26/04/2014 - saúde&beleza - edição 3022

8
Bento Gonçalves :: Sábado :: 26 de abril de 2014 REPRODUÇÃO Os tratamentos tem buscado proporcionar, além da saúde e função, uma estéti- ca satisfatória aos dentes e gengiva, garantindo a beleza e harmonia do sorriso Transforme seu sorriso com novidades odontológicas Páginas 4 e 5 Saiba escolher o xampu certo De acordo com os especialistas, alternar xampus é o caminho do sucesso Página 8

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 28-Mar-2016

235 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 26/04/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3022

Bento Gonçalves :: Sábado :: 26 de abril de 2014

REPRODUÇÃO

Os tratamentos tem buscado proporcionar, além da saúde e função, uma estéti-ca satisfatória aos dentes e gengiva, garantindo a beleza e harmonia do sorriso

Transforme seu sorriso com novidades odontológicas

Páginas 4 e 5

Saiba escolher o xampu certo De acordo com os especialistas, alternar xampus é o caminho do sucesso

Página 8

Page 2: 26/04/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3022

2 Sábado | 26 de abril de 2014

Controle do colesterol é importante para prevenir

doenças do coração

Controle do colesterol é importante para prevenir

doenças do coração

O colesterol é necessário para o funcionamento do organismo, porém o de-

sequilíbrio dessa gordura pode trazer consequências ruins, es-pecialmente se houver excesso de LDL, conhecido como o co-lesterol “ruim”. Para diminuir o risco de doenças cardiovas-culares e até mesmo infarto, a Sociedade Brasileira de Cardio-logia apresentou recentemente novas orientações sobre o limite saudável do LDL, como explicam os cardiologistas Roberto Kalil e Raul Dias dos Santos.

Antes, o tolerável para pa-cientes era 100 mg/dl. Agora o paciente que tem alto risco precisa estar com o colesterol em torno de 70 mg/dl como uma maneira de proteger o coração. Além disso, ele pode precisar também de medica-mento, já que as mudanças na dieta e a prática de exercícios não são suficientes para redu-zir esses níveis.

O paciente considerado com alto risco de doenças cardio-vasculares são aqueles que já sofreram infarto, AVC ou outro

REPRODUÇÃO

problema cardíaco, que têm diabetes, que têm histórico fa-miliar ou fatores de risco asso-ciados, como tabagismo, obe-sidade, pressão alta, HDL baixo (o colesterol “bom”) e insufici-ência cardíaca. De acordo com os especialistas, quando o pa-ciente faz uma avaliação, ela tem validade de 10 anos, mas esses riscos aumentam com o passar dos anos.

Para quem tem risco médio, quando há um ou dois fatores de risco associados, os valores toleráveis também diminuíram 30 mg/dl – de 130 mg/dl para 100 mg/dl. Ou seja, o pacien-te que tem risco médio deve se preocupar em manter sua taxa de colesterol perto de 100 mg/dl. Segundo o cardiologis-ta Raul Dias dos Santos, essas mudanças têm a intenção de diminuir em 15% os riscos de doenças cardiovasculares.

No caso dos pacientes com risco baixo, que não tem ne-nhum histórico de problema cardíaco, o ideal é que a taxa de colesterol esteja em 130 mg/dl ou menos, mas isso depende

muito da avaliação médica. Em relação aos riscos de doenças do coração, os médicos alertam que há diferenças entre os ho-mens e as mulheres. Para eles, as chances são maiores a partir dos 45 anos de idade; para elas, depois dos 55 anos, quando entram na menopausa e ficam desprotegidas sem a quantida-de ideal de hormônios.

Para manter as taxas de coles-terol controladas, é importante evitar alguns hábitos, como o consumo excessivo de gordu-ra, o sedentarismo e o cigarro. De acordo com os médicos, o cigarro produz uma substância que reduz o HDL, o colesterol “bom”, o que aumenta as chan-ces do acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos; e ainda aumenta a oxidação do LDL, o colesterol “ruim”, faci-litando sua entrada nesses va-sos. Associado a isso, o cigarro aumenta o risco de trombose e faz os vasos se contraírem mais, o que eleva as chances de um entupimento dos vasos.

Fonte: vida10.com.br

Page 3: 26/04/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3022

3Sábado | 26 de abril de 2014

Dicas para vencer a balança

Fonte: Folha do Mate

“Escolhendo legumes, ver-duras e, por que não uma boa carne, você obtém a energia necessária para realizar suas atividades, modela o corpo e, claro, comemora a imagem refletida no espelho”, diz a nutricionista Roberta Stella. A profissional explica que não há formas mágicas ou truques que levam ao emagrecimento.

Ela é formada em nutri-ção pela Universidade de São Paulo, e mestre na Faculdade de Saúde Pública de São Pau-lo. Respondendo sete dúvidas sobre alimentação, Roberta aponta alguns caminhos que auxiliam quando o assunto é vencer a balança. Assim, mos-tra que é apenas por meio de uma alimentação balanceada que se alcançam os objetivos que tornam o corpo saudável.

Qual é o cardápio saudável?

A tradução de um cardápio saudável é simples. Quando a quantidade de calorias, car-boidratos, proteínas, gordu-ras, vitaminas e minerais es-tão presentes em quantidades adequadas nas refeições diá-rias, significa que o indivíduo sabe montar um cardápio sau-dável. Basta respeitar as suas necessidades e preferências individuais.

Como evitar a má digestão?

Alguns truques na hora de sentar à mesa são capazes de evitar o mal-estar após a co-milança. Deve-se comer sem pressa. As refeições principais devem durar, no mínimo, 30 mi-nutos. Controlar as quantidades de líquidos durante as refeições (não ultrapasse os 200 ml) e evi-tar alimentos ricos em gordura é outra investida contra a má digestão.

É possível controlar o metabolismo?

O gasto calórico metabólico de cada pessoa varia de acor-do com as próprias caracte-rísticas pessoais, como idade, peso e altura. Mas é possível controlar estes gastos ficando atento ao número de calorias ingeridas e à prática de ativi-dade física. Para dar uma ex-trapoladinha no cardápio, sem ver o ponteiro da balança su-bir, basta queimar mais calo-rias, se exercitando. Já quem quer emagrecer deve ingerir uma quantidade energética adequada. Assim, aliando um cardápio de baixo valor calóri-co com atividade física, a eli-minação de peso será maior.

Existem alimentos capazes de acelerar o metabolismo?

Alguns estudos indicam uma lista bem grande de alimentos eficientes na aceleração do me-tabolismo. Entre eles destacam--se o chá, o café, o salsão, a pi-menta e o gengibre. No entanto, nada adianta tomar muitos litros de chá, com o objetivo de ema-grecer, se hábitos equivocados fizerem parte da alimentação do dia a dia, como o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras e carboidratos refina-dos ou a não ingestão de frutas, legumes e verduras.

REPRODUÇÃO

Transtorno de estresse pós-traumático infantil

Artigo | Psicologia

As crianças podem desenvolver sérios problemas de saúde por origem emocional

O transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) é um distúrbio da an-

siedade caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais em decorrência da pessoa ter sido vítima ou testemunha de atos violentos ou de situações traumáticas que, em geral, representaram ameaça à sua vida ou à vida de terceiros. Quando se recorda do fato, ele revive o episódio, como se estivesse ocorrendo naquele momento e com a mesma sen-sação de dor e sofrimento que o agente estressor provocou. Essa recordação ou vivencia, desencadeia alterações neu-rofisiológicas e mentais.

Crianças podem desenvol-ver severos problemas de or-dem emocional, tais como o TEPT, após serem expostas a experiências traumáticas, in-cluindo maus-tratos, abuso sexual, guerra, acidentes de carro, desastres naturais e sé-rias condições médicas. Exis-tem algumas características comuns à maioria dos casos de traumas infantis envolvem a presença de memórias vi-sualizadas ou repetidamente percebidas, comportamentos repetitivos, medos específicos relacionados ao trauma e mu-danças de atitudes quanto às pessoas, à vida e ao futuro.

Os sintomas devem estar presentes por um período su-perior a um mês, após a expo-sição ao evento traumático, e estar interferindo em diferen-tes áreas do desenvolvimento

infantil e provocando prejuí-zos no funcionamento cogniti-vo, emocional, social e acadê-mico das crianças. Eles podem manifestar-se em qualquer faixa de idade e levar meses ou anos para aparecer.

Esses sintomas podem ser agrupados em três categorias:

a) Reexperiência traumáti-ca: pensamentos recorrentes e intrusivos que remetem à lembrança do trauma, flash-backs, pesadelos;

b) Esquiva e isolamento social: a pessoa foge de situ-ações, contatos e atividades que possam reavivar as lem-branças dolorosas do trauma;

c) Hiperexcitabilidade psí-quica e psicomotora: taquicar-dia, sudorese, tonturas, dor de cabeça, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, irritabilidade, hipervigilância.

Em relação ao diagnostico deve-se avaliar de acordo com os critérios estabelecidos no DSM-IV (Manual de Diagnósti-co dos Distúrbios Mentais) e

Psicóloga ClínicaCRP 07/20405

(54) 9105.6877

Karina Petroli

o CID-10 (Classificação Inter-nacional das Doenças) e iden-tificar o evento traumático (agente estressor), que tenha representado ameaça à vida do portador do distúrbio ou de uma pessoa querida e peran-te o qual se sentiu impotente para esboçar qualquer reação. É indicado para o tratamento do Transtorno de Estresse Pós – Traumático a Terapia Cog-nitivo-Comportamental e em alguns casos o uso de medica-mentos.

È importante ressaltar de que a ocorrência de um even-to estressor não significa que a pessoa vai desenvolver o Transtorno de Estresse Pós – Traumático, algumas pes-soas são mais vulneráveis e propensas a desenvolver esse diagnóstico.

Não subestime os sinto-mas do transtorno em crian-ças após vivenciar situações traumáticas, procure ajuda para compreender o que esta acontecendo.

Page 4: 26/04/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3022

4 Sábado | 26 de abril de 2014

Transforme seu sorriso com a odontologia do século XXI

Luis Otavio Batista e Rafael Zanette sempre estão se qualificando para garantir bons sorrisos aos pacientes

O sorriso de uma pessoa é a sua identidade, e é por isso que essa parte

do corpo também precisa de cuidados especiais, assim como a pele, o cabelo, etc. A odonto-logia estética cresceu e evoluiu muito nos últimos anos.

O tratamento odontológi-co tem buscado proporcionar, além da saúde e função, uma estética satisfatória aos dentes e gengiva, garantindo a beleza e harmonia de seu sorriso. Com a evolução dos procedimentos odontológicos, atualmente a cadeira do dentista é encarada mais como um passo em nome do bem estar e do aumento da autoestima.

Técnicas restauradoras e protéticas modernas além da reabilitação da função masti-gatória ajudam na recuperação do fator estético. Assim, os tratamentos atuais conseguem devolver ao paciente caracte-rísticas fonéticas, mastigató-rias, eliminando problemas de dentição e mastigação, além de aprimorar a estética e pro-porcionar a satisfação do pa-ciente em seu tratamento.

Facetas de porcelana, cirur-gias gengivais, clareamentos dentais, lentes de contatos e vários outros tratamentos mo-dernos são capazes de traba-lhar correções dentárias, me-lhorando a saúde e a estética.

Saúde e beleza

Os benefícios dos procedi-mentos estéticos na odonto-logia, que alia beleza à saúde bucal são muitos. O dentista Luis Otavio Batista, implanto-dontista, explica que existem várias formas e trabalhos para melhorar a estética dental, e todos os acasos requerem um planejamento cuidadoso e específico. Muitos pacien-tes hoje em dia possuem uma dentição sem perdas devido a conscientização e prevenção, somente precisam corrigir alguma má posição dentária através de ortodontia (apare-lhos dentários) associado a um clareamento e troca de res-taurações escurecidas.

Com o aprimoramento de técnicas por parte dos ci-rurgiões-dentistas é possível

realizar tratamentos menos agressivos de maneira rápida, previsível e sem que a estrutu-ra dentária seja removida ex-cessivamente. As técnicas uti-lizadas, na maioria dos casos, não têm apenas fins estéticos. Além de produzir um sorriso mais harmônico, elas facilitam a higienização dos dentes e alinham a mordida, favorecen-do a redução de desgaste dos mesmos e o estresse dos mús-culos responsáveis pela mas-tigação, que pode provocar dores no face, de cabeça, no pescoço, ombros e costas.

Segundo Luiz Otavio, “é ne-cessário conhecer cada pacien-te para ver os detalhes, cada um apresenta um formato de dente, que é compatível ao formato do rosto, o que forma o perfil da pessoa, e isso não pode ser perdido”. Ele ainda afirma, “é preciso buscar o mais próximo com o natural”.

O cirurgião bucomaxilofacial Rafael Zanette, ressalta que a preocupação estética cresceu muito, tanto entre os jovens como entre pessoas mais ve-lhas. “Para que a estética do sorriso seja de alto nível, di-versos procedimentos podem ser realizados, de acordo com as necessidades de cada pa-ciente”, comenta Zanette.

Tratamentos como clarea-mento dentário, correção do sorriso por meio de procedimen-tos periodontais (que tratam da gengiva) e protéticos (através da confecção de facetas ou co-roas), a fim de melhorar a pro-porção do tamanho dos dentes e a quantidade de gengiva ex-posta durante o sorriso ou para fechamento de espaços entre os dentes que comprometem a estética do sorriso, cirurgias plásticas gengivais para trata-mento de retrações gengivais (caracterizada pelo afasta-mento da gengiva e exposição da raiz do dente), fatores que prejudicam a estética, além de comprometerem a saúde bucal auxiliam no embelezamento do sorriso e também na saúde da pessoa.

Qualificação

Para que todos os procedi-mentos relacionados à estéti-ca do sorriso sejam realizados com sucesso e perfeição, o tratamento deve ser sempre realizado por uma equipe de especialistas qualificados, pois requer planejamento criterioso e conhecimento de

técnicas adequadas.Sendo assim, os dentistas

sempre estão acompanhando a tecnologia. Realizando cursos para ficarem por dentro das inovações, além de sempre es-tarem estudando. “Temos uma grande preocupação com a saúde a beleza dos pacientes, por isso sempre estamos nos qualificando, buscando novida-des e aperfeiçoamentos”, co-mentam. Além disso, todos os serviços realizados são feitos com materiais confiáveis e de qualidade, para manter a efici-ência dos trabalhos prestados. Não basta apenas realizar um trabalho de qualidade, é preci-so criar vínculo com os pacien-tes. As pessoas gostam de um bom atendimento, atenção e cuidados, e é assim que os es-pecialistas efetuam as consul-tas com os clientes.

Atender bem, manter con-tato, realizar atendimento hu-manizado e fidelizar, esses são fatores sempre presentes no consultório. “Além de passar confiança com serviço eficien-te e material bom, realizamos a consulta com tempo e paci-ência, para assim atender bem cada paciente. Para o trabalho ficar bom precisamos conhecer a pessoa, saber o seu perfil, criar um vínculo e manter con-tato”, justificam.

Tratamentos

- Facetas de Porcelana: Atu-almente é o procedimento es-tético mais procurado por pes-soas cujo trabalho está ligado à aparência e muitas vezes o relacionado com a autoestima. As facetas de porcelana podem melhorar muito o sorriso de uma pessoa, recuperando tam-bém a autoconfiança e auto-estima, já que podem clarear os dentes, corrigir a dentição torta e manchada, diminuir a distância entre os dentes, aumentar o tamanho, corrigir curvatura, melhorar o forma-to, solucionar a aparência do esmalte dental desgastado, entre tantas outras indicações.

A decisão do tratamento com facetas de porcelana de-pende de alguns fatores:

- da necessidade estética; - melhora da função masti-

gatória; - expectativa do paciente; - integridade da estrutura

dentária remanescente; - durabilidade.- Cirurgia Gengival: Ape-

sar de não haver um padrão de beleza absoluto, o excesso gengival pode comprometer a harmonia do sorriso de acordo com os padrões de simetria fa-cial. Ele pode aparecer em grau leve, médio e acentuado. O

Page 5: 26/04/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3022

5Sábado | 26 de abril de 2014

Transforme seu sorriso com a odontologia do século XXI

Luis Otavio Batista e Rafael Zanette sempre estão se qualificando para garantir bons sorrisos aos pacientes

Os dentes precisam de cuidados especiais como qualquer outra parte do corpo

REPRODUÇÃO

VANESSA BRUINSMA

sorriso gengival caracteriza-se pela exposição da gengiva ao sorrir. Normalmente, pacientes com sorriso alto, apresentam grande desconforto, baixa au-toestima, insegurança, vergo-nha ao sorrir e dificuldade no convívio social. O diagnóstico depende de um exame clínico criterioso, fundamentado na avaliação dos pontos faciais de referência e da saúde gengival, auxílio de radiografias, foto-grafias e proporções (relação entre largura e altura) de cada dente. A Cirurgia Plástica Pe-riodontal (área da odontologia responsável pela estética gen-

gival) apresenta diversas técni-cas cirúrgicas que minimizam, mascaram, ou até eliminam o excesso de gengiva. Identificar a etiologia é fundamental para a escolha do procedimento.

- Lentes de Contato: A lente de contato dental é uma fina camada de porcelana extre-mamente dura e resistente. O material, com dois a três milímetros de espessura, é aplicado na parte frontal do dente. As indicações para esta possibilidade restauradora são dentes com pequenos desali-nhamentos, sorriso escureci-do pelo tempo ou pelo uso de cigarro, medicamentos ou co-rantes e correção de espaços entre dentes (diastemas). É uma modalidade de tratamen-to com uma utilização mais recente e com bons resultados para pequenos defeitos.

- Ortodontia: é a área da odontologia que estuda o cres-cimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvi-mento das dentições decídua (de leite), mista e permanente e seus desvios de normalida-de, prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões dentárias. A função principal do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão den-tária (perfeito engrenamento dos dentes superiores com os inferiores), que é fundamental para a correta mastigação e, consequentemente, a adequa-da nutrição e saúde bucal.

- Clareamento: A busca pela estética é um fator de muita influência sobre o comporta-mento das pessoas nos dias de hoje. Seja nos grandes centros ou nas pequenas cidades, é cada vez mais comum observar clínicas de estética lotadas.

Dentro deste contexto, é

natural que a odontologia este-ja preparada para atender aos desejos estéticos da população em geral. Técnicas restaurado-ras e protéticas mais modernas visam, além da reabilitação da função mastigatória, a recupe-ração do fator estético. Nessa perspectiva, o clareamento dental se torna um importante instrumento a fim de propor-cionar a satisfação do paciente em seu tratamento.

O clareamento dental visa a recuperação da cor original dos dentes, perdida em algum momento durante a vida em decorrência de vários fatores. Serve também simplesmente para promover um branquea-mento dos dentes originalmen-te mais escurecidos.

- Implantes: São cilindros metálicos (titânio), instalados nos ossos maxilares com a fi-nalidade de substituir raízes de dentes ausentes. Além de re-solver efetivamente a questão estética, o implante funciona como dentes naturais, tanto na visibilidade como no aspecto mastigatório. Para quem usa pontes móveis parciais, o im-plante pode ser usado para fa-zer uma prótese fixa.

O implante pode ser utili-zado ainda para pacientes que usam dentaduras. Nesse caso, o objetivo é melhorar a estabi-lidade da prótese.

Após a colocação dos im-plantes, a pessoa pode levar uma vida normal como as que têm dentes naturais, fora isso, é necessário manter uma boa higienização para não desen-volver doenças ao redor dos implantes.

- Próteses: Área da Odonto-logia destinada à reconstrução e reposição de elementos den-tários danificados ou perdidos, devolvendo ao paciente as ca-racterísticas e funções masti-gatórias, estéticas e fonéticas, além de recompor e proteger funções articulares.

A mastigação correta dos alimentos é fundamental para qualquer indivíduo. Corrigindo a dentição, irá prevenir ou até eliminar problemas de diges-tão que surgem com o fato dos alimentos serem mastigados de forma deficiente. É inegável que um sorriso com a dentição completa tem benefícios cla-ros: aumento da autoestima, autoconfiança do paciente no trabalho e nas relações pes-soais torna-se superior. E sem dúvida sua fala se tornará mais clara e perceptível.

Page 6: 26/04/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3022

6 Sábado | 26 de abril de 2014

Artigo | Organismo

Porque buscar beleza sem cortes?

Médico

Dr. Cezar

de Moura

REPRODUÇÃO

Porque motivo, antes de pensar em cirurgia plásti-ca, devemos buscar mais

informações sobre os trata-mentos sem cortes?

Inicialmente, você já deve ter visto pessoas, por exem-plo, quase sem cabelos ten-tando pentear os poucos fios presentes. Neste caso a posi-ção do fio traz diferenças vi-suais para esta pessoa, mes-mo que para os outros pouca mudança gere. Quero mostrar, com isto, que à alteração es-tética que você vê não neces-sariamente os outros estarão concordando, apesar desta al-teração estar desconfortável para você, para os outros nada há de alteração. Isto mostra o quanto beleza é algo subje-tivo, individual, dependente de características estéticas que se relacionam com um ser-vivo possuidor de senti-mentos, emoções e conceitos individuais relacionados à au-toimagem como um todo da pessoa, capaz de interferir na autoestima e autoconfiança, cujo desequilíbrio interfere no trabalho, nas relações sociais, acarreta doenças e dependên-cia de medicamento.

Se a beleza for analisada pelo aspecto essencial de uma máquina, diremos que beleza é um conjunto de caracterís-ticas externas que agrada a maioria das pessoas (não ne-cessariamente a você), capaz de ser obtida de fora para dentro com um procedimen-to cirúrgico. Neste contexto estamos condicionando a re-alidade estética ao gosto da maioria das pessoas e não ao seu gosto, tal como acontece no exemplo do fio de cabe-lo, descrito acima. Poderia isto estar relacionado com as séries de cirurgias plásticas realizadas na mesma pes-soa, cujas mudanças podem gerar aquela aparência arti-ficial? Agradando a maioria sem agradar você, a cirurgia pode ser feita com técnica exemplar, porém a insatisfa-ção pode ser mantida, o que pode levar você a buscar mais

cirurgias plásticas, artificia-lizando sua expressão facial, por exemplo.

Saiba que imagem facial ou corporal deve ser visto pelo equilíbrio de um conjunto de linhas faciais e corporais que se correlacionam entre si, de modo que ao alterar um pon-to específico, este mudará a aparência de outros pontos. Por exemplo, se diminuíres o volume da mama, observe que a barriga ficará mais sa-liente, caso remova a gordura da barriga, cirurgicamente, a pele sobrará, se cortar a sobra de pele, terá uma cicatriz no baixo ventre, bem como seu umbigo ficará com aparência artificial, de modo que você poderá trocar uma alteração estética por outra. No caso da face, se somente esta for tra-tada, seu pescoço poderá ter a alteração estética salientada.

Os tratamentos sem cortes entendem que beleza é algo que vem de dentro para fora, ou seja, estimula o seu corpo a executar os reparos tecidu-ais, bem como proporciona a recuperação ou redução de volumes locais, volumes estes que não necessariamente são causados pelo excesso de gor-dura, podendo sim ser decor-rentes de flacidez tecidual, da pele e ou músculos, tanto na face quanto no corpo. Por exemplo, uma barriga pós--gravidez, a qual poderá man-

ter a aparência de grávida não simplesmente pelo acúmulo de gordura, mas por alteração muscular gerado por flexão da pelve. Estes casos podem ser tratados sem cortes, sem cicatriz e sem lhe afastar do trabalho, pois os tratamentos sem cortes buscam a recupe-ração da pele, gordura e mús-culos, de modo conjunto.

Os tratamentos sem cortes podem ter resultados visíveis após 1 única sessão e não são resultados de longo prazo, também sempre envolvem diferentes partes do corpo e face. Na face o objetivo é que os outros lhe vejam diferente sem saber o que está dife-rente, demonstrando, assim, a manutenção do equilíbrio entre as linhas imaginárias da face. Nos tratamentos de em-belezamento da face, a per-gunta será: Como você está bem. Nos tratamentos corpo-rais você observará a melhoria no caimento das roupas.

Saiba que existem equipa-mentos liberados pela ANVISA para melhorar sua estética, recuperando tônus muscular e reduzindo a gordura local sem cortes, sem cicatriz, sem lhe afastar do trabalho e sem os riscos inerentes a um proce-dimento cirúrgico. Para mais informações busque um pro-fissional de saúde, capaz de recuperar sua autoestima e autoconfiança. Seja feliz!

Atualmente muitos casos podem ser resolvidos com os tratamentos sem cortes

Page 7: 26/04/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3022

7Sábado | 26 de abril de 2014

1. Carne bovina mais equi-librada

Carne desenvolvida por cientistas brasileiros tem mais vitamina E e selênio e menos colesterol

No que depender do pes-quisador Marcus Zanetti, da Faculdade de Zootecnia e En-genharia de Alimentos da Uni-versidade de São Paulo, aque-la orientação de comer carne vermelha, no máximo, três ve-zes por semana tem tudo para ficar no passado. É que, depois de adicionar vitamina E e se-lênio à ração dos animais, ele obteve um bife mais saudável, cheio desses antioxidantes. “Ainda tivemos uma surpresa: o alimento apresentou menos colesterol”, comemora o espe-cialista. O efeito parece estar associado à interferência do selênio em enzimas envolvidas na síntese da molécula gordu-rosa no organismo do boi. E os resultados já aparecem na prática. Ao avaliar idosos que consumiram essa carne espe-cial, Zanetti percebeu que o colesterol deles caiu mais do que o de outros grupos. Agora é torcer para que o produto chegue logo ao mercado.

2. Aspartame é seguro para a saúde

Especialistas europeus con-cluem que o aspartame não oferece perigo à saúde

Essa é a conclusão da Au-toridade Europeia para a Se-gurança dos Alimentos após revisar várias análises sobre o

REPRODUÇÃO

Nutrição, o que você precisa saber

Fonte: mdemulher.abril.com.br

adoçante. Normalmente usado em refrigerantes diet, ele só ofereceria risco se o consumo ultrapassasse os 40 miligramas por quilo de peso corporal - um valor difícil de ser alcan-çado. Para o endocrinologista Antônio Roberto Chacra, da Universidade Federal de São Paulo, o parecer é adequado. “Nenhum trabalho apontou consequências prejudiciais ao organismo”, frisa. Vale lem-brar, porém, que ele continua contraindicado a quem tem uma doença genética chama-da fenilcetonúria.

3. Dieta rica em fibras pode atenuar a asma

1 concha média de soja apre-senta 23,9 gramas de fibras.

A descoberta é assinada por pesquisadores do Hospital Universitário Lausanne, na Suíça. Para chegar à consta-tação, eles deram três tipos de dieta às cobaias: pobre

em fibras, enriquecida com as substâncias ou padrão. De-pois, expuseram os animais a um extrato de ácaros para provocar uma resposta alér-gica neles. Foi quando per-ceberam que, comparados aos outros grupos, os bichos alimentados com doses ca-prichadas de fibras sofreram uma reação menos intensa ao alérgeno. “O experimento é interessante porque dá pis-tas sobre os mecanismos por trás desse elo”, comenta a alergista Ana Paula Moschio-ne Castro, diretora da Asso-ciação Brasileira de Alergia e Imunologia. Segundo ela, tudo leva a crer que as fibras modificam a flora intestinal, culminando na multiplicação de bactérias boas.

Essas, por sua vez, desem-penham várias funções, como ajudar na formação de áci-dos graxos capazes de redu-zir processos inflamatórios. O que resultaria, em última instância, em menos muco

nas vias aéreas. “Aí as crises não seriam tão desconfortá-veis”, raciocina Ana Paula. Apesar de o projeto ter sido conduzido com camundon-gos, uma coisa é certa: colo-car fibras na rotina só tende a beneficiar a saúde.

4. Arroz integral no controle do diabete

A recomendação é consumir 2 colheres grandes de arroz in-tegral por dia.

Você certamente já ouviu que trocar o arroz branco pelo integral favorece a saú-de, certo? Pois outro estudo dá força à recomendação. Ao oferecer refeições com um dos dois cereais a 15 adultos cheinhos por cinco dias, o médico Viswanathan Mohan, da Fundação Madra de Pes-quisa em Diabete, na Índia, percebeu uma queda de 20% nos níveis de glicose e de 60% na liberação de insulina quan-

do o prato era composto pela versão integral do grão. “Ele ajudaria, portanto, a pre-venir ou conter o diabete”, conclui o especialista. Tudo porque reúne mais fibras e micronutrientes, como mag-nésio, vitaminas do complexo B e fitoquímicos.

5. O sorvete ideal na menopausa

O sorvete desenvolvido por nutricionistas brasileira apre-senta substâncias que prometem aliviar sintomas do climatério.

No projeto de conclusão do curso de nutrição e die-tética da Escola Técnica Estadual Carlos de Campos, em São Paulo, as alunas Deu-za Maria Antunes da Rosa e Thaiane da Silva Rios cria-ram um sorvete capaz de aliviar os fogachos típicos do climatério.

O segredo? Ele concentra inhame, extrato solubilizado de soja e beterraba. “Esses itens possuem fitoestrógenos, substâncias de estrutura quí-mica semelhante à de nossos hormônios”, explica a nutri-cionista Mônica de Oliveira Costa, orientadora do traba-lho. Já a abóbora, usada na massa, e as nozes, que incre-mentam a calda, oferecem vi-taminas e minerais essenciais para garantir o bem-estar nessa fase. Deuza e Thaiane patentearam a fórmula e ago-ra pretendem vendê-la para uma sorveteria.

Page 8: 26/04/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3022

8 Sábado | 26 de abril de 2014

De acordo com os especialistas, alternar xampus é o caminho do sucesso

Fonte: saudebelezaestetica.com.br

REPRODUÇÃO

O melhor xampu para o seu cabeloLiso, ondulado, cachea-

do, crespo, seco, oleoso, ressecado... Cada mulher

tem um cabelo diferente, po-rém uma dúvida é bastante co-mum: qual é o melhor xampu? O primeiro passo é descobrir o tipo de cabelo. E a tricologis-ta Letícia Bertazzi conta que é bem simples: “comece a obser-var a raiz dos fios 24 hrs após a última lavagem e, se estiver oleoso, pode considerar oleoso. Se estiver íntegro e sem oleosi-dade pode considerar o cabelo normal e se permanecer sem oleosidade depois de 40 horas, com as pontas ressecadas, pode considerar seco”.

Troca-troca?

Adriano Almeida, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo, explica que não precisa neces-sariamente trocar o xampu de tempos em tempos para o ca-belo ficar bonito, mas devem ser usados xampus alternados. “Xampu para dar volume, por exemplo, tende a deixar o cabe-lo mais seco, porque ele arma, então se só usar esse xampu o cabelo vai ficar muito seco”.

Letícia também conta que o ideal é lavar o cabelo em dias alternados. “Se há excesso de oleosidade, deve se usar um xampu específico até contornar o problema e depois mudar para um xampu neutro”. Quanto aos cabelos secos e ressecados, eles são diferentes. Os secos apenas produzem pouca oleosidade e necessitam somente de hidrata-ção. Por outro lado, os resseca-dos, além de secos, possuem as-

pecto emborrachado e quebram com facilidade, necessitando de xampus de reconstrução.

A lavagem

Você acha que lavar o cabelo no salão é o único jeito de seu cabelo ficar bom? Carlos Rosa, cabeleireiro, conta o segredo: “A lavagem do cabelo deve se iniciar aplicando um xampu neutro e transparente. Este irá remover todas as sujidades dos fios e couro cabeludo assim como o suor, seu próprio sebo e produtos que estavam no ca-belo”. Mas ressalta que o xam-pu deve ser passado no couro cabeludo e espalhado em todo

o cabelo até as pontas e ainda completa: “O segundo processo da lavagem seria com o xampu de tratamento (para cabelos coloridos, oleosos, secos, com progressiva), com o qual você obterá melhor performance se os fios estiverem mais limpos”.

Dicas de ouro

Para Adriano Almeida, quem tem cabelos oleosos deve evitar produtos com substâncias oleo-sas, tais como óleo de argan e abacate. Por outro lado, donas dos fios mais secos precisam evitar xampus com sal. Mas aler-ta: “xampus que dizem não ter sal são um mito, porque todo o

xampu tem algum tipo de sal”.Os xampus específicos para

cabelos tingidos têm substân-cias para preservar a cor e hidratar o cabelo. Se estiver com o cabelo ressecado pode optar pelo produto mesmo sem utilizar tintura.

Produtos infantis

Usar xampu de bebê ou para crianças pode deixar as ma-deixas bonitas, mas nem sem-pre supre todas as necessida-des. “Os cabelos das crianças não possuem tantas variações como o dos adultos”, explica Adriano Almeida.

Carlos Rosa também orienta

em relação ao uso dos produtos infantis: “são ótimos para todas as idades, pois são formulações que possuem ingredientes me-nos agressivos à pele. Entretan-to, pode não corresponder às necessidades de um adulto”.

Promessas

Quem nunca viu propaganda de um xampu que alisa o cabelo ou define os cachos? E reparar pontas duplas? “Os xampus nem funcionam tanto, mais os cremes de tratamento e as substâncias químicas que possuem, porque alteram as “pontes dissulfeto” e causam a melhora da maleabili-dade capilar”, esclarece a trico-logista Letícia Bertazzi.

Carlos Rosa completa: “xam-pus que prometem alisar o cabe-lo ou mantê-lo liso são produtos que terão em sua formulação in-gredientes com maior poder de hidratação, como se formassem uma película fina em torno de cada fio do cabelo, aumentando assim seu peso e reduzindo um pouco o volume . Já os xampus para cabelos crespos não os dei-xam crespos, pois não tem o po-der de mudar a estrutura capilar e sim apenas de limpar e hidra-tar o fio, deixando-o mais solto e sem frizz, dando a aparência de cachos mais definidos”.

Para pontas duplas, Letícia indica os xampus que apresen-tam silicone na fórmula, além dos açúcares tradicionalmen-te usados nos cosméticos, que selam os fios e ajudam a evitar que as pontas duplas apareçam.