04/01/2014 - saúde&beleza - edição 2990

8
Bento Gonçalves :: Sábado :: 4 de janeiro de 2014 Página 5 Exagerou? Saiba como eliminar os quilos que ganhou durante as festas Dicas para utilizá-las, carregando o peso adequado Bolsas Página 8 REPRODUÇÃO

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 14-Mar-2016

238 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

04/01/2014 - Saúde&Beleza - Edição 2990 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 04/01/2014 - Saúde&Beleza - Edição 2990

Bento Gonçalves :: Sábado :: 4 de janeiro de 2014

Página 5

Exagerou?Saiba como eliminar os quilos que ganhou durante as festas

Dicas para utilizá-las, carregando o peso adequado

BolsasPágina 8

REPRODUÇÃO

Page 2: 04/01/2014 - Saúde&Beleza - Edição 2990

2 Sábado | 4 de janeiro de 2014

Pratique exercícios de maneira consciente

Inserir a atividade física na rotina é um dos pilares para uma vida mais saudável. Isso

você já deve ter visto ou ouvido em algum lugar. Segundo a Fe-deração Mundial de Cardiologia, pessoas que não praticam ativi-dades físicas têm um risco duas vezes maior de sofrer doenças do coração, ter pressão alta e desenvolver diabetes quando comparadas a quem pratica exercícios físicos regularmente, independente do fato de estar ou não acima do peso.

A recomendação da Organi-zação Mundial de Saúde (OMS) é de realizar pelo menos 150 minutos de atividade mode-rada por semana. Entre as praticas recomendadas estão a caminhada - o mais básico dos exercícios -, o ciclismo e até serviços domésticos. Para proteger sua saúde sem expor seu corpo a lesões, nós expli-camos a seguir sete cuidados que você deve ter antes de co-meçar a se exercitar. Confira.

Consulte seu médico

Consultar um médico antes de iniciar uma atividade físi-ca é um cuidado obrigatório para qualquer pessoa. Princi-palmente se houver fatores de risco associados, como a hi-pertensão ou o diabetes.

Não se esqueça de fazer o aquecimento

“Independentemente da idade e do sexo, a realização de exercícios preparatórios Fonte: minhavida.com.br

Caminhada e corrida pedem boa postura e atenção aos sinais do corpo

REPRODUÇÃO

antes das atividades físicas é fundamental para qualquer um”, explica o fisiologista da Unifesp Raul Santo de Olivei-ra. Eles são os importantes para a comunicação do siste-ma muscular com o sistema nervoso e, por isso, o rendi-mento fisiológico da pessoa melhora muito.

Tempo e frequência

As primeiras semanas de exercício físico são um perí-odo de adaptação do corpo à atividade física, por isso, a recomendação da educadora física Fernanda Andrade, de São Paulo, é iniciar com 20 minutos três vezes por sema-na. Na segunda semana, você pode se exercitar por 20 minu-tos quatro vezes por semana e

na terceira aumentar o treino de cada sessão em 10 minu-tos. Na quarta semana cumpra trinta minutos cinco dias na semana.

Ouça os sinais do corpo

Durante o exercício, fique atento à sua frequência car-díaca. “Quando realizamos o exercício aeróbico moderado sentimos que nosso coração está batendo mais acelerado que em repouso, isso é nor-mal, mas o aceleramento não deve ser excessivo”, explica a personal trainer Fernanda Andrade. Caso sinta seus ba-timentos cardíacos excessiva-mente acelerados pare a ativi-dade imediatamente.

Page 3: 04/01/2014 - Saúde&Beleza - Edição 2990

3Sábado | 4 de janeiro de 2014

Descubra as funções nutricionais de cada óleo

Sementes que ajudam a emagrecer

Chá de hibisco: a bebida que combate a gordura

Óleo de coco extravirgemÉ rico em triglicerídeos de ca-

deia média, gorduras saturadas de rápida digestão. Por isso, ele teria o poder de gerar energia e favorecer o emagrecimento.

Óleo de canolaGuarda boas doses de gor-

dura monoinsaturada e tam-bém de ômega-3. Mas alguns questionam seu uso por causa da origem transgênica.

Óleo de linhaçaÉ famoso por ter muito ôme-

ga-3 e atuar como antioxi-dante e anti-inflamatório. Está associado a menor risco de diabete tipo II, complicações car-díacas, doenças neurológicas.

A chia, semente típica do México, é uma das campeãs na dieta pois ela tem o dobro de ômega 3 da linhaça e, por isso, contribui para reduzir o inchaço do corpo.

A linhaça, assim como a chia, pode ajudar no emagrecimento de três maneiras: dando sacie-dade, ajudando no funciona-mento do intestino

A quinua também é uma boa fonte de fibras, que ajudam na saciedade e no funcionamento

O chá de hibisco é pre-parado com o cálice do botão seco da flor cha-

mada Hibiscus Sabdariffa, que não é aquela espécie de hibisco normalmente encontrada nos jardins. Devido a esta planta, a bebida é rica em substâncias antioxidantes como flavonoides e ácidos orgânicos. Estes nu-trientes proporcionam diversos efeitos benéficos, entre eles, a ação diurética, impedindo a retenção de líquidos, e a capa-cidade de evitar o acúmulo de gorduras, principalmente na re-gião da barriga e quadris.

Benefícios do chá de hibisco

Evita o acúmulo de gordura: O chá de hibisco contribui para que menos gordura fique acu-mulada na região do abdômen e nos quadris. Ainda não está cla-ro qual é a substância presente na bebida que é responsável pelo benefício. Porém, acredi-ta-se que a ação antioxidantes dos flavonoides antocianina e quercetina contribuem para re-duzir o depósito de gordura.

Ele ainda controla os níveis de colesterol, pressão arterial e tem ação diurética

3

Fontes: minhavida.com.br

Ação diurética: O chá de hibisco tem efeito diuréti-co, por isso é um aliado para evitar a retenção de líquidos. Um estudo publicado no Jour-nal of Ethnopharmacology da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia observou que o flavonoide quercetina presente na bebida é um dos nutrientes que ajuda a propor-cionar esta ação.

Controla o colesterol: Com-parado ao chá preto o chá de hibisco é mais eficiente para o combate do colesterol. Isto por-que o preto apenas aumentou o HDL, mas diminuiu o LDL. O chá de hibisco é tão interessante para pessoas que possuem pro-blemas com os níveis de coles-terol por ser rica em substân-cias com ação antioxidante.

Controla a pressão arterial: Um estudo publicado no Jour-nal of Nutrition concluiu que o chá de hibisco ajuda a baixar a pressão arterial. A pesquisa contou com 65 pacientes que tiveram os níveis de pressão ar-terial reduzidos. Os estudiosos

acreditam que alguns flavonoi-des presentes na bebida pro-porcionariam este benefício ao diminuir uma enzima que atua sobre a pressão arterial.

Bom para o cérebro: O chá de hibisco conta com boas quantidades de vitaminas B1 e B2. Todas as vitaminas perten-centes ao complexo B ajudam o nosso corpo na captação de energia nas células, principal-mente ao auxiliar no metabo-lismo do oxigênio e da glicose, as principais fontes de combus-tível celular. A B1, ainda por cima, tem essa ação principal-mente nos neurônios, células que formam nosso cérebro.

Quantidade recomendada do chá de hibisco

A orientação é consumir um copo de 200 ml de chá de hibisco. Para cada copo deve ser utilizado de 4 a 6 gramas da flor seca, equivalente a uma colher de chá, ou dois a três pacotinhos de chá.

Óleo de cártamoFonte de ácido linoleico,

contribuiria para a quebra das células gordurosas. É conside-rado mais eficiente quando combinado a exercícios aeró-bicos e dieta equilibrada.

Azeite de oliva extravirgemReúne gordura monoinsatu-

rada, conhecida por reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom, além de barrar processos inflamatórios e evitar doenças crônicas e degenerativas.

FOTOS REPRODUÇÃO

do sistema digestivo. O gergelim não serve apenas

para enfeitar pão de hambúr-guer. Rico em nutrientes como ômega 3 e fibras, esse alimen-to tem um efeito parecido com os da chia e linhaça, no que diz respeito à saciedade, ao funcio-namento dos intestinos e à redu-ção da retenção de líquidos.

Fibras e o ácido graxo ômega 9 são dois nutrientes presentes nas sementes de girassol e abó-bora que ajudam a emagrecer.

Page 4: 04/01/2014 - Saúde&Beleza - Edição 2990

4 Sábado | 4 de janeiro de 2014

Hipertensão eleva o risco de doença renal crônica

Número de pessoas com diabetes aumenta 40% em seis anos

Existe uma associação muito forte entre hiper-tensão arterial e lesão

renal. A doença renal crôni-ca, um grave problema de saúde no Brasil e no mundo, tem aumentado a sua preva-lência nas últimas décadas - e as duas principais causas desse aumento são a hiper-tensão arterial e o diabetes. Isso quer dizer que um bom controle da pressão arterial e da glicemia também pode contribuir para a prevenção e até mesmo mudar o cenário da doença renal crônica.

A chance de um paciente hipertenso ter problemas nos rins será tanto maior quanto maiores forem os valores da pressão arterial e o tempo de exposição à hipertensão. Uma das primeiras alterações ob-servadas em pessoas hiperten-sas é a perda de proteína pelos rins. Há um exame chamado microalbuminúria, que mede a taxa dessa perda. O normal é que uma pessoa elimine me-nos que 30mg/24hs de albumi-na por dia. A perda de 30 a 300 mg/24hs é o que caracteriza a microalbuminúria e perdas maiores que 300mg/24hs ca-

racterizam macroalbuminúria. Em média a alteração na

taxa de excreção urinária da albumina precede em 10 anos a elevação da creatinina, que é um exame de rotina na ava-liação do hipertenso, ou seja, na suspeita de agressão ao rim, o médico poderá em caso de creatinina normal lançar mão da dosagem da microal-buminúria para estabelecer um diagnóstico precoce de dano renal pela hipertensão (nefropatia hipertensiva).

Quando não é diagnostica-da e tratada precocemente, a nefropatia hipertensiva - dano no rim causado pela hiperten-são - evolui para estágios mais

Apesar do crescimento no número de casos, internações no SUS decorrentes de compli-cações da doença caíram; pa-cientes podem obter remédio de graça por meio do Saúde não tem preço

No Dia Mundial do Diabetes, comemorado no dia 14 de no-vembro, o Ministério da Saúde divulgou dados inéditos sobre a doença no Brasil e revelou que o número de casos está cres-cendo. A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2012) revelou um aumento de 40% entre 2006, primeiro ano do levantamento, e ano passado. O percentual de pessoas que se declararam diabéticas passou de 5,3% para 7,4% no período.

O avanço da diabetes está re-lacionado ao excesso de peso, à falta de exercícios físicos, à má alimentação e o envelhecimen-to da população. O Vigitel apon-ta que 75% do grupo de brasilei-

avançados, podendo chegar nos estágios finais da doença renal, o que leva a a necessi-dade de diálise, situação gra-ve para o paciente e de alto custo para os sistemas de saú-de, públicos e de convênios.

Os cuidados fundamentais para evitar o dano aos rins são o diagnóstico e o trata-mento adequado da hiper-tensão arterial, do diabetes e também dos outros fatores de risco cardiovasculares. O acompanhamento médico re-gular e o uso correto dos me-dicamentos são muito impor-tantes. Além disso, a adoção de uma alimentação saudável ajuda muito na prevenção do dano renal.

Fonte: minhavida.com.br

Fonte: vida10.com.br

ros convivendo com a diabetes estão acima do peso. Em 2012, pela primeira vez na história o número de pessoas com sobre-peso superou a metade da popu-lação, chegando a 51%.

“Os hábitos de vida dos bra-sileiros sofreram uma profunda mudança nos últimos anos, que estão provocando o aumento de doenças crônicas como o diabe-tes. Temos trabalhado para pre-parar o sistema de saúde para lidar com este novo quadro, com ações como a ampliação do acesso aos medicamentos para controle das doenças. Por isso lançamos o Saúde Não Tem Preço, que distribui remédios de graça para o tratamento de hipertensão, diabetes e asma, desde fevereiro de 2011”, des-taca o ministro da Saúde, Ale-xandre Padilha.

Depois que a distribuição dos remédios se tornou gratuita, mais que quintuplicou o núme-ro de pessoas beneficiadas, sal-tando de 306,8 mil beneficiários

em de janeiro de 2011, mês anterior ao início do Saúde Não Tem Preço, para 1,7 milhão em setembro deste ano. Ao longo do período, já foram 5,7 milhões de diabéticos que recorreram às unidades próprias do Farmácia Popular e às drogarias privadas conveniadas ao Aqui Tem Farmá-cia Popular para obter o trata-mento gratuitamente.

A expansão do acesso aos medicamentos contribuiu de-cisivamente para evitar uma escalada no número de com-plicações da doença. O número de brasileiros internados pela doença nos hospitais que aten-dem pelo Sistema Único de Saú-de (SUS) caiu 17,4% - de 172,1 mil, em 2010, para 142,1 mil, em 2012. Com isso, a taxa de pacientes internados teve re-dução de 19%, de 90,26 inter-nações para cada 100 mil habi-tantes para 73,3 atendimentos hospitalares a cada 100 mil.

Page 5: 04/01/2014 - Saúde&Beleza - Edição 2990

5Sábado | 4 de janeiro de 2014

Reverta os exageros das festasSe você não resistiu e

abusou nas festas de fim de ano, é hora de assu-

mir os deslizes e tratar de consertar o estrago. O verão está só começando e não é hora de esconder o corpo em roupas largas.

Não faça restrições excessivas

O exagero nas comemora-ções do final de ano não deve ser compensado por dias e dias de uma excessiva restrição. O resultado poderá ser o oposto do que o desejado caso você não suporte a fome. O ideal é, nas refeições principais (café da manhã, almoço e jantar), consumir alimentos com maior volume e menor quantidade energética como frutas, le-gumes, verduras, além de ce-reais integrais (por exemplo, arroz integral).

Dessa maneira, o organis-mo irá receber o alerta de sa-ciedade, levando à interrup-ção da ação de se alimentar. Além disso, esses alimentos são ricos em fibras, fazen-do com que o esvaziamento gástrico ocorra lentamente. Roberta Stella, nutricionista do Dieta e Saúde dá a dica: estipule horários para peque-nos lanches entre as refeições principais, isso evita ficar be-liscando.

Faça um diário alimentar

Na primeira semana do ano, faça um diário alimentar. Ano-te tudo o que você come e a hora em que isso acontece. Sabendo identificar os perío-dos de maior fome e os erros alimentares, ficará mais fácil

Saiba como amenizar os abusos das festividades de fim de ano

FOTOS REPRO

DUÇÃO

Fonte: minhavida.com.br

reorganizar a alimentação.Anotar os alimentos con-

sumidos é uma rotina diária fundamental para o emagre-cimento. É com ela que você observa como está se alimen-tando e percebe seu erros e acertos. Esta é a base de re-educação alimentar. É com esse controle que você passa a fazer adaptações em sua ali-mentação e aprende a ter uma alimentação saudável mesmo comendo o que gosta.

Fracione sua alimentação

Faça pequenos lanches en-tre as refeições principais. Opte por frutas, biscoitos in-tegrais, barrinhas de cereais ou iogurtes desnatados.Os lanches mais fracionados não fazem mal nenhum à saúde nem à dieta e até podem, de-pendendo da pessoa, estimu-lar o metabolismo e reduzir o apetite da próxima refeição, porém, deve-se prestar aten-ção as calorias ingeridas, nesses intervalos: “precisam ser alimentos que matem a fome sem acabar com a sua dieta”, explica a nutricionis-ta Anita Sachs, professora de nutrição da Unifesp.

Tenha uma dieta equilibrada

A relação entre ingerir carboidratos após às 18 ho-ras e ganhar peso não pas-sa de mito. Entretanto, é importante que os alimen-tos estejam bem distribuí-dos durante o dia, evitando uma elevada concentração no período noturno, princi-palmente se você vai dormir logo após o jantar.

Faça substituições inteligentes

O uso de massas integrais dá mais saciedade que alimentos feitos com farinha branca ou com muito açúcar. Isso se deve ao índice glicêmico. Alimentos com alto índice glicêmico (acima de 70) estimulam uma liberação muito grande de insulina. Já op-ções com baixo índice glicêmi-co, até 50, evitam a liberação de insulina. “A grande liberação de insulina dá uma saciedade temporária, mas, depois de um curto período de tempo, a fome volta ainda maior”, apon-ta Roberto Navarro. “Por isso, troque alimento de alto índice glicêmico por alimentos de bai-xo índice glicêmico”. Exemplos: em de sorvete de massa, tome um picolé de frutas e use molho de tomates no lugar de molho branco.ubstitua os alimentos tradicionais por outros com me-nos teor de gorduras. Leites des-natados, iogurtes light, queijos brancos são as melhores opções.

Leia o rótulo

Compare os rótulos dos ali-mentos para verificar se a substi-tuição do integral pelo light vale a pena. A restrição de calorias é o princípio básico de quem de-seja emagrecer. A restrição caló-rica é necessária para que haja o emagrecimento. Entretanto, é importante conciliar uma ali-mentação com baixas calorias com uma elevada qualidade nutricional dos alimentos. Não é correto, por exemplo, ingerir doces, bolos, tortas diariamen-te, mesmo estando dentro da quantidade calórica necessária para a eliminação de peso.

Pratique exercícios

A atividade física favore-ce a eliminação de peso. Faça exercícios diariamente. Quanto mais intensa a atividade, mais calorias você queima e é mais fácil manter o peso sob contro-le. Algumas dicas da personal trainner especialista do Minha Vida Teresa Maria Passarella são: vá pelas escadas ao invés do elevador, leve seu cachorro para passear, caminhe durante a pausa de seu almoço, levante--se no intervalo da TV, ou me-lhor, movimente-se o máximo que puder, pois ao longo do dia, você verá que gastou mais calo-rias do que imagina.

Page 6: 04/01/2014 - Saúde&Beleza - Edição 2990

6 Sábado | 4 de janeiro de 2014

Idosos ativos envelhecem em forma

Exercícios físicos são necessários mesmo em uma idade avançada

Confrontação entre período em frente à TV e a força nos membros causou queda da capacidade muscular

Estudo indica que a ativi-dade física regular tripli-ca as chances de envelhe-

cer bem e em forma. Depois de oito anos acompanhando um universo de 3.500 pessoas de 64 anos em média, cien-tistas britânicos mostraram que aqueles que tiveram uma atividade física regular mode-rada, ou vigorosa, têm sete vezes mais chances do que as pessoas sedentárias de enve-lhecer em forma, isto é, sem desenvolver doenças crônicas.

As possibilidades continuam a se triplicar entre os 10% de ex-sedentários que retoma-ram os exercícios entre 2002 e 2010, de acordo com o estudo publicado no “British Journal of Sports Medicine”, editado pelo mesmo grupo do “British Medical Journal” (BMJ).

Ao término do intervalo es-tudado, uma em cada cinco pessoas era considerada “bem de saúde, enquanto quatro em cada dez desenvolveram uma patologia crônica, uma em cada cinco sofria de depres-são, ou déficit cognitivo e um

Idoso que vê muita TV perde força

Fontes: vida10.com.br

terço de uma incapacidade pelo menos parcial”.

Os cientistas dirigidos pelo doutor Mark Hamer, epidemio-logista da University College de Londres, levaram em conta outros fatores principais sus-cetíveis de influenciar o enve-lhecimento, como o cigarro, o álcool, o estado civil, ou os recursos financeiros.

Embora não haja consenso sobre o tema, avaliou-se que o “envelhecimento em forma” pode ser definido como a au-

Estudo feito pela Secreta-ria de Estado da Saúde de São Paulo, em associação com o Centro de Estudos do Labora-tório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), na Grande São Paulo, mostra que idosos que levam muito tempo vendo TV sofrem perda de for-ça muscular.

Efetuado em estabeleci-mentos de longa permanência em São Caetano por um ano e

sência de doença crônica, de déficit cognitivo “importan-te”, ou de “limitação impor-tante” das capacidades físi-cas, assim como gozar de boa saúde mental.

‘”Esse estudo”, concluem os cientistas, “apoia as po-líticas de saúde pública ten-dentes a estimular os idosos a realizar uma atividade fí-sica, mesmo em uma idade avançada”.

FOTOS REPRODUÇÃO

seis meses, a pesquisa teve a cooperação de 159 idosos (60 homens e 99 mulheres), com idade média de 74,2 anos, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde. Para realizar a pesquisa, por sete dias, os idosos utilizaram um pedôme-tro (instrumento com que se contam os passos), tirado só no momento do banho e du-rante o sono, e responderam a uma série de questões para

apurar quanto tempo ficavam em frente à televisão. Em uma semana de análise, a média de passos dados por eles foi de 9.957, enquanto o tempo mé-dio em que assistiam à TV foi de 432,9 minutos, aproxima-damente sete horas por dia.

A confrontação entre o pe-ríodo em frente ao aparelho e a força nos membros inferio-res causou queda da capacida-de muscular em 26%.

Page 7: 04/01/2014 - Saúde&Beleza - Edição 2990

7Sábado | 4 de janeiro de 2014

Exames para detectar 7 tipos de câncer de mama

Férias é tempo de relaxar. Mas isso não significa deixar de lado cuidados essenciais

com a saúde e a alimentação. “Manter a dieta, escolher bem os seus alimentos e dormir bem devem aparecer entre as suas prioridades”, afirma o nutrólogo Roberto Navarro. O especialis-ta, no entanto, dá espaço para alguns deslizes. Só não dá para passar as férias inteiras nos exa-geros. O corpo pode sofrer com essas alterações bruscas de roti-na e dar trabalho para retomar o ritmo normal ou, pior ainda, sofrer com a baixa imunidade. A seguir, uma equipe de especia-listas ensina como você faz para aproveitar os dias de folga sem prejudicar a saúde.

Comer fora

A nutricionista Andréia Ces-chin, especialista do Minha Vida, afirma que a variedade de opções dos restaurantes não deve ser vista como uma ame-aça à dieta. “O melhor é buscar um restaurante por quilo, self--service, com muitas opções de salada, legumes e grelhados”. Planeje seu prato antes de mon-tá-lo e evite pegar pequenas porções de tudo o que é ofere-cido, cuidando para restringir ao máximo o consumo de frituras.

Acordar tarde e pular o café da manhã

A primeira refeição do dia é a mais importante, por isso nun-ca deve ser deixada de lado. “O organismo tem o dia inteiro

Cientistas britânicos desco-briram uma forma de diagnos-ticar sete tipos diferentes de câncer de mama, o que permi-tirá tratamentos mais eficazes e personalizados, segundo um estudo publicado pela revista British Medical Journal (BMJ).

A prova, que estará disponí-vel dentro de dois anos, per-mite a identificação de dez proteínas chave em células de tumor de mama das quais até agora só duas foram identifica-das, o receptor de estrogênio (ER), que o tumor ser sensível aos hormônios e o HER2.

A pesquisa, realizada por uma equipe dirigida por Andy Green, da Universidade inglesa de Nottingham, no Reino Uni-do, confirma que as diferentes combinações e níveis destas proteínas configuram os sete tipos de câncer de mama.

Depois disso, os cientistas buscaram sinais de cada clas-se de câncer em 1.703 amos-tras tumorais procedentes de um banco de tecidos e encon-traram que 93% das amostras analisadas correspondiam com

Hábitos que garantem férias saudáveis

Um diagnóstico mais preciso, possibilita um tratamento mais adequado

Aproveite as férias, mas não deixe de tomar certos cuidados

Fonte: vida10.com.br Fonte: minhavida.com.br

alguma dessas sete classes identificadas, enquanto 7% do restante foram mais difíceis de serem classificadas.

Este novo diagnóstico evita-rá a aplicação de tratamentos desnecessários ou inadequados aos pacientes e espera-se que aumente os níveis de sobrevi-vência pois, segundo os cien-tistas, cada tipo de câncer tem um impacto diferente nos índi-ces de superação da doença.

Green, o chefe da pesquisa, explicou que conforme aumen-tam as opções de tratamento para os doentes de câncer, a escolha do mais adequado para cada paciente é mais complexa.

Este estudo, financiado por uma comunidade de cientistas contra o câncer de mama, re-presenta um passo para tornar realidade “o santo graal da medicina personalizada” e ofe-rece esperança a 50 mil mulhe-res diagnosticadas de câncer de mama no Reino Unido cada ano”, segundo de seu diretora--executiva, Delyth Morgan.

pra metabolizar o café da ma-nhã. Você ganha mais energia e disposição com uma refeição balanceada”, afirma o nutrólo-go. O especialista recomenda compor, especialmente, o jantar com uma salada e uma proteína, como uma carne ou ovo. E nada de exageros: o metabolismo do jantar acontece, em parte, du-rante o sono. Nesta fase, todas as funções são mais lentas e a digestão pode ser prejudicada.

Protetor solar na sombra

A dermatologista Flávia To-ledo Piza, diretora do espaço Guedala, recomenda o uso de protetor solar com FPS 15, no mínimo, a cada três horas. “Mui-tos ambientes na sombra refle-tem os raios ultravioletas.

Consumo de álcool na medida

Uma dose de bebida alcoólica por dia pode ser ingerida sem le-sar o sistema digestivo. No caso

dos destilados, uma dose são 30 ml. Para os vinhos, a medida é uma taça pequena e uma lata é sua cota de cerveja (300ml). O nutrólogo Roberto Navarro en-fatiza que a cerveja tem muitas calorias e deve ser evitada se você quer emagrecer. Uma dica é escolher os dias de festa para ingerir bebidas alcoólicas, e pro-curar alternar os drinks com co-pos de água ou sucos, reduzindo o consumo de álcool.

Depois de atacar a geladeira

O nutrólogo Roberto Navar-ro frisa que, ao comer e em seguida dormir, muita glicose fica armazenada. Quando isso acontecer, entretanto, o ideal é começar o dia seguinte com um café da manhã balanceado e a prática de exercícios físi-cos, estimulando o organismo a gastar a energia acumulada e acelerando o metabolismo.

FOTOS REPRODUÇÃO

Page 8: 04/01/2014 - Saúde&Beleza - Edição 2990

8 Sábado | 4 de janeiro de 2014

Excesso de açúcar X Memória

Excesso de peso nas bolsas

Cuide da sua saúdeEstresse é o estado psicofísico resultante de excessiva exposição a certos estímulos. Em uma situação de problema, não adianta se preocupar demasiadamente: isto só traz sofrimento, depressão e ner-vosismo, além de não trazer a solução. Esteja mais consciente desses sentimentos e torne-se uma pessoa mais feliz.

Colesterol alto é uma condição de saúde perigosa, pois está associado a um maior risco de doenças do coração. O excesso tende a acumular-se nas paredes das artérias, formando placas de gordura. Essas placas podem, pouco a pouco, entupir as artérias, levando a complicações cardiovasculares. Faça exames periódicos e mantenha o nível de colesterol em dia.

A diabete é uma doença silenciosa, com sintomas quase imper-ceptíveis. O pâncreas não produz a insulina necessária para fazer a glicose entrar na célula, por isso impede o correto aproveitamento dos alimentos. Proteja-se com exames periódicos.

Fontes: vida10.com.br

Fonte: belezaesaude.com

Uso diário de aspirina pode trazer riscos

Tenha cautela no consumo de medicamentos

Um novo estudo alemão concluiu que taxas elevadas de açúcar no sangue estão asso-ciadas a um maior risco de pro-blemas de memória. De acordo com a pesquisa, essa chance existe mesmo quando os níveis de açúcar estão abaixo do que é considerado como um quadro de diabetes ou pré-diabetes. Os resultados foram publica-dos nesta semana na revista Neurology.

A taxa de açúcar na cor-rente sanguínea de uma pessoa corresponde à quan-tidade de glicose por mili-litro de sangue. Para con-trolar os níveis de glicose no organismo, o corpo conta com a ajuda da insulina, hormônio que tira o açúcar da corrente sanguínea e o leva para dentro das células. A ação da insulina é insuficiente em diabéticos, que

precisam de medicações para que possam controlar a taxa de glicose no sangue.

A nova pesquisa, feita na Charité–University Medicine, em Berlim, avaliou 141 pessoas

de 50 a 80 anos que não tinham diabetes e nem problemas de memória. Elas foram submeti-das a exames de sangue e de imagem do cérebro depois de passarem 10 horas sem comer. Os participantes também rea-lizaram um teste de memória. Nele, ouviram 15 palavras e, depois, precisaram repeti-las várias vezes.

Os cientistas observaram que as pessoas que apresen-taram os maiores níveis de açúcar no sangue em jejum, no geral, se saíram pior no teste de memória do que aquelas que tinham as meno-

res taxas de açúcar. Isso ocor-reu mesmo quando os parti-cipantes apresentavam níveis de açúcar no sangue acima do normal, mas abaixo do que é considerado como um quadro de diabetes tipo 2.

Indispensável para as mulhe-res, as bolsas podem ser ver-dadeiras vilãs para a saúde.

O excesso de peso do acessório pode provocar dores nos ombros e problemas de postura. O peso total da peça não deve ultrapas-sar 10% do peso corporal. “Ou seja, se uma pessoa tem 60 qui-los, a bolsa não deve ter mais do que seis quilos”, alerta Luciano Martins, médico ortopedista da Unimed Costa Oeste. As bolsas carregadas em um único ombro, não devem superar 5% da massa corpórea.

Consequências

O médico explica que o ex-cesso de peso no ombro e a falta de exercícios de compensação podem afetar a musculatura das costas. “Músculos cansados não sustentam a coluna corretamen-te, o que pode piorar a postu-ra”. Em longo prazo, a prática pode ocasionar tendinites e ar-trites. “Carregar a bolsa pesada somente de um lado do corpo pode levar a desvios posturais na coluna”, completa Martins.

O que fazer

O ortopedista recomenda que as mulheres optem por levar apenas o essencial para aquele dia. Carteira, celular, agenda, maquiagens, escova de cabelo, medicamentos… Saiba avaliar o

Uma das mais amplas aná-lises já feitas sobre o assunto, encomendada pelo Serviço Na-cional de Saúde britânico (Na-tional Health Service - NHS), aconselha que pessoas saudá-veis não usem aspirina para evitar ataques cardíacos ou câncer.

O levantamento, realizado pelo setor de pesquisas do NHS, afirma que o remédio não deve ser consumido em doses diárias até que sejam levantadas mais provas de seus benefícios.

A aspirina faz com que o sangue fique menos espesso e, por isso, reduz as chances de formação de coágulos que po-dem causar um ataque cardía-co ou derrame.

Já foram feitas até pesqui-sas que sugerem que o remédio pode diminuir o risco de alguns tipos de câncer, o que levou a discussões sobre as possíveis vantagens do uso de aspirinas por pessoas saudáveis.

Diante de novos questiona-mentos sobre o assunto, o NHS pediu a uma equipe da Univer-sidade de Medicina de Warwik que avaliasse estudos sobre os efeitos do medicamento.

que é indispensável. “Na noite anterior, a mulher já pode defi-nir o que levar na bolsa, de acor-do com os compromissos do dia seguinte”, aconselha o médico. “Desta forma, não é necessário levar tudo, todos os dias”. Outra dica é alternar o uso da bolsa no ombro direito e esquerdo, isso evite que a musculatura fique sobrecarregada. Bolsas tipo mo-chila, que distribuem o peso em ambos os ombros e as tipo car-teiro, que tem a alça de um lado, mas que equilibra o peso no outro, são as mais indicadas pelo médico, e res-

salta “Se sentir sinais de dor, o ideal é que se procure um espe-cialista para a solução adequada do problema”.

Segundo os pesquisadores, dar aspirina a todos para evitar ataques cardíacos e derrames “causaria danos, devido ao au-mento do potencial de sangra-mentos”.

Quanto à prevenção do cân-cer, os pesquisadores avaliam que as provas não são fortes o suficiente para que se chegue a uma conclusão, mas os testes com aspirina feitos atualmen-te darão resultados mais claros nos próximos cinco anos.

“Os riscos estão em um equilíbrio delicado e, no mo-mento, não há provas para aconselhar as pessoas a to-mar (o remédio)”, diz Aileen Clarke, que liderou a análise na Universidade de Medicina de Warwik.

“Seria ótimo falar que pes-soas acima dos 50 anos devem tomar uma aspirina por dia e terão menos casos de câncer, mas a pesquisa ainda não foi concluída e devemos ser cau-telosos.”

“Temos que ser extre-mamente cuidadosos com a promoção em excesso da as-pirina”, acrescentou a pesqui-sadora.

FOTOS REPRODUÇÃO