dgm sistemas, lda. angola 2013

120
DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

Upload: hoangkhue

Post on 10-Jan-2017

241 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

DGM Sistemas, Lda.

Angola

2013

Page 2: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

DURANTE DEZ ANOS A DGM SISTEMAS, LDAASSUMIU IMPORTANTES COMPROMISSOS COM O NOSSO PAÍS.CONHEÇA ALGUNS DESTES COMPROMISSOS AO LONGO DAS

PÁGINAS DESTE LIVRO.

Page 3: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 4: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 5: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

COMPROMISSO COM UM FUTURO MELHOR.

Page 6: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

A DGM Sistemas Lda. é uma empresa de direito Angolano que comemora 10 anos de actividade no segmento de Consultoria.

A nossa empresa surgiu para responder a um conjunto de necessidades emergentes no mercado Angolano, num contexto muito particular de Reconstrução Nacional, pelo que nesta fase estava fortemente orientada para a implementação de sistemas e assistência técnica em todos os domínios informáticos.

Com o passar dos anos fomos abraçando projectos de forte cariz social, de elevado interesse estratégico para a Nação e de impacto na identidade dos cidadãos e na sociedade angolana, fornecendo o nosso contributo para a reconstrução nacional de Angola.

Durante a nossa trajectória, tivemos a oportunidade de comprovar a nossa competência na modernização da Segurança Social, da Justiça e da Saúde. Passámos, pois, a ser uma empresa que procura participar em acções que contribuam efectivamente para alavancar o desenvolvimento socioeconómico e sustentável de Angola.

Em consequência do nosso percurso, alargamos a nossa expertise e capitalizamos uma elevada competência noutros domínios, como sejam nas áreas de consultoria em políticas de administração pública, recursos humanos, gestão de processos, logística, implementação de centros de atendimento ao Público, estudos actuariais, gestão documental e arquivo, implementação de centros de documentação, serviços de digitalização, sistemas de identificação civil, registo criminal, contabilidade, administração e finanças.

Com actuação a nível nacional, temos como factor distintivo a procura de soluções inovadoras e integradas destinadas a alcançar a máxima eficácia produtiva e a melhor rentabilidade para os nossos clientes. Criamos soluções de valor acrescentado para os negócios das organizações, através de um modelo integrado e interdisciplinar de competências que valoriza cada componente do investimento desde a concepção à concretização.

Mantemos o empenho permanente no aumento sistemático da qualidade de produtos e serviços que prestamos aos nossos clientes, obtendo como resultado um rigoroso padrão de qualidade. Para isso, todos os nossos projectos passam por uma auditoria de qualidade realizada por empresas e instituições de notório conhecimento internacional para a validação dos actos originalmente praticados.

Contamos actualmente com diversos clientes da Administração Pública de Angola e operamos com diversos parceiros tecnológicos de nível internacional e de reconhecida competência técnica, específicas e aplicadas, de natureza incontroversa, bem como colaboradores em distintas áreas de actuação, com reconhecida e comprovada experiência, conforme atestam os nossos clientes e os resultados dos trabalhos realizados ao longo dos anos.

Em suma, sempre comprometidos com a nossa missão de responsabilidade social, contribuímos para uma Angola socialmente melhor e para o aperfeiçoamento contínuo dos serviços públicos. Acumulámos experiências, lançamos novos desafios, evoluímos em equipa e alcançamos em conjunto com os nossos clientes sucessos nos diversos projectos que desenvolvemos.

PREFÁCIO

Page 7: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 8: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

AUTORIDADES PRESENTES NAS INAUGURAÇÕES DAS UNIDADES DE ATENDIMENTO À POPULAÇÃO, EM NOSSOS PROjECTOS.

Page 9: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 10: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 11: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 12: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

SUMÁRIO

Page 13: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

CAPITULO I: O NOSSO CAPITAL HUMANO

CAPITULO II: LINHA DO TEMPO

CAPITULO III: A TRAJECTÓRIA1. Modernização da Segurança Social - Instituto Nacional de Segurança Social2. Modernização dos Serviços da Caixa de Protecção Social do Ministério do Interior 3. Modernização dos Serviços do Ministério da Justiça 4. Modernização dos Serviços Hospitalares Regionais

CAPITULO VI: DESAFIOS FUTUROS

AGRADECIMENTOS

14

18

22275474

102

116

118

Page 14: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

CAPITULO I

O NOSSO CAPITAL HUMANO

“O mais valioso entre todos os capitais é aquele investido em seres humanos”

Herb KelleherFundador da Southwest Airlines

14

Page 15: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

O principal capital da DGM está centrado nos seus recursos humanos, em especial nos quadros angolanos, que maioritariamente estão enquadrados nos projectos que desenvolvemos.

Desde a nossa criação que tivemos a visão de investir fortemente nos recursos humanos nacionais, integrando-os num intensivo e longo processo de formação em paralelo com profissionais estrangeiros de elevada competência em diversos domínios técnicos. A capacitação dos profissionais angolanos passa por uma formação teórica e “on the Job training” nas técnicas e ferramentas utilizadas nos diversos domínios de actuação da DGM.

No que concerne aos profissionais estrangeiros, a estratégia de contratação tem vindo a incidir na selecção de quadros altamente qualificados e, fundamentalmente, com grande experiência profissional nas áreas de negócio em que actuamos, na reorganização e informatização de órgãos públicos, como sejam em:

• Segurança Social;

• Estatística e Actuariado;

• Tecnologias e Sistemas de Informação;

• Gestão de Bases de Dados;

• Gestão de Empresas;

• Gestão de Recursos Humanos;

• Gestão de Projectos;

• Gestão do Conhecimento;

• Finanças;

15

Page 16: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

• Economia;

• Comunicação;

• Direito;

• Administração;

• Sociologia;

• Entre outras áreas.

Sempre em conjunto com uma contra-parte nacional, a tendência destes profissionais é, cada vez mais, dos profissionais estrangeiros deixarem de ter relevância, na medida em que formam os quadros nacionais, inseridos na empresa ou afectos às Instituições Públicas a quem prestamos os nossos serviços, para o exercício das suas funções e contribuir para a melhoria da qualificação técnica de alto nível dos quadros técnicos nacionais.

A aplicação desta política pela DGM está reflectida na composição dos seus quadros, onde, do total de funcionários que integram a empresa, 95% são nacionais e 5% são expatriados.

No conjunto das nossas actividades este não é apenas o principal, mas seguramente o melhor investimento que fazemos. Sempre procuraremos constituir um quadro de funcionários nacionais com elevada competência, motivados e comprometidos com a missão, visão e valores definidos para a empresa e para os projectos em que estão inseridos.

PROJECTOS: 854

ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA: 64

TOTAL: 918

NúMERO DE FUNCIONáRIOS DA DGM, SETEMBRo DE 2012

PROPORÇÃO DE FUNCIONáRIOS NACIONAIS E ExPATRIADOS DA DGM ,

SETEMBRo DE 2012

NACIONAIS: 95%

ExPATRIADOS: 5%

16

Page 17: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

17

Page 18: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

CAPITULO II

LINHA DO TEMPO

Page 19: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

Em 2002, a PAZ trouxe novamente a possibilidade de Angola voltar a sonhar por um país melhor e próspero, colocando-o como um dos países economicamente mais destacados no mundo. Desde então, abriu-se um conjunto de enormes desafios governativos para a estruturação e reorganização do país.

Estivemos desde o primeiro momento capacitados para prestar serviços de apoio ao Governo de Angola no âmbito da Reconstrução Nacional, particularmente em áreas extraordinariamente complexas e sensiveis da esfera social, tais como a modernização da Segurança Social, da Justiça e, mais recentemente, da Saúde.

19

Page 20: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

OS NOSSOS PRINCIPAIS PROJECTOS NESTA DÉCADA

Page 21: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 22: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

CAPITULO III

A TRAJECTÓRIA

“O verdadeiro Recurso Humano aparece nos resultados da empresa”

Jack e Suzy WelchAutores do best-seller internacional Paixão por Vencer

22

Page 23: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 24: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 25: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

COMPROMISSO COM A FAMÍLIA ANGOLANA.

Page 26: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 27: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

CONTEXTO

A DGM tem apoiado o Estado de Angola na modernização e qualificação do Instituto Nacional de Segurança Social, desde 2004, ao abrigo dos Planos de Modernização e Desenvolvimento Institucional do INSS (PMDI) e, mais recentemente, do Plano de Qualificação e Sustentabilidade da Segurança Social (PQ3S).

O PMDI foi o marco divisor de águas que posicionou o Instituto Nacional de Segurança Social no rumo ambicionado da sua visão “ser um modelo de excelência na prestação de serviços à população”.

As acções implementadas nestes planos elevaram a instituição a níveis de desempenho comparado às melhores instituições internacionais. O Instituto viu o aumento progressivo da cobertura de trabalhadores e, consequentemente, o aumento de mais pessoas protegidas pela Segurança Social, como também registou avanços tecnológicos incomparáveis a muitas instituições públicas, incorporou ferramentas de suporte operacional, melhorou significativamente os seus processos chave, o que traduziu numa maior celeridade de resposta, e principalmente sentiu uma elevada melhoria na percepção da qualidade na prestação de serviços pelos colaboradores e, de modo muito particular, dos seus utentes.

1. Modernização da Segurança Social

Instituto Nacional de Segurança Social

27

Page 28: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 29: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

Mais do que um plano, procurámos materializar a visão do INSS ao traduzir os anseios, os sentimentos, os sonhos e, porque não dizer, as aspirações de toda uma Instituição que almejava entrar, definitivamente no caminho da modernização.

Desta parceria, surge uma história recheada de grandes avanços para o Instituto Nacional de Segurança Social e de satisfação, por parte da DGM em contribuir para o desenvolvimento sócio-económico do nosso país.

EVOLUÇÃO DO NúMERO DE SEGURADOS E PENSIONISTAS, 2002 A 2012 (ouTuBRo)

29

Page 30: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 31: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

Implementação dos sistemas de emissão dos cartões de segurados, contribuintes e

pensionistas.

31

Page 32: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

PRINCIPAIS RESULTADOS NAS ÁREAS ESTRUTURANTES DA SEGURANÇA SOCIAL

Segurança Social

DESENVOLVIMENTO DE PROPOSTAS E ESTUDOS PARA A MELHORIA DO SISTEMA DE SEGURANÇA SOCIAL. A DGM tem desenvolvido estudos e propostas específicas para o aumento da extensão do sistema da Protecção Social Obrigatória em termos de cobertura de trabalhadores e aplicação material, bem como para a melhoria e adequabilidade das prestações existentes.

REALIZAÇÃO ANUAL DE AVALIAÇõES ACTUARIAIS.A DGM desenvolve anualmente avaliações actuariais, que permitem ao Instituto conhecer a sustentabilidade financeira do Sistema de Segurança Social.

IMPLEMENTAÇÃO DA FOLHA DE REMUNERAÇõES. A DGM desenvolveu este importante Instrumento informático para o pagamento das contribuições, colocado à disposição para utilização directa das empresas, através do portal do INSS.

IMPLEMENTAÇÃO DA NOVA INSCRIÇÃO. Acção desenvolvida e implementada no âmbito da campanha de combate à Fraude e Evasão Contributiva e Prestacional, que promoveu a inscrição e a actualização das empresas e dos seus trabalhadores junto à Segurança Social.

32

Page 33: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 34: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

IMPLEMENTAÇÃO DOS CARTõES DE IDENTIFICAÇÃO DoS CoNTRIBuINTES, SEGuRADoS E PENSIoNISTAS.o cartão de identificação desenvolvido pela DGM veio garantir a identidade dos seus utentes.

ACTUALIZAÇÃO E DIGITALIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE CONCESSÃO DAS PRESTAÇõES, NOVOS E EM ARqUIVO, DESIGNADAMENTE DAS PENSõES E SuBSíDIoS. A DGM assegurou que o INSS passasse a armazenar os documentos digitalizados de forma segura e rápida, a aceder de forma célere às imagens digitalizadas.

REGULARIZAÇÃO DE PRESTAÇõES E PAGAMENTO DE RETROACTIVOS. O INSS passou a pagar pelo sistema informático, a grande maioria dos retroactivos, assim como a regularização das prestações, ao invés de fazê-lo por caixa.

DESENHO E IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA MEDIDA PROVA DE VIDA. Esta medida nacional consiste na comprovação do Estado de Vida dos pensionistas, a fim de estes manterem o direito à recepção das prestações sociais. Implementámos esta operação em todo o país com a instalação de mais de 80 postos de atendimento espalhados de Cabinda ao Cunene. Disponibilizámos um atendimento especializado para os pensionistas acamados.

Page 35: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

35

Page 36: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

36

Page 37: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 38: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 39: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

BANCARIzAção Do PAGAMENTo DAS PRESTAçõES. Implementámos esta medida a nível nacional com o objectivo de controlar mais eficazmente os gastos com a Protecção Social Obrigatória e, simultaneamente, combater a fraude na concessão das prestações. Esta acção consiste no pagamento das prestações sociais através do Banco Poupança e Crédito – BPC.

CENTRALIZAÇÃO DA CONCESSÃO DE PRESTAÇõES NA SEDE DO INSS. Acção de controlo e previsão orçamental dos gastos nacionais da Segurança Social, que possibilitou ao Instituto a padronização da forma de concessão das prestações, maior eficácia no processo e mais transparência do sistema.

39

Page 40: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

MONITORIZAÇÃO DIáRIA, EM TEMPO REAL, DE INDICADORES DE DESEMPENHO DA áREA DE OPERAÇõES DA SEGURANÇA SOCIAL.Disponibilizada permanentemente aos diversos decisores do MAPTESS e do Instituto.

SUPORTE E REALIZAÇÃO DE SEMINáRIOS DE NíVEl NACIoNAl E INTERNACIoNAl. Promovemos a realização de seminários permanentemente dirigidos aos técnicos do INSS sobre as mais diversas temáticas – segurança social, contabilidade, auditoria, técnicas de atendimento entre outras – de modo a aumentar o seu conhecimento e a melhorar as suas práticas profissionais.

40

Page 41: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 42: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

Atendimento

A DGM apoiou o INSS na implementação dos seguintes serviços de atendimento aos utentes:

SERVIço “CAll CENTER – lINHA DA PRoTECção SoCIAl oBRIGATóRIA”. Serviço telefónico de informação ao cidadão sobre a Segurança Social, disponível diariamente. Este serviço está de acordo com as melhores práticas e modelos de funcionamento de centros de referência em todo o mundo.

REMoDElAção DAS AGêNCIAS DE ATENDIMENTo NA SEDE DAS PRoVíNCIAS E IMPlEMENTAção Do “ESPAço Do PENSIoNISTA” E DA QuAlIDADE No ATENDIMENTo AoS CoNTRIBuINTES E SEGuRADoS. Com a visão de melhorar a qualidade no atendimento, a DGM remodelou e padronizou os espaços das Agências de Atendimento do INSS instaladas por todo o País.

As obras de remodelação obedeceram a uma padronização dos espaços, do mobiliário, da imagem e identidade visual. Todas as agências passaram a ter o mesmo padrão de cores, sinalética, diversas infra-estruturas de comunicação e informática necessárias ao seu funcionamento, como máquinas de digitalização, fotocopiadoras, aparelhos de telefonia via VOIP, material informativo, etc. Também a imagem dos funcionários foi alterada, através da disponibilização de um uniforme para o exercício das suas funções.

Neste âmbito procurámos proporcionar o máximo conforto aos utentes, especialmente os que têm mobilidade condicionada. Todos os utentes passaram a contar com rampas de acesso, cadeiras de rodas, sala de espera, climatização, sistema de gestão de filas de espera, TV, bebedouros com água potável e casa de banho.

Padronizámos também os processos de trabalho, a forma como os assistentes devem tratar as questões e as informações prestadas em qualquer uma das agências de atendimento. Isto significa afirmar que em todos os postos de atendimento do INSS distribuídos pelo País, os contribuintes, segurados, pensionistas e cidadão em geral terão o mesmo tipo de atendimento e de informação prestada, em instalações com o mesmo padrão.

HUMANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS NO ATENDIMENTO AOS PENSIONISTAS. Demos ainda especial atenção ao atendimento prestado aos pensionistas, orientando os assistentes a adoptar práticas profissionais e a tratar os pensionistas com elevado cuidado e zelo.

ESTRUTURAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DE UM SISTEMA DA qUALIDADE DO ATENDIMENTO. Implementamos em todas as Agências de Prestações de Serviços um sistema de avaliação dos serviços prestados.

DISPoNIBIlIzAção Ao PúBlICo EM GERAl DoS GuIAS PRáTICoS, DISPoNíVEIS No PoRTAl Do INSS. Desenvolvemos para os utentes da segurança social um conjunto de guias práticos que informam e orientam os segurados e pensionistas para requerer as prestações sociais disponíveis. Estes guias práticos estão disponíveis no portal do INSS.

42

Page 43: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 44: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

SERVIÇOS MUNICIPAIS DO INSS. Com a visão de fazer chegar a Segurança Social aos cidadãos, a DGM tem vindo a apoiar o Instituto a implementar os Serviços Municipais. Estes serviços de construção de raiz, adoptaram um modelo combinado que integra um Centro de Formação Profissional e Empreendedorismo do INEFoP, uma Agência Bancária do BPC e a Segurança Social. Inaugurados desde 2012, são uma realidade em 9 municípios do país que irão contar com estes serviços - Icolo e Bengo, Ganda, Matala, Tômbwa, Waku Kungo, Cambambe, Andulo, Caála, Cacuso e Negage.

Page 45: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 46: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 47: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

Recursos Humanos

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS. Implementamos no INSS um sistema de gestão de recursos humanos, nomeadamente uma base de dados dos funcionários do Instituto, padronizada, sistematizada e organizada, o sistema de folha de salários informatizado e respectivo processamento.

DESENVOLVIMENTO DE PESqUISAS DO CLIMA ORGANIZACIONAL. Desenvolvemos estudos de satisfação dos colaboradores do INSS, a fim de avaliar o clima organizacional do Instituto para a aplicação de políticas e medidas de recursos humanos específicas.

ESTABElECIMENTo DAS BASES PARA uMA GESTão PoR CoMPETêNCIA. Implementamos acções para conhecer, desenvolver, integrar e subsidiar a gestão por competências individuais e institucionais, apontando para o desenvolvimento sistemático dos funcionários e a excelência no cumprimento da missão institucional.

IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE RECRUTAMENTO E SELECÇÃO. Desenvolvemos um programa de recrutamento e selecção interno e externo, sustentado numa metodologia de selecção por competências adequado ao INSS.

TRANFERêNCIA Do CoNHECIMENTo AoS FuNCIoNáRIoS A NíVEl NACIoNAl. Desde que prestamos serviços no INSS, aplicamos um modelo de transferência de conhecimento aos quadros nacionais que assenta na realização de acções e formação tradicionais e formações diárias no local de trabalho.

N.º DE TéCNICOS qUE PARTICIPARAM EM ACÇõES DE FORMAÇÃO E N.º HoRAS DE FoRMAção, 2005 A 2012 (ouTuBRo)

47

Page 48: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 49: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

Administração & Finanças

Em termos contabilísticos apoiamos o INSS na:

- Realização anual dos fechos contabilísticos.

- Estruturação do Plano de Contas.

- Implementação do uso efectivo do sistema de contabilidade nas Unidades Provinciais.

- Automatização do apuramento de resultados anuais.

- Criação e implementação da área “Contabilidade Executiva”.

- Integração do módulo de prestações com o sistema contabilístico.

- Implementação de actividades relativas ao património, orçamento e investimento.

- Implementação de procedimentos de controlo na área de tesouraria.

- Desenvolvimento e implementação de um sistema de alocação de activos.

- Estruturação dos relatórios financeiros, patrimonial e de demonstração das variações patrimoniais.

Ao longo destes anos, procurámos igualmente impulsionar de forma significativa os Controlos Internos do Instituto, área que tem vindo a apresentar uma evolução constante no ambiente quer interno quer externo, principalmente no compromisso de promover o fortalecimento progressivo das funções administrativas de fiscalização, auditoria e de combate à fraude e evasão contributiva e prestacional. Neste domínio implementámos:

- Uma estrutura de auditoria com actuação na sede do INSS e nas Províncias;

- Procedimentos e normas para as actividades de auditoria e de fiscalização;

- Desenvolvimento das equipas de auditores;

- Implementação do Plano de Combate à Fraude e Evasão Contributiva e Prestacional.

Em termos administrativos implementámos o sistema de gestão documental e de arquivo, que inclui a instalação e equipamento do armazém para o arquivo físico dos documentos do INSS.

49

Page 50: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

Tecnologias de Informação & Telecomunicação

As Tecnologias de Informação e Telecomunicação são uma componente estruturante em todas as nossas actuações. As soluções que apresentamos aos nossos clientes são integradas entre as áreas de negócio, processos e tecnologias. Deste modo, implementámos:

- Todos os sistemas informáticos dirigidos às necessidades do INSS. Desenvolvemos e realizamos a manutenção evolutiva dos softwares específicos para os processos em curso do Instituto.

- O portal do INSS.

- Data Center Backup.

- As melhores práticas de Gestão das TIT´s de acordo com os padrões internacionais.

- Informatização de todas as Províncias e permanente ligação tecnológica entre estas e a Sede do Instituto.

- Infra-estrutura de equipamentos e softwares na Sede e nas Unidades Provinciais do Instituto.

- Rede de dados de banda larga, no que se refere ao sistema de comunicações de dados e voz.

- Service Desk, serviço que oferece um suporte de 1ª linha a todo o tipo de problemas com os sistemas, equipamentos e telecomunicações do INSS.

- Reestruturação do Backbone e implementação do switch core de alta performance.

- Modernização dos recursos de comunicação e telefonia.

- BPM - Business Process Management, Gereciamento de Processos de Negócios.

- GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos.

- Projecto performance, que proporcionou a diminuição dos tempos das transacções nas Províncias, mediante a optimização da infra-estrutura e dos sistemas informáticos.

- Implementação do sistema vídeo vigilância nas Agências de Atendimento.

- Rede de dados - Internet Protocol – IP -, com cobertura nacional, assente num serviço de alta qualidade e disponibilidade, cuja estrutura englobou: sistemas de transmissão espalhados por todo o território nacional.

50

Page 51: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 52: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 53: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

COMPROMISSO COM AS GERAÇÕES.

Page 54: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

CONTEXTO

O Ministério do Interior é uma instituição do Executivo que exerce o papel fundamental para manter a ordem e a paz na sociedade angolana, uma vez que congrega Órgãos de defesa e segurança, nomeadamente:

- A Polícia Nacional;

- os Serviços de Protecção Civil e Bombeiros;

- o Serviço de Migração e Estrangeiros;

- Os Serviços Prisionais.

Com a implementação do sistema da Protecção Social obrigatória do MININT, a DGM respondeu com eficácia e eficiência às expectativas legítimas dos Efectivos do Regime Especial de Carreiras. Este sistema veio assegurar a estabilidade moral e psicológica desta importante camada da sociedade angolana e suas famílias, através das prestações sociais que oferece.

A Caixa da Protecção Social, Entidade Gestora deste sistema, vai responder a mais de 100.000 (cem mil) famílias, ultrapassando a marca dos 500.000 beneficiários, entre segurados e respectivos familiares, protegendo-os nas eventualidades de velhice, doença, morte e encargos familiares.

Enlaçamos este desafio desde o seu início, onde já estruturamos a Sede em luanda e iremos estruturar os serviços provinciais.

Em suma, a DGM com a implementação da Caixa de Protecção Social do MININT proporcionou aos Efectivos do Regime Especial de Carreiras do MININT uma instituição capaz de lhes prover uma velhice digna e a protecção nas eventualidades previstas na Lei.

2. Modernização dos Serviços da Caixa de Protecção Social do Ministério do Interior

54

Page 55: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

55

Page 56: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 57: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 58: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 59: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

PRINCIPAIS RESULTADOS NAS ÁREAS ESTRUTURANTES DO PROjECTO

Segurança Social

IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE INSCRIÇÃO DOS FUNCIONáRIOS DA CAIxA. Actualizámos a nível nacional o cadastro de mais de 200 mil funcionários, digitalizamos a documentação de cada segurado, criámos imagens para o acesso rápido ao ficheiro digitalizado e estruturámos a base de dados.

EMISSão E DISTRIBuIção DoS CARTõES DE IDENTIFICAÇÃO DE SEGURADOS E PENSIONISTAS. No 33º Aniversário do Ministério do Interior, apoiámos na distribuição dos primeiros cartões dos pensionistas da Caixa.

ElABoRAção DE AVAlIAçõES ACTuARIAIS. Desenvolvemos avaliações actuariais, a fim de medir os compromissos actuais e futuros da CPS/MININT de Protecção Social junto aos seus contribuintes, segurados e pensionistas, e assegurar a sustentabilidade ao Sistema do Ministério do Interior.

REALIZAÇÃO DO CICLO DE PALESTRAS “PRESENTE PRoTEGIDo, FuTuRo GARANTIDo”.Sob este lema foram realizados ciclos de palestras em todo o território nacional, aos efectivos para divulgar os objectivos e benefícios da Caixa, bem como os direitos e obrigações para que todos estejam protegidos pelo Sistema de Protecção Social do MININT.

59

Page 60: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 61: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 62: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

Implementação dos sistemas de emissão dos cartões de segurados e pensionistas.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS. Descrevemos os processos e fluxos de informações, como base para a elaboração do Manual de Normas e Procedimentos dos Processos Chave do Sistema de Protecção Social do MININT.

ESTRuTuRAção DAS áREAS – AMBIENTE INTERNo. Estruturámos o espaço da Sede da Caixa de Protecção Social deste Ministério, conferindo-lhe uma identidade visual e um ambiente favorável à prestação de bons serviços aos utentes.

62

Page 63: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 64: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

Capital Humano

REALIZAÇÃO DE ACÇõES DE FORMAÇÃO. Envolvemos a nível nacional todos os técnicos angolanos da Caixa e dos Órgãos do MININT num conjunto de acções de formação, sob os mais diversificados temas de segurança social, atendimento, entre outros, totalizando 1.140 horas de formação e 720 participantes, de Cabinda ao Cunene.

- FoRMAção lEGISlAção SEGuRANçA SoCIAl E INFoRMáTICA CINFoTEC – 1ª E 2ª TuRMA

- FoRMAção “oN THE JoB” EQuIPA TéCNICA

- WoRkSHoP DE ExECução DE PRoJECTo – ENAD

- FoRMAção PlANo DE INSCRIção – TEoRIA E PRáTICA

- CuRSo GESTão FINANCEIRA – CoNTABIlIDADE E oRçAMENTo

- MATEMáTICA FINANCEIRA APLICADA AO ExCEL

- QuAlIDADE No ATENDIMENTo – SIMulAção CASoS PRáTICoS

- FoRMAção PRáTICA SIGCPS – SISTEMA INTEGRADo DE GESTão DA CAIxA

- MATEMáTICA FINANCEIRA II (2012)

- GESTão RECuRSoS HuMANoS – DINâMICA DE GRuPo

- GESTÃO DO PATRIMÓNIO

- ESTAGIO PREPARATÓRIO PARA CERTIFICAÇÃO DE REDES

- CURSO CERTIFICAÇÃO EM REDES CISCO I E II

- FoRMAção “oN THE JoB” PARA INTEGRAção SIGFE x SIGCPS

64

Page 65: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 66: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

Tecnologias de Informação e Telecomunicação

INSTALAÇÃO DA NOVA INFRA-ESTRUTURA. Adquirimos todos os equipamentos informáticos necessários ao bom funcionamento da CPS/MININT.

IMPLEMENTAÇÃO DO DATA CENTER. Adquirimos e disponibilizámos um moderno data center, com capacidade de suportar as suas operações a nível nacional.

Page 67: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 68: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 69: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

IMPLEMENTAÇÃO DA REDE DE TELECOMUNICAÇõES. Instalámos a rede de telecomunicações que integrou a Monitorização (MININT) com a Sede da Caixa (Maianga).

DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÃO INFORMáTICA DE GESTÃO ACTUARIAL. Concebemos, desenvolvemos e implementámos o SIGCPS – Sistema Integrado de Gestão da Caixa de Protecção Social, com 12 módulos essenciais para o bom desempenho das actividades.

DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE MÓDULOS DE SISTEMAS DO SISTEMA DA PROTECÇÃO SOCIAL DO MININT. Desenvolvemos e implementámos os seguintes módulos de acessos; módulo de Cadastros Básicos e Parametrizações; Módulo Previdência; Módulo Folha de Pensões; Módulo Arrecadação; Módulo orçamento; Módulo Tesouraria; Módulo Património; Módulo Contabilidade; Integrações; Gestão Documental; Impressão de Cartões.

69

Page 70: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 71: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

COMPROMISSO COM OS DIREITOS DOCIDADÃO ANGOLANO.

Page 72: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 73: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 74: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

3. Modernização dos Serviços do Ministério da Justiça

CONTEXTO

Socialmente um indivíduo só é reconhecido quando possui identidade jurídica, pelo que o Registo de Identificação é um instrumento mais elementar dos direitos de Cidadania. No contexto de reconstrução nacional e modernização dos serviços públicos a reformulação da Emissão do Bilhete de Identidade e de Modernização do Registo Criminal são conquistas emblemáticas do Governo de Angola.

A DGM orgulhosamente abraçou o desafio de massificar o acesso ao Bilhete de Identidade a todos os Cidadãos de Angola e agilizar a emissão do Certificado de Registo Criminal, tornando-os disponíveis a todos os Cidadãos Angolanos, independentemente da sua localização geográfica em território Nacional.

A experiência em curso tem sido um êxito nacional, com mais de 2,5 Milhões de Cidadãos a obter o seu Bilhete de Identidade na hora e em todas as Províncias e mais de 1 Milhão a obter o Certificado de Registo Criminal na nova plataforma.

Para atingirmos estes resultados, criámos um ambiente com uma arquitectura complexa, composta por tecnologia de ponta e aplicações de referência na área de identificação a nível mundial. o Cartão do Bilhete de Identidade (cartão de memória óptica, com impressão a laser) é um dos mais seguros em todo o mundo e até hoje não existem provas de ter sido falsificado. A tecnologia de emissão e impressão dos bilhetes de identidade, assenta em ambientes lEIDA (unisys) e AFIS (NEC) para a recolha e verificação em tempo real das impressões digitais dos 10 dedos. o Novo Sistema de Emissão do Bilhete de Identidade e do Registo Criminal está centralmente instalado num Data Center de última geração, criado para o efeito.

Para além da plataforma tecnológica, assegurámos toda a rede logística e de distribuição de equipamentos e recursos humanos, para garantir a instalação e manutenção de todas as Repartições a nível nacional. Formámos milhares de funcionários do MINJUS e digitalizámos mais de 20 milhões de imagens correspondentes a parte do acervo do Bilhete de Identidade e à totalidade do arquivo do Registo Criminal.

Em suma, pelos resultados alcançados com o Programa de Reformulação das Actividades da Emissão do Bilhete de Identidade e de Modernização do Registo Criminal, este projecto representa um motivo de orgulho para a Cidadania Angolana.

74

Page 75: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 76: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

PRINCIPAIS RESULTADOS NAS ÁREAS ESTRUTURANTES DO PROjECTO

REPARTIÇõES DE ATENDIMENTOPreparámos e dotámos de condições físicas e tecnológicas, diversos tipos de Repartições.

REPARTIÇõES DE ATENDIMENTO FIxASNa maior parte das Repartições, a DGM fez obras de melhoria, como sejam, obras civis, pintura, casas de banho, rede estruturada (eléctrica e dados), montagem e instalação de gerador e montagem de todos os equipamentos informáticos que suportam a Emissão do Bilhete de Identidade e do Certificado de Registo Criminal.

Edificámos de raiz algumas Repartições, como é o caso do Sambizanga I, Sambizanga II, Rangel e Viana.

Dotámos as Repartições de condições de segurança, higiene e ambiente de trabalho adequadas aos profissionais que ali atendem o Cidadão diariamente e para prover o atendimento da qualidade, de que todos os Cidadãos Angolanos são merecedores.

76

Page 77: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 78: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

78

Page 79: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 80: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 81: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

REPARTIçõES DE ATENDIMENTo MóVEIS – CAMIõESFornecemos camiões especificamente desenhados e construídos para percorrerem todo o país e facilitarem a criação de Repartições temporárias.

Os camiões estão distribuídos por todas as Províncias de Angola, permitindo assim o acesso ao Bilhete de Identidade por parte da população que reside fora dos grandes centros populacionais.

81

Page 82: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

REPARTIçõES DE ATENDIMENTo MóVEIS – CARRINHASPreparámos unidades móveis, na forma de carrinhas especificamente desenhadas e construídas para este propósito. Devido à facilidade com que se movem pelo país, permitem o acesso ao Bilhete de Identidade a grupos de Cidadãos que habitam em zonas de difícil acesso.

São também utilizadas para campanhas de massificação do Bilhete de Identidade, actuando em escolas, hospitais e outras instituições públicas.

Page 83: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 84: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

REPARTIçõES DE ATENDIMENTo MóVEIS – MAlASAs malas, permitem o acesso ao Bilhete de Identidade a partir dos Consulados Angolanos, espalhados por todo o mundo e a Cidadãos de Angola que, por motivos vários, como sejam situações de saúde, não se possam deslocar às Repartições Fixas. As malas podem ser ainda, utilizadas em campanhas de massificação do Bilhete de Identidade, em escolas, hospitais, prisões e outras instituições públicas.

84

Page 85: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 86: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

REABIlITAção Do CPBIRemodelámos o CPBI, instalações do Ministério da Justiça onde funcionava o antigo Centro de Processamento do Bilhete de Identidade, para poder receber o maior e mais moderno Datacenter de Angola e a equipa de Projecto DGM.

Criámos uma sala de formação, com capacidade para 30 formandos. A sala está equipada e preparada permanente para receber novas sessões de formação ou sessões de reciclagem e apoio aos utilizadores do Projecto, nomeadamente os operadores das Repartições.

DATACENTERLevando-se em consideração a necessidade de centralização, armazenamento e segurança dos dados do processo de emissão do Bilhete de Identidade e Registo Criminal, instalámos um dos maiores e mais modernos Data Center existentes em Angola, capaz de suprir todos os requisitos necessários para garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados, tendo como base as melhores práticas e normas de qualidade internacionais (controlo de acessos, sistema de incêndio, detecção de partículas e aspiração, videovigilância).

REDES E COMUNICAÇõESImplementámos uma rede de comunicações de dados que liga todas as Repartições a nível nacional ao Datacenter em Luanda, permitindo a transmissão de dados on-line e na hora.

Instalámos todos os equipamentos de rede (ex.: antenas) necessários à disponibilização de comunicações on-line nas Repartições, e implementámos um sistema de monitorização de ultima geração, que permite controlar, gerir e manter os melhores níveis de comunicação.

86

Page 87: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 88: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

ARqUIVO E DIGITALIZAÇÃOCriámos uma equipa técnica, que com recurso a tecnologia de ponta, no que diz respeito a equipamentos e técnicas de digitalização, digitalizou e disponibilizou via uma aplicação desenhada especificamente para o efeito, o acervo do Bilhete de Identidade e Registo Criminal.

No total foram digitalizadas e tratadas, cerca de 23 milhões de imagens.

A aplicação é de fácil acesso e permite ao Ministério da Justiça, a consulta de processos em poucos segundos, com um ganho significativo no tempo necessário para dar resposta ao Cidadão.

Todos os documentos foram rigorosamente arquivados em caixas e armários adequados, depois de serem tratados e digitalizados.

íNDICES DE PRoDução

Emitiram-se até ao momento mais de 2,5 milhões de Bilhetes de Identidade entregues na hora ao Cidadão.

o cartão do Bilhete de Identidade (cartão de memória óptica, com impressão a laser) é um dos mais seguros em todo o mundo e até hoje não existem provas de ter sido falsificado, em virtude de ter diversos sistemas de segurança.

88

Page 89: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

A DGM criou um Modelo de Certificado de Registo Criminal, com múltiplos sistemas de segurança incorporados, inibindo a fraude e falsificação deste documento.

Produziram-se até ao momento mais de 1 Milhão de Certificados de Registo Criminal, entregues na hora ao Cidadão.

89

Page 90: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 91: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 92: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

FORMAÇÃORealizámos perto de duas centenas de sessões de formação, desde formação no atendimento ao Cidadão, até formação nas diversas tecnologias utilizadas no Novo Sistema de Emissão do BI e RC.

Ministrámos mais de 4 mil horas de formação, com a presença em sala de mais de 3 mil formandos, sendo quase todos funcionários do Ministério da Justiça.

ANO NÚMERO DE FORMAÇÕES REALIZADAS CARGA HORÁRIA TOTAL TOTAL DE FORMANDOS

2009 87 2.326 2.041

2010 83 1.656 651

2011 23 605 294

2012 5 87 66

TOTAL GERAL 198 4.674 3.052

92

Page 93: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 94: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

94

Page 95: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

CALL CENTER

Implementámos uma Central de Atendimento ao Cidadão do Ministério da Justiça, composta por uma equipa de operadores formados e treinados que recebem e registam as chamadas recebidas pelos Cidadãos numa base de dados.

Os dados são analisados por forma a obter relatórios sobre o perfil dos cidadãos que ligam para o serviço, sobre as dúvidas mais comuns, a quantidade de chamadas por dia/mês, a quantidade de chamadas consolidadas por hora, a quantidade de chamadas por dia da semana, etc.

O serviço funciona de Segunda à Sexta de 08:00 às 18:00 e aos sábados de 08:00 às 14:00 e pode ser acedido a partir do 222 670 670.

EqUIPA DE SUPORTE TéCNICO

A equipa técnica é constituída na sua maioria por quadros nacionais e é responsável pelas actividades relacionadas com a instalação de equipamentos e aplicações (montagem de novas repartições), manutenção dos mesmos e monitorização de todos os sistemas.

Os técnicos têm ao seu dispor uma série de aplicações, que permitem monitorizar e verificar o funcionamento de todos os equipamentos envolvidos na plataforma de Emissão, quer sejam equipamentos de redes e comunicações, servidores, periféricos, aplicações e outros, como equipamentos de refrigeração das salas técnicas, geradores, etc.

95

Page 96: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

SERVICE DESKCriámos o serviço de Service Desk, que liga todas as Repartições ao CPBI, por intermédio de um Sistema Telefónico, assente em tecnologia VOIP.

Sempre que for detectada uma anomalia ou avaria, as Repartições ligam para o Service Desk e reportam a avaria.

é aberta imediatamente uma ocorrência, na aplicação de Gestão de Ocorrências (desenvolvida pela DGM) e a mesma é encaminhada para a área que será responsável pela sua resolução.

O serviço funciona de Segunda à Sexta de 07:30 às 18:00 e aos sábados de 08:00 às 12:00 através do número interno 90 400.

loGíSTICA E DISTRIBuIçãoAdquirimos mais de 100 viaturas, para garantir o processo de distribuição e transportes de técnicos e equipamentos para todas as Províncias.

Implementámos uma aplicação de Gestão de Logística e Transporte que facilita a distribuição de meios e controlo de stocks.

96

Page 97: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 98: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

qUALIDADE E AUDITORIACriámos um conjunto de Manuais e Cadernos de Procedimentos para todas as áreas de Projecto, com base nas melhores práticas mundiais. Todas as áreas regem a sua operação pelos procedimentos definidos.

MARkETING E PuBlICIDADEA DGM apostou em diversos meios de comunicação, para assim manter o Cidadão informado e desperto para os actos de Cidadania Angola.

Realizámos diversas campanhas (rádio, TV, jornais, distribuição de folhetos, etc.) de âmbito Nacional, para divulgar informações sobre a Emissão do Bilhete de Identidade e o Registo Criminal.

98

Page 99: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 100: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

COMPROMISSO COM A SAÚDE.

Page 101: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 102: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

Dez anos após a conquista da PAZ, e com os investimentos realizados em diversos domínios, o Governo de Angola considerou ser a altura de olhar com maior eficácia para a modernização e qualificação dos serviços de saúde, a nível nacional.

Este compromisso do Governo de Angola não é o seu maior desafio colocado até hoje, mas é seguramente um dos desafios mais importantes a enfrentar nos próximos anos na área social. A DGM apresenta-se como uma empresa parceira, com elevada expertise e compromisso para os resultados, para uma vez mais implementar um conjunto de acções que irão ser decisivas para o cumprimento das metas definidas para este sector.

Nesse sentido, fomos muito recentemente contratados para implementar o Programa de Intervenção para Oferta dos Serviços nos Hospitais Regionais nas cidades do lubango, Huambo, Benguela, Malange e Cabinda e em luanda no Hospital Américo Boavida.

4. Modernização dos Serviços Hospitalares Regionais

102

Page 103: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

103

Page 104: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 105: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

Este programa visa o reforço da capacidade institucional das unidades hospitalares regionais, através das seguintes acções:

- Reforçar a capacidade institucional das unidades hospitalares regionais;

- Reforçar o Capital Humano e o seu desenvolvimento continuado, dotando os hospitais de Recursos Humanos qualificados, com perfil docente para formação de quadros angolanos especializados nas diversas áreas do saber, materializando desta forma a implementação do Decreto Presidencial 260/10, sobre o regime Jurídico de Gestão Hospitalar;

- Melhorar e adequar as infra-estruturas hospitalares e os seus Sistemas de Gestão;

- Equipar e incorporar tecnologia para a melhoria de diagnóstico e de terapêutica;

- Promover boas práticas e conceitos de gestão hospitalar, incluindo a gestão clínica das unidades assistenciais;

- Coordenar e cooperar com os hospitais centrais nacionais e hospitais de referência internacional, contribuindo para a redução da evacuação de pacientes para tratamento no exterior.

105

Page 106: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

De modo a que estas instituições assegurem e contribuam para o desenvolvimento sustentado do sector a longo prazo, estejam orientados para a promoção da saúde e prevenção da doença, pretendemos desenvolver serviços capazes de criar autonomia funcional e garantir a solução regional dos problemas de saúde reduzindo fortemente a movimentação de doentes das províncias para Luanda e de Luanda para o exterior.

Page 107: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

107

Page 108: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 109: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

Assim, no âmbito deste Programa de Intervenção para Oferta dos Serviços nos Hospitais Regionais iremos desenvolver as seguintes actividades chave:

- Assegurar a admissão, contratação, formação e capacitação dos recursos humanos, através da contratação de quadros expatriados e cooperação com instituições de saúde de relevância internacional, assegurando a rentabilização dos investimentos;

- Desenvolver um processo de formação centrífuga, assegurando que os hospitais da região tirem partido do saber, das boas práticas e dos recursos existentes no Hospital Regional correspondente;

- Reforçar de forma integrada, progressiva e sustentável as capacidades técnicas, financeiras e de gestão dos Hospitais Regionais, em interacção constante e regular com os Hospitais Centrais;

- Reforçar a organização e gestão dos Hospitais, incluindo Sistema de Gestão centralizado garantindo a coerência, normalização e qualidade da informação sobre os Utentes e Unidades de Saúde, sendo o primeiro passo para a futura criação do Processo Clínico único nacional;

- Implementação do sistema de telemedicina, como instrumento para aumentar a rapidez de acesso aos cuidados de saúde da população e permitir a cooperação com especialistas nacionais e internacionais, contribuindo, mais uma vez, para a formação dos profissionais e a diminuição de evacuações para o exterior.

Page 110: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 111: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 112: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 113: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 114: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

COMPROMISSO COM RESULTADO.

Page 115: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013
Page 116: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

CAPITULO IV

DESAFIOS FUTUROS

116

Page 117: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

A DGM, Sistemas Lda., é uma empresa de direito Angolano com participação activa e competência em projectos de diversas áreas Públicas nos últimos 10 anos. Tem tido como principal preocupação, contribuir significativamente para o desenvolvimento social e económico de Angola, empenhando-se em encontrar soluções personalizadas e integradas que respondam totalmente e de modo diferenciado aos requisitos dos projectos e desafios que nos são colocados pelos Clientes, tendo sempre presente o compromisso de proceder à transferência de conhecimento e tecnologia para o quadro funcional angolano dos nossos Clientes.

Sem qualquer margem de dúvidas este é o caminho que queremos continuar a traçar nos próximos anos, participando efectivamente e activamente no crescimento de Angola.

Continuaremos persistentemente, mais do que fornecedores, a ser parceiros dos nossos Clientes actuais, contribuindo para uma Segurança Social optimizada e sustentável, garantindo uma Protecção Social mais justa e equitativa, para uma Saúde que preserve o Serviço Nacional de Saúde, promovendo a sua reorganização e requalificação, desenvolvendo a saúde pública e reforçando a promoção da saúde e a participação dos indivíduos, das famílias e comunidades, e, igualmente, para uma Justiça que dê continuidade à política de modernização e de informatização assente nos princípios da desburocratização e simplificação de procedimentos, bem como na proximidade dos serviços junto das comunidades, sempre alinhados com os objectivos do Programa do Governo de Angola.

Porque o desenvolvimento e a aposta de crescimento do País não se esgota nas áreas anteriormente referidas, pretendemos alargar o nosso compromisso com Angola a outros sectores de actividade, com especial enfoque no Emprego e na Formação, preocupações do Governo Angolano e que significativamente contribuirão para melhorar a qualidade de vida dos Angolanos e permitir uma inserção da juventude na vida activa.

Com isto, queremos reafirmar o nosso lema de Compromisso com Resultados, contribuindo indiscutivelmente para o crescimento de Angola e a sua, mais do que certa, afirmação num contexto internacional, para o qual Angola, de Cabinda ao Cunene, pode contar com a presença e a dedicação da DGM.

Estivemos, Estamos e Estaremos Juntos!

117

Page 118: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

AGRADECIMENTOS

118

Page 119: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

Os nossos agradecimentos especiais aos nossos clientes que ao longo desta trajectória confiaram os seus desafios de crescimento, desenvolvimento e modernização à nossa empresa. Aos nossos funcionários que não pouparam esforços na busca pelas melhores soluções existentes. Aos nossos parceiros e fornecedores que estiveram presentes nos momentos mais desafiadores, fornecendo competência e qualidade em serviços e produtos.

119

Page 120: DGM Sistemas, Lda. Angola 2013

DGM Sistemas Lda.Endereço: Rua Rainha Ginga,31 - 13 NC (Edificio Tour élysee)Morada: Ingombotas – luanda - AngolaTelefone: +244 222-396-613NIF: 5401074379