05/12/2015 - saúde e beleza - edição 3188

4
Reprodução Bento Gonçalves Sábado | 5 de dezembro de 2015 Retarde esse processo com a ajuda da toxina botulínica Página 3 O envelhecimento Qual é a importância dos trata- mentos estéticos pós-gravidez? Página 4 Para as mamães... Os prejuízos do cotidiano frené- tico em que vivemos Página 2 Exaustão! R u a G e n e r a l O s ó r i o , 3 0 9 | s a l a 7 0 3 C e n t r o C l í n i c o O s v a l d o C r u z | B G | R S 5 4 3 4 5 2 . 5 4 5 8 | 5 4 3 4 5 1 . 4 1 7 0 SÍNDROME DAS PERNAS INQUIETAS A Síndrome das Pernas Inquietas é uma doença facilmente diagnosticável e de tratamento de fácil acesso. Sintomas como dores nas pernas, formigamento e sensação de desconforto podem ser uma doença neurológica que ocasiona um sério distúrbio no sono. Faça um diagnóstico. Converse com seu médico.

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 24-Jul-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

05/12/2015 - Saúde e Beleza - Edição 3188 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 05/12/2015 - Saúde e Beleza - Edição 3188

Reprodução

Bento GonçalvesSábado | 5 de dezembro de 2015

Retarde esse processo com a ajuda da toxina botulínica

Página 3

O envelhecimentoQual é a importância dos trata-mentos estéticos pós-gravidez?

Página 4

Para as mamães...Os prejuízos do cotidiano frené-tico em que vivemos

Página 2

Exaustão!

Rua General Osório, 309| sala 703Centro Clínico Osvaldo Cruz|BG|RS

54 3452.5458|54 3451.4170

SÍNDROME DAS PERNAS INQUIETAS

A Síndrome das Pernas Inquietas é uma doença facilmente

diagnosticável e de tratamento de fácil acesso.

Sintomas como dores nas pernas, formigamento e sensação

de desconforto podem ser uma doença neurológica que ocasiona

um sério distúrbio no sono. Faça um diagnóstico.

Converse com seu médico.

Page 2: 05/12/2015 - Saúde e Beleza - Edição 3188

Sábado, 5 de dezembro de 20152

Reprodução

Dr. Alexandre Pressi

Pneumologia e Clínica do Sono

(54) 3055.3050

No bate-papo com os amigos, na hora do intervalo com os cole-gas e até mesmo na fila do banco esse assunto aparece de forma recorrente: a queixa pelo cansa-ço. Especialmente agora, com o fim do ano se aproximando, as pessoas são enfáticas em afirmar que estão exaustas, esgotadas e exauridas. Muitas vezes essa sensação é consequência de uma rotina cada vez mais frenética e pode ser amenizada com a mu-dança de alguns hábitos. Mas cuidado: cansaço excessivo pode indicar que algo não vai bem com a saúde. E o fato de dormir mal tem relação direta com essa con-dição.

As doenças do sono geralmen-te vêm acompanhadas de sin-tomas como sensação de fadiga permanente, além de distúrbios de memória e de concentração, ansiedade, depressão, irritabili-dade, baixo rendimento profissio-

Cuidado com o cansaço exagerado

Pode-se fugir do câncer de bexiga?

nal, prejuízo do convívio social e aumento de risco de acidentes de trabalho ou com veículos. O fato de dormir mal, que origina esse cenário, pode ser consequência de vários distúrbios do sono, tais como a síndrome das pernas in-quietas, a movimentação peri-ódica de membros, o transtorno de insônia, a presença de roncos com ou sem apneia. Nessa situ-ação, a pessoa fica mais de dez segundos sem respirar durante o sono, geralmente de forma não consciente ocasionando redução no oxigênio cerebral e vários mi-crodespertares impossibilitando o cérebro de permanecer nos es-tágios mais profundos e relaxan-tes, gerando, assim, um sono não reparador.

Existe tratamento para a ap-neia do sono, permitindo à pessoa recuperar muito sua qualidade de vida. O primeiro passo é iden-tificar a ocorrência dessa doen-ça, o que é facilmente detectável com a realização de um exame chamado polissonografia. Esse procedimento informa ao médico especialista o que acontece com o organismo da pessoa durante

o sono, oferecendo os elementos necessários para elaboração do diagnóstico e definição das alter-nativas de tratamento.

Se esse quadro parece fami-liar a você, fique atento. Expe-rimente, inicialmente, avaliar como está sua higiene do sono, ou seja, verifique se está cumprindo algumas recomendações impor-tantes como manter um horário definido de sono com, pelo menos, 6 horas de duração num ambien-te escuro e silencioso para o re-pouso, evitar atividades físicas 3 horas antes de dormir, bem como a ingestão de bebida alcoólica, cafeína e grandes refeições. Per-sistindo os sintomas do cansaço excessivo e da fadiga permanen-te, procure um especialista para identificar como está a qualidade do seu sono – essa pode ser uma das causas da indisposição e deve ser tratada antes que traga pre-juízos mais sérios a sua saúde.

A clínica Dr. Alexandre Pressi é especializada em pneumologia (diagnóstico e tratamento de do-enças respiratórias) e medicina do sono (investigação e trata-mento dos distúrbios relaciona-dos ao sono). Com a credibilidade de quem atua no segmento há mais de 20 anos, é referência no segmento médico pelos serviços de consultas e exames disponibi-lizados para crianças, adultos e idosos. Os atendimentos são re-alizados na rua 13 de Maio, 581 - Salas 114, 115, em Bento Gon-çalves, para pacientes particu-lares também conveniados com Tacchimed, Unimed e diversos sindicatos. Agende sua consulta pelo fone (54) 3055-3050. Mais informações pelo site www.ale-xandrepressi.com.br

O câncer de bexiga é o se-gundo tumor mais frequente do aparelho urogenital masculino. Apesar de ser mais frequente nos homens, nas mulheres a sua incidência vem aumentando nos últimos anos. Mais de 40 mil ca-sos novos são registrados nos Es-tados Unidos todos os anos. No Brasil, as estatísticas são muito falhas, porém, aqui em Venâncio Aires temos cerca de cinco casos novos todos os anos. Entre as maiores causas do surgimentos destes tumores pode-se citar a poluição ambiental, a exposição a produtos químicos, como os derivados da anilina e ainda as infecções urinárias de repetição. Verifica-se uma maior incidência em alguns grupos familiares.

Os estudos mostram que exis-te uma indiscutível relação entre

o hábito de fumar e a incidência de câncer de bexiga. Em uma pesquisa efetuada na Santa Casa de Porto Alegre, verificou-se que entre 130 casos desta doença, 119 (91,6%) eram tabagistas enquan-to 11 (8,4%) não o eram. Hoje sa-be-se que os derivados do alcatrão e da nicotina são absorvidos pela via respiratória (onde provocam o câncer de garganta e pulmão) e são eliminados pela via urinária. Seu contato com a mucosa (pele) da via urinária provova a forma-ção de células cancerígenas.

O câncer de bexiga, na fase inicial, quando ainda é mais su-perficial, facilmente pode ser tra-tado com cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, mas, na me-dida em que invade outras áreas mais profundas, o tratamento passa a ser mais difícil e muitas

vezes torna-se extremamente mutilante. O tratamento cirúrgi-co costuma ser por via endoscó-pica, seguida ou não de radiote-rapia ou a uma extirpação total da bexiga.

Também, aqui, o essencial é a prevenção. Quando alguém obser-va a presença de sangue na urina deve ficar alerta pois é preciso investigar a sua causa. A melhor forma de prevenção é não fumar. Deve-se também evitar segurar a urina muito tempo na bexiga. Para quem trabalha em ambiente poluído ou trabalha com produtos químicos, todo o cuidado é pouco. Jamais deve-se deixar de usar máscaras, luvas, roupas especiais ou óculos de proteção.

Texto: Ivan SeibelFonte: Folha do Mate

Page 3: 05/12/2015 - Saúde e Beleza - Edição 3188

Sábado, 5 de dezembro de 2015

3

Fotos Reprodução

Dr RafaelLoeblein

MédicoLe Corps Clínica Estética

Cremers 26273Telefone 3452.1706

www.rafaelloeblein.com

Um kiwi por semana pelo seu

Rejuvenescimento facial minimamente invasivo

Nem sempre precisamos nos entupir de um alimento para o organismo sair ganhando. Uma prova disso vem do Centro de Saúde La Alamedilla, na Espa-nha. Pesquisadores recrutaram 1 469 pessoas e coletaram informa-ções sobre seus hábitos alimen-tares. Depois, essa turma passou por uma série de exames. Com os dados em mãos, não sobrou dú-vidas: quem comia ao menos um kiwi por semana apresentava níveis melhores de triglicérides no sangue e, ainda, taxas mais elevadas de HDL, o bom coleste-rol. Como se não bastasse, esses

O envelhecimento da pele é um processo natural que ocorre no corpo de qualquer pessoa. Enquanto não é possível evitar esse processo, podemos, com a atual a tecnologia, amenizar os sintomas e retardar o envelhe-cimento.

Dentre todos os tratamentos existentes o que mais cresce nos consultórios médicos, se-

gundo o médico Rafael Loe-blein, da Clínica Le Corps, é a associação da famosa toxina botulínica (Botox) com preen-chimento por meio de ácido hialurônico (Juvederm) em um só momento.

A vantagem é que, ao invés de fazer vários tratamentos para alcançar o resultado espe-rado, essa técnica permite em uma aplicação de tratamentos distintos, mas que se comple-mentam. “Este novo conceito permite trabalhar simultane-amente os múltiplos sinais de envelhecimento em um único procedimento, resultando em

uma aparência mais leve, na-tural e rejuvenescida”, explica o médico Rafael Loeblein.

O procedimento funciona assim: primeiramente é feita a aplicação com a toxina botu-línica, visando o relaxamento da musculatura e suavização das linhas de expressão, como as linhas da testa e pés-de--galinha. Depois é realizado um preenchimento das marcas de expressão, para diminuir a profundidade de rugas e sul-cos, principalmente aqueles ao redor da boca (bigode chinês), região entre olhos e olheiras. Como combina duas técnicas em um único procedimento, o resultado é mais efetivo, natu-ral e duradouro.

A combinação de elementos para o tratamento rejuvenes-cedor é indicado, geralmen-te, para pessoa a partir de 35 anos, quando as linhas de ex-pressão já estão bem demarca-das. A perda do volume é mais evidente..

Outra grande vantagem do tratamento é que o paciente re-aliza o procedimento e no outro dia pode retornar ao trabalho ou afazeres. É muito comum o paciente marcar o procedimen-to ao final do dia e ir trabalhar normalmente no outro.

indivíduos exibiam menos fibri-nogênio. E por que isso é bom? Essa proteína está envolvida em processos ameaçadores, como a formação de placas nas artérias – fator propício a infartos e der-rames. Segundo o nutricionista Jose Ignacio Recio Rodriguez,

um dos autores do estudo, o kiwi é uma das frutas mais ricas em vitaminas e polifenóis, com alta capacidade antioxidante. “Os fitoquímicos encontrados no ali-mento oferecem benefícios como prevenir o aparecimento de célu-las cancerosas, bem como doen-ças cardiovasculares”, afirma. O especialista lembra também que existem indícios de que o kiwi dá uma forcinha para a insulina funcionar direito – ou seja, seria útil até para combater o diabete.

Fonte: mdemulher.com.br

Page 4: 05/12/2015 - Saúde e Beleza - Edição 3188

Sábado, 5 de dezembro de 20154

Fotos Reprodução

Médico

Cézar de Moura

Antigamente, a única forma de tratar volume localizado (conhe-cido, antigamente, por gordura localizada) após a gravidez era a cirurgia plástica, pois saiba que hoje estes volumes localizados, sejam eles pós-gravidez ou não, podem ser tratados sem cortes, sem cicatrizes e sem lhe afastar do trabalho. Neste caso, troca-se o bisturi por tecnologias libera-das pela ANVISA para atuar na biofísica dos tecidos, de modo a ajudar seu corpo a executar os de-vidos reparos teciduais, visto que sabemos ser o volume localizado resultado não apenas de acúmulo de gordura, como se pensava no passado, mas sim um estado de desequilíbrio corporal capaz de envolver músculo, pele, ângulo articular, ligamentos, enfim. Se após ganhar o seu bebê, sua bar-riga ainda lembrar a aparência de que você está grávida, saiba que essa aparência não é simples-mente por acúmulo de gordura abdominal, mas sim uma desor-dem biomecânica secundária a uma série de mudanças, articular e muscular, que aconteceu du-rante a gestação para que o bebê pudesse ficar acomodado dentro da sua barriga. A flacidez obser-vada também não é simplesmen-te excesso de pele, mas sim um desequilíbrio estrutural de pele,

Beleza pós-gravidez e leite materno

Máscara facial de café

gordura e músculos, os quais pre-cisam ser tratados em conjunto, pois a alteração estética não é uma barriga e sim o corpo como todo, refletido na imagem do es-pelho e no caimento das suas roupas. Seu descontentamento é com o peso ou com sua imagem? Melhorando o caimento de suas roupas, você terá pensamentos e sentimentos geradores de con-forto, que favorecem a autoes-tima e a autoconfiança, fatores motivacionais importantes para manter você focada no objetivo de melhorar sua imagem no es-pelho. Então, se a barriga não é somente por acúmulo de gordura, volume localizado também não necessariamente requer perda de peso, por isto simplesmente fazer dietas e exercícios focados na re-dução do peso, sem que você veja diferenças no caimento das rou-pas e na imagem no espelho, pode trazer desconforto emocional, dificuldade em recuperar a auto-estima e a autoconfiança, criando

um ciclo fechado de mais estres-se. Os tratamentos sem cortes, sem cicatrizes e sem lhe afastar do trabalho podem lhe ajudar, então, até mesmo em relação ao aleitamento materno, pois a saú-de como um todo melhora quan-do nossa autoestima está mais equilibrada. Também, a melhora da autoestima acarreta maior au-toconfiança, sensação importante que a mamãe deve ter, para que possa transmitir isto ao seu bebê. Por tudo isto, devemos ver os tratamentos estéticos, especial-mente pós-gravidez, como tra-tamento de saúde. Sendo assim, beleza pós-gravidez deve ser vis-to como um estado de “nutrição”, pois observe o quanto melhorias no caimento de suas roupas e na imagem refletida do espelho são capazes de gerar a sensação de conforto, segurança e bem estar, capaz de gerar a autoconfiança necessária não apenas no período pós-gravidez, mas em qualquer situação do dia a dia. Seja Feliz!

O café é extremamente rico para a pele. Ele é antioxidante, três vezes mais do que o popu-lar chá verde. A cafeína esti-mula a queima de gordura na célula, ativa a microcirculação e funciona como firmadora e hidratante da pele. Ela deixa a pele mais firme e ameniza o as-

pecto de “casca de laranja”.Para preparar uma máscara,

coloque em uma tigela uma co-lher de pó de café e uma colher de água. Para potencializar a ação, coloque 5 gotinhas de óleo essencial de café. Misture e pas-se na pele, deixe agir 20 minu-tos e enxágue bem o rosto. Essa

pasta também pode ser feita para esfoliação da pele. O re-sultado é uma pele mais fresca, hidratada, jovem e suave.

Fonte: belezaesaude.com