27/02/2016 - saúde e beleza - edição 3.210

4
Reprodução Bento Gonçalves Sábado | 27 de fevereiro de 2016 Os fungos podem liberar uma toxina que, se ingerida, pode causar problemas ao nosso organismo Página 3 Saiba os riscos dos alimentos mofados R u a G e n e r a l O s ó r i o , 3 0 9 | s a l a 7 0 3 C e n t r o C l í n i c o O s v a l d o C r u z | B G | R S 5 4 3 4 5 2 . 5 4 5 8 | 5 4 3 4 5 1 . 4 1 7 0 A i n s ô n i a é u m a d o e n ç a m u l t i f a t o r i a l q u e p o d e e s t a r e n c o b r i n d o d e p r e s s ã o , a n s i e d a d e , a p n é i a d o s o n o , s í n d r o m e d a s p e r n a s i n q u i e t a s , e n t r e o u t r o s . S e v o c ê d o r m e m a l , t e n d o s e u s o n o i n t e r c o r t a d o d i v e r s a s v e z e s , f a ç a u m d i a g n ó s t i c o . C o n v e r s e c o m s e u m é d i c o . INSÔNIA TEM TRATAMENTO! INVISTA NO SEU SONO E VIVA MELHOR!

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 26-Jul-2016

221 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

27/02/2016 - Saúde e Beleza - Edição 3.210 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 27/02/2016 - Saúde e Beleza - Edição 3.210

Reprodução

Bento GonçalvesSábado | 27 de fevereiro de 2016

Os fungos podem liberar uma toxina que, se ingerida, pode causar problemas ao nosso organismo

Página 3

Saiba os riscos dos alimentos mofados

Rua General Osório, 309| sala 703Centro Clínico Osvaldo Cruz|BG|RS

54 3452.5458|54 3451.4170

A insônia é uma doença multifatorial que pode estar encobrindo depressão,

ansiedade, apnéia do sono, síndrome das pernas inquietas, entre outros.

Se você dorme mal, tendo seu sono intercortado diversas vezes, faça um

diagnóstico. Converse com seu médico.

INSÔNIA TEM TRATAMENTO!

INVISTA NO SEU SONO E VIVA MELHOR!

Page 2: 27/02/2016 - Saúde e Beleza - Edição 3.210

Sábado, 27 de fevereiro de 20162

Fotos Reprodução

Rejuvenescimento Facial

Como podemos controlar a fome?

Inicialmente, saiba que a face pode ter seu aspecto rejuvenesci-do sem cortes, sem cicatriz e sem lhe afastar do trabalho, além de manter a naturalidade da sua ex-pressão facial, pois existem equi-pamentos liberados pela ANVISA para esta finalidade. Isto também é conhecido como rejuvenescimen-to tridimensional, técnica que troca o bisturi por tecnologias voltadas a estimular a capacidade de autorre-paro da pele, gordura e músculo. Nos tratamentos sem cortes o obje-tivo principal é que você seja ques-tionado da seguinte forma: -“Como você está bem, está fazendo algo na face”? Pense em rejuvenescimento facial sem cortes ao reparar que seus pensamentos e desejos são os mesmo de pessoa mais jovem, po-rém o espelho lhe mostra uma situ-ação pouco diferente, interferindo em sua autoestima, isso favorece o aparecimento de doenças e con-sumo de medicamentos. Entenda que beleza da face é algo individual seu, ou seja, o modo como você está se vendo é o que importa. Lembre--se sempre disso: Sua aparência ex-terna reflete os acontecimentos e o estado geral do meio interno, assim beleza se faz de dentro para fora, também, pois você é um ser vivo e não é e nunca será uma máquina, cuja beleza depende do gosto da maioria.

A fome é a maneira de nosso cor-po nos levar a buscar comida para sobreviver. É um instinto animal poderoso que pode motivar condu-tas extremas. É resultado da leitu-ra que o cérebro faz de mudanças nos níveis de hormônios e nutrien-tes no sangue. Nossa reação a esse sentimento pode nos levar a ingerir alimentos pouco recomendáveis ou em excesso.

Mas, ao entender nossa fome, é possível controlá-la melhor?

Diferentes tipos de comida afe-tam o cérebro de várias maneiras. As gorduras, por exemplo, enga-nam o cérebro indicando a ingestão de menos calorias, o que nos leva a comer mais. As fibras, por outro lado, provocam a liberação de hor-mônios intestinais que promovem sensação de saciedade. Uma dieta com poucas fibras, com pouco ou nenhum alimento integral ou fru-tas e vegetais, pode fazer com que

Médico

Cézar de Moura

O rejuvenescimento sem corte busca estimular os processos de reparo tecidual, de forma que o reposicionamento das estruturas faciais tende a ser feito pelo seu próprio corpo, com objetivo de man-ter a naturalidade da sua expres-são facial “pós-rejuvenescimento”, à qual advém do reequilíbrio das várias linhas faciais imaginárias. Com isto a melhora pode ser relati-vamente rápida, pois não há perío-do pós-operatório.

O rejuvenescimento facial não fica limitado a esta ou aquela es-trutura facial, pois o tratamento pode ter como objetivo rejuvenes-cer a aparência da face, pescoço e colo juntos. É fato que, se melhorar apenas a face, o pescoço e o colo podem aparentar descompasso em relação à estética da face. Nesta forma, “natural”, o reparo dos te-cidos é realizado pelo seu corpo,

Fonte saude.terra.com.br

de modo que não há prazo de va-lidade, pois o tratamento apenas estará estimulando seu corpo na execução do reparo tecidual, logo o resultado final é seu. No rejuve-nescimento sem cortes os volumes e ângulos que devem ser melhora-dos, seu corpo é quem escolherá, na medida em que seus tecidos consi-gam recuperar o tônus e a elastici-dade da pele, músculos e mesmo gordura na face. Isso faz com que, em termos práticos, o objetivo do tratamento de rejuvenescimento facial sem cortes, forma natural, é fazer com que os outros vejam você diferente e com aparência mais jo-vem, mas sem saber onde está a diferença. Para mais informações, busque um profissional de saúde, seja ele médico, biomédico, fisiote-rapeuta, nutricionista, etc. Antes de tudo saiba que a felicidade está dentro de você e nunca fora!

fiquemos sempre com fome.

Comida como consoloOutro hormônio que afeta o

apetite é a serotonina, que faz nos sentirmos felizes após comer. Alimentos doces produzem rápido aumento de energia, o que pode melhor temporariamente o âni-mo. A comida é como uma droga: as mesmas áreas do cérebro que se ativam na alimentação funcio-nam com o vício em drogas. Ali-mentos podem estar estritamente

vinculados a situações sociais, como jantar com amigos, daí pode ser difícil comer menos pelos pos-síveis impactos na vida social. O chamado apetite emocional pode ser uma resposta ao estresse. O hormônio cortisona causa desejo por comida altamente energética. Os hormônios do estresse fomen-tam também a formação de célu-las adiposas, que dão mais espaço armazenar gordura.

Page 3: 27/02/2016 - Saúde e Beleza - Edição 3.210

Sábado, 27 de fevereiro de 2016

3

Fotos Reprodução

É perigoso comer alimentos mofados?

Imagine que você esqueceu uma fatia de pão de forma no armário ou deixou um iogurte abandonado por muito tempo na geladeira. Em pouco tempo, esses alimentos podem apre-sentar em sua superfície uma espécie de “penugem” verde (na maioria dos casos) e com chei-ro ruim. Trata-se do conhecido mofo, ou bolor, como também é chamado.

Os bolores nada mais são do que uma concentração muito grande de fungos, organismos considerados decompositores na natureza e presentes em qualquer lugar em que haja matéria orgânica disponível, como restos de plantas ou ani-mais mortos.

Assim, a tal “penugem” que costumamos ver no alimento mofado são as hifas, ou seja, as estruturas em forma de fios que compõe o corpo dos fungos. De acordo com o biomédico Ro-berto Martins Figueiredo, co-nhecido como Dr. Bactéria, o fundo, por si só, não causa mal. “Mas alguns tipos produzem micotoxinas (substâncias tóxi-cas) que causam desde intoxi-cações alimentares até câncer do sistema hepático”, explica.

Como existem milhares de tipos de bolores conhecidos, fica difícil saber se o desenvol-

vido em determinado alimento fará mal ou não à saúde. Então, na dúvida, o melhor é não con-sumir o pão, a fruta, o iogurte ou qualquer outra comida com aquele aspecto mofado.

Mas e se eu retirar a parte do alimento

com bolor?

Segundo a pesquisadora Rosely Piccolo Grandi, do Nú-cleo de Pesquisa em Micologia do Instituto de Botânica de São Paulo, o recomendado é descartar qualquer alimento. “As estruturas dos fungos são microscópicas e não é possível saber se tudo foi eliminado. As que permanecem no alimento podem causar problemas”, diz.

Para Figueiredo, é possível recuperar parte de algumas frutas, como o mamão. “Com uma faca, retire o bolor e elimi-ne, ainda, de um a dois dedos da parte boa da fruta que esta-va ao lado e na parte de baixo da área comprometida”.

Torrar o pão elimina o mofo?

Em muitos casos, a alta tem-peratura pode matar o fungo, mas mesmo assim não se reco-menda consumir o alimento já

que as estruturas de reprodu-ção do fungo, conhecidas como esporos, ainda podem perma-necer no alimento.

Todo bolor tem tom esverdeado?

Nem todo mofo é verde. Eles também podem ter tons de azul, cinza, marrom, laran-ja e outras cores. Eles variam de acordo com o tipo de fungo que está se desenvolvendo. Ge-ralmente, a cor verde ou seus tons (acinzentado ou azulado) indicam a presença das estru-turas de reprodução dos fungos (esporos).

Fungos do bem

Mas nem todos os alimentos mofados podem ser considera-dos maléficos ao nosso orga-nismo. Desde muito tempo, os fungos são utilizados na pre-paração de queijos (lembra do gorgonzola?), certos tipos de salame e bebidas fermenta-das. E por que não fazem mal? “Nesses casos a utilização dos fungos é bem controlada e os tipos de fungos usados são bem conhecidos”, explica Rosely.

Fonte noticias.uol.com.br

Embora nem todos os mofos façam mal à saúde, muitos deles são perigosos

Queijo Gorgonzola

Page 4: 27/02/2016 - Saúde e Beleza - Edição 3.210

Sábado, 27 de fevereiro de 20164

Projeto “Uma dose diária de música”, foi adotado pela Casa de Repouso Aconchego

Fotos Reprodução

Para viver bem: Uma dose diária de música

A música tem um poder único de despertar emoções esquecidas, que as vicissitudes da vida, ou a falta de oportunidade, se encarre-garam de esconder. Quem não se sente reanimado ao ouvir um bom vanerão? E a fé renovada ao ouvir um bom hino cristão?

Atenção, carinho e amor para os idosos que frequentam a Casa de Repouso Aconchego, são os pi-lares que sustentam o lar. Prova dessa total dedicação com os mo-radores é o novo projeto que a Casa está executando: “Uma dose diária de música”, criado para melhorar a vida dos idosos que nela habitam.

E como se não bastasse se tra-tar de um ótimo passatempo, de acordo com a psicóloga responsá-vel pelo projeto, Sheila Bertoldi, ouvir música contribui também para uma melhora cognitiva, no sistema imunológico, nos órgãos dos sentidos e na coordenação mo-tora. “Ajuda no tratamento de di-versas doenças físicas e mentais, inclusive no tratamento de estres-se. No cérebro, a música estimula regiões ligadas à concentração, processamento de informações e produção de sentidos”, explica a profissional.

Para colocar em prática este projeto, foi realizado um levanta-mento junto aos idosos e seus fa-

miliares, a fim de colher algumas informações sobre as preferência musicais de cada um. A partir dis-so foi criado um repertório musi-cal individualizado.

Todos os dias cada morador es-cuta aproximadadmente 40 mi-nutos de música através de fones de ouvido sobremaneira confor-táveis, num horário pré-estabele-cido, a fim de cada um aproveitar ao máximo aquele momento. Os

resultados foram positivos. “Já percebemos uma melhora no hu-mor, na concentração, disposição e atenção dos moradores. Além disso, aqueles que apresentam quadros de ansiedade, depressão e irritabilidade passaram a ficar mais tranquilos e felizes, contri-buindo assim para uma melhor qualidade de vida”, comemora o Médico da Aconchego Dr. André Moschetta.

Fonte doutissima.com.br

Torne mais saudável o lanchinho do seu filho

A maioria dos pais sempre tem dúvidas na hora de preparar a me-rendeira da escola. Pode ser muito difícil escolher alimentos que ao mesmo tempo agradem o paladar dos pequenos e sejam saudáveis. A boa notícia é que é possível unir o útil ao agradável, basta um pou-co de criatividade. Os lanches são especialmente cruciais para crian-ças. São eles que oferecem energia ao corpo entre uma refeição e ou-tra. Na escola, escolher as comidas certas também pode aumentar a capacidade de concentração e au-xiliar no desenvolvimento. Pode parecer óbvio, mas vale lembrar: as crianças têm estômagos meno-res do que os adultos. Por isso, são incapazes de comer muito a cada refeição – e, normalmente, ficam com fome entre elas.

Preparando uma merendeira saudável

Na hora de preparar a meren-deira do seu filho, não se esqueça de planejar com antecedência. Isso lhe dá a oportunidade de pensar melhor em cada item do lanche.

Frutas: as frutas são natural-mente doces. Quando servidas desde cedo, costumam ser apreciadas pelos pequenos.

Pipoca: é uma escolha ótima se você está procurando um lanche com baixo teor calórico e que con-tenha alguma fibra. Apenas evite salgá-la em excesso. Com uma pi-tada de queijo parmesão, canela, ou ervas você pode transformar esse lanche comum em algo único, sabo-roso e gratificante.

Chocolate meio amargo: en-quanto o chocolate pode parecer

um vilão na merendeira das crian-ças, quando ele contém maior teor de cacau oferece antioxidantes que aumentam a produção de endorfi-nas e, por consequência, o foco e a concentração.