11/01/2014 - saúde&beleza - edição 2992

8
Bento Gonçalves :: Sábado :: 11 de janeiro de 2014 Páginas 4 e 5 Obesidade infantil Matéria explica como o bom relacionamento dos adolescentes com seus pais pode evitar este mal Cultivá-lo traz benefícios para o corpo e para a alma Bom humor Página 3 REPRODUÇÃO

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 12-Mar-2016

245 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

11/01/2014 - Saúde&Beleza - Edição 2992 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 11/01/2014 - Saúde&Beleza - Edição 2992

Bento Gonçalves :: Sábado :: 11 de janeiro de 2014

Páginas 4 e 5

Obesidade infantilMatéria explica como o bom relacionamento dos adolescentes com seus pais pode evitar este mal

Cultivá-lo traz benefícios para o corpo e para a alma

Bom humor Página 3

REPRODUÇÃO

Page 2: 11/01/2014 - Saúde&Beleza - Edição 2992

2 Sábado | 11 de janeiro de 2014

Cuidados de beleza aumentam a autoestimaOuvir que sua pele está

sedosa é gratificante, mas senti-la todos os

dias assim, ao se tocar, não tem preço. Sua missão é eli-minar células mortas e uni-formizar a superfície da tez. “Faça a esfoliação durante o banho, com uma bucha ve-getal ou um esfoliante”, fala a dermatologista Carolina Marçon, da Sociedade Bra-sileira de Dermatologia, de São Paulo. A especialista re-comenda o ritual a cada dez dias, seguido de hidratação, já que o processo remove parte da barreira hidrolipí-dica (que mantém a água na pele). Vai de esfoliante? Es-colha um produto com ativos energizantes, como o extrato de café. Capriche em áreas como joelhos e cotovelos.

Bem Hidratada

Uma pele macia, hidra-tada e perfumada fará com que você se sinta mais sexy - e mais à vontade nua - em poucos minutos. Aplicar o hi-dratante após o banho, com o corpo ainda úmido, é um favor à sua pele. Use a toa-lha só para tirar o excesso de água. Isso porque o vapor do ambiente e as gotículas na superfície do corpo aju-dam os ingredientes a pe-netrar até a derme. “Após a esfoliação, deixe de lado as loções perfumadas e prefira produtos dermocosméticos, com ingredientes hidratantes mais potentes, como a ureia,

Fonte: mdemulher.abril.com.br

Uma pele macia e perfumada proporciona bem estar

o ácido glicólico, a ceramida, a dimeticona e o lactato de amônio”, diz Carolina. Para estimular a circulação sanguí-nea e realizar uma espécie de drenagem, faça movimentos circulares delicados das ex-tremidades do corpo em di-reção à virilha, à região atrás dos joelhos e às axilas. “Nes-ses locais, se encontram os gânglios linfáticos.”

Cheiro Bom

Perceber que sua pele está macia e perfumada fará com que você sinta-se mais sexy e mais à vontade nua. Então, vá de óleo corporal durante o banho. “Ele forma um filme sobre a pele, que evita a per-da de água”, fala Carolina. Alerta: o óleo deixa a pele sedosa e cheirosa, mas não substitui o hidratante.

Toque de mestre

Aplicar maquiagem pode se tornar em uma das ativi-dades mais gostosas do dia - não importa se você é adepta dos pincéis ou se usa os de-dos. Relaxe o rosto: prepa-

re a pele (com primer, base ou BB cream) com as mãos, com movimentos circulares suaves de dentro para fora. Além de ser um gesto de ca-rinho consigo mesma, des-sa maneira a pele absorve os produtos melhor do que quando eles são aplicados com a esponja”, diz a ma-quiadora Helô Bassi, de São Paulo. Outra vantagem dos dedos é que eles dão acaba-mento natural a regiões que o pincel não alcança direito, como os cantos do nariz e próximo à raiz do cabelo.

Já se preferir o pincel, ao fazer a escolha certa, seu rosto receberá uma deliciosa massagem toda vez que você se maquiar. “Os meus pre-feridos são os que mesclam cerdas naturais e sintéticas”, fala Helô. Na hora de comprar o seu, nada de testá-lo na mão. “A pele da face é mais sensível e delicada, por isso, sinta o produto nela”, reco-menda a maquiadora. Ao apli-car o pó, o blush ou o ilumina-dor, faça sempre movimentos circulares ascendentes.

REPRODUÇÃO

Page 3: 11/01/2014 - Saúde&Beleza - Edição 2992

revigorante mental, esse óleo essencial ajuda a tratar da pele oleosa, varizes, má-circulação, reumatismo, artrite, celulite,

problemas respirató-rios e hepáticos”,

afirma Sâmia.

estresse e energizar o organis-mo, aquecendo as extremida-des”, explica.

Óleo de limão tahiti“A versão limão

tahiti tem proprie-dades antivirais, bactericidas e estimulantes. Além de ser um bom

Fonte: bolsademulher.com

Fonte: dietaesaude.com.br

Aromaterapia: óleo de limão energiza o organismo

Exibir um sorriso, mas espu-mar de nervosismo por den-tro, está longe de ser uma

atitude saudável. Suas emoções precisam ter vazão ou há o risco de que elas comecem a se refle-tir em problemas físicos, desde dores nas costas até taquicardia ou falta de ar, por exemplo.

Não banque o palhaço com você mesmo: o bom humor precisa ser sincero. “Ele é um jeito de encarar a vida, uma postura positiva e aberta para enfrentar o que vier com mais disposição”, afirma a psicólo-ga Marina Vasconcellos, espe-cialista em psicodrama.

Aprenda a levar a vida de forma mais leve, usando o hu-mor a seu favor, sem que o sor-riso fique apenas na aparência.

Organize a sua rotina

Com organização, é possí-vel se programar melhor para dar conta de todas as tare-fas. “O planejamento ajuda a evitar aflições ou crises de desespero por não conseguir cumprir os prazos ou por es-quecer alguma atividade em meio à falta de prioridades”, afirma a psicóloga Marina Vas-concellos. “Tudo isso traz uma rotina mais tranquila e, como consequencia, o bom humor.”

Situações frustrantes

Fingir que não existe sofri-mento pode até deixar seu bom humor intacto por um tempo.

Os óleos essenciais são usa-dos na aromaterapia para tra-tar males e amenizar sensa-ções. Por meio da absorção ou inalação, as moléculas do óleo atingem a corrente sanguínea e são transportadas até o cé-rebro. Lá, os óleos essenciais atuam para equilibrar as fun-ções do corpo como um todo. O óleo de limão é uma opção benéfica para a saúde.

Por que usar?

“Sua alta concentração de vitamina C ajuda a melhorar a microcirculação, a produção de células brancas do sangue e a função imunológica”, afir-ma a especialista. Ainda de acordo com Sâmia, este óleo essencial auxilia a limpeza da

Valorizar os momentos simples, sonhar e desejar são uns dos segredos para o bom humor

3Sábado | 11 de janeiro de 2014

Cultive o bom humor sempreFOTOS REPRODUÇÃO

mente, a melhora a memória e o aumento do nível de ener-gia no organismo.

“É usado, ainda, para ame-nizar problemas como anemia, asma, herpes, verrugas, malá-ria, reumatismo, dores, infec-ções na garganta e urinárias e também varizes”, completa.

Tipos de óleo de limão

Óleo essencial de limão siciliano: Segundo aromate-rapeuta, essa versão de óleo de limão é estimulante, tonificante, adstringente, antisséptico, calmante, de-purativo e cicatrizante. “É também digestivo, antide-pressivo e imunoestimulan-te. Excelente para descon-gestionar a mente, diminuir o

Como usar: A especialista ensina como usar o óleo de li-mão para aproveitar suas pro-priedades.

Em casa: Para purificar o ambiente basta misturar 10 a 20 gotas do óleo em água e es-perar volatilizar.

Ele pode ser usado também para perfumar roupas. “Colo-que algumas gotas no ciclo final da máquina de lavar”, sugere Sâmia.

Para relaxar: Aproxime o frasco aberto do óleo essen-cial de Limão do nariz, sem tocar. “Respire lenta e pro-fundamente várias vezes e verá que o limão vai limpar seu estresse e suas preocupa-ções”, afirma a especialista.

“Mas as frustrações são opor-tunidades para o crescimento pessoal, e cabe a cada um to-mar o cuidado de não desper-diçar essas chances”, afirma a psicóloga Márcia Cavalieri, de Ribeirão Preto.

Permita-se errar algumas vezes

Não é pra viver pessimis-ta, mas para considerar que

há sempre ao menos duas possibilidades, e uma delas pode ser diferente da sua expectativa. Com esse pre-paro emocional, as chances de você ficar de mau hu-mor com o pior resultado diminuem muito. “É preciso sonhar e desejar, mas sem deixar de lado as reais pos-sibilidades. Assim a frustra-ção deixa de ser um peso tão grande”, afirma Márcia.

Comemore cada pequena conquista

Quem imagina a felicidade como uma sequencia perma-nente de grandes emoções pode viver frustrado buscando isso a vida inteira. “Os momentos sim-ples precisam ser mais valoriza-dos, assim, naturalmente, você passa a cultivar mais o sorriso, o bom humor. Fica mais fácil reco-nhecer o que trás felicidade em

vez viver em busca dela”, afir-ma a psicóloga Marina.

Aprenda com os erros

Depois que o erro já foi co-metido, o mau humor não ajuda em nada. “Em vez de se irritar, pense como reagir em uma pró-xima ocasião, quando algo sair do programado ou esperado”, afirma a profissional.

Esvazie a cabeça

O excesso de pensamento negativo não dá espaço para o bom humor. Procure se esforçar para pensar no problema por um determinado período, con-centrando as suas energias para resolvê-lo. Mas depois mude o foco e pense em outras coisas.

Dê risada

Quando damos gargalhadas, os níveis de cortisol e adrena-lina - hormônios do estresse - baixam. Além disso, o cérebro passa a produzir endorfina, hormônio que deixa o corpo mais relaxado. Mas a risada precisa ser sincera, por isso, procure situações prazero-sas que permitam você passar mais tempo descontraído. O caminho para o bom humor e uma vida mais leve são fáceis. Aproveite este novo ano que está chegando e coloque nos-sas dicas em prática.

Page 4: 11/01/2014 - Saúde&Beleza - Edição 2992

4 Sábado | 11 de janeiro de 2014

A qualidade do relacio-namento entre a mãe e o seu pequeno pode

afetar a probabilidade de a criança desenvolver obesida-de durante a adolescência, sugere novo estudo realiza-do pela Ohio State University (Estados Unidos). Os resulta-dos aparecem no periódico Pediatrics.

Para chegar à conclusão, os estudiosos analisaram da-dos de 997 participantes do Study of Early Child Care and Youth Development, um projeto do Eunice Kennedy Shriver National Institute of Child Health and Human Development. A amostra in-clui diversas famílias, cujas crianças nasceram em 1991.

Observadores treinados avaliaram o apego da crian-ça à mãe e a sensibilidade materna, documentando as interações entre mãe e fi-lho em três épocas: quando os pequenos tinham 15, 24 e 36 meses de idade. Para me-dir a sensibilidade materna, as mães foram instruídas a brincarem com seus filhos, enquanto os pesquisadores pontuavam vários aspectos do comportamento da mãe, o que inclui apoio e respeito pela autonomia da criança, assim como sinais de intro-missão e hostilidade.

Os investigadores também avaliaram a segurança na re-lação de crianças de 15 e 36 meses com a mãe, monito-rando os momentos de sepa-ração e reencontro com suas mães. Aos 24 meses de idade,

A ocorrência da obesidade na adolescência pode ser consequência de uma má relação familiar

os pesquisadores avaliaram essa segurança observando o relacionamento em casa.

A sensibilidade maternal se refere à habilidade da mãe em reconhecer o esta-do emocional de sua crian-ça e responder com confor-to, consistência e carinho. Psicólogos descrevem uma criança com ligações seguras com sua mãe como aquelas que têm nos pais uma espé-cie de “porto seguro”, o que permite que os pequenos explorem os ambientes de forma livre, se adaptem às pessoas facilmente e sejam confortadas em situações de estresse. Crianças de um a três anos que possuem liga-ções inseguras tendem a ter experiências negativas com seus pais e podem responder ao estresse com raiva extre-ma, ansiedade e evitar ou recusar interação com ou-tras pessoas.

Índice de qualidade mãe-filho

Usando estes fatores - sen-sibilidade materna e segu-rança na ligação da criança com sua mãe - os pesquisa-dores desenvolveram um ín-dice de qualidade de relação mãe-filho, que variava de zero a seis e servia para me-dir a experiência de relacio-namento dos pequenos: cada ponto refletia uma amostra de ligação insegura da crian-ça ou baixa sensibilidade da mãe. Uma pontuação igual ou maior a três indicava um

relacionamento de qualida-de pobre.

Depois, os pesquisadores calcularam o índice de mas-sa corpórea (IMC) da criança usando seu peso e altura em idade próxima aos 15 anos. O IMC foi convertido em per-centuais por idade e sexo, com base na tabela de cres-cimento desenvolvida pelo Centers for Disease Control and Prevention. De acordo com essas diretrizes, a crian-ça foi considerada obesa se

Relação entre mãe e filho reduz risco de obesidade

Page 5: 11/01/2014 - Saúde&Beleza - Edição 2992

5Sábado | 11 de janeiro de 2014

A ocorrência da obesidade na adolescência pode ser consequência de uma má relação familiar

Pais omissos geram crescimento da obesidade infantilFalta pulso firme aos pais

na hora de controlar a dieta dos filhos. A conclusão é de um estudo, realizado na Es-cola de Medicina de Harvard (EUA), a respeito do cresci-mento dos casos de obesida-de infantil. Após acompanhar a rotina de 440 pais de crian-ças com sobrepeso ,os médi-cos descobriram que o pro-blema, na maioria das vezes, não está na falta de informa-ção: os adultos sabem o que prejudica a saúde dos filhos, mas sentem-se inseguros em proibir os maus hábitos.

Os pais foram estimula-dos a vetar a televisão na hora das refeições, reduzir o consumo de fast-food, cortar os refrigerantes, obrigar a prática de exer-cícios físicos e aumentar o número de refei-ções feitas. Fonte: dietaesaude.com.br

FOTOS REPRODUÇÃO

o percentual foi equivalente ou maior a 95 nessa tabela.

Ao todo, 241 crianças (ou 24,7%) foram classificadas como portadoras de um rela-cionamento pobre com suas mães durante a infância. Entre elas, a prevalência de obesi-dade na adolescência foi de

26,1%. A ocorrência de obesi-dade foi menor entre aqueles que mantiveram boas relações: 15,5%, 12,1% e 13% entre mães e filhos com pontuação de dois, um e zero, respectivamente. Desse modo, os pequenos que tiveram relacionamentos de baixa qualidade com suas mães

logo no começo da vida eram quase duas vezes e meia mais propensos à obesidade quando adolescentes do que aquelas crianças que mantiveram re-lacionamentos melhores com suas mães.

Para os pesquisadores, a associação entre as experi-ências durante a infância e a obesidade na adolescência tem origem no cérebro. O sistema límbico do cérebro controla a resposta ao estres-se, assim como o ciclo sono--vigília, fome e sede e mais uma variedade de processos metabólicos, principalmente por meio da regulação hor-monal. Eles acreditam que pais sensíveis criam um vín-culo afetivo saudável com seus pequenos, melhorando a resposta ao estresse. Essa resposta bem regulada pode interferir na forma como a criança dorme e se ela come em resposta à angústia emo-cional - e esses são dois dos fatores que influenciam a probabilidade de obesidade.

A obesidade pode ser uma manifestação de irregularida-des no funcionamento do sis-tema de resposta ao estresse. Os pais ajudam a criança a desenvolver a habilidade de responder de maneira saudá-vel ao sentimento, protegen-do o seu pequeno de níveis extremos de estresse.

Relação entre mãe e filho reduz risco de obesidade

Mas nem sempre as mudan-ças aconteceram: muitos adul-tos sentiam-se castigando as crianças ao assumir algumas das medidas as limitações quanto ao uso da televisão e as refeições em família foram as regras mais desrespeitadas. O grupo incluía pais de crianças com idades en-tre dois e doze anos.

“As crianças aprendem mui-to com os exemplos. Se os pais proíbem as refeições em frente

da televisão, mas fazem lan-ches na cama, perdem a au-toridade”, afirma a nutricio-nista do MinhaVida, Roberta Stella. “Para manter a saúde e o peso ideal, a rotina de toda a família precisa ser sau-dável. Sem diferenças, fica mais fácil manter a linha: se ninguém em casa toma refri-gerante, por exemplo, a ten-tação some da geladeira”

O estudo também identi-ficou que os adultos que se mantinham no peso ideal mos-traram-se mais à vontade para impor as proibições às crianças ao contrário dos pais obesos, mais relutantes em manter as restrições. A autoconfiança também se apresentou dire-

tamente proporcional ao nível de estudo dos pais: aqueles com graduação superior mantiveram-se mais firmes.

Page 6: 11/01/2014 - Saúde&Beleza - Edição 2992

6 Sábado | 11 de janeiro de 2014

Barriga que se mantém pós-gravidez não é sim-plesmente por acúmulo

de gordura, por isto o simples tratamento por lipoaspira-ção cirúrgica terá seu resul-tado limitado, pois aspirando gordura poderá sobrar pele, bem como a simples redução do diâmetro anteroposterior da barriga irá gerar um dese-nho de “abdômen quadrado”, comprometendo o desenho da cintura e, consequentemente, caimento das roupas.

Saiba que essa aparência não é simplesmente por acú-mulo de gordura abdominal, mas sim uma desordem bio-mecânica secundária a uma série de mudanças, articular e muscular, que aconteceu durante a gestação para que o bebê pudesse ficar acomo-dado dentro da sua barriga. A flacidez observada também não é simplesmente excesso de pele, mas sim um dese-quilíbrio estrutural de pele, gordura e músculos, os quais precisam ser tratados em con-junto, pois a alteração estéti-ca não é uma barriga e sim o corpo como todo.

Durante a gravidez há a liberação de uma série de hormônios com o objetivo de gerar, entre outras mudan-ças, frouxidão nos ligamentos corporais, de modo a expandir a cavidade abdominal e, con-sequentemente, deslocar o centro de gravidade corporal da gestante para à frente. Isso acarretará flexão anterior da pelve e aumento da lordose, levando a mudanças postu-rais. Essa mudança no equilí-brio corporal obriga seu corpo a lançar mão de uma série de mudanças, articular e muscu-lar, com o objetivo de lhe per-mitir um estado de equilíbrio compensatório durante a ges-tação, entretanto parte des-tas mudanças podem não ser desfeitas após o parto.

O aumento da massa corpo-ral e a distribuição desta no tronco, atuando em conjunto com as mudanças muscular e articular nesse novo estado de equilíbrio pode sobrecarre-

Artigo | Organismo

Você parece ainda estar grávida?

REPRODUÇÃO

Médico

Dr. Cezar

de Moura

gar estas estruturas durante a gravidez, levando a formação de bandas de tensão muscular, as quais contraem os múscu-los, especialmente nas costas (região lombar), gerando fla-cidez compensatória dos mús-culos abdominais, de modo a projetar para frente sua barriga. Após ganhar o bebê, dependendo do estado destas alterações, o retorno da bar-riga para sua posição prévia a gestação pode não acontecer, levando, então aquela aparên-cia de ainda estar grávida.

Os tratamentos sem cor-tes buscam o equilíbrio de desenho corporal como um todo, para tal troca-se o bis-turi por tecnologias libera-das pela ANVISA para tratar a pele, gordura e músculos. Nos tratamentos sem cortes, aliados ao conhecimento de medicina integrativa, o alvo é o seu corpo como um todo e não simplesmente a barriga, de modo que melhorando seu desenho corporal como um todo, você poderá observar logo a melhora do caimento das roupas, as quais são dese-nhadas em base de média de relação de medidas corporais e não simplesmente pelo diâ-metro abdominal.

Os tratamentos sem cor-tes, aliados a conhecimentos

da Medicina Integrativa, bus-ca reativar a capacidade de reparo tecidual próprio do seu corpo, e engana-se quem pensa ser um tratamento de resultado visto no longo pra-zo, pois à medida que o seu equilíbrio biomecânico vai se recuperando, o que tende a acontecer sessão após ses-são, você já poderá obser-var melhorias pelo caimento das roupas e também no seu desenho corporal. Também, como não depende de ci-rurgia, anestesia e hospital, não terá risco de cicatrizes inestéticas, nem de irregu-laridade na aparência da su-perfície da pele.

Assim como barriga pós--gravidez pode ser tratada sem cortes, sem lhe afastar do trabalho e sem cicatri-zes, existem muitos outros tratamentos para alteração de desenho facial e corporal que podem ser feitos aliando conhecimentos de Medicina Integrativa e tecnologias libe-radas pela ANVISA para este fim. Para mais informações busque um profissional de saúde, ou seja, alguém capaz de melhorar sua autoestima e autoconfiança que são funda-mentais para uma boa quali-dade de vida e de saúde. Seja feliz!

Page 7: 11/01/2014 - Saúde&Beleza - Edição 2992

7Sábado | 11 de janeiro de 2014

Como acabar com as rugas e a flacidez de uma só vez

Você certamente já ouviu falar deles e dos inúme-ros benefícios que trazem

à saúde. Vale a pena entender como eles agem no corpo.

Radicais livres x Antioxidantes

Os radicais livres são mo-léculas produzidas natural-mente pelo organismo duran-te processos como respiração e produção de energia. Essas moléculas reagem com com-ponentes do corpo, podendo causar diversos danos à saú-de. Para evitar e neutralizar a ação dos radicais livres, o organismo produz moléculas chamadas antioxidantes. No entanto, o problema acontece quando ocorre um excesso de radicais livres e a quantidades de antioxidantes naturais são insuficientes para neutralizar a sua ação, contribuindo des-sa maneira, para o envelheci-mento precoce e até mesmo o surgimento de várias doenças.

Antioxidante x Perda de peso

A relação entre os antioxi-dantes e o controle do peso também é conhecida. Algu-mas dessas substâncias têm ação anti-inflamatória. Ou seja, além de combater os ra-dicais livres, diminuem a in-flamação no corpo. E quanto menos inflamado, o organis-mo responde melhor ao pro-cesso de emagrecimento.

Por isso, para potenciali-

A diminuição do colágeno é a grande culpada dessa parceria nada lisonjeira. “A partir dos 25 anos, a produ-ção de colágeno declina, a pele perde elasticidade e os vincos surgem”, explica Sara Bragança, dermatologista do Rio de Janeiro e membro da Sociedade Brasileira de Me-dicina Estética.

Evite

Os raios UV aumentam a produção de radicais li-vres, substâncias que ace-leram o envelhecimento e atrapalham o trabalho dos fibroblastos, que precisam de força total para produzir mais colágeno.

FOTOS REPRODUÇÃO

Alimentos antioxidantes e seus benefícios

Os alimentos antioxidantes neutralizam a ação dos radicais livres no organismo

Fontes: mdemulher.abril.com.br

zar o emagrecimento, vale aumentar a quantidade de alimentos com ação antio-xidantes consumidos. Veja abaixo as principais subs-tâncias antioxidante e onde encontrá-las:

LicopenoEstá em alimentos de cor

vermelha como o tomate, me-lancia, morango, goiaba, pi-tanga, beterraba.

BetacarotenoEncontrado em alimentos

de cor amarelo-laranja como a cenoura, abóbora, mamão, damasco, manga, batata-doce

FlavonoidesEncontrado em alimentos

como o chá verde, brócolis, salsa, suco de uva integral, no-zes e chocolate amargo.

Vitamina APresente em alimentos

como fígado, gema de ovo, leite, manteiga, folhas ver-

de-escuras, frutas e hortali-ças de cor amarela.

Vitamina CEstá nas frutas cítricas (laran-

ja, kiwi, acerola, abacaxi, entre outras), tomate e pimentão.

Vitamina EEncontrada em alimentos

como óleos vegetais, gema de ovo, frutas oleaginosas, gér-men de trigo e manteiga.

SelênioDisponível em cereais inte-

grais, leite, manteiga, pão in-tegral, aveia, salmão, camarão e oleaginosas.

CobreAchado em alimentos como

fígado, nozes, leguminosas e cereais integrais.

ZincoEstá no leite, queijos,

ovos, fígado, leguminosas, fa-relo de trigo, carnes e nozes.

Faça sempre

Hidrate bem a pele - quanto mais ressecada, mais destaca-dos ficam os sinais da idade. O ácido hialurônico é um ativo in-teressante nesse caso: ele pren-de as moléculas de água e pre-enche os espaços intracelulares, dando a impressão de pele mais firme. Mas a lista não para por aí: “Elastina, rafermine e ten-sine são ativos que amenizam a flacidez”, indica Sara.

Experimente

“Radiofrequência e ultrassom são duas tecnologias feitas em consultório que, por meio de ondas, estimulam a produção de colágeno”, fala a especialista.

Page 8: 11/01/2014 - Saúde&Beleza - Edição 2992

siderado um treino avançado. Pular e dançar no carnaval é excelente, pois o gasto caló-rico é alto e treinamos nosso corpo de maneira prazerosa e divertida. Nem o mais treina-do maratonista exige tanto do seu corpo numa prova, quan-to um animado folião embala-do pelos blocos, trios e mar-chinhas de carnaval.

Seja no frevo, no samba ou axé, muita gente enfrenta até mais de 8 horas de bloco, isso é um treinamento bem forte. O importante é após os dias de folia tomar provei-to e continuar ou iniciar uma atividade maravilhosa e que traz tantos benefícios que é a dança.

8 Sábado | 11 de janeiro de 2014

Dança: um excelente exercício físico

Rugas, olheiras e bolsas, veja como lidar com estas marcas indesejáveis

A melhor maneira de pra-ticar exercícios com regula-ridade é utilizar estratégias que nos levem a praticar exercícios com prazer. Isso garante maior compromisso. Pensando em modalidades prazerosas logo vem à cabe-ça: a dança.

A época de carnaval é muito propícia e envolvente para a pratica de atividades de dança como o frevo e o samba. Essas atividades são excelentes para trabalhar to-das as musculaturas do nosso corpo, e com bastante inten-sidade o abdome.

Para indivíduos já treina-dos e habituados a prática de exercícios os quatro dias de carnaval servem para pratica-rem uma atividade diferente, e muitas vezes o esforço é tão grande que pode ser con-

Nada de fatias de pepino! Veja as dicas abaixo e aprenda como tratar os

problemas mais comuns na re-gião dos olhos

A região dos olhos é delicada – está em constante movimen-to, é uma pele muito fina, por natureza, e umas das áreas que mais sofre com os maus hábitos, como pouco sono, má alimenta-ção e pouca ingestão de água, que resultam em olheiras, ar de cansaço e bolsas na pálpebra, aquele volume típico embaixo dos olhos, que compromete a le-veza do olhar. “Trata-se de uma região onde a epiderme é três vezes mais fina do que o restan-te do rosto”, afirma a dermato-logista Tatiana Oddo, de Niterói (RJ), referindo-se à camada su-perficial da cútis.

Justamente por ser fina é mais sensível e vulnerável aos danos precoces. Resulta-do: formação de linhas finas que, dependendo da idade e do desgaste da pele, podem ser profundas; olheiras e in-chaço. Esses são os problemas mais comuns que atingem essa região. Para poder prevenir e tratar pontualmente cada um deles (ou todos), conheça a seguir, as causas desses fato-res e os cosméticos mais ade-

quados para combater os sin-tomas e manter um olhar mais jovem e bonito.

Rugas finas

A dica aqui é turbinar a hi-dratação com ácido hialurônico e os derivados da vitamina A, como retinol, retinaldeído e ácido retinoico, principalmen-te. Além deles, vitaminas C e E, D-Pantenol, e ácido glicólico também ajudam. “Os derivados da vitamina A têm um efeito de renovação celular leve e hidra-tação; o ácido hialurônico traz a sensação de preenchimento e também hidrata”, afirma Sa-manta Nunes. “Os produtos com efeito cinderela, que contêm tensine e liftiline, são indicados para serem aplicados antes da maquiagem para dar um up no olhar”, completa a médica.

Inchaço (bolsas palpebrais)

As bolsas são causadas por retenção de líquidos, alimenta-ção rica em gorduras, excesso de álcool e privação de sono, principalmente. Os olhos ficam inchados e dão um ar pesado ao rosto. “A alimentação tem relação direta com esse sinto-ma. Bebidas alcoólicas, excesso

de sal e pouca ingestão de água durante o dia são fatores que pioram e evidenciam o volume das bolsas. Os cremes ajudam, especialmente se massageados na região pela manhã, período em que essa área fica sob ação da gravidade, depois do repou-so. Assim a massagem, de den-tro para fora, favorece a drena-gem”, declara a dermatologista Samanta Nunes, de São Paulo.

Olheiras

A hiperpigmentação na região dos olhos traz um ar de abati-mento ao rosto. Os motivos são os mais diversos, mas a boa no-tícia é que uma das principais causas, a exposição excessiva ao sol, é evitável com o uso regu-lar de um protetor solar. Além do sol, influenciam na formação de olheiras, a genética, fatores alérgicos e raciais. Até mesmo a coloração dos vasos sanguíneos em peles muito finas e claras pode provocar um reflexo es-curo na região. E os velhos co-nhecidos fatores externos como estresse e noites mal dormidas, que denunciam através dos olhos que o descanso não está sendo suficiente.

FOTOS REPRODUÇÃO

Fonte: dietasaude.com.br

Fonte: mulher.uol.com.br

Como tratar a delicada área dos olhos