31/05/2014 - saúde&beleza - edição 3032

8
Bento Gonçalves :: Sábado :: 31 de maio de 2014 FOTOS REPRODUÇÃO Segredo está na forma de preparo e no consumo Pipoca não engorda e faz bem a saúde Página 3 Além de resultar em pratos saborosos, a abóbora traz benefícios para a visão, a pele e até mesmo para o controle do peso Abóbora e seus inúmeros benefícios Página 2

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 25-Mar-2016

239 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 31/05/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3032

Bento Gonçalves :: Sábado :: 31 de maio de 2014

FOTOS REPRO

DUÇÃO

Segredo está na forma de preparo e no consumo

Pipoca não engorda e faz bem a saúde

Página 3

Além de resultar em pratos saborosos, a abóbora traz benefícios para a visão, a pele e até mesmo para o controle do peso

Abóbora e seusinúmeros benefícios

Página 2

Page 2: 31/05/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3032

2 Sábado | 31 de maio de 2014

Abóbora e seus inúmeros benefícios

Ela pode ser usada para fazer pão, ravióli, torta e risoto. A abóbora é um

alimento versátil e, além de render pratos muito saborosos, traz junto um pacote de bene-fícios para a saúde, como para o coração, a visão e também a boa forma. Veja alguns dos motivos para se inserir este le-gume na sua rotina alimentar.

Mantém a visão aguçado

Um copo de abóbora cozida ou em forma de purê contem mais de 200% do que o recomen-dado em vitamina A, o que aju-da a visão. O alimento também é rico em carotenoide, compo-nente que garante a cor laran-ja, e betacaroteno, que o corpo transforma em vitamina A.

Ajuda na perda de peso

A abóbora é uma ótima fonte de fibras, e, além disso, é pou-co calórica. Com isso, mantém a sensação de saciedade mes-mo sendo leve. As dietas ricas em fibras parecem ajudar as pessoas a perderem peso. Um

Além de resultar em pratos saborosos, a abóbora traz benefícios para a visão, a pele e até mesmo para o controle do peso

REPRODUÇÃO

Fonte: saudebelezaestetica.com.br

estudo feito em 2009 mostrou que pessoas que comeram uma maçã inteira antes do almoço consumiam menos calorias du-rante a refeição.

Sementes amigas do coração

Elas são ricas em fitoeste-róis, que têm sido associados em estudos como redutores do colesterol ruim.

Reduz o risco de câncer

A abóbora possui o antioxi-dante betacaroteno, que atua na prevenção do câncer, de acordo com o National Cancer Institute.

Protege a pele

Os carotenóides presentes na abóbora têm o poder de neutralizar os radicais livres e e manter as células cancerí-genas à distância. Além disso, ajudam no combate às rugas.

Melhora o humor

As sementes são ricas em

triptofano, um ingrediente importante na produção de serotonina, um dos principais responsáveis quando se trata de nosso humor. Um punhado delas de abóbora torrada pode ajudar a melhorar o dia.

Ajuda na recuperação pós-treino

Um copo de abóbora cozida tem mais potássio do que uma banana – 564 mg, enquanto a banana tem cerca de 422. Essa reposição é importante para equilibrar os eletrólitos pós-treino e manter os mús-culos funcionamento na sua melhor forma.

Auxilia o sistema imunológico

Um copo de abóbora cozida contém mais do que 11 mg de vitamina C, ou seja, 20% das 60 mg recomendadas diariamente para uma mulher (homens de-vem ingerir cerca de 75 mg).

Page 3: 31/05/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3032

Se você se preocupa com a saúde e beleza da cútis, que se torna mais sensível ao longo dos anos, saiba que o pepino funciona como um poderoso tônico natural para a pele, ca-belos e unhas.Esse poder medicinal do ve-getal se deve ao alto teor de sílica e flúor presentes no ali-mento. Essas substâncias são responsáveis por garantir mais firmeza à pele, mantendo-a sempre jovem.Outro benefício do pepino para a estética é que o vege-tal é boa fonte de potássio, nutriente que dá flexibilida-de aos músculos e mais elas-ticidade à cútis, evitando as marcas que aparecem na pele ao longo dos anos. Composto em grande parte por água, o pepino também ajuda a hidra-tar a pele. Também é um óti-mo tônico para o fígado, rins, visícula alem de dar força aos cabelos e unhas. Seu suco é utilizado nas in-flamações do tubo digestivo e da bexiga. Ele deve ser consu-mido sempre com casca (bem

Pepino faz bem para a pele, cabelos e unhas Pipoca não engorda e

faz bem a saúde

A pipoca, se preparada e consumida da forma cor-reta, pode trazer vários

benefícios para nossa saúde, pois possui nutrientes impor-tantes para o organismo. O problema está nos acompanha-mentos utilizados no preparo. “A margarina e a manteiga não são indicadas, pois satu-ram mais rápido que o óleo. E quanto mais saturada, pior para nossa saúde, pois provo-cam aumento do colesterol ruim, o LDL, e a redução do colesterol bom, HDL, além de aumentar a quantidade de ca-lorias”, explica a nutricionista Paula Castilho.A quantidade de sal e temperos prontos também deve ser con-trolada, já que a concentração de sódio, em excesso, aumenta os riscos de hipertensão arterial e pode desencadear outras dis-funções como retenção líquida e sobrecarga renal. A nutricionista esclarece alguns mitos e verda-des sobre a pipoca. Confira!

Pipoca faz mal

Mito. A pipoca pode ser uma alternativa saudável, quando comparada a outros aperitivos de alta densidade energética e com baixos nutrientes. Por ser um cereal integral natural, está associado ao auxílio no contro-le do peso corporal e na redu-ção do risco de doenças crôni-cas, como diabetes e doenças cardiovasculares. O alimento também possui grande quanti-dade de fibras, por isso, tende a melhorar o funcionamento intestinal tanto na regularida-

3Sábado | 31 de maio de 2014

Fonte: saudebelezaestetica.com.br

Fonte: outramedicina.com

Segredo está na forma de preparo e no consumoO pepino funciona como um poderoso tônico natural

de quanto na consistência e na formação do bolo fecal, benefi-ciando também a saciedade.

A pipoca pode ajudar na prevenção de doenças

Verdadeiro. Por conter altas doses de polifenóis, antioxi-dantes que protegem as cé-lulas do organismo contra os danos causados pelos radicais livres, a pipoca desacelera o envelhecimento, além de pre-venir doenças degenerativas, como o câncer. Também eleva a concentração de antioxidan-te, que auxiliam na prevenção do diabetes, câncer, contro-le dos índices de colesterol, triglicerídeos e da glicemia, retardando o processo de es-vaziamento gástrico. Por con-ter zeaxantina e luteína, duas substâncias antioxidantes que contribuem com a saúde dos olhos, previne ainda a catara-ta e degeneração macular.

A pipoca doce faz mais mal que a salgada

Verdade. A pipoca doce é mais calórica, pois tem o açú-car. Logo faz mais mal.

A pipoca tradicional é melhor que a de micro-ondas

Verdade. As pipocas de mi-cro-ondas também devem

ser evitadas, pois possuem excesso de conservantes e sódio, além de serem extre-mamente calóricas.

A pipoca não deve ser consumida diariamente

Mito. O consumo pode ser de 20 g ou 1 ½ xícara ao dia. Mas acrescentar complementos como queijo, bacon, sal, lei-te condensado, entre outros, faz mal, especialmente por conta das calorias. O segredo é colocar apenas um fiozinho de óleo na hora de estourar, além de pouco sal. Um saqui-nho da versão sem óleo tem 30 calorias.

A pipoca não pode substituir uma refeição

Verdadeiro. Ela não pode substituir uma refeição intei-ra, mas ainda assim é uma boa escolha na hora de comer uma “besteira”. Mas apesar de pos-suir muitos antioxidantes, não podemos esquecer de consu-mir verduras e frutas, pois a pipoca não tem os mesmos benefícios. O ideal é ter uma dieta equilibrada.

A pipoca é perigosa para quem tem diabetes

Mito. A pipoca possui o amido resistente, e esse carboidrato passa intacto (ou quase) pelo aparelho digestivo e, assim, não provoca altas repentinas nos níveis de glicose.

lavado), pois é nela que se encontram substâncias que o tornam de fácil digestão.

Como consumir

A maneira mais tradicional de consumir o pepino é acrescen-tando o vegetal cru ao cardápio das principais refeições, mas, além disso, é possível preparar um suco de pepino e aplicar o líquido no rosto.

Receita de suco de pepino

Ingredientes:

• 1 pepino• 250 ml de água

Modo de preparo e uso

Misture os ingredientes no liqui-dificador e depois coe a bebi-da. Embebe um algodão no lí-quido, aplique no rosto e deixe descansar durante 15 minutos. Limpe bem o rosto com água.

FOTOS REPRODUÇÃO

Page 4: 31/05/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3032

4 Sábado | 31 de maio de 2014

A queda de cabelo é um problema que afeta tanto homens como mulheres

Quando o assunto é beleza, os cabelos são uma das prioridades femininas. Não

importa se é liso, encaracolado, curto ou longo, o importante é que eles estejam bem cuidados e saudáveis. Mas, e quando os fios começam a cair, será que existe solução? A identificação da causa da queda de cabelo é essencial para um tratamento eficaz.

Muitas vezes só associada ao sexo masculino, a queda de ca-belo é um problema que afeta tanto homens como mulheres, embora de forma diferente. Normalmente o cabelo feminino tem um ciclo de crescimento, estabilização, descanso e queda, que ocorre a cada dois anos. Se quando os fios caem, logo dão lu-gar a outros, tudo bem. Se não, chegou hora de procurar o trico-logista, o médico especializado no diagnóstico e cura de doenças do cabelo e do couro cabeludo.

Mulheres dos 12 aos 60 anos estão mais sujeitas à queda, sen-do mais comum entre as de 25 e 45 anos. Entre as causas mais co-muns estão as alterações hormo-nais, estresse, depressão, ovários policísticos, doenças autoimunes,

Previna-se da queda de cabelodeficiências nutricionais, medi-camentos, drogas ilícitas, álcool, alterações psiquiátricas, quimio-terapia e até anorexia.

Para identificar o problema é feito uma microscopia eletrô-nica do bulbo capilar, que nada mais é do que um scaneamento do couro cabeludo, aumentando em oito mil vezes os fios. Com isso tem-se um diagnóstico pre-ciso, verificando o estágio da queda e a indicação de um tra-tamento personalizado.

É importante lembrar que, quando a queda dos fios é asso-ciada a outros problemas, o trata-mento capilar deve ter assistência de profissionais de outras áreas, como por exemplo, o endocrino-logista, que avalia as condições da tireóide, o ginecologista, que verifica possíveis problemas hor-monais, nutricionista, que avalia a segurança alimentar e até mes-mo psiquiatra e psicólogo.

Queda de cabelo causada por agressão física

A queda de cabelo causada por traumatismo, queimaduras

químicas ou físicas ou exposição a agentes radioativos usados com finalidade terapêutica. Podem ainda ser devidas a doenças que evoluem para atrofias ou cicatri-zes, tais como piodermites, para-coccidioidomicose, leishmaniose, tuberculose, sarcoidose, herpes zoster, linfomas, tumores, líquen plano, esclerodermia, lúpus eri-tematoso fixo, pseudopelada de Brocq e foliculite descalvante.

O tratamento deste tipo de queda de cabelo é combater a doença para impedir a atrofia ou cicatriz. Na fase de sequela com atrofia, quando possível, pode--se fazer o implante de cabelos.

Apresenta-se também como áreas sem cabelo, arredondadas ou ovalares de tamanhos varia-dos, únicas ou múltiplas, isoladas ou confluídas, sem alteração da pele, a não ser discreta hipoto-nia. Podem ocorrer no couro ca-beludo e/ou em outras regiões pilosas. Em alguns casos, evolui para perda total dos cabelos. A causa é desconhecida, podendo estar relacionada a distúrbios emocionais, infecções ou ataques do próprio sistema imunológico.

O tratamento inclui tratar as possíveis causas, dando especial atenção aos distúrbios psíquicos e se necessário solicitar a cola-boração do psiquiatra, medica-ções em aplicações diárias ou em dias alternados. Estes medica-mentos aumentam a circulação do sangue no local e de modo geral provoca a repilação, medi-camentos corticóides em solução ou pomada podem ser úteis. A sua ação é baseada na supressão do sistema imunológico no local.

Queda de cabelo de causa mecânica

Quando a queda de cabelo é devido a fatores físicos sobre o

couro cabeludo, o tratamento é procurar afastar as causas. Em casos antigos, nos quais a ação traumatizante se fez por longo tempo, a alopécia pode tornar--se irreversível. Exemplos:

Recém-nascidos: perda de ca-belo, principalmente na região occipital, provavelmente devido à criança permanecer deitada por longo tempo. É transitória, não necessitando de tratamento.

Certos penteados que pro-vocam maior tração dos cabe-los, comprometendo as regiões fronto-temporais e periferia do couro cabeludo. Também pode ser causada pelo uso de chapéus ou outros agentes compressivos. Pode ainda ocorrer em doentes que permanecem deitados por longo tempo.

Queda de cabelo devido a doenças infecciosa

Doenças infecciosas com fe-bre alta durando de 3 a 5 dias podem causar queda de cabelo difusa, que se surgem entre 75 e 90 dias após o episódio febril. Nestes casos, os cabelos nascem novamente, sem tratamento.

Na infecção por sífilis podem ocorrer áreas de rarefação de cabelos e/ou pêlos, constituindo a clássica alopécia em clareira. Após o tratamento da sífilis há recuperação dos cabelos e pêlos.

Na hanseníase pode haver alo-pécia. É comum a perda de pêlos no terço externo dos supercílios. Costuma ser irreversível, mesmo com o tratamento específico.

Alopécia feminina difusa

Este tipo de queda de cabelo apresenta diminuição de cabelos nas regiões frontais e laretais, de modo difuso, persistindo ca-belos mais curtos e afilados; a

pele perde parte da elasticidade, podendo ser acompanhada de se-borréia. Em geral a queda está associada a perturbações hormo-nais, com aumento da progeste-rona, menopausa, ou pelo uso de injeções de andrógenos com fim de tratamento de outro distúrbio. O diagnóstico é realizado pelo médico, que geralmente solicita exames de dosagens hormonais.

O tratamento deste tipo de queda de cabelo depende do resultado das dosagens hormo-nais, podendo ter indicação o uso de preparados antiandrogê-nicos, associados a estrógenos, a fim de combater a desregula-ção hormonal.

Queda de cabelo de causas sistêmicas

Pode ocorrer alopécia difusa em várias doenças que acome-tem o organismo como um todo:

•Lúpus eritematoso sistêmico •Doenças carenciais •Diabetes•Hipertiroidismo•Hipotiroidismo

O tratamento é o da doença sistêmica, ou seja, geralmente combatendo a causa, os cabe-los crescem novamente.

Em mulheres, após o parto, é comum a observação de alopécia difusa do couro cabeludo. Ge-ralmente é pouco intensa, dura alguns meses e regride. A regres-são do quadro pode ser favore-cida com o uso de rubefaciente, a administração de complexos vitamínicos e apoio psicológico.

Calvície

Este tipo de queda de cabe-lo é mais comum no homem. A queda inicia-se nas regiões fronto-parietais e/ou no vérti-ce, podendo progredir e atingir toda a parte central do cou-ro cabeludo. Freqüentemente encontra-se seborréia do couro cabeludo, ou seja, aumento de oleosidade. Geralmente é tanto mais grave quanto mais precoce é o início da queda de cabelo. Em mulher a alopécia atinge principalmente a parte central do couro cabeludo e excepcio-nalmente ocorre a perda total dos cabelos. O tratamento da calvície pode retardar ou in-terromper o processo, e quan-to mais precoce o tratamento, mais eficientes e melhores se-rão os resultados.

Fonte: saude.com.br

Page 5: 31/05/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3032

5Sábado | 31 de maio de 2014

REPRODUÇÃO

Graduada em Educação Física, mestre em Ciências

Aplicadas e Atividade Física ao Esporte

Rosalene Osmarin Geremia

Artigo | Atividade física

A prática da atividade físi-ca melhora a qualidade de vida e a diminuição de

doenças, a expectativa de vida tende a aumentar. Nos últimos anos o número de pessoas que praticam atividade física teve um aumento significativo.

Segundo pesquisa do minis-tro da saúde divulgada recente-mente que aponta mais pessoas praticantes de atividades físi-cas durante o tempo livre, índi-ce aponta que o número passou de 30,3% para 33,8% nos últi-mos cinco anos. Isso representa um crescimento de 11% (Vigitel 2013) “O aumento da atividade física é um fator determinante para uma sociedade mais sau-dável”, comentou o ministro da Saúde, Arthur Chioro. Apesar de os homens praticarem mais exercícios – 41,2% praticam atividades no seu tempo livre –, as mulheres tiveram um au-mento maior nesses cinco anos, passando de 22,2% para 27,4%. Dentre os fatores que têm con-tribuído para este fenômeno estão, sem dúvida, a preocupa-ção com a qualidade de vida.

O exercício físico é uma for-ma de lazer e de restaurar a saúde dos efeitos nocivos da rotina estressante do trabalho.

O governo associa o aumento do índice a relação com o pro-grama do Ministério da Saúde para a promoção de atividades físicas a implantação do projeto chamado academia de saúde.

Programa esse criado em 2011 “O SUS tem dado uma importância significativa para a Academia da Saúde, mos-

Mais pessoas praticando atividade física

trando a necessidade de criar uma estrutura dentro da rede de Atenção à Saúde que pen-se na prática de atividades físicas”, explica Thaís Silva, coordenadora do programa Academia da Saúde.

O coordenador da Academia da Saúde da cidade de Recife (PE), Leonardo Delgado, relata ter percebido um crescimento no interesse das pessoas em participar do programa. “No começo, nós tínhamos cerca de 20 polos e hoje são 40”, ressalta. Ele diz que quando uma comunidade vê outros locais com esse serviço, eles também pedem para imple-mentar a Academia da Saúde no seu próprio bairro.

Leonardo acredita que a so-ciedade de uma maneira geral está mais consciente em re-lação aos benefícios das ativi-dades físicas e tem priorizado mais a prevenção na saúde. “Há um aumento quantitativo e um aumento do conhecimento da população sobre a atividade fí-sica. Hoje isso está mais laten-te, sai mais na mídia, a popu-lação busca mais”, completa o profissional de Educação Física.

Rosalene O. Geremia pro-prietária da Bonna Vitta Aca-demia ressalta da importância das chamadas academias de

saúde, porém enfatiza, que mesmo que os equipamentos sejam de fácil mobilidade as pessoas que frequentam os locais estejam em plenas condições físicas e saudá-veis para praticar exercícios. Lembra que o projeto original enfatiza que profissionais de várias áreas façam parte do projeto, como professores de educação física, nutricio-nistas, fisioterapeutas, entre outros, e mais importante é uma avaliação médica.

“O Ministério da Saúde in-centiva municípios a implan-tar polos com infraestrutu-ra, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de atividade fí-sica e de lazer e modos de vida saudáveis. Nos polos, os participantes devem ter acesso a práticas corporais e atividade física com orienta-ção, promoção de atividades de segurança alimentar e nu-tricional, promoção da ali-mentação saudável; práticas artísticas e culturais (teatro, música, pintura e artesana-to), práticas integrativas e complementares, educação em saúde e mobilização da comunidade.” Dados forneci-dos pela pesquisa do ministé-rio da saúde.

Homens e mulheres apresentam crescimento no interesse em atividades físicas

Page 6: 31/05/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3032

6 Sábado | 31 de maio de 2014

Máscaras caseiras que mantém a pele perfeita

Fonte: saudebelezaestetica.com.br

As agressões do dia a dia na pele normalmente passam desapercebidas

e, de repente, parece que da noite para o dia ela ficou danifi-cada e sem brilho. Ao contrário do que parece, esses danos não são resolvidos apenas com tra-tamentos caros, mas também com a forcinha de alguns ingre-dientes da sua geladeira (ou da dispensa)! Siga essas quatro re-ceitinhas supersimples para hi-dratar, remover impurezas, re-novar e unificar o tom da pele.

Hidratar da Pele

Ingredientes:- 1 colher de sopa de água quente- 1 colher de café de mel- 1 colher de sopa de abacate- 1 colher de azeite Modo de fazer: misture e

bata bem para ficar cremoso e passe em todo o rosto, colo e lábios, e aplique por cima papel filme, para reter água na pele e aproveitar melhor absorção dos ativos. Deixe agir por 15 minutos e retire com água corrente.

Benefícios: como o mel é antioxidante e o abacate é rico em polifenóis, eles ajudam na desintoxicação da pele. Além disso, o azeite aumenta a re-sistência da pele, pois auxilia na recuperação da camada de proteção da pele.

Remover as impurezas Ingredientes:- 1colher de sopa de aveia

- ½ colher de açúcar mascavo- ½ colher de fubá- 1 colher de sopa de água morna. Modo de fazer: misture

tudo e aplique em todo rosto, massageando em círculos nas áreas com mais impurezas. Deixe agir por 10 minutos e retire com água corrente.

Benefícios: a esteticista conta que a aveia é impor-tante, pois é rica em vitami-na E, e o açúcar mascavo por ser rico em cálcio e potássio. Juntos, promovem a limpeza

profunda da pele.

Revitalizar

Ingredientes:- 2 colheres de sopa de iogurte- 1 colher de sopa de salsinha picada- 1 colher de aveia Modo de preparo: misture

tudo e aplique uniformemen-te por todo o rosto. Deixe agir por 10 minutos e retire com água corrente.

Benefícios: o iogurte tem como base o ácido láctico, que ajuda na renovação celular. A aveia é antioxidante e a salsinha rica em fibras, vitaminas A e C, que ajudam nessa renovação.

Uniformizar o tom da pele

Ingredientes:- 6 pedaços de abóbora- 1 colher de mel. Modo de fazer: coloque em

uma panela com um copo e meio de água e deixe ferver por 10 minutos. Depois de amassar bem, acrescente o mel, aplique morno em todo rosto, pescoço e colo (para as três áreas fica-rem no mesmo tom). Deixe agir por 15 minutos e retire com água corrente.

Mel, iogurte e abóbora estão entre os ingredientes para conquistar a pele dos sonhos

Tanto frutas e vegetais quanto cremes industrializados são ótimos para a hidratação

FOTO

S RE

PRO

DUÇÃ

O

Page 7: 31/05/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3032

7Sábado | 31 de maio de 2014

A insônia ou falta de sono é um problema muito co-mum que afeta milhares

de pessoas em todo o mundo. Não é somente a incapacidade de adormecer, mas também in-clui acordar no meio da noite ou mais cedo do que se deveria.

Remédios naturais para a insônia

A insônia causa desde fadiga até olheiras, passando por ce-faleias, irritabilidade, falta de concentração, inconvenientes para dirigir ou se comunicar, falta de energia, dores mus-culares e baixo desempenho no trabalho ou nos estudos. Alguns dos remédios populares para a insônia são:

• Envolver os pés com to-alha quente ou usar um par adicional de meias na hora de dormir, já que os pés frios não são uma boa combinação para aqueles que têm problemas de conciliar o sono.

• Antes de dormir, esfregar ou massagear os pés, especialmen-te na área dos dedos do pé, com óleo de amêndoas.

• Beber um copo de leite quente com canela ou mel pouco antes de dormir. Consu-mir em posição reclinada para um efeito mais imediato.

• Ferver uma xícara de água com dois gramas de folhas de laranja, acrescentar açúcar a gosto e deixar descansar para consumir bem morno. Pode-se fazer também uma infusão de flores de laranjeira, colocar dois gramas em uma xícara de água e repetir o procedimen-to acima. Beber meia hora

Tratamentos para a insônia

Fonte: saudebelezaestetica.com.br

A insônia é a dificuldade para dormir ou manter o sono durante a noite

antes de deitar.• Colocar dentro do tra-

vesseiro alguns elementos naturais, como camomila, eu-calipto ou flor de laranjeira. Além de emitir e espalhar um delicioso cheiro pelo quarto, permitirá relaxar e descansar.

• Colocar um raminho de hortelã em uma xícara de água fervente, tampar e dei-xar descansar por alguns mi-nutos. Beber meia hora antes de deitar ou durante uma lei-tura, por exemplo.

• Ferver por cinco minutos uma xícara de água com duas colheres de chá de raízes de va-leriana. Retirar do fogo e acres-centar uma colher de sopa de mel. Beber antes de dormir.

• Ferver uma xícara de água com três folhas de alface. Cobrir e deixar esfriar. Tomar esta infu-são 30 minutos antes de deitar.

• Ralar e ferver duas cebo-

las por 12 minutos. Acrescen-tar mosto. Mergulhar essa pre-paração em um pano e aplicar na testa, peito, pescoço e nuca. Repetir diariamente à noite por uma semana.

• Cerca de 20 minutos an-tes de dormir, tomar banho em água quente com 200 gramas de cones de lúpulo e 500 gra-mas de farelo de trigo, filtrado antes de acrescentá-lo à água.

• Colocar de 10 a 15 gotas de lavanda em um banho de imersão quente. Pode-se tam-bém acrescentar uma colher de sopa de sal grosso. Dissolver tudo na água e ficar de molho por cerca de vinte minutos.

• Despejar em uma xícara de água quente algumas folhas de hortelã e deixar descansar por três minutos. Beber antes de dormir ou após o jantar.

• Beber, antes do jantar, um chá feito com uma pitada de

flores de laranjeira, duas fo-lhas de alface fresca e uma xí-cara de água. Despejar as er-vas na agua fervendo e deixar por 5 minutos em ebulição.

• Lavar e secar uma casca de limão. Colocar na chaleira e despejar um litro de água fervente. Deixar em infusão por cinco minutos. Adoçar com mel e beber antes de dormir.

• Despejar em uma xícara de água fervente um punhado de folhas de camomila e de folhas de sálvia. Tampar por 7 minu-tos, coar e adoçar com uma co-lher de mel. Sorver lentamente quinze minutos antes de dormir.

Partir 2-3 dentes de alho e colocar em uma xícara de lei-te fervente. Beber quando fi-car mais morno (não comer ou ingerir o alho).

• Ferver um punhado de alecrim e erva-cidreira em um litro de água por 10 minutos.

Verter na água do banho.• Ficar de molho no banho

por 15 minutos.• Colocar no difusor ou nebu-

lizador algumas gotas de qual-quer um desses óleos essenciais: nardo, valeriana, mandarim, benjoim, manjerona doce, sân-dalo, ylang-ylang, rosa, néroli, melissa, flores de laranjeira, la-vanda, jasmim ou camomila.

• Misturar 20 gramas de se-mentes de endro, 30 gramas de folhas de erva-cidreira e 30 gramas de flores de sabugueiro. Extrair uma colher de sopa e despejar em uma xícara de água fervente. Beber um a dois copos 30 minutos antes de dormir.

• Derramar, em uma xícara de água fervente, uma colher de chá de estragão seco e dei-xar tampado de molho por al-guns minutos. Filtrar e beber o líquido antes que esfrie antes de dormir.

• Preparar a banheira com água morna e derramar nela algumas gotas de óleo essen-cial de sálvia. Tomar um ba-nho de no máximo 15 minutos pouco antes de dormir.

• Misturar três colheres de sopa de mel e três de vinagre. Beber duas colheres de sopa desta preparação na hora de ir para a cama. Se nada aconte-cer após uma hora, tomar ou-tra colherada.

• Misturar uma pitada de azeite de oliva com quatro go-tas de óleo de flor de laranjei-ra e, massagear as têmporas. Pode-se também fazer nos pés, exatamente na dobra do dedão do pé.

REPRODUÇÃO

Page 8: 31/05/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3032

8 Sábado | 31 de maio de 2014

Suco de manga e laranja para enxaqueca

Algumas das causas da hipertenção, são o sedentarisco e o excesso de pesoSuco de laranja com manga é um excelente remédio caseiro

A hipertensão foi conside-rada até recentemente como uma doença quase

que exclusivamente de adul-tos, que na maioria dos casos teve uma “hipertensão primá-ria” ou seja, que ocorre sem uma doença subjacente que o justifique. Em geral, é, hábi-tos sedentários com sobrepeso ou obesidade, histórico fami-liar de diabetes ou hiperten-são. Os poucos casos em que a doença foi diagnosticada em crianças ou pré-adolescentes foi uma “hipertensão secun-dária”, devido à doença renal. Actualmente, os casos de “hi-pertensão primária ou essen-cial” estão em ascensão, es-pecialmente em adolescentes entre 12 e 18 anos de idade.

Fatores de risco

Excesso de peso

O ganho de peso merece atenção especial desde a sua existência, pois aumenta o risco de desenvolver hiper-tensão e é um dos fatores de risco em que os pais, e até mesmo o paciente pode agir. Um estudo recente relatou uma incidência três vezes maior nos alunos do ensi-no secundário a hipertensão obesos comparados aos ado-lescentes não obesos.

Sedentário

A inatividade física está di-retamente ligada ao aumento de peso. Nas grandes cidades, o sobrepeso e a obesidade, favorecida pela permanência de longas horas nas telas de computador, TV ou do jogo, atingiram proporções epidê-micas entre crianças e ado-lescentes. Essas atividades não devem exceder duas ho-ras diárias e devem dedicar pelo menos 30/60 minutos por dia para a prática de ati-vidades físicas aeróbicas.

Os sucos de manga e laran-ja são uma ótima opção para quem sofre de dor de cabeça forte, e que pulsa constante-mente - com uma duração de cerca de 3 horas.

A enxaqueca é causada, na maioria das vezes, pela prisão de ventre e desidratação, que aumentam a quantidade de to-xinas no organismo. Por isso, este suco é ótimo para quem sofre de enxaqueca resultante destes problemas, pois:

• A manga é rica em vitami-na B que vai atuar no sistema nervoso central, fibras que re-gulam o intestino e vitamina E antioxidante, que ajuda a eli-minar as toxinas;

• A laranja é rica em vita-mina C que é um antioxidante natural, fibras e água;

Assim, o suco de manga e laranja para enxaqueca deve ser tomado regularmente

• 70 g de manga• 150 ml de suco de la-

ranja•1 colher de sopa de

folha de couve manteiga picada

Bater todos os ingredien-tes no liquidificador e beber o suco sem coar, para não perder as suas propriedades.

Ingredientes: Modo de preparo:

Fonte: saudebelezaestetica.com.br

Fonte: tuasaude.com

Hipertensão arterial em crianças e adolescentes

Consequências para a saúde

A criança ou adolescente com hipertensão pode ter sin-tomas como dor de cabeça, rubor da face e orelhas, irri-tabilidade, tonturas, fadiga e sangramento nasal. No en-tanto, aproximadamente 60% dos pacientes não apresentam sintomas até que a pressão já causou danos suficientes.

Hipertensão na infância e adolescência provoca danos ao coração (aumento do ta-manho do ventrículo esquer-do), acelera o processo de aterosclerose e é um fator de risco para doença cardía-ca coronária na idade adulta.

A importância de “tirar a pressão”

De acordo com estatísticas 8 de 100 crianças em nosso país poderia ser hipertensos e metade das crianças e ado-lescentes entre 7 e 18 anos nunca foram submetidos a controlar a pressão arterial. A pressão deve ser medida em crianças a partir de três

anos de idade, a cada consul-ta no pediatra.

É considerado hipertensão quando o valor médio de três medições realizadas em três momentos distintos acima do percentil 95 para a idade Mo , altura e peso , ou seja, que são superiores aos encontra-dos em 95 % das crianças com as mesmas características.

Para lembrar

Uma dieta com menos gor-dura e mais frutas e verduras, e com a quantidade certa de sal, a prática de atividade fí-sica e dizer “não” a um esti-lo de vida sedentário são os fundamentos da atividade de prevenção de hipertensão. A detecção precoce da hiper-tensão arterial em crianças e adolescentes e para iniciar o tratamento atempado pode evitar complicações a curto, médio e longo prazo.

Educar e informar são as melhores estratégias para prevenir o desenvolvimento de hipertensão.

FOTOS REPRODUÇÃO

para quem sofre de enxaque-ca causada por desidratação e prisão de ventre, para evitar as crises de dor de cabeça.

Além deste suco, é impor-tante diminuir a ingestão de alimentos com toxinas como alimentos condimentados, com aditivos e pré-preparados como a linguiça e a salsicha.

O tratamento da enxaque-ca é feito com medicamentos indicados pelo neurologista, por isso, este suco de manga e laranja para enxaqueca não irá tratar a enxaqueca, mas ajudar a aliviar os seus sinto-mas como dor de cabeça.

O consumo na forma de fruta também ajuda na pre-venção desta dor, além de ser extremamente saudável.

Existem várias causas para a enxaqueca, com estresse, ansiedade, excitação do cére-bro, etc.