processos.

Para a destruição do pelo a energia emitida pelo apa-relho deve atingir a região do bulbo piloso, onde o pelo se forma. Para essa energia chegar até o bulbo ela deve percorrer todo o pelo. Esse é o motivo porque durante os tratamentos o pelo não deve ser arrancado, mas sim ras-pado. O laser ou a luz pul-sada são atraídos pela me-lanina (pigmento que dá cor ao pelo). Isso explica porque pelos brancos não apresen-tam resultado, e quanto mais escuro o pelo, mais rá-pido será o resultado.

Para atingir a melanina do pelo o comprimento de onda ideal é em torno de 810 nm. Aí que entra a grande dife-rença em relação as tecno-logias. Enquanto a maioria dos equipamentos de foto-depilação emitem energia

entre 410nm e 1100 nm, o laser emite energia espe-cífica na faixa dos 810 nm. Traduzindo tudo isso, o laser para depilação age especifi-camente no pelo. Assim con-centra toda energia na raiz do pelo, levando a destrui-ção do bulbo piloso, ao pas-so que a luz pulsada distribui a energia sobre toda superfí-cie da pele apenas enfraque-cendo o pelo. Essa diferença torna-se muito evidente nos resultados. Em média para obtenção de bons resultados são necessárias em médias 6 sessões com laser, ao passo que com luz pulsada (foto-depilação) variam entre 10 e 20 sessões.

Outra vantagem do laser por ser mais específico é que ele pode ser usado tam-bém em peles morenas e até mesmo negras, o que não

Entenda a depilação a laser e a luz pulsada

acontece com a luz pulsada.Uma dúvida muito co-

mum dos pacientes é quan-to a duração dos resultados. Nos pacientes tratados com laser, os pelos tratados são destruídos e não voltam. En-tão é um método definitivo. O que pode ocorrer é que o corpo pode produzir novos pelos, como acontece mui-tas vezes por problemas hor-monais ou genéticos.

Na fotodepilação, como não ocorre destruição do bulbo do pelo, os pelos ape-nas enfraquecem ou afinam, e, portanto, as manutenções serão muito mais frequentes.

A maioria dos médicos usa tanto luz pulsada como o la-ser, mas acabam restringindo a luz pulsada para outros tra-tamentos e não a depilação, pois embora mais barata, os resultados são inferiores.

Médico Le Corps Clínica Estética

Cremers 2627354. 3452.1706

Dr. Rafael Loeblein

Page 6: 28/06/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3040

6 Sábado | 28 de junho de 2014

As situações do dia a dia proporcionam um bom ou mau humor

Fonte: saude.com.br

Aperto no peito, frio na barriga, cabeça quente. Quem nunca usou essas

expressões para traduzir uma emoção? A sabedoria popular já sabe que emoções causam alterações físicas. Os cientis-tas também: a rigor, emoção é o estímulo que afeta o sistema límbico (região do cérebro que a processa) e é capaz de mu-dar o sistema periférico.

Faltava saber exatamente onde essas mudanças físicas ocorrem, o que pode ajudar a melhor definir as emoções e entender os transtornos afetados por elas.

No intuito de responder a essa questão, cientistas pediram a 700 voluntários que indicassem quais áreas do corpo sofriam alterações quando sentiam uma determinada emoção.

Para incitar cada estado emocional, foram usadas pa-lavras, músicas e filmes. As alterações sentidas podiam ser de qualquer ordem – dor e calor, por exemplo.

Com os dados, um softwa-re montou um único circui-to para cada emoção –raiva, medo, desgosto, felicidade, tristeza e surpresa (chamadas de básicas) e ansiedade, amor, depressão, desprezo e orgulho (tidas como correlatas).

Tanto o computador como outras pessoas reconheceram as emoções descritas, o que de-nota o seu aspecto universal.

Assim, emoções ligadas à excitação, como raiva e fe-licidade, foram associadas com ativações e calor dos membros superiores.

Já as emoções que indicam estado depressivo ou de triste-za foram relacionadas a menor atividade nos membros infe-

riores, como adormecimento das pernas e pés.

Sensações no sistema diges-tório e ao redor da garganta foram relacionadas a desgos-to. Felicidade foi a única emo-ção associada com calor e ati-vações no corpo inteiro.

O estudo pode ajudar a identificar emoções nem sempre distinguíveis, como tristeza e desgosto.

As emoções têm vias au-tônomas só interpretadas depois. Saber quais são elas promove o entendimento de processos emocionais.

Doenças caracterizadas por desordens emocionais como depressão e transtorno bi-polar também podem se be-neficiar dos achados. É uma ferramenta diagnóstica. Os mapas podem estar alterados

nesses pacientes.Estudos de neuroimagem já

mostraram que esses indiví-duos, quando estimulados por emoções negativas, exibem maior atividade cerebral. Essa dinâmica é inversa à obtida em pessoas saudáveis.

Mas é preciso ter cuidado para não limitar tudo em uma caixa, e as diferenças culturais precisam ser consideradas.

As emoções também pro-vocam alterações hormonais, como o aumento do cortisol, hormônio associado ao estresse. Quando prolongadas, são res-ponsáveis por outras doenças, como transtornos mentais e dia-betes. Se notar grandes mudan-ças de humor durante um dia, melhor procurar um médico.

Estudo mapeia áreas do corpo ativadas por sentimentos como

raiva e felicidade

FOTOS REPRODUÇÃO

Page 7: 28/06/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3040

7Sábado | 28 de junho de 2014

FOTOS REPRO

DUÇÃO

Motivada por problemas sociais, a mutilação bucal pode ser vista como mutilação social

Saiba mais sobre os malefícios dos celulares

“Quando o celular chegou ao Brasil, foi vendido com a promessa de resolver os pro-blemas de comunicação com locais inacessíveis. Mas, com o tempo, foi passando a ser visto como um objeto de con-sumo, alvo do desejo de adul-tos e até mesmo de crianças. Agora, estamos todos induzi-dos a utilizar cada vez mais essa tecnologia com o mínimo de informação sobre os seus malefícios e prejuízos.”

O alerta é da conselhei-ra da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natu-ral (Agapan) Ana Maria Daitx Valls Atz, que palestrou no TRF-4. Farmacêutica-bio-química formada pela Ufrgs e especialista em Toxicolo-gia Aplicada pela Pucrs, ela falou sobre os efeitos noci-vos causados pela poluição eletromagnética do uso de celulares à saúde do ser hu-mano. Explicou que esse tipo de aparelho, em conjunto com as torres de transmissão chamadas de Estações Rádio Base (ERB’s), emite ondas

As ondas eletromagnéticas podem causar danos ao organismo humano

eletromagnéticas não ioni-zantes que, em carga exces-siva, podem alterar o orga-nismo humano.

“Dores de cabeça, exaus-tão crônica, ansiedade, pro-blemas cardíacos, flutuações de pressão sanguínea, enfar-tes, derrames, doenças ce-rebrais degenerativas, leuce-mias e tumores malignos são alguns dos males provenien-tes do excesso de poluição eletromagnética que foram comprovadas nas pesquisas”, enumerou a especialista.

Para tentar combater es-ses problemas, Ana Maria aconselhou uma mudança de postura e de hábitos. Ela sugeriu medidas como uma redução do tempo de uso do celular, utilizar o aparelho a uma distância segura da ore-lha, adotar a função viva-voz ou de fone de ouvido para as conversas, desligar o celular durante a noite e mantê-lo longe da cama.

Texto: Marco Antônio Biernfeld Fonte: Jornal Comércio

Os problemas dentários es-tão entre os mais graves na área da saúde pública

no Brasil, atingindo principal-mente a população carente. É o que revela a pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), coordenada no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz. Os primeiros resultados, divul-gados hoje, mostram que 14,4% dos brasileiros já perderam to-dos os dentes. Entre as mulhe-res de baixa renda com mais de 50 anos, o índice chega a 55,9%. A Pesquisa Mundial de Saúde da OMS foi realizada com o obje-tivo de avaliar os sistemas de saúde de 71 países. Segundo a organização Dentistas do Bem, 30 milhões de crianças nunca foram ao dentista no Brasil.

Perda dentária como mutilação e desigualdade

O pior desfecho para a do-ença cárie é a perda dentária. Cientificamente, a extração dos dentes é considerada como uma decorrência do agravamento das doenças bucais mais prevalen-tes, entre elas a cárie. Mas na prática, ocorre como solução definitiva para dor, sendo moti-vada principalmente pela falta de acesso ao serviço e à condi-ção socioeconômica. A incoerên-cia reside no fato de que, a ex-tração é realizada pelo serviço; portanto, para a extração não falta recurso nem acesso.

Considerando o sentido da palavra perda como “desapare-cimento, extravio”, entende-se que os dentes não desaparecem

30 milhões de crianças nunca foram ao dentista no Brasil

ou se extraviam, mas são efe-tivamente extraídos. Por outro lado, essa perda não se confi-gura na maioria das vezes como tratamento indicado clinica-mente, segundo os parâmetros científicos atuais. Sendo moti-vada por problemas sociais, a mutilação bucal pode ser vista também como mutilação social.

Conforme o padrão OMS e da Federação Dentária Internacio-nal (FDI), para o ano de 2000, 85% das pessoas com 18 anos deveriam estar com todos os dentes presentes na cavidade bucal. No brasil, em 2003, o percentual para essa faixa etá-ria foi de 55,09%. Além disso, este dado foi diferenciado en-tre as regiões. O percentual de completamente dentados por

macrorregiões, aos 18 anos foi de 39,1% (Norte), 45,1%(Nor-deste), 66,5% (Sudeste e Sul) e 65,7% (Centro-Oeste).

Outro lado da moeda

O Dentista do Bem é o prin-cipal projeto da Turma do Bem, e conta com o trabalho volun-tário de cirurgiões-dentistas que atendem em seu próprio consultório crianças e jovens de baixa renda entre 11 e 17 anos, proporcionando-lhes tratamen-to odontológico gratuito até que completem 18 anos. Atualmente é a maior rede de voluntariado especializado do mundo.

Fonte: planetavoluntarios.com.brPor: Dr. Rogério Menegarda

Page 8: 28/06/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3040

8 Sábado | 28 de junho de 2014

Sete motivos para amar a romã

1 – A romã previne seu or-ganismo contra o câncer Embora ainda não tenha en-

contrado uma cura definitiva para o câncer, já se sabe que alguns alimentos são capazes de ajudar a preveni-lo – e a romã é um deles. De acordo com al-gumas pesquisas, ela é eficaz na prevenção do câncer de mama e que os mesmos resultados são verificados contra o câncer de pulmão. Além disso, outros es-tudos afirmam que a fruta ain-da ajuda a retardar o avanço do câncer de próstata.

2 – A romã é capaz de pro-

teger seu DNA contra doenças genéticas

Diversas substâncias presen-

tes na romã provocam um tipo de reação com o material ge-nético, que acaba por protegê--lo de uma série de doenças.

3 – A romã atua como um poderoso anti-idade

Devido à grande quantidade

de antioxidantes presentes na romã, ela é uma importante aliada no combate aos sinais de envelhecimento na pele, mantendo-a jovem e livre de marcas como as temidas rugas.

4 – A romã pode prevenir a artrite

A romã possui uma grande

quantidade de ácido elágico, que ajuda a diminuir processos in-flamatórios das cartilagens. Sua eficácia no tratamento da artri-te ainda está sendo investigada, mas alguns especialistas já afir-mam que consumir romã pode Fonte: saudebelezaestetica.com.br

Fonte: otempo.com.br

Suco de uva integral: elixir para a longevidade FOTO

S REPRODUÇÃOPrevenção contra tumo-

res, ação antioxidante, aumento do fluxo san-

guíneo, redução da formação de trombos (entupimento nas veias), além de proteção dos sistemas cardiovascular, hepá-tico e nervoso. Não se trata de uma nova droga revolucionária ou de um elixir milagroso, mas do suco de uva integral. Rico em polifenóis (antioxidantes que protegem as membranas celulares e o DNA), a bebida tem todos esses benefícios para a saúde comprovados cientificamente.

A principal ação do suco de uva é ser antioxidante, mas ele tem outras ações tam-bém. No sistema circulatório, ele é vaso dilatador. Assim, inibe o entupimento das veias e a formação de trombos.

Os benefícios estão lon-ge de parar por aí. O fíga-do é o filtro do nosso corpo, mas deixa muitos resíduos que são tóxicos. O suco de uva auxilia na retirada des-ses resíduos. Já no sistema nervoso, além de ser antio-xidante, ele melhora o fluxo sanguíneo, o que contribui para um melhor funciona-mento do cérebro e para a proteção do sis-tema nervoso. Logo, o suco de uva previne do-

enças como as síndromes de Alzheimer e Parkinson.

Nutricionistas já incluem o produto nas dietas que prescrevem há cerca de oito anos. O suco tem uma boa quantidade de ferro, vita-mina C, vitaminas do com-plexo B, potássio e outros sais minerais.

Os benefícios à saúde são verificados com o uso pro-longado do produto na die-ta. A ingestão de aproxima-damente 400 ml por dia para uma pessoa de 70 kg e quan-tidade proporcional para crianças. Com 100 ml ao dia a pessoa já tem benefícios. O produto é muito bom para quem não tem tempo de fa-zer um suco natural de fruta em casa. Se a pessoa con-sumir qualquer tipo de suco artificial, já vale a troca.

De acordo com especialis-tas, o suco de uva integral sem conservantes e sem açú-car é recomendado para to-das as pessoas, exceto quem é diabético e segue uma die-ta com restrição de frutas. Nesse caso, o mais indicado é seguir a orientação médica.

Além disso, para grávi-

das no último trimestre de gestação, o consumo deve ser moderado. Há um duto do coração do bebê que se fecha nesse período da ges-tação. Como os polifenóis são anti-inflamatórios, o ex-cesso deles pode prejudicar a formação desse duto. No entanto, o consumo modera-do, de até 400 ml diários, é considerado seguro.

Suco de uva integral é tão benéfico quanto o vinho

Você já deve ter ouvido falar que beber uma taça de vinho diariamente faz bem ao coração. É verdade, já que o vinho contém resvera-trol, um antioxidante exce-lente para a nossa saúde. O porém é que o vinho também tem álcool, inimigo número um de qualquer dieta.

Mas, na verdade, essa substância está presente na casca da uva, por isso, o suco de uva integral também apresenta os benefícios do vinho, sem o malefício de ser uma bebida alcoólica.

diminuir os efeitos da doença.

5 – A romã protege contra doenças do coração e

sistema circulatório Diversos estudos realizados

ao redor do mundo vêm com-provando que a romã é muito eficaz contra doenças do cora-ção e sistema circulatório. Ela diminui o mau colesterol e au-menta o bom colesterol, além de diminuir o acúmulo de pla-cas no sangue. Consumir meio litro de suco de romã todos os dias é eficaz para diminuir a pressão arterial e a gordura acumulada no abdômen.

6 – A romã previne o mal de Alzheimer

Embora essa propriedade

ainda esteja sendo estudada, os resultados de algumas pesqui-sas feitas com ratos demonstra-ram que, em um grupo afetado pelo mal de Alzheimer, aqueles ratinhos que consumiam suco de romã desenvolviam melhor diversas atividades mentais, quando comparados aos ra-tinhos que não tinham aces-so ao suco da fruta. Isso pode significar que as substâncias presentes na romã possuem ca-racterísticas que podem ajudar a retardar e prevenir a doença.

7 – A romã ajuda a proteger os rins

Para quem sofre de proble-

mas nos rins, consumir suco de romã ajuda a prevenir da-nos nesse órgão e a protegê-lo contra substâncias tóxicas.