biogeografia 7

6
LOCALIZAÇÃO: No Sul do Brasil, estendendo-se pelos Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul e algumas localidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, sempre em altitudes acima de 500 e abaixo de 1800 m. Na Argentina (Misiones) e Paraguai vive até os 2300 m. ARAUCÁRIA

Upload: virna-barra

Post on 22-Jun-2015

234 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Biogeografia 7

LOCALIZAÇÃO:No Sul do Brasil, estendendo-se pelos Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul e algumas localidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, sempre em altitudes acima de 500 e abaixo de 1800 m. Na Argentina (Misiones) e Paraguai vive até os 2300 m.

ARAUCÁRIA

Page 2: Biogeografia 7

RELEVO: Planaltos de altitude média, variando de 800 a 1300m.

APARADOS DA SERRA

Page 3: Biogeografia 7

SoloA Araucaria angustifolia é uma espécie muito exigente em condições de fertilidade e física do solo, principalmente para o fator profundidade. O pinheiro ocorre naturalmente em solos originários de diversos tipos de rochas, como granitos, basaltos e sedimentares. Entretanto, as condições de solo que mais afetam o crescimento dessa espécie, são: deficiência de nutrientes, toxidez por alumínio e profundidade do solo, quando inferior a 1m. Lençóis freáticos a menos de 90 cm de profundidade tornam-se restritivos ao crescimento do pinheiro.

Page 4: Biogeografia 7

Clima“Cfa”, ou sub-tropical, cuja temperatura do mês mais quente é superior a 22ºC, e a do mês mais frio oscila entre 3º e 18ºC. A média pluviométrica anual é de 1.643 mm

Page 5: Biogeografia 7

FAUNA

São exemplos a gralha azul, leão-baio ou puma americano, ouriço-cacheiro

Page 6: Biogeografia 7

DEGRADAÇÃODEGRADAÇÃO * * A mata de araucária cobria, originalmente, cerca de 185.000 Km2, dos A mata de araucária cobria, originalmente, cerca de 185.000 Km2, dos estados estados do Sul do Brasil, concentrada nos estados do Paraná (37% do Estado), do Sul do Brasil, concentrada nos estados do Paraná (37% do Estado), Santa Santa Catarina (31%) e Rio Grande do Sul (25%) Catarina (31%) e Rio Grande do Sul (25%), em regiões com + 500m de , em regiões com + 500m de altitudealtitude. . * * Caracterizado pela bela paisagem das copas dos pinheiros, essa Caracterizado pela bela paisagem das copas dos pinheiros, essa formação formação conta atualmente com apenas 410 Km2 parcialmente protegidos, ou conta atualmente com apenas 410 Km2 parcialmente protegidos, ou seja, 0,22%seja, 0,22% da área original. Calcula-se que, da década de 30 até hoje, cerca de 100 da área original. Calcula-se que, da década de 30 até hoje, cerca de 100 milhões milhões de pinheiros brasileiros foram derrubados. de pinheiros brasileiros foram derrubados. * A* A redução das araucárias tem tornado raras também espécies da fauna, redução das araucárias tem tornado raras também espécies da fauna, como a como a gralha azul, o macuco ou o papagaio charão. gralha azul, o macuco ou o papagaio charão.* Uso e ocupação de terras é agrícola (produção de grãos nas áreas planas * Uso e ocupação de terras é agrícola (produção de grãos nas áreas planas e colinas)e colinas)