edição digital (dezembro 2012)

20
Diretor: Wladmir Almeida Distribuição gratuita - Ano XVI - Edição 175 - Dezembro/2012 MÚSICA PÁGINA 5 SAÚDE HOMENAGEM ENTREVISTA Saiba como o cristão pode comemorar o Natal sem se envolver nos rumos folclóricos e mercadológicos que a comemoração adotou. Tire ainda suas dúvidas sobre o costume de aderir a Árvore de Natal e o Papai Noel com o pastor Marcelo Bruner, presidente do Ministério Crescendo na Unção. As atitudes do cristão no Natal PÁGINA 6 CURIOSIDADE ‘‘Quem não vem pelo amor, vem pela dor’’ Conheça a origem de ditados populares que são usados por muitos pregadores como versículos bíblicos. PÁGINA 7,8 e 9 COMEMORAÇÃO Pastor Paulo Ramos, presidente da Igreja Batista Monte Horebe, comemora 38 anos de ministério pastoral e recebe Moção da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Jairo Bonfim e Ariane marcaram presença na festividade da União de Mocidade e Adolescentes da Catedral das Assembleias de Deus em Itaguaí. PÁGINA 10 ESPORTE Souza, volante do Grêmio, pretende virar pastor evangélico quando deixar o futebol. PÁGINA 12 Cantor Kleber Lucas se emociona durante homenagem recebida na Assembleia de Deus em Chaperó. PÁGINA 16 O CUIDADO COM OS EXCESSOS NA CEIA DE NATAL. PÁGINA 18

Upload: rafaela-rosa

Post on 26-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Confira a edição digital do Jornal Regional de Dezembro de 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Edição Digital (Dezembro 2012)

www.regionalevangelico.com.br Dezembro/ 2012

Diretor: Wladmir Almeida Distribuição gratuita - Ano XVI - Edição 175 - Dezembro/2012

MÚSICA

PÁGINA 5

SAÚDE

HOMENAGEM

CULTURA

ENTREVISTA

Saiba como o cristão pode comemorar o Natal sem se envolver nos rumos folclóricos e mercadológicos que a comemoração adotou. Tire ainda suas dúvidas sobre o costume de aderir a Árvore de Natal e o Papai Noel com o pastor Marcelo Bruner, presidente do Ministério Crescendo na Unção.

As atitudes do cristão no Natal

PÁGINA 6

CURIOSIDADE

‘‘Quem não vem pelo amor, vem pela dor’’Conheça a origem de ditados populares que são usados

por muitos pregadores como versículos bíblicos.

PÁGINA 7,8 e 9

COMEMORAÇÃO

Pastor Paulo Ramos, presidente da Igreja Batista Monte Horebe, comemora 38 anos de ministério pastorale recebe Moção da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Jairo Bonfim e Ariane marcaram presença na festividadeda União de Mocidade e Adolescentes da Catedral das

Assembleias de Deus em Itaguaí.

PÁGINA 10

ESPORTE

Souza, volante do Grêmio, pretende virarpastor evangélico quando deixar o futebol.

PÁGINA 12

Cantor Kleber Lucas se emociona durante homenagem recebida na Assembleia de Deus em Chaperó.

PÁGINA 16

O CUIDADO COM OS EXCESSOS NA CEIA DE NATAL.PÁGINA 18

Page 2: Edição Digital (Dezembro 2012)

Dezembro/ 2012 www.regionalevangelico.com.br

Regional Evangélico - CNPJ: 14710623/0001-62Tel.: 3781-0736/ 3036-1892/ 7712-0272 ID: 14*17561E-mail: [email protected] Tiragem: 7.000 exemplares

Editora e Diagramadora: Monique Suriano DRT 0031297/RJDesigner gráfico: Wladmir AlmeidaFotógrafo: Francisco Araújo

Revisora: Edna Solange- MEC Nº 6.278/92Secretária: Rafaela Rosa

Expediente

2

Comemorações em todo o Brasil marcaram a celebração do Dia da Bíblia, com cultos espe-ciais, carreatas, concen-trações, maratonas de leituras, distribuição de Bíblias, jograis e outras atividades que remetem à data. Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bí-blia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha, pelo Bispo Cranmer.

No Brasil, a data co-meçou a ser celebrada em 1850, quando che-garam da Europa e EUA os primeiros missioná-rios evangélicos. Porém, a primeira manifesta-ção pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, no Mo-numento do Ipiranga, em São Paulo (SP).

Desde 2001 o Dia da Bíblia foi reconhecido através de uma Lei Fe-deral e hoje faz parte do calendário oficial brasileiro.

A BíbliaO livro mais lido, tra-

duzido e distribuído do mundo – desde as suas origens, foi considera-da sagrada e de grande importância. E, como

Circulação: Mangaratiba, Itaguaí, Seropédica; Campo Grande e Santa Cruz (Zona Oeste)

Desenho de Valter Mathias da Silva, membro da Igreja Batista Monte da Fé, em Santa Cruz.

[email protected] Mathias da Silva

Mais informações sobre os Quadrinhos pelos telefones 7468-3898/ 7325-8743.

Editorial

*Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Jornal.

tal, deveria ser conheci-da e compreendida por toda a humanidade. A necessidade de difun-dir seus ensinamentos, através dos tempos e entre os mais variados povos, resultou em inúmeras traduções para os mais variados idiomas. Hoje é possí-vel encontrar a Bíblia, completa ou em por-ções, em mais de 2.527 línguas diferentes.

Os OriginaisOs originais da Bíblia

são a base para a elabo-ração de uma tradução confiável das Escrituras. Porém, não existe ne-nhuma versão original de manuscrito da Bí-blia, mas sim cópias de cópias. Todos os autó-grafos, isto é, os livros originais, como foram escritos por seus auto-res, se perderam. As traduções confiáveis das Escrituras Sagradas ba-seiam-se nas melhores e mais antigas cópias que existem e que foram en-contradas graças às des-cobertas arqueológicas.

Grego, hebraico e ara-maico. Esses foram os idiomas utilizados para escrever os originais das Escrituras Sagradas.

Page 3: Edição Digital (Dezembro 2012)

www.regionalevangelico.com.br Dezembro/ 2012 3

Page 4: Edição Digital (Dezembro 2012)

Dezembro/ 2012 www.regionalevangelico.com.br4

CURIOSIDADES

Jesus nasceu no dia 25 de dezembro?Um menino nasceu e mu-

dou a história mundial, por mais que o paganismo pos-sa desconsiderar a pessoa de Jesus, a reação de não aceitar o marco da história é pura tolice, pois todos foram marcados por Antes Dele e Depois Dele. O pro-feta Isaías declarou em alta e boa voz “Porque um me-nino nos nasceu, um filho se nos deu; o principado está sobre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilho-so, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz”. A maior festa de aniversário do Mundo está chegando! Mas será que Jesus nasceu mesmo no dia 25 dezembro? De onde veio a ideia desta data? E o papai Noel, como surgiu? Conheça algumas curiosi-dades sobre o Natal.

A origem do NatalNatal é uma palavra ori-

ginária do latim “natalis”, que significa nascimento ou dia de aniversário. Para o mundo cristão é o dia do nascimento de Cristo. No entanto, não existe nenhu-ma informação na Bíblia sobre a data do nascimento de Jesus. Mesmo em fontes históricas insuspeitas, não há elementos suficientes para que se possa fixar o dia e o mês do nascimento de Cristo. JOHN DAVIS decla-rou que a data de 25 de de-zembro para o nascimento de Cristo começou no Séc. IV, sem autoridade que a justificasse. O MANUAL BÍ-BLICO DE HALLEY confirma o que John Davis afirmou, e diz ainda mais: No orien-te, era o dia 06 de janeiro. O fato de se agasalharem os

pastores com o seu rebanho ao ar livre da primavera ao outono, e não no inverno, sugere que Jesus não podia nascer nesta estação fria.

Alguns estudiosos da Pa-lestina são unânimes em afirmar que o nascimento de Cristo não podia ter sido em 25 de dezembro, pelo fato dos pastores estarem pernoitando no campo com seus rebanhos. Para eles, o nascimento de Cristo foi em abril ou outubro. O fato é que não se sabe a data do nascimento de Cristo, mas a realidade do Seu nascimen-to é um fato histórico de profunda significação para os cristãos, pois esse foi o dia em que Ele se fez carne e habitou entre nós.

Por que esta data foi escolhida para a come-

moração do Natal?25 de dezembro era a

data da festa central do mi-traísmo, o “natalis invieti so-lis” ou “aniversário do sol in-vencível”. O culto que mais se destacou entre os pagãos foi o culto ao deus sol, por ser a fonte suprema de ener-gia e o causador da fecun-didade. Os nomes históricos revelam esta idolatria ao sol. Por exemplo: Faraó significa “Sol”, Belsazar = Príncipe de Bel. Sol; Nabucodonosor = o sol protege minha coroa. A história confirma que o imperador Constantino, no Ano 313 D.C. adotou o cris-tianismo como sua religião, esse fato levou os dirigentes da igreja a racionalizarem; transformar as festas mais populares dos pagãos em festas cristãs tornou-se uma boa política. Por isto, os cris-

tãos da época associaram Cristo como o “Sol da Jus-tiça”, a “Luz do mundo”, para que fosse lembrado o Seu nascimento no dia do culto pagão ao Deus Sol, no dia 25 de dezembro.

E o Papai Noel, como surgiu?

No início da história do Natal cristão, quem distri-buía presentes durante fes-tividades natalinas era uma pessoa real: São Nicolas. Ele vivia em um lugar chamado Myra, hoje Turquia, há apro-ximadamente 300 anos AC. Após a morte de seus pais, Nicolas tornou-se padre.

As histórias contam que São Nicolas colocava sacos de ouro nas chaminés ou os jogava pela janela das casas. Os presentes de natal jogados pela janela caíam

dentro de meias que esta-vam penduradas na lareira para secar. Daí a tradição natalina de pendurar meias junto à lareira para que o Papai Noel deixe presentes. Alguns anos depois, São Ni-colas tornou-se bispo e, por esse motivo, passou a vestir roupas e chapéu vermelhos e barba branca. Depois de sua morte, a Igreja Católi-ca nomeou-o santo e, com o início das celebrações de Natal, o velhinho de barba branca e roupas vermelhas passou a fazer parte das fes-tividades de fim de ano.

A imagem que temos do Papai Noel atual surgiu du-rante as propagandas da marca Coca-Cola, que eram veiculadas em todo o mun-do na parte de traz da revis-ta National Geografic, entre 1931 e 1964.

Page 5: Edição Digital (Dezembro 2012)

www.regionalevangelico.com.br Dezembro/ 2012 5

O Natal deve ou não ser comemorado pelos evangélicos?

A Bíblia nos ensina clara-mente, que não devemos ser demasiadamente justos, nem demasiadamente san-tos, porque seríamos pegos na nossa própria justiça. A gente sabe que Jesus não nasceu em dezembro, para os Judeus os meses em que se acredita que Jesus nas-ceu foi setembro/ outubro. 25 de dezembro vem do paganismo, é uma questão de Roma. Mas o que eu entendo é que tem muita gente que sofre com essa data chamada Natal, até mesmo dentro da igreja, porque Natal é a preocupa-ção do palpável, do gastar, e muita gente não tem con-

dições de mudar a mobilha da casa, de comprar roupa nova e dar brinquedo para os filhos. Infelizmente o Na-tal dita essas regras, e tudo isso acaba gerando uma coisa chamada frustração, de não ter conseguido re-alizar os desejos familiares. Então, se eu tenho o Natal como uma data em que eu preciso fazer, mudar, gas-tar, deixando o mercanti-lismo me dominar, estarei indo pelo caminho do pa-ganismo, porque o Natal visa o que é palpável, e rei-no de Deus não é isso. Ago-ra, eu vejo com bons olhos aqueles que se reúnem nessa época para lembrar a morte de Jesus Cristo, para lembrar o nascimento de Jesus Cristo, como uma boa oportunidade de glorificar o nome do Senhor.

Dezembro acabou se tornando um mês da meta para realizações pessoais?

Isso mesmo, dezembro é o mês em que a casa preci-sa estar reformada, em que o carro tem que ser troca-do... E o reino de Deus não é isso, o reino de Deus é justiça e paz para o homem. Se o homem entender isso, ele não vai trocar o que é pagão pelo que é espiritual.

Então qual deve ser o verdadeiro sentido no Natal para os cristãos?

Aproveitar a oportunida-de para glorificar o nome do Senhor, porque quan-do Jesus Cristo nasce ele decreta claramente a vitó-ria da igreja, e quando ele morre decreta a derrota de satanás. Minha atitude no Natal deve ser glorificar a

Deus, porque Jesus Cristo veio ao mundo para des-truir as obras do diabo. Se cumpriu aquela profecia lá em Genesis 3:15, que da semente da mulher viria um que esmagaria para sempre a cabeça da serpente e reli-garia o homem novamente a Deus. Comemorar o Natal não é procurar aquilo que é palpável e que infelizmente vai fazer com que muitas famílias entrem o ano vin-douro cheios de dívidas.

Pais cristãos devem permitir que seus filhos acreditem em Papai Noel?

Não, em hipótese algu-ma. Papai Noel é um inven-cionismo satânico, porque quando eu coloco a figura de Papai Noel dentro de casa, automaticamente eu tiro a importância da figura do pai. E o pai, não é mais pai ou menos pai se ele der ou não um presente no Natal. O maior presen-te que um pai pode dar a um filho é apresentar Jesus Cristo. Nós não podemos trocar os valores imateriais pelos materiais. E quais são os valores imateriais? Cará-ter, princípios, educação. E quais os valores materiais? Brinquedos. Não estou di-zendo que você não possa dar presentes ao seu filho, estou dizendo que os pre-sentes materiais não são prioridade, mas consequ-ência. Papai Noel é uma falsa verdade, e a gente sabe que aquilo que não é verdade é mentira, e que o pai da mentira é satanás. Muitas crianças acabam tendo problemas terríveis, porque ficam aguardan-do o Papai Noel que nun-

ca vem. É o caso dos pais que mal têm condições de colocar alimento na mesa, que dirá dar presen-tes caríssimos, e aí o filho do vizinho mostra o lindo presente que recebeu do Papai Noel. Essa criança vai indagar o porquê Papai Noel não trouxe o presente dela. Isso é altamente noci-vo no meu entendimento, independente de religião.

Para as crianças, a fi-gura do Papai Noel aca-ba substituindo a figura de Deus?

Claro. O pai acaba fa-zendo essa substituição sem perceber, porque para a criança o provedor é o Papai Noel, não Deus. Eu sempre ensinei aos meus filhos, que a nossa providência vem de Deus.

O cristão deve ter Ár-vore de Natal em casa?

Árvore de Natal é outro problema. Em Roma an-tigamente, o imperador Calígula fazia da Árvore de Natal um ponto de encon-tro para o sexo ilícito e por-nografia. Foi ali que nasceu uma aberração chamada “Swing”. E esse é apenas um dos exemplos de rituais ligados a Árvore de Natal. O grande problema da Árvore de Natal são os adereços, aqueles enfeites são verda-deiros altares a deuses da mitologia antiga e que na verdade são demônios. A Árvore de Natal é um ponto de contato que os demô-nios gostam no ocultismo oriental. Às vezes o pai não sabe por que o filho está doente, hiper-agitado, ou por que o filho não conse-gue dormir à noite, ou por

que membros da família es-tão vendo vultos. Tudo isso são demônios, que estão entrando pelas brechas. E como pai, eu sou o pastor, o sacerdote, o protetor do meu lar, e não posso per-mitir isso. É bem verdade que o apóstolo Paulo lá em Atos dos apóstolos 17 diz, que Deus não leva em con-ta o tempo da ignorância. Quando não se tem o co-nhecimento dessas coisas, não há problema nenhum, porque essa pessoa não sa-bia o que estava fazendo. Mas a partir do momento que eu tomo conhecimen-to de algo que fere a san-tidade de Deus na minha vida, eu prefiro jogar fora, não permito que entre na minha casa. Absurdo maior ainda é colocar um negócio desse dentro da igreja.

É pecado beber vinho com familiares durante a comemoração do Natal?

A Bíblia afirma o seguin-te: não vos embriagueis com o vinho, porque tor-na contenda, mas enchei--vos do Espírito. Etimolo-gicamente, vinho significa alegria. Aí eu volto a dizer que todo o extremismo é

perigoso, todo o exagero é perigoso, então preci-samos partir do princípio de equilíbrio. Meu cardio-logista, por exemplo, me pediu que tomasse uma tacinha de vinho seco por dia. Existem correntes con-trárias, mas eu não vejo problema nenhum com relação a isso. O grande problema são pessoas que não têm o equilíbrio e aca-baram fazendo besteira. Para quem tem equilíbrio eu não vejo nenhum mal. Agora, se comer carne es-candaliza o irmão, então não coma na frente dele.

As atitudes do cristão no NatalSaiba como o cristão pode comemorar o Natal sem se

envolver nos rumos folclóricos e mercadológicos que a co-memoração adotou. Tire ainda suas dúvidas sobre o cos-

tume de aderir a Árvore de Natal e o Papai Noel.

A comemoração do Na-tal divide as lideranças evangélicas. Alguns dizem que o registro é ligado ao paganismo e por isso deve ser ignorado, enquanto outros defendem a sim-bologia da festa. Para falar sobre as polêmicas que a data do suposto nascimen-to de Cristo impetra, o RE-GIONAL convidou o pastor Marcelo Bruner, presidente do Ministério Crescendo na Unção. Na entrevista ele fala sobre o mercantilismo do Natal e se posiciona so-bre a utilização da Árvore de Natal e o costume do Papai Noel. Além de opinar sobre a questão de beber ou não vinho com os fami-liares durante a comemo-ração. Leia na íntegra.

Por Monique Suriano

[email protected]

Pr Marcelo Bruner: Comemorar o Natal não é procurar aquilo que é palpável.

FOTO

S MO

NIQ

UE SU

RIA

NO

Papai Noel é um invencio-

nismo satânico, que tira a im-portância da figura do pai.

Marcelo BrunerPastor e advogado

ENTREVISTA

Pr Marcelo Bruner não é favorável ao uso da Árvore de Natal

Page 6: Edição Digital (Dezembro 2012)

Dezembro/ 2012 www.regionalevangelico.com.br6

CURIOSIDADE

“Quem não vem pelo amor, vem pela dor”Conheça a origem de ditados populares que são usados por muitos pregadores como versículos bíblicos

Frases de impacto, soltas no meio de uma pregação emocionada, e referências confusas. O cenário pode ser reconhecido por muitos evangélicos, pois ocorre frequentemente. Pregado-res muitas vezes usam bor-dões que, de certa forma, ficaram consagrados como “ditados bíblicos”, mas que na verdade nunca es-tiveram na Bíblia Sagrada.

Os “versículos novos”, termo usado pelo pales-trante Hipólito Cesar para se referir às frases de efei-to que são vendidas como sendo bíblicas, são inúme-ros. “Não vou lhe dizer que essa prática seja imprópria, mas é bom conferir tudo o que se ouve, para evitar situações constrangedo-ras… Na igreja de Beréia, os cristãos recebiam de bom grado as pregações. Mas não as recebiam como verdades bíblicas sem antes conferir nas Escrituras (Atos 17:11)”, afirma Hipólito.

Entre as mais usadas nos púlpitos das igrejas, estão frases como: “A voz do povo é a voz de Deus”, “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”, “Da semente

da mulher levantarei um que esmagará a cabeça da serpente”, “Deus ce-gou os entendimentos dos incrédulos”, “Eu venci o mundo, e vós vencereis também”, “Deus tarda mas não falha”, “Dize-me com quem andas e eu te direi quem és”, “Não cai uma folha de uma árvore, se Deus não permitir”, “A palavra de Deus se reno-va dia após dia”, “Deus escreve certo, por linhas tortas”, “Quem não vem pelo amor, vem pela dor”, “Você não nasceu para ser calda nasceu para ser ca-beça”, “Deus não escolhe os capacitados mas capaci-ta os escolhidos”.

A questão em torno da existência dessas frases, segundo o escritor e colu-nista do Gospel+, Daniel Simoncelos, é o pouco preparo: “Infelizmente isto acontece devido à falta de conhecimento bíblico de muitos líderes cristãos. É impressionante o núme-ro de cristãos que nunca leram a Bíblia toda, e por isso muitas igrejas que pre-gam heresias estão abarro-tadas de pessoas que são enganadas por seus pas-

tores, que citam versículos isolados interpretando de forma errônea (o que não difere de inventar versícu-los) ou citam frases popu-lares como se fossem tex-tos sagrados”.

Segundo Simoncelos, “é preciso que o cristão não apenas leia a Bíblia toda, mas que a leia todos os dias, se apaixone pelas es-crituras, a leia de joelhos buscando viver aquilo que está lendo”. A respeito das frases citadas, pesquisas rápidas podem desvendar a origem dos ditos popula-res que se “consagraram” no meio evangélico. Confi-ra abaixo a explicação para as mais recorrentes:

Quem não vem pelo amor, vem pela dor

-É verdade que muitas pessoas, depois de pas-sarem por uma dolorosa experiência, entendem a vontade de Deus (Dn 4:30-37; At 9). Entretanto, isso não é uma regra. Existem pessoas que nem mesmo pela dor se arrependem. Por isso, a Palavra de Deus alerta: “O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, será

quebrantado de repente sem que haja cura” (Pv 29:1) – contextualiza Hi-pólito Cesar.

Deus tarda mas não falha

-Evidentemente Deus não tarda. Hb 10:37 “Por-que ainda um poucochi-nho de tempo, e o que há de ir virá, e ‘não tardará’”. É provável que alguns fa-çam uso de alguns textos como. Habacuque 2:3 “Porque a visão é ainda para o tempo determina-do, e até ao fim falará, e não mentirá. Se tardar, espera-o; porque certa-mente virá, ‘não tardará’ ou Mt 25:5 “E tardando o Esposo, tosquenejaram todas e adormeceram”, etc. Aparentemente, pode parecer que Ele “tarda“, porém Ele “não tarda“. A) Para as virgens, Mt 25:5, “este tardar“, está inseri-do na concepção humana, Lc 12:45,46. B) Na parábo-la do juiz iníquo, Lc 18.7, o próprio Jesus declarou que para alguns Deus tarda, porém, acrescentou que “depressa“ ele atende (Lc 18:7,8” – contesta Lins.FONTE: GOSPELMAIS

Page 7: Edição Digital (Dezembro 2012)
Page 8: Edição Digital (Dezembro 2012)

Dezembro/ 2012 www.regionalevangelico.com.br8

Pastor Claudio Duarte ministra a Palavra com bom humor e descontração

Quem ministrou a Palavra na cerimônia de comemoração dos 38 anos de ministério do Pastor Paulo Ramos foi o pastor dirigente da filial IBMH na Bar-ra da Tijuca, pastor Claudio Duarte. Ele é especialista em rela-cionamento conjugal e conferencista. Com bom humor e descon-

tração, características do seu ministério, ele falou sobre o sonho de José e arrancou risadas do público com suas divertidas encenações durante a mensagem que teve por título: Vivendo os sonhos de Deus. “Tudo começa com um sonho, é o sonho que nos move. Quem tem sonho vai

longe, por isso nunca pare de sonhar! Mas lembre-se, quanto maior for o seu sonho, maiores serão os seus obstáculos. Se você quiser ser pequeno, se prepare para ma-tar anão. Mas se você quiser ser grande, se prepare para matar gi-gante”, disse.

Ele discorreu sobre

os obstáculos que José enfrentou antes de ser governador do Egito. “O primeiro grande obstáculo de José foi a inveja, ele foi invejado pelas pessoas que es-tavam próximas dele. O segundo obstáculo foi ser vendido, saiba de uma coisa: quan-do todos te faltarem, Deus estará presente.

O terceiro obstáculo foi vencer o prazer, toda liderança precisa estar preparada para vencer o prazer da no-toriedade” enfatizou.

O Pastor Claudio Duarte relacionou a vida de José com a do Pastor Paulo Ramos. “José aprendeu a lidar com invejosos, traido-res, com os prazeres,

aprendeu também a não fazer justiça com suas próprias mãos. É com esse sonho e com essa perseverança que se chega a 38 anos de ministério. Louvo a Deus pela vida do pas-tor Paulo e da Marilea, porque não foi a sor-te que os trouxe aqui, mas o trabalho e a de-dicação”, concluiu.

FOTO

S FRA

NC

ISCO

AR

JO

FOTO JONATHAS MICHAEL

Pastor Paulo Ramos assistindo a pregação Igreja atenta a pregação sobre a vida de José Pr Claudio Duarte ministrando a Palavra

Templo da Igreja Batista Monte Horebe em Campo Grande

Page 9: Edição Digital (Dezembro 2012)

www.regionalevangelico.com.br Dezembro/ 2012 9

Igreja Batista Monte Horebe (SEDE)Rua Benedito Lacerda 235, Vila Nova- Campo Grande

Telefone: (21) 2411-2127 / 3364-0450Site: www.igrejamontehorebe.org

E-mail: [email protected]: @igrejabatistamontehorebe

Facebook: Igreja Batista Monte Horebe

FILIAIS:Monte Horebe Barra da Tijuca

Av. Gilberto Amado 599/ Tel: (21) 2493-1432 E-mail: [email protected]

Monte Horebe Padre MiguelRua Professor Clemente F. 436/ Tel: (21) 2401-8568

E-mail: [email protected] Horebe Santíssimo

Estrada da Posse Lt 13/ Tel: (21) 3309-7544E-mail: [email protected]

Monte Horebe Arthur RiosRua Arthur Rios 1410/ Tel: (21) 3068-2463E-mail: [email protected]

Monte Horebe OiticicaRua Sargento José Valério 283/ Tel: (21) 3439-1062

E-mail: [email protected]

Ministro Marcelo Crivella envia representante à cerimônia

Paulo Ramos recebe Moção da Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Durante a cerimônia de comemoração pelos seus 38 anos de ministé-rio, realizada no domin-go (2/12), o pastor Paulo Ramos foi agraciado com uma Moção de Congra-tulações e Aplausos, con-cedida pela Câmara Mu-nicipal do Rio de Janeiro pelos serviços prestados a sociedade, através do vereador Drº Jairinho. Leia o documento na íntegra: “A Câmara Municipal do Rio de Janeiro concede a Moção de Congratula-ções e Aplausos ao Pastor

Paulo Roberto de Oliveira Ramos pelos relevantes serviços prestados ao povo do município do Rio de Janeiro, pela ciên-cia, pelo desempenho de sua função, e por pautar sua conduta em confor-midade com os princípios étnicos, legais, e cristãos. Como pastor presidente da Igreja Batista Monte Horebe há 38 anos, exer-cendo um majestoso tra-balho de cuidar dos mais necessitados, ajudando e promovendo a integra-ção da igreja à comuni-

dade, podemos observar que o nobre irmão tem a sua fé calcada no Sal-mo 125 “Os que confiam no SENHOR serão como os montes de Sião, que não se abalam, mas per-manecem para sempre”. Ainda justificando o fato do Pastor Paulo Roberto de Oliveira Ramos estar sempre à disposição do povo cristão do nosso município, demostrando seriedade e compromisso na aplicação dos ensina-mentos bíblicos”, regis-trou o documento.

O diretor financei-ro e administrativo da Transpetro, Drº Rubens Teixeira da Silva, tam-bém esteve presente no evento para repre-sentar o Ministro da Pesca e Agricultura, Marcelo Crivella. No discurso, ele ressaltou o carinho do Ministro Crivella pelo pastor Paulo. “Nosso irmão Marcelo Crivella gosta

demais do pastor Pau-lo, e eu quero deixar aqui um versículo em nome dele, que está em Salmos 37, que diz: “Agora, pois, Se-nhor, que espero eu? A minha esperança está em ti!”. Quando uma pessoa está com uma doença grave e a medicina não dá alter-nativa, as pessoas pro-curam o pastor. Quan-

do um filho se envolve com as drogas, com o crime, procuram o pastor. Quando não há solução para os homens, procuram o pastor. Então ser pas-tor é algo bastante complicado, porque tudo que o homem não consegue resolver, Deus usa o pastor, que também é homem. Então o pastor preci-

sa muito da graça de Deus. Ser pastor há 38 anos é algo realmente extraordinário, mais extraordinário ainda é pegar uma igreja pe-quenina e transformar em uma igreja deste tamanho”, elogiou Ru-bens. “Orem pelo pas-tor Paulo, pela pastora Marilea e pela família deles, porque ele cui-da de vocês e da fa-

mília de vocês, e vocês tem que cuidar dele e da família dele. Façam isso irmãos, porque ser pastor é difícil, é árduo. Certamente às vezes o pastor não sabe o que falar, o que fazer, e as pessoas cobram. Mas nem sempre, quando as pessoas estão feli-zes, quando recebem alguma vitória, se lem-bram de agradecer o

FOTO FRANCISCO ARAÚJO

FOTO

JON

ATH

AS M

ICH

AEL

Pr Paulo Ramos recebendo a Moção

Representante do Ministro Crivella, Drº Rubens Teixeira, durante discurso de homenagem ao pastor Paulo

SERVIÇO:

pastor. Ser pastor é algo humanamente impossível sem a gra-ça de Deus. Então que Deus abençoe a vida do pastor Paulo, trago um grande abraço da família Ferreira, e tam-bém o carinho da mi-nha família. O senhor, pastor Paulo, é muito amado por nós, pode ter certeza disso”, con-cluiu o Drº Rubens.

Page 10: Edição Digital (Dezembro 2012)

Dezembro/ 2012 www.regionalevangelico.com.br10

“O lugar está preparado! E você?”Esse foi o tema da festividade

realizada pela União de Mocida-de e Adolescentes da Catedral das Assembleias de Deus em Ita-guaí (Umacadi), igreja presidida pelo Pastor Roberto Ribeiro. A comemoração foi realizada en-tre os dias 23 e 25 de novembro com a participação especial dos cantores Jairo Bonfim e Ariane.

Na sexta-feira (23), além de adorar a Deus com os louvores Exclusivamente Seu, Glorificarei, e Vem Com Teu Fogo, o cantor Jairo Bonfim contou parte de seu

testemunho. “Eu sofri um terrí-vel acidente na tarde do dia 24 de julho de 2011. Estava saindo de uma produção vocal em um estúdio na Ilha do Governador e seguia para Vilar dos Teles para encontrar minha família e seguir para a Assembleia de Deus em Jardim Íris onde estaria minis-trando o louvor. Durante o traje-to, enquanto passava pela linha vermelha, um carro descontrola-do bateu em mim e me jogou de frente a uma mureta. Meu carro capotou umas oito vezes e ficou

completamente destruído, mas eu sofri somente arranhões nas costas. A gravidade do acidente era para ter me matado, mas a mão de Deus não deixou”, con-tou emocionado. Quem pregou a Palavra de Deus em seguida foi o pastor Ricardo Pinheiro.

A cantora Ariane também prestigiou o evento no sábado (24). Ela cantou as músicas Por me Amar, Jesus, Eis-me Aqui. Antes de encerrar, Ariane minis-trou sobre a passagem do Filho Pródigo e terminou cantando a

música Tempo de Voltar, que emocionou os presentes. Ain-da no sábado, o grupo jovem apresentou a peça “O Arreba-tamento”, que contou a história de uma jovem cristã vivendo no contexto do Arrebatamento da Igreja. Por ter decidido se afastar de Deus para desfrutar dos pra-zeres carnais, ela é deixada para trás. Mas tudo não passava de um sonho, e através da reve-lação que recebeu de Deus, a jovem mudou para sempre seu comportamento diante das coi-

sas espirituais. A apresentação arrancou aplausos dos presen-tes. No sábado quem ministrou a Palavra foi o Pastor Aureliano Guimarães Júnior, vice-presi-dente da Cadi.

O evento, coordenado pelo líder do grupo Diácono Eduar-do contou ainda com a partici-pação dos cantores Welington Pires e Francielle Santos. O gru-po de coreografia também fez parte da programação. No de-correr da festa, vários jovens se reconciliaram com Cristo.

FOTOS MONIQUE SURIANO

Apresentação da peça “O Arrebatamento” Momento de oração com Pastor Aureliano Guimarães

Cantora Ariane Cantor Jairo Bonfim

Ministério de louvor local

Grupo de coreografia

Umacadi louvando a Deus

Page 11: Edição Digital (Dezembro 2012)

www.regionalevangelico.com.br Dezembro/ 2012 11

Cadi batiza 90 novos convertidosA Catedral das Assem-

bleias de Deus em Itaguaí (Cadi), presidida pelo Pas-tor Roberto Ribeiro, reali-zou uma grande cerimônia de Batismo nas Águas para 90 novos convertidos no dia

18 de novembro, na Fazen-da Palmeiras, em Itaguaí. O evento reuniu cerca de 500 pessoas, entre membros e parentes dos batizandos. “No início do ano nós bati-zamos 73 pessoas e chega-

mos a um total de 163 no-vos membros para a glória de Deus. Esse é apenas o resultado de se fazer a dife-rença durante todo o ano”, comemora o pastor presi-dente, Roberto Ribeiro.

A congregação de Gover-nador Valadares- MG, tam-bém filiada a Cadi, presti-giou o evento. Os pastores Elias Freitas, dirigente da congregação Monte Gileade e Sinval Neves, da congre-

gação Parque Independên-cia, e o evangelista Marcos Pavão, dirigente da con-gregação Hebrom foram os ministros que batizaram os irmãos. A cerimônia foi mar-cada por grande emoção.

FOTOS LANA NEVES

A cerimônia foi realizada na Fazenda Palmeiras Ev Marcos Pavão, Pr Sinval Neves e Pr Elias Freitas Momento de oração entre os ministros

A confraternização de fim de ano da Catedral das Assembleias de Deus em Itaguaí (Cadi) foi reali-zada no domingo (16/12) na sede da igreja com a presença de todos os obreiros do campo. Cerca de 800 pessoas estiveram presentes. O culto foi dirigido pelo pastor Au-reliano Guimarães Júnior, que deu uma palavra sobre a diferença en-tre os servos e os filhos de Deus. “Servos nós somos do trabalho que praticamos, filhos nós somos do relacionamento que temos para com Deus”, afirmou.

Em seguida, o pastor presidente Roberto Ribeiro elogiou os obrei-ros, deu orientações para o próxi-mo ano e ministrou a Palavra em Fl 4.10-13. “Nós estamos vivendo um momento de vigilância plena. É ne-cessário vigiarmos com nossas ati-tudes, com quem colocamos para cantar e pregar em nossa igreja, porque tem muita gente querendo usar a Deus. Não use a Deus irmão, deixe Deus usar você!”, enfatizou o pastor Roberto. O evento ainda contou com a distribuição de pa-netone e sorteio de vários brindes.

Confraternização de fim de ano

FOTOS WLADMIR ALMEIDA

Momento da leitura da Palavra Pastor Roberto Ribeiro

Vários brindes foram sorteados entre os irmãos

Page 12: Edição Digital (Dezembro 2012)

Dezembro/ 2012 www.regionalevangelico.com.br12

ESPORTE

Volante do Grêmio pretende virar pastor evangélico quando deixar o futebolEvangélico, o volante

Souza (FOTO), do Grêmio, foi destaque no site UOL Esporte por causa de seu estilo de vida que o dife-rencia da grande maioria dos jogadores de futebol. Estilo que segundo a pu-blicação é marcada por noitadas, muito dinheiro, mulheres e luxos.

Membro da Igreja Bola de Neve, o jogador cha-mou atenção, principal-mente, por sua vontade de se dedicar integralmen-

te à igreja ao fim de sua carreira esportiva. “Eu te-nho projeto de me dedi-car mais à igreja. Não sei se pastor, mas gosto de pregar a palavra de Deus. Gostaria muito de seguir assim, de poder viver isso totalmente quando parar de jogar. Tenho este so-nho. Quando estamos no futebol, não temos tempo de viver isso 100%. Depois que parar, tenho vontade de seguir pregando e, se for a vontade de Deus,

não tem problema algum em virar pastor. Há muitas pessoas sérias em quem posso me espelhar”, afir-mou o jogador, em entre-vista para o site.

O volante, que além do Grêmio já passou também por clubes como Vasco, Porto, de Portugal, revelou que não frequenta baladas e boates, e dedica os dias em que não está envolvi-do em atividades do clube para ir à igreja. “É um esti-lo de vida que tenho. Des-

de que me conheço por gente minha mãe me leva-va na igreja. Quando cres-ci, me tornei profissional de futebol e não me des-viei do caminho. Encontrei minha esposa que tem o mesmo pensamento, e daí fica fácil. É da religião que eu tiro toda força e supe-ração. Busco tudo com fé nestes momentos. Vou para igreja para agrade-cer e pedir. Separo os dias que não têm jogo para ir ao culto. E na concentra-

ção fazemos reuniões para orar, agradecer por nossas vidas”, explica.

Durante a entrevista Souza falou também de como a religião o ajudou a não ser influenciado pela fama e dinheiro con-quistados com a carreira no esporte. Segundo ele, a Palavra de Deus é o que o ensina a seguir um ca-minho correto, não sendo levado pelo que é comum no mundo do futebol.FONTE GOSPELMAISFOTO

DIV

ULG

ÃO

Page 13: Edição Digital (Dezembro 2012)

www.regionalevangelico.com.br Dezembro/ 2012 13

Dicas do Bem viver

Faz dois mil anos que uma estrela brilhou no céu de Belém anuncian-do a chegada ao mun-do de um Príncipe: “O desejado das nações”, Jesus, o Cristo. Ele veio como Filho do Homem e Filho de Deus, e desde pequeno dividiu as opi-niões. Apesar de sábio, sagrado, e bom, nem todos o amaram; tam-pouco amaram uns aos outros, como ensinou. Mas sempre se come-morou Seu nascimen-to. Dezembro altera o ritmo da humanidade. Pinheiros são enfeita-dos com luzes coloridas nas casas, nas ruas, nos shoppings, tudo é vol-tado para o festividade natalina. Dezembro é sonho, compras e pre-sente. É lindo ver tudo enfeitado e iluminado, mas infelizmente Jesus é esquecido por muitos no “dia” do seu próprio

aniversário. Mas pode-mos mudar isso agora mesmo: Identificando alguém perto de nós, que necessita receber o cuidado amoroso de Cristo através de nós. Somos a diferença neste dia, não podemos sim-plesmente ignorá-las. Na vida de quem busca a Jesus, surgem sempre uma estrela e um novo caminho. Foi assim que aconteceu com os reis magos. Por isso, vamos começar falando sobre Ele e acompanhar a fes-ta em vários momentos até chegar ao nosso Natal. A diferença está em quem colocamos no centro da festa. Feliz Natal!

*Sayonara Mena é Diaconisa da Igreja Assembleia de Deus em Campo Grande (Congregação Peniel). E-mail: [email protected].

BelezaDicas com *Flávia Zamboni

3 atitudes que fortalecem seu cabelo e previnem a

queda dos fios

*Nascida em Itaguaí- RJ, a Coiffeur Star Loreal Professional Flavia Zamboni iniciou sua traje-tória no mundo da beleza há 12 anos. Em seu currículo estão cursos na Loreal Professionel, Laetitia Gueneou e Claudio Juillard. Mais infor-mações pelo Tel: 2687-5135.

Espaço MulherDica de moda

É Natal, precisamos agir!

Com *Sayonara Mena

As principais tendências de verão 2013

Aprenda como ter as madeixas mais saudáveis e bonitas:

1) Manter os cabelos sempre limpos: Os ca-belos não caem porque estamos lavando o cou-ro cabeludo, e sim porque estão programados para cair, independente do banho. Quando deixamos de lavar para evitar a percepção de queda dos fios durante o banho, acabamos dei-xando o couro cabeludo sujo por mais tempo e esta sujeira poderá favorecer e agravar a queda de cabelos.

2) Usar a escova errada: Ela também pode danificar os fios, deixando aquele aspecto de cabelos quebrados. As escovas com pinos que apresentam bolinhas de massagem na ponta protegem o couro cabeludo e oferecem mais leveza na hora de desembaraçar.

3) Não prender os fios molhados: fazer isso uma vez ou outra não tem problema nenhum. Manter o couro cabeludo molhado por muito tempo faz juntar fungos e criar caspa, além de enfraquecer a raiz e provocar a queda. Usar um leave-in e evitar o vento enquanto a cabeça não seca são medidas suficientes para evitar o cabe-lo armado demais.

Depois de incontáveis desfiles, a temporada internacional de verão 2013 terminou. Nova York, Londres, Milão e Paris já decretaram quais serão as tendências da temporada mais quente do ano. Aqui, reunimos as melhores propostas que surgiram nas passarelas do Hemisfério Norte. Confira:

A década da vez: A temporada de verão 2013 revive os anos 1960 em tubinhos, saias de silhueta com cores vivas e muitas estampas. Em Nova York, calças cigarretes, casaquinhos e decotes canoa brilharam na passarela de Oscar de La Renta.

As cores da vez: Não teve pra ninguém: a clássica e tradi-cional dupla preto e branco reinou absoluta nos desfiles in-ternacionais. O duo apareceu em contraponto a cores vivas e tons metálicos em quase todas as coleções da temporada. Miuccia Prada foi uma das estilistas a apostar na combina-ção, que ganhou inspiração oriental na passarela de Milão.

As estampas da vez: Esqueça os florais característicos da estação: as padronagens geométricas vão invadir o verão no Hemisfério Norte. Marc Jacobs, à frente de sua marca homônima e da Louis Vuitton, explorou a tendência como poucos, e listras e xadrez foram protagonistas de suas novas coleções. A tendência também remete à década de 1960, época em que as estampas foram hit no mundo da moda.

Tels.: (21) 3781 0736 / Nextel.: (21) 7712 - 0272 - ID.: 14*17561

Divulgue os eventos da sua igreja no

Existem algumas técnicas de cozimento, que de acordo com os períodos e eventos usamos mais. No caso do natal, trabalhamos muito com a técnica de assar. E sempre fica a pergunta no ar de como fazer um bom assado, usar ou não

Culinária

papel alumínio, qual carne é mais suculenta, em fim, criam-se muitas dúvidas e mitos, aparecem várias informações que nem sempre sabemos se realmente fun-cionam. Será que vale arriscar? Para termos um resultado suculento no preparo da carne, precisamos primeiro “selar” as fibras, fazendo com que os açúcares da car-ne cristalizem e formem aquele dourado lindo e saboroso da carne (composto de-nominado melanoidinas). Com isso mantemos em maior proporção a humidade da carne, tendo menor perda de volume/peso e conseguindo um sabor inigualável. Em uma frigideira conseguimos isso rapidamente, apenas aquecê-la e aguardar

chegar a uma temperatura alta, mas sem deixar queimar a gordura e colocarmos a carne (em porções menores) para que a temperatura não baixe da frigideira. Mas e com um assado? Vamos ao passo a passo?

1 – Pré-aquecemos o for-no na sua maior temperatura por 20 minutos;

2 – Colocamos a carne (o assado) sem proteção algu-ma, apenas com seu tem-pero (que não pode ter pe-daços, pois senão queimam

*Por João Marcelo Coelho

*João Marcelo Coelho é Chef Consultor de MKT e Coordenador de Hotelaria e Gastronomia do Cetep Quintino- FAETEC.

Contato: [email protected]

facilmente) até que ele esteja todo dourado, com aparência de que já está pronto. Só aparência, pois a carne por dentro ainda está crua. Leva em média 10 minutos para que doure por completo.

3 – Depois destes 10 minutos (em média), diminuímos a temperatura do forno para 165 graus (forno médio), tiramos o assado do forno e cobrimos com peque-nos quadrados de papel alumínio “apenas” em suas extremidades (isso apenas para aves que estão com ossos) pois, queimam rapidamente se não estiverem pro-tegidas. Passe papel alumínio em volta das asas, osso das coxas e parte mais alta do peito e deixe assar. Enquanto o assado está no forno, levamos em uma panela ao fogo, um tablete de manteiga, um copo de vinho branco seco e ervas (que deverão estar em um saquinho de pano para não se misturar com o preparo). Regamos este assado de 20 em 20 minutos até que esteja pronto.

Dica: Para cada 1 kg de carne, 1 hora de forno. Então, se tivermos 5 Kg de pernil, 5 horas de forno (em média). Garanto que será o melhor e mais sucu-lento assado de natal feito por vocês até hoje. Vou aguardar os e-mails com os comentários. Espero que gostem. Que Deus abençoe a todos e boas festas!

FOTO

DIV

ULG

ÃO

Page 14: Edição Digital (Dezembro 2012)

Dezembro/ 2012 www.regionalevangelico.com.br14

*Edna Solange do Nascimento é Professora de Língua Portuguesa e Literatura – Registro MEC n° 6.278/92. Além de Revisora, Palestrante e Escritora: Autora da Gramática PORTUGUÊS ATRAVÉS DA BÍBLIA.

Arrepender-se... O que isso significa? Qual o significado deste verbo? A Bíblia diz que Deus se arrependeu de haver feito o homem, mas também diz que Deus não é filho do homem para que se arrepen-da, Nm 23.19-I-Sm 15.29. Diz também que Deus se ar-rependeu do veredicto que decretara para o povo de Ní-nive (livro de Jonas), Deus se arrependeu de “matar” Arão no episódio do bezerro de ouro. Deus se arrependeu de destruir Jerusalém na época do censo de Davi.

Arrepender-se apresenta três significados: o nº1 indica sentir mágoa ou pesar por erro cometido. Isso tem nome: remorso. Esse significado não vale para Deus. Deus não erra, por isso não sente má-goa ou pesar por erro come-tido. Existe um personagem que se encaixa perfeitamente neste contexto: Judas, em quem o remorso se personifi-ca (Mt 27.3-5), porque este o conduziu ao suicídio. Judas se suicidou. Cumpre-se aí, o que Paulo diz: “A tristeza segundo Deus, opera arrependimen-to para a salvação, da qual ninguém se arrepende, mas a tristeza do mundo opera a morte”. O significado nº 2 diz

respeito à mudança de proce-dimento. Isso sim. Deus muda de procedimento em relação ao homem: “Viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra, e que toda a imaginação dos pensamentos do seu coração era só má continuamente. Então arrependeu-se o Se-nhor de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração.” Gn 6.6. Se nós continuamos a leitura, vamos nos deparar com a decisão de Deus, a mudança de atitude para com o homem: “Destrui-rei de sobre a face da terra, o homem que criei...”.

O Significado nº3: tem o sentido de desdizer-se, retra-tar-se. Deus não se desdiz. Deus não se retrata: “...por-ventura [Deus] falaria e não confirmaria” O que ele diz, ele confirma. Confie na Pala-vra de Deus. Na Sua palavra você pode confiar.

É tempo de festa. Arrepen-dei-vos e crede no evangelho. Mt 4.17-Mc 6.12- Lc 13.3-24.47 Jesus (a Arca de Deus) vai voltar. É natal, comemore o nascimento de Jesus, que não é mais um menino. Ele é o Rei dos reis e o Senhor dos senhores. É tempo de festa. Feliz ano novo!

PORTUGUÊS ATRAVÉS DA BÍBLIA

*Por Edna Solange

É tempo de festa

PARA REFLETIR

Vida espiritual produz frutos, não espetáculos.

Vanessa W. Ribas

POLÊMICA

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA HELICOIDAL EM ITAGUAÍTambém temos:•Ultrassonografia •Densitometria Óssea •Raios X •Mamografia •Exames Laboratoriais

Rua General Bocaiúva, nº 710 - Centro - Itaguaí - (Policlínica do Sase) Tel.: 2687-2751 e 2687-0943

A partir de R$ 225,00

Convertido à igreja evangélica, MC Marcinho garante: “Não vou parar de cantar funk”

“Quando estava tris-te o meu coração/Eu fui para um canto e fiz essa canção”. Os versos iniciais do Rap do Solitá-rio, primeiro sucesso de MC Marcinho (FOTO) — lançado em 1994 —, mostravam a fonte de inspiração do cantor, que trouxe um toque romântico ao batidão carioca e logo se tor-nou um dos ícones do funk melody. Dezoito anos depois, convertido à igreja evangélica, as juras de amor vão para a palavra de Deus, mas ele avisa: ao contrário do que é especulado, não pensa em abando-nar o funk.

“Desde que entrei para a Igreja, as pes-soas vêm comentando várias coisas, dizendo

que vou parar de can-tar funk. Não é verdade. Vou parar de cantar na hora que Deus achar que devo parar. Isso não vai acontecer porque fulano quer ou porque o pastor falou. Quem me resgatou do aciden-te e me tirou da cadeira de rodas foi Deus. Devo tudo a Deus e não ao homem. Minha meta não é parar para cantar gospel”, esclarece.

O acidente ao qual ele se refere ocorreu em 2006, na Via Dutra. A van onde o funkeiro estava perdeu a direção e bateu na traseira de um ônibus. Na ocasião, duas pessoas morreram. O susto foi o suficiente para Márcio André Ne-pomuceno — assim ele é registrado — buscar na

religião um novo sentido para a vida. Algo que ele busca compartilhar com os fãs em suas apresen-tações. “Aproveitando o meu meio de comunica-ção para mostrar aquilo que acredito”, diz ele, autor de hits como ‘Gla-murosa’, ‘Tudo é Festa’ e ‘Escrito Pras Princesas’. Mas isso não significa que os shows ficaram desanimados. Na turnê do recém-lançado DVD ‘Tudo é Festa’, Marcinho

aposta na mistura de es-tilos.

“Pegamos músicas de todos os ritmos e bota-mos em cima do tambor-zão. Tem do sertanejo ao forró, passando por músicas pop e outras mais românticas. De tudo um pouco”, resume ele. “Hoje, temos um campo maior para trabalharmos dentro do funk. A tecno-logia facilita bastante. E o funk, hoje em dia, é uni-versal”, festeja Marcinho.

FOTO

DIV

ULG

ÃO

Page 15: Edição Digital (Dezembro 2012)

www.regionalevangelico.com.br Dezembro/ 2012 15INFORME PUBLICITÁRIO

Jardim Palmares comemora 30 anos de fundação do templo

A Igreja Assembleia de Deus Ministério Jardim Palma-res, presidida pelo Pastor Marcos Tadeu, realizou uma grande festa entre os dias 5 e 9 de dezembro para come-morar seus 30 anos de fundação. Estiveram presentes no evento, os cantores Jairo Bonfim, Pastor Natanael, Cássia Alves, Glaucia de Paula, grupo Família Wesley, entre ou-tros. Também participaram das pregações Mauro Ferrei-ra, Melquisedeque Junior, Rodrigo Sant’ana e Carlos Be-lharssof. A programação ainda contou com apresentação da orquestra da igreja, encenação de peça pelo grupo jovem, e coreografia pelo grupo de senhoras e adolescen-tes. O tema da comemoração esteve baseado no livro de Salmos 92.13 e 14, que diz: “Os que estão plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes”.

Todas as congregações e pastores do campo pres-tigiaram o evento, que deixou a igreja lotada durante todos os dias da festa. Emocionados, os irmãos mais an-tigos da igreja testemunharam sobre o início da obra. O pastor presidente Marcos Tadeu, agradeceu a Deus pela comemoração e animou a igreja com sua pregação no fechamento da festividade. “O centro dessa igreja é Jesus, não é o pastor Marcos Tadeu. E se chegamos até aqui foi por que essa igreja não é dirigida por visão ou revelação, mas pela Palavra de Deus. Os membros aqui não são notas, mas ovelhas lavadas e remidas pelo san-gue de Jesus”, enfatizou. “Nesses 30 anos nós temos crescido, e a gente pode dizer em alto e bom som que: “Até aqui nos ajudou o Senhor!”, disse o pastor.

FOTOS MONIQUE SURIANO

Encenação da peça pelos jovens

Apresentação da orquestra da igreja

A consagração de obreiros encerrou a festaMinistração da Palavra pelo pastor Marcos Tadeu

Pastor presidente Marcos Tadeu

Pr Sebastião Pb Sérgio Ev Marcos

Page 16: Edição Digital (Dezembro 2012)

Dezembro/ 2012 www.regionalevangelico.com.br16

Dias de comemoração em Chaperó

A Igreja Assembleia de Deus na R3 em Cha-peró, dirigida pelo Pas-tor Paulo Moreira, rea-lizou uma grande festa para comemorar o 20º Aniversário do Círculo de Oração e o 15º Ani-versário do Culto de Libertação. O evento aconteceu nos dias 30 de novembro, 1,2 e 3 de dezembro, na sede da igreja. O tema base-ado em Mc 2:3-11 foi “O milagre vai acon-tecer”. A missionária Fátima, o evangelista Sidney Foncesa, e o

pastor Claudio Marcio foram os ministrantes da Palavra de Deus. Os convidados para lou-var foram os cantores Maicon Duarte e Patrí-cia Monção.

O convidado espe-cial do evento foi o pastor e cantor Kleber Lucas. Durante a visi-ta do cantor, o pastor Paulo Moreira prestou uma homenagem sur-presa para comemorar os 10 anos de amiza-de entre eles. A apre-sentação de um vídeo mostrando a primeira

visita do cantor à igreja arrancou lágrimas dos olhos de Kleber Lucas. “Esta igreja é uma das intercessoras do minis-tério de Kleber Lucas. Louvamos a Deus por esses 10 anos, pois o segredo de se perpe-tuar uma amizade está na sinceridade, hones-tidade, veracidade e lealdade. O segredo é nunca olhar para as mãos e sim para o ros-to de um amigo”, en-fatizou o pastor Paulo Moreira durante a ho-menagem.

FOTO

S WLA

DM

IR A

LMEID

A

Momento da encenação

Cantor Kleber Lucas emocionadoMomento de louvor com o grupo das senhoras

Page 17: Edição Digital (Dezembro 2012)

www.regionalevangelico.com.br Dezembro/ 2012 17

Nome: Jeferson Gomes

Idade: 31 anos

Estado Civil: Casado

Morador de: Bairro São Jorge, Campo Grande.

Cargo Eclesiástico: Di-ácono

Igreja: Assembleia de Deus em Campo Grande - Pastor Daniel Malafaia.

Cantor desde: Tenra Idade

Referências: Sou um cantor evangélico que tem pregado a Palavra de Deus através de louvores dentro e fora do Rio de Janeiro. Tenho como vi-são principal resgatar as

almas que estão se per-dendo neste mundo, di-zendo que Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. Fazendo-as enten-der que Ele é o Senhor de todas as coisas, e que somente Ele pode trans-formar nossas vidas!

Produção: CD “Não é o fim”, Gravado em Feve-reiro de 2011

Versículo Favorito: “Louvarei ao Senhor em todo tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca” (Salmos 34.1).

Contatos: 7414-7592 / 7898-5897 / ID 126*6371 E-mail: [email protected].

AGENDA REGIONAL

Page 18: Edição Digital (Dezembro 2012)

Dezembro/ 2012 www.regionalevangelico.com.br18

SAÚDE

Cuidado com os excessos na ceia de NatalA hora da tão aguar-

dada ceia de Natal está chegando e, ao lado dos que não veem a hora de comer as delícias que fazem a alegria da famí-lia nesta época do ano, há os que se preocupam em evitar os excessos. E não só por motivos es-téticos. De acordo com levantamento feito pelo Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, o número de atendimen-tos no pronto-socorro aumenta 10% em de-zembro e janeiro.

O excesso de alimen-tos calóricos, bebidas alcoólicas, doces e gu-

loseimas pode acarretar o aumento das taxas de lípides sanguíneos, co-nhecidos como coleste-rol e triglicérides. “Rece-bemos muitos casos de hipertensão por conta de alimentos salgados e com alto teor calóri-co. O abuso de bebidas também é um agravan-te já que faz parte das intoxicações alcoólicas e alimentares. Tais ex-cessos trazem diversos problemas para a saúde daqueles que seguem uma dieta clínica e nutri-cional no tratamento de doenças”, afirma o car-diologista César Jardim,

supervisor do pronto--socorro do HCor.

Para que os momen-tos agradáveis em famí-lia não se transformem em horas de preocupa-ção num hospital, há al-guns cuidados básicos. O ideal, ainda mais para quem já tem problemas cardíacos, é uma ali-mentação saudável, leve e nutritiva. “O consumo excessivo de carne de porco, a ausência de fi-bras, o abuso de doces e carboidratos são fatores capazes de inverter as expectativas de uma re-feição saudável”, afirma o cardiologista e nutró-

logo Daniel Magnoni.Os médicos indicam

alguns cuidados para preservar a saúde, sem perder a alegria. É re-comendável iniciar os cuidados duas semanas antes do Natal, com a diminuição da ingestão de açúcar, carnes ver-melhas e pães. Na vés-pera de Natal, é bom fazer refeições leves e pequenas durante o dia, sem deixar tudo para a ceia, e beber bastante líquido (água e sucos). Não belisque os alimen-tos enquanto prepara a ceia, evitando o consu-mo de calorias extras.

Durante a ceia, quan-do geralmente há várias opções de carnes, esco-lha as assadas e grelha-das, retirando a pele, que é rica de gordura e calorias. O ideal se-ria fazer um prato com carne branca (o peru é uma boa solução), bas-tante salada e acompa-nhamentos saudáveis. Evite os molhos à base de maionese, preferin-do os feitos com iogur-te. De sobremesa, es-colha apenas um tipo. Evite as frutas natalinas, que são mais calóricas, e opte por frutas secas.

Atenção para o que

deve ser evitado a todo custo: alimento com alto teor de gorduras saturadas, como fri-turas e salgadinhos; embutidos; maionese; queijos gordos (gor-gonzola, provolone, cheddar etc.); carnes gordurosas (presunto, pernil, bacon, salame, pele de aves, carne ver-melha com gordura); massas com cremes ou molhos cremosos; cre-me de leite e chantilly. Nas sobremesas, evite os excessos de rabana-da, tortas e doces refi-nados, com coberturas e recheios gordurosos.

Page 19: Edição Digital (Dezembro 2012)

www.regionalevangelico.com.br Dezembro/ 2012 19

*Por Antoniel Bastos

Caro amigo leitor, na última coluna pontuei alguns pontos na busca do primeiro emprego e na busca da recolocação profissional. Vou pontuar agora alguns pontos para ajudá-lo nesta busca.

Etapa 1: conhecer o mercado em que preten-de atuar. Isso será funda-mental para traçar uma estratégia de sucesso na conquista de um empre-go. Estas informações ajudarão na elaboração do currículo, na prepa-ração para a entrevista, e em praticamente todas as etapas deste marke-ting pessoal.

Escolha o setor de ati-vidade que pretende tra-balhar. Se já estiver na universidade ou fazendo um curso técnico, descu-bra tudo que puder so-bre as empresas da área. Pesquise na internet, leia revistas do setor, em fim, aprofunde seu conheci-mento sobre estas em-presas e sua realidade, este será um grande di-ferencial competitivo que você vai conquistar.

Para o jovem que ainda

não tem uma profissão, busque uma colocação nos setores de atividade ou empresas em que sin-ta uma atração especial. Por exemplo, se gosta de contato com o público, procure trabalhar com atividades de atendimen-to. Se gostar de informá-tica, procure buscar se-tores relacionados a este ramo. Em todos os casos, escolha as empresas que irá buscar emprego e pro-cure pesquisar e obter o maior número de infor-mações possíveis sobre estas empresas e setores.

Uma coisa importante: Escolha um tipo de ativi-dade que realmente com-bina com sua maneira de ser, com suas habilidades, com sua personalidade. Esta decisão será funda-mental, pois despertará grande motivação da sua parte e este fator contará pontos importantes para você, durante o processo de contratação. Nas pró-ximas colunas, darei dicas sobre outras etapas. Não perca as dicas! Elas ser-virão de bússola. Espero você na próxima edição...

*Coordenador de Projetos e Eventos do Instituto Simetria. É especia-lista em Recursos Humanos e Relacionamento Corporativo. Idealiza-dor do Comitê de Recursos Humanos do Rio de Janeiro e Conselhei-ro Empresarial. Líder da União Jovem Congregação de Nova Betel - ADCG. Contato: [email protected].

Empregos & OportunidadesCONQUISTANDO MEU

EMPREGO

Auxiliar de EstoqueExpêriencia de um ano em peças de caminhões, nível médio, sexo masc. Local: Itaguaí. [email protected] ou 2687-2726.

Operador de Retro-Escav.Experiência um ano comprovada, sexo masc. e residir na região. Lo-cal: Porto de Itaguaí. [email protected] ou 2687-2726.

Auxiliar de Serviços GeraisSem experiência, sexo masculino, e residir em Itaguaí. Local: Porto de Itaguaí. [email protected] ou 2687-2726.

Motorista Caminhão PipaExperiência de um ano comprova-da, CNH D, sexo masc. e residir na região. Local: Sta. Cruz. [email protected] ou 2687-2726.

Auxiliar AdministrativoExperiência de um ano, ensino mé-dio, sexo masc./fem. residir na re-gião. Local: Santa Cruz. [email protected] ou 2687-2726.

MotoboyExp. de 1 ano, nível fundamental, sexo mas. e residir na região. Lo-cal: Itaguaí. Sal.+benef. [email protected] ou 2687-2726.

Inspetor de Sala de AulaExperiência 6 meses, nivél médio, sexo masc. residir na região. Local: Itaguaí. Sal.+Benef. [email protected] ou 2687-2726.

Auxiliar de MontadorExperiência um ano comprovada, sexo masculino e residir na região. Local: Campo Grande. [email protected] ou 2687-2726.

Auxiliar de CarpinteiroExperiência um ano comp. nível superior, sexo masc. e residir na região. Local: Cordovil. [email protected] ou 2687-2726.

Auxiliar de EscritórioExperiência um ano comprovada, nivél médio, sexo masc. e residir na região. Local: Cordovil. [email protected] ou 2687-2726.

Operadora de CaixaExperiência um ano, ensino funda-mental, sexo feminino e residir na região. Local: Itaguaí. [email protected] ou 2687-2726.

Atendente de PerfumariaSem experiência, nivél funda-mental, sexo feminino, residir na região. Local: Itaguaí. [email protected] ou 2687-2726.

Locutor de LojaExp. seis meses, ensino fundamen-tal, sexo masculino e residir na re-gião. Local: Seropédica [email protected] ou 2687-2726.

Mecânico de Manutenção Experiência dois anos comprovada planta química ou petroquímica, sexo masculino e residir na região. Local: Santa Cruz. [email protected] ou 2687-2726.

Vendedor p/Loja de TintasDe 18 à 30 anos, alguma experiên-cia em comércio, sexo masculino, e residir na região. Local: Itaguaí. Salário+comissão. [email protected] ou 2687-2726.

Operador de Caixa Experiência um ano comprovado, ensino médio, sexo masculino até 30 anos, residir na região. Local: Itaguaí. salário+benef. [email protected] ou 2687-2726.

Balc. de MedicamentosExperiência um ano, ensino fun-damental, sexo masculino ou fe-minino e residir na região. Local: Itaguaí. [email protected] ou 2687-2726.

Page 20: Edição Digital (Dezembro 2012)

Dezembro/ 2012 www.regionalevangelico.com.br20